Dicas, truques, tutoriais, reviews, promoções e informação

domingo, 21 de novembro de 2010

Sandboxie: Como utilizar


Em um artigo anterior nós explicamos o que significam as opções de configuração do Sandboxie.

Hoje ensinaremos a como utilizar o programa de maneira correta.

Como Usar o Sandboxie (Caixa de Areia)

Quando o sandboxie é instalado no computador, geralmente, ele cria um atalho chamado Navegador web em uma caixa. Este atalho é super útil para que você abra o navegador a partir do sandboxie mais rápido.



Mas caso ele não tenha criado o atalho, siga o procedimento a seguir.

1. Execute o sandboxie pelo menu Iniciar ou clique com o direito do mouse sobre o ícone dele ao lado do relógio e vá em DefaultBox > Rodar o Navegador Web

OBS: com a interface do sandboxie aberta, clique em Exibir e escolha a opção Arquivos e Pastas. Pois é mais fácil de trabalhar.

2. Abrirá o navegador padrão do seu computador. Caso você queira trocar de navegador, abra o sandboxie e clique em Caixa > DefaultBox > Rodar nesta caixa > Rodar do Menu Iniciar e selecione o navegador desejado.

3. Observe que no título da janela do navegador estará aparecendo um ícone do jogo da velha (#). 


Essa é uma maneira de diferenciar o navegador rodado sob o sandboxie, do navegador rodado normalmente. Inclusive, você pode deixar o navegador rodando dentro do sandboxie e o outro normalmente pelo computador. 

Você também pode remover este ícone da janela do sandboxie. Basta ir em Caixa > DefaultBox > Configurações da Caixa de Areia. Marque a opção "Não mostrar o indicador do Sandboxie no título da janela" e dê um OK. Reinicie o navegador para que a alteração seja efetuada.


Baixando e Instalando Programas no Sandboxie

1. Você pode baixar qualquer programa pelo sandboxie normalmente. Depois de baixar, salve sempre na área de trabalho (pois facilita a sua vida).

2. Sempre que um download for concluído, a janela "Recuperação Imediata" será aberta. 



Isso ocorre porque caso você queira salvar o aplicativo fora da caixa de areia (em seu sistema real), bastará clicar em Recuperar. O aplicativo será salvo na mesma pasta, só que no seu computador. Isso deve ser utilizado apenas depois de testar o programa no sandboxie e comprovar que não trará problemas ao sistema.

Mas caso queira salvar apenas no ambiente isolado do sandboxie, clique em Fechar apenas.

Se você desejar que esta janela não apareça após os downloads, marque a opção "Não perguntar novamente até que todos os programas rodando na caixa terminem" e clique em Fechar.

3. Para instalar o programa, abra a interface do sandboxie dando um duplo clique em seu ícone amarelo ao lado do relógio. Expanda as chaves Recuperação Rápida de Pastas e Desktop. Você visualizará o arquivo de instalação baixado, e logo ao lado do arquivo, o tamanho do mesmo.



4. Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo e selecione a opção Rodar nesta caixa.



A tela de instalação do programa será aberta. Instale o programa normalmente.

5. Depois da instalação, o sandboxie mostrará os arquivos criados pelo programa. Clique em Fechar da janela. 

Dica: sempre crie um atalho do programa no desktop. Assim ficará mais fácil acessá-lo.

6. Caso o programa não tenha criado atalho, ou não tenha iniciado automaticamente, basta ir até ele. Há várias maneiras de chegar até o mesmo. Vou explicar a mais fácil.

Clique em Caixa > DefaultBox > Rodar nesta caixa > Rodar do Menu Iniciar ou Rodar o Windows Explorer. Procure pela pasta do programa em Arquivos de programas e execute o arquivo responsável pela abertura do programa.

Agora se o arquivo criou um atalho no desktop, faça do mesmo jeito da instalação. Clique com o direito do mouse sobre o atalho e selecione Rodar nesta caixa.

7. No mais, use o programa à vontade. Todos os arquivos e documentos que estão  no seu computador, podem ser usados no sandboxie.

No entanto você pode modificar todos os seus documentos dentro do sandboxie. Eles serão alterados apenas na caixa de areia. Portanto, fique tranquilo.

Baixei um Programa Problemático

Se você baixou algum software que tenha atingido o seu sistema de forma perigosa ou danosa, como vírus e etc, apague (limpe) imediatamente o conteúdo da caixa de areia. Lembrando que o seu computador real não é afetado pelo programa. Apenas o sistema baseado dentro do ambiente virtual do sandboxie.

Como Limpar a Caixa de Areia

É muito simples

  • Feche todos os programas que estiverem em execução dentro do sandboxie.
  • Vá no menu Caixa > DefaultBox e selecione Apagar Conteúdo
  • Ou simplesmente clique com o direito do mouse sobre o ícone do sandboxie e selecione DefaultBox > Apagar Conteúdo.
  • Aparecerá um "X" vermelho no lugar do ícone do sandboxie. E depois de remover todo o conteúdo, o ícone amarelo normal retornará.

