Dicas, truques, tutoriais, reviews, promoções e informação

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Recuva: Como recuperar arquivos deletados

Excluir um arquivo acidentalmente é algo que pode acontecer com qualquer usuário de computador, e acredite, a maioria dos usuários já passaram por este 'transtorno computacional'. Sim, deletar um ficheiro indevidamente nos deixa com bastante raiva e angustiados, principalmente se é um arquivo muito importante. 

Porém, acalme-se, não está tudo perdido!

Você tem grandes chances de recuperar o seu arquivo com poucos cliques. Não importa se é uma foto, um vídeo, um documento, uma música, um e-mail, e etc. Há enormes possibilidades do arquivo retornar para as suas mãos.

Isso pode ser concretizado com a utilização do Recuva. O Recuva, desenvolvido pela Piriform, mesma fabricante do limpador CCleaner, é um software usado para a recuperação de dados perdidos que ainda não foram sobrescritos por outros dados quaisquer. Pode acontecer de um arquivo ter sido parcialmente sobrescrito e, nesse caso, ao efetuar sua recuperação ele virá com defeito.

Contudo, o programa possui uma interface bem humilde, não requer experiência para utilizá-lo ou configurações avançadas - apenas configurações essenciais - as quais explicaremos a seguir. O Recuva opera de forma eficaz e, na maioria dos casos, ele realiza a recuperação dos dados com sucesso.

Compatibilidade

Windows XP/Vista e Seven

Como Recuperar meus Arquivos com o Recuva

1. Após fazer o download do programa a partir deste link, instale-o normalmente em seu sistema.

2. Abra o programa e selecione a opção correspondente ao arquivo removido acidentalmente.

como-recuperar-arquivos-perdidos

3. Na próxima tela, selecione o local onde o arquivo estava alojado antes de ser excluído. Você pode especificar o local exato e até mesmo procurar em dispositivos removíveis como câmera digital, por exemplo. Se você não sabe onde ele estava realmente, marque a opção "Não tenho certeza".

como-recuperar-arquivos-deletados

4. Na tela seguinte, marque a opção Habilitar a Verificação Profunda e clique em Iniciar.

como-recuperar-arquivos-excluidos

5. O aplicativo iniciará a varredura em todo o seu disco rígido. Se você marcou a opção de verificação profunda, como mencionei anteriormente, o scan pode levar alguns minutos. Tenha um pouco de paciência e procure não instalar ou baixar nada nesse meio tempo. 

como-recuperar-documentos-deletados

como-recuperar-musicas-excluidas

6. Ao encerrar o scan, o Recuva lhe apresentará os dados perdidos que ele conseguiu resgatar do HD. Na janela do resultado, clique no botão Trocar para o modo avançado para termos uma visão mais ampla.

recuperar-video-excluido

7. Na tela de modo avançado, você irá visualizar o seguinte painel.

como-recuperar-dados-perdidos-do-computador

8. No centro, estão concentrados todos os arquivos que foram removidos atualmente do seu sistema, encontrados pelo Recuva. Observe que ao lado esquerdo do nome de cada arquivo, haverá sempre um círculo colorido.

programa-para-recuperar-arquivos-excluidos

Cada cor dos círculos representa uma informação importante. Veja:

Círculo Vermelho => é uma notificação de que o arquivo não poderá ser recuperado. O arquivo foi sobrescrito por outro arquivo, portanto, tornou-se irrecuperável.

Círculo Laranja => é uma notificação de que as chances de o arquivo ser recuperado integralmente são poucas, mas não nulas. O arquivo pode estar corrompido, ou pode estar normal. Porém, geralmente, o arquivo vem corrompido.

Círculo Verde => é uma notificação de que o arquivo  pode ser recuperado perfeitamente, 100%. Isto é, ele está em perfeito estado, certamente você conseguirá recuperar e salvá-lo sem qualquer empecilho. 

9. Você pode obter os detalhes completos da integridade dos arquivos diretamente do Recuva. Para isto, clique sobre um dos arquivos e selecione a guia Informações, à direita da interface do programa. Então leia a descrição completa no campo abaixo, especialmente onde diz "Estado".

recuperando-arquivos-deletados-do-pc

10. Você pode selecionar o arquivo e clicar na guia Previsão para visualizar melhor o arquivo (no caso de imagens), bem como pode especificar a unidade que deseja vascular. 

Recuperando e Salvando os Arquivos de volta no Computador

Como explicado anteriormente, os arquivos com o círculo verde ao lado, são os que tem a maior probabilidade de recuperação. Mas os arquivos com círculo laranja não podem ser descartados. Tudo pode ser esclarecido visualizando a área Informações e a descrição Estado.

1. Para salvar o arquivo no PC novamente, marque a caixa de seleção do arquivo desejado primeiro.

como-salvar-o-arquivo-recuperado-no-recuva

2. Agora clique no botão Recuperar, localizado na parte inferior direita da tela.

recuperando-arquivos-com-recuva

3. Escolha a pasta em que o arquivo será salvo, e clique Sim na próxima mensagem.

tutorial-recuva

4. Aguarde até que apareça uma mensagem confirmando a recuperação do(s) arquivo(s), e clique no botão OK.

recovery-files

Pronto!

Seu arquivo estará recuperado.

11 comentários:

  1. posso usar esse programa para recuperar arquivos em um HD slave pois formatei mais nao instalei sistema operacionar gostaria de uma resposta rapida se possivel obrigado pelo turorial vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara pode sim local (c:) ou (d:) ou (pen draive)

      Excluir
    2. se quizer voce pode ir em painel de controle e clique no recuperar de sistema.

      Excluir
  2. Depois que recupero os arquivos,eles saõ salvos como um aplicativo ai eu não consigo abri-los. o que eu faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vlw Marcelo o site esse tutorial ajudou .
      comigo nao aconteceu isso eu marquei outro depois cliquei no disco que eu quiz recuperar depois opçao depois açoes maquei o 1 3 4 5 quadrado menos o segundo quadrado depois ok .
      depois verificar quando acabar a verificaçao voce clica recuperar depois seleciona uma pasta onde o arquivo vai ser salvo mais nao pode ser no pen draive depois ok e espera confirmar operaçao concluida . abra a pasta e seu aruivo estara la .
      Esqueci de perguntar se vc gravou aLgum aplicativo depois de formatar?
      se for sim eu acho que vc perdeu seu arquivo

      Excluir
  3. Com recupero em maquina digital?

    ResponderExcluir
  4. Utilizo esse programa e ele é perfeito,muito simples e fácil de usar.

    ResponderExcluir
  5. Utilizei o programa, consegui recuperar tidos os arquivos do sd, mas não rodam pedem codecs e filtros ja baixei tudo ja coloquei em vários formatos mas não rodam os vídeos, alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  6. Ola, boa tarde:
    Recuperei vário arquivos mas não consigo abri-los, o que faço agora?
    Se eu enviar em seu e-mail, conseguira me dar um auxilio?
    Alcir
    46 9976-0291

    ResponderExcluir
  7. Mesmo depois de salvos em pen drive e não consigo abri-los, que faço? tem que baixar algum programa especial para abrir?

    ResponderExcluir