Dicas, truques, tutoriais, reviews, promoções e informação

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

VirusTotal: Como utilizá-lo

O VirusTotal é um serviço de segurança online e gratuito. Trata-se de um mecanismo de análise que realiza um scan em arquivos suspeitos com mais de 40 antivirus diferentes, utilizando as engines e banco de dados reais de todos esses antivirus. O VirusTotal suporta arquivos de até 64 MB e pode ser utilizado ilimitadamente.

Enviando Arquivos


1 - Acesse a página do site e clique no botão Selecionar arquivo. Escolha o arquivo que deseja enviar para análise e selecione-o.

OBS: Se o arquivo estiver oculto, será necessário ativar o recurso para visualizar pastas e arquivos ocultos para selecioná-lo.

2 - Clique no botão Análise! para submeter o ficheiro.


3 - Se aparecer uma mensagem dizendo que o arquivo já foi analisado, clique no botão Reanalisar e espere a análise terminar.

virustotal reanalisar visualizar a última análise

4 - Se ele nunca foi analisado antes, a análise será iniciada automaticamente. Apenas aguarde também.

5 - Quando acabar, ele mostrará o resultado. No item "Taxa de detecção" você pode verificar se algum antivirus, e quantos deles, detectaram algo no arquivo. Na lista de antivirus é possível saber qual(is) antivirus identificou(aram) o arquivo como malware, e o nome dele. Se a "Taxa de detecção" estiver com 0/44, por exemplo, quer dizer que o ficheiro está limpo de ameaças. Do contrário, pode ser um arquivo malicioso ou um falso positivo.

resultado virustotal saber é virus ou não

Pegando o URL da análise


Se pretende guardar ou compartilhar o link do resultado, basta copiar (Ctrl + C) o URL desse resultado lá da barra de endereços do navegador.

O endereço é parecido com isso:


Depois é só usar o Ctrl + V para enviar ou postar o link onde quiser.

Conclusão


Em caso de dúvidas sobre o resultado, aconselho você a solicitar auxílio de profissionais da área.

O blog Seu Tutorial possui um fórum especializado onde você pode postar suas dúvidas e/ou problemas, e receber um auxílio gratuito.

Acesse: Tech Suporte Forum

0 comentários:

Postar um comentário