 Tirar Dúvidas

Este tutorial foi apenas para explicar como utilizar o software.

Mas se você quer saber mais sobre alguma configuração ou utilização do sandboxie, poste nos comentários que nós tiraremos a sua dúvida com o maior prazer.

39 comentários:

  1. Parabéns pelo excelente tutorial , ficou ótimo .

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Vinicius. Que bom que gostou.
    Abraços e agradeço a sua visita.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, amigo. Achei seu artigo muito interessante, mas tenho duas dúvidas. A primeira: como descobrir se um programa testado no sandboxie não vai me trazer danos ao meu sistema depois que eu executá-lo fora da caixa?
    A segunda dúvida é a seguinte: existe algum método de eu executar o programa dentro da caixa de areia, indefinidamente, permitindo com que eu possa salvar alterações e, posteriormente, eu possa voltar a executá-lo e poder acessar os dados salvos novamente? Pelo que entendi, sempre que a execução na caixa de areia é encerrada, todas as alterações feitas pelo programa são perdidas. Estou certo? Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      1) Existem várias formas de descobrir se o um programa causará danos. Basta reparar como ele reagirá em seu sistema, se provocará algum erro, lentidão, travamento, incompatibilidade com outros programas já instalados, e etc. Você também pode submeter o arquivo ao VirusTotal ou VIRScan para saber se ele possui códigos maliciosos. Enfim, o jeito é observar como o programa irá se comportar quando estiver dentro da Sandboxie.

      2) Se não me engano, acho que é possível configurar as alterações dos programas instalados na Caixa, sim. Porém, não tenho certeza, pois vi há muito tempo um post a respeito no fórum da Sandboxie.
      Quanto a perder as alterações, isso vai ocorrer somente quando você apagar o conteúdo da Caixa na íntegra, não encerrar o programa.

      Abraços

      Excluir
  4. olá é possivel rodar o sandboxie diferente do navegador padrão, por exemplo eu usar o firefox como padrão e chrome no sandboxie? grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MARIONE,
      Este recurso só está disponível na versão paga do programa. No caso, com a versão paga, você pode forçar aplicativos padrões na caixa.

      Uma alternativa interessante seria você criar um atalho do Firefox em seu desktop, a partir do Sandboxie, e através desse atalho acessar o browser mais facilmente. Caso lhe interesse: Abra a tela do Sandboxie > Configurar > Integração ao shell do Windows > Adicionar Ícones de atalho > Selecione o Firefox ou o browser que pretende criar o atalho.

      Abraços

      Excluir
  5. manda msn ou skype seu para meu e-mail alex_brugnera@hotmail.com por favor rpesizo de ajuda !!

    ResponderExcluir
  6. Fala Marcelo, blz parcero? Poderia me dar um help aqui..

    Formatei o pc recentemente e a primeira coisa que eu fiz foi instalar o Sandboxie. Não sei se tem a ver com a versão x64 do programa ou do meu pc mas sempre que vou instalar programas na Sandboxie aparece a seguinte mensagem de erro.

    "SBIE2217 Requisição para rodar como Administrador foi negada devido à redução de privilégios

    SBIE2219 Requisição iniciada pelo programa explorer.exe [DefaultBox]

    SBIE2220 Para permitir o uso de privilégios administrativos, clique duas vezes nesta linha de mensagem"


    daí o programa que eu quero não instala.

    Vc sabe o que pode estar acontecendo? Será um problema no Sandboxie ou no meu pc?

    desde já agradeço qualquer ajuda. Não consigo ficar sem Sandboxie hehehe. Zelo muito pela segurança do meu pc.

    Grande Abraço meu querido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natan,

      Isso é devido a redução de privilégios que o Sandboxie deixa configurado por padrão, para aumentar a segurança do computador. Resolver isso é muito simples e rápido. Porém, recomendo que você faça isso somente se o programa que instalará for realmente confiável e seguro.

      Abra o Sandboxie e clique em Caixa > DefaultBox > Configurações da Caixa de Areia. Agora clique em Restrições (à esquerda) > Redução de Privilégios e desmarque a opção "Reduzir privilégios dos grupos de Administradores e Usuários Avançados" > OK.

      Instale seu programa normalmente. Depois de instalá-lo, sugiro que volte a marcar a opção citada anteriormente para evitar problemas de vulnerabilidade.

      Abraços

      Excluir
    2. Perfeito Marcelão. Tiro e queda.
      Problema 100% sanado meu querido.
      Obrigado de coração e um Forte Abraço
      Natan

      Excluir
  7. Ola amigão, mt bom esse teu artigo, me fez entender mt sobre o sandboxie que por sinal e um ótimo programa, mas aconteceu uma coisa comigo, eu formatei o meu not e quado terminei fui instalar o sandboxie dai td bem instalei. quando fui executar um programa na caixa de areia apareceu a seguinte msg SBIE2103 Acesso negado ao tentar carregar o driver de sistema 'x6va011 [DefaultBox]'
    e ja procurei em tudo e nao consigo resolver por favor me ajuda. !help!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oz,

      Abra o Sandboxie e clique em Caixa > DefaultBox > Configurações da Caixa de Areia. Agora clique em Restrições (à esquerda) > Redução de Privilégios e desmarque a opção "Reduzir privilégios dos grupos de Administradores e Usuários Avançados" > OK.

