Dicas, truques, tutoriais, reviews, promoções e informação

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Auslogics Disk Defrag: Como utilizar e otimizar o seu computador

Desfragmentar o sistema é uma atividade que deve ser realizada com frequência pelos usuários. Diria que mensalmente, ou semanalmente, uma desfragmentação deve ser feita no computador. Há vários fatores que envolvem esta recomendação: primeiro que seu PC ficará mais rápido (afinal irá otimizá-lo), os dados do sistema ficarão mais organizados, os erros diminuirão, e etc.

A cada vez que instalamos/desinstalamos programas, abrimos/fechamos qualquer aplicativo, os dados ficam desorganizados no disco. É como se a sequência correta do disco ficasse fora. Por exemplo:

Figurativamente vamos pensar que os dados organizados devem estar assim: A, B, C, D. A cada mexida no PC, esta ordem fica mais ou menos assim: C, B, D, A. Ou seja, fica tudo fora do lugar, deixando o sistema muito mais lento e com erros frequentes.

Todavia, um programa ótimo para realizar esta tarefa é o Auslogics Disk Defrag - um otimizador da mais alta qualidade.

Compatibilidade

Windows 2003/XP/Vista e Seven.

Download

Homepage:
http://www.auslogics.com/en/

Link direto:
http://www.auslogics.com/en/downloads/disk-defrag/disk-defrag-setup.exe

Como Utilizar o Auslogics Disk Defrag

O Auslogics é em português e extremamente fácil de mexer.

1. Após baixar o aplicativo, instale-o normalmente. Apenas recuse a instalação da toolbar Ask.com ao término da instalação.

2. Execute o programa e a interface é aberta.

como-usar-auslogics-disk-defrag

Se você tiver mais de um disco rígido na máquina, ele estará listado no painel principal.

3. A princípio, clique no menu Configurações > Configurações do Programa. Neste local você poderá configurar as suas preferências, como idioma, opções de minimizar no tray, e etc. Porém, vamos passar aqui apenas a configuração necessária para o programa trabalhar bem.

como-escolher-as-opcoes-auslogics-disk-defrag

4. Clique na guia Algorítmos e marque as seguintes opções:

Remover os ficheiros temporários antes da desfragmentação -> limpa o sistema dos arquivos temporários e históricos de navegação. Isso é importante para que o programa deixe o computador mais organizado possível.

Mover os ficheiros do sistema para o início do disco -> esta opção é pessoal. Pessoalmente, prefiro mantê-la marcada. Ativando esta opção, os arquivos que o sistema e o usuário mais utilizam no computador, são movidos para uma área de acesso rápido do disco. Facilitando e acelerando a abertura do arquivo/aplicativo. Porém, faz com que a desfragmentação fique mais lenta.

Dê um OK depois.

mover-os-ficheiros-do-sistema-para-o-inicio-do-disco-auslogics

Se o seu HD for particionado, ou você tiver mais de um disco rígido no PC, você pode até marcar a opção "Desfragmentação simultânea dos discos", assim, a desfragmentação será realizada em todos os discos ao mesmo tempo. No entanto, isso deixa a máquina mais lenta e o uso da CPU lá em cima.

5. Voltando à tela inicial, marque o(s) disco(s) listado(s) no painel. Por padrão, o disco principal já vem marcado.

analisar-antes-de-desfragmentar-auslogics

6. Se você quiser, execute uma análise antes da desfragmentação. Com isso, o programa irá analisar a unidade antes de qualquer desfragmentação ou otimização.

Para fazer isso, clique na setinha ao lado do botão DESFRAGMENTAR e selecione a opção Analisar.

como-otimizar-o-meu-pc

7. Agora, se você quiser ir para a desfragmentação direto, selecione a opção Desfragmentar. Ou se preferir já otimizar o PC após a desfragmentação, selecione Desfragmentar & Otimizar.

como-desfragmentar-o-meu-computador

8. Aguarde a desfragmentação finalizar.

desfragmentando-o-pc-com-auslogics-disk-defrag

9. Clicando na guia inferior Arquivos você visualiza os arquivos mais fragmentados do disco.

10. Após a desfragmentação, você pode ver o relatório da operação de defrag. Basta clicar em Ver relatório detalhado. Uma página se abrirá em seu navegador padrão, com o relatório em questão.

o-que-foi-desfragmentado-auslogics-disk-defrag

Explicando o significado das cores do painel

Logicamente, você percebeu que no meio da tela há vários quadradinhos com cores diferentes.

o-qie-sao-os-quadradinhos-do-auslogics-disk-defrag

Cor vermelha -> os quadradinhos que estão em vermelho são as áreas fragmentadas do disco. Ou seja, as áreas problemáticas, que requerem a desfragmentação do software.

Cor azul -> os quadradinhos azuis são as áreas que foram desfragmentadas pelo Auslogics. No decorrer do scan, você irá observar que os quadradinhos azuis ficarão cada vez em maior número, isto quer dizer, que a desfragmentação naquelas áreas foi bem sucedida.

Cor verde -> os quadradinhos de verde são as áreas da unidade que não estão fragmentadas. Enfim, não precisam ser desfragmentadas pelo programa. Certamente, as áreas não fragmentadas são de arquivos que você raramente utiliza no sistema.

Cor branca -> os quadradinhos em branco são referentes ao espaço livre no disco. Ou seja, o espaço não utilizado da unidade. Suponhamos que o seu HD seja de 320 GB. Se você utilizou 20 GB do HD, sobrará os 300 GB restantes. Portanto, estes 300 GB são o espaço livre do disco. No caso da minha imagem acima, o scan foi realizado no HD da minha máquina virtual, que é de 80 GB. Já foi utilizado bem mais que a metade do disco. Por isso esta escassez de quadrados brancos :)

Cor laranja -> são os arquivos que ainda estão sendo processados pelo Auslogics. Baseando na configuração passada neste tutorial, o software deverá processar muitos arquivos. E esta pode ser a razão pela demora na desfragmentação.

Cor roxa -> é a tabela mestre de arquivos. Traduzindo: é a área onde encontra-se os mais e menos importantes arquivos do sistema.

Cor cinza -> são os arquivos fixos do disco. Estes dificilmente são desfragmentados por programas de otimização. Uma vez que eles são cruciais ao sistema, se eles forem desfragmentados ou possivelmente otimizados, poderá haver problemas no sistema operacional.

Lembrando que você pode alterar este perfil de cores. Basta ir em Configurações > Configurações do Programa > Guia Geral. Em tema de cores, selecione a tabela de cores que você prefere. Entretanto, ressalvo que isso irá inverter o signficado de cada cor.

Você também pode fazer com que o Auslogics desligue seu computador automaticamente após a desfragmentação. Para isso, marque a opção Desligar o PC após desfragmentação.

como-desfragmentar-o-windows

4 comentários:

  1. bom,,,recomendo!!!!valeu

    helinux

    ResponderExcluir
  2. Parabéns mesmo...
    Nunca vi uma explicação tão detalhada..
    Ta de Parabéns..

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo(a)
    Muito obrigado pelo comentário. Seja muito bem-vindo(a) e fique à vontade.
    Volte sempre!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo! Parabéns pelo Tutorial, muito bem explicado.

      Recentemente, baixei a última versão do Auslogics mas me inquietou o fato de não vir em português, e nem sequer encontrei nas configurações do software a opção de deixa-lo em português, como você conseguiu fazer isso?

      O programa está em inglês sem o pt/br. Esta mudança depende de baixar um arquivo de tradução? Se sim, onde a baixo. No site da Auslogics não tem essa opção.

      Agradeço se me der uma resposta.

      Abraço!

      Excluir