      Verifique se o erro irá persistir.

      Excluir
    2. obrigado amigo, vc nao tem ideia do quanto me ajudo vlw mesmo :D

      Excluir
  8. Marcelo oque acontece se eu instalar um programa dentro da caixa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, nada. Ele será instalado e voce poderá usá-lo normalmente. A diferença é que ele estará rodando dentro da caixa. Quando limpá-la, o programa será removido.

      Excluir
  9. Olá tudo bem? Então eu baixei esse programa pra mim poder executar mais de um RocketDock, deu tudo certo, porem quando eu inicio o Windows de vez já abrir os dois RockDock abri só um, fui ver e a caixa de areia não executa junto com o Windows, teria como eu corrigir esse problema? Pra quando eu executar o Windows já iniciar junto a caixa de areia e eu ter os meus dos Docks prontinhos pra serem usados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas programas como esse, que exigem alteração no shell do Windows, não funcionam no SandBoxie. RocketDock, ObjectDock, antivirus e firewall, por exemplo, são programas que não rodam bem na caixa de areia. Justamente por necessitarem da reinicialização da máquina e, principalmente, alterar áreas sensíveis do sistema (que são áreas que o SandBoxie não permite modificação por motivos de segurança).

      É impossível iniciar com o Windows através do SandBoxie, por estarem em um local isolado no sistema (caixa de areia).

      No caso, você teria de usar uma máquina virtual mesmo, a qual simula um outro sistema operacional em seu PC.

      Excluir
    2. Estou tendo uma mensagem de erro assim, "O driver do sandboxie (SbieDrv)não está disponível. Verifique se o driver e o serviço do sandboxie iniciaram com sucesso." Já desinstalei, passei o cccleaner, reiniciei a máquina, reinstalei o programa e a mesma mensagem continua. O que pode ter acontecido?

      Excluir
    3. Pode ser algum programa de segurança bloqueando a inicialização do driver. Quais softwares de segurança você utiliza na máquina? Exemplo: firewall Comodo, antivirus Avast, anti-spyware Malwarebytes... enfim!

      Excluir
    4. to com o msm problema do Jofre

      aparece o erro SBIE2331..acabei de formatar o pc..sempre usei o sandboxie e nunca deu isso

      uso o kis 2013 e o superantispyware aqui mas nao acho que seja eles pq sempre utilizei eles tb e o sandboxie corria bem

      pode ajudar??

      Excluir
    5. Pesquisando no fórum do Sandboxie, muitas estão relatando que, em alguns casos, a instalação do SP1 do Windows resolve o problema.

      Caso o SP1 não esteja instalado em seu sistema, instale-o e veja se o problema persiste.

      Excluir
  10. Boa noite Marcelo
    Instalei o sandbox nos dois computadores aqui de casa,
    com sistemas operacionais diferentes,no windows 7 funcionou
    mas no windows XP, nao consigo acessar a internet.
    Ja pausei o anti-virus, e desativei o firewall do windows para reinstalar
    mas nao tive exito.
    Ja procurei soluçoes na internet, mas nao consegui resolver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Estranho isso. Nunca vi isso acontecer. O Sandboxie não interfere na conexão com a Internet. Acho que é por isso que você não encontrou soluções, pois realmente não é comum.

      Aparece alguma mensagem?

      Excluir
  11. Olá Marcelo estou com um problema na desinstalação do sandiboxie do computador a pasta arquivos de programas automaticamente troca para program files quando tento remover,quando eu instalei ele não criou uma pasta com o nome apenas colocou todos os itens dentro da pasta arquivos de programas e agora quero reinstalar para consertar isso só que como disse antes ele muda o nome da pasta onde fica os programas na hora da remoção gostaria de saber se tem um porque e ficaria muito grato se poder responder. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, que estranho isso. Sempre consegui desinstalar/instalar o Sandboxie sem qualquer problema.

      Procurei no fórum do programa e não há relatos acerca desse problema. Você está tentando desinstalar pelo painel de controle mesmo?

      Excluir
  12. sim já desinstalei pelo painel de controle e com outros programas e ao terminar ele muda o nome da pasta e como eu disse ele ta instalado sem pasta dentro da arquivos de programas junto com os outros programas e acho q quando ele desinstala ele apaga junto algum arquivo que pesquisei sobre e parece que esse arquivo faz com que a pasta se chame arquivos de programas

    ResponderExcluir
  13. Bom dia amigo, parabéns pelo tutorial, eu pretendo fazer somente para usar banco, pois aquele plugin esta acabando com minha vida, agora a minha pergunta é vou ter que instalar o gas toda vez que for acessar a conta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você limpar a caixa de areia sempre depois que utilizar, sim, será necessário instalá-lo toda vez. Se manter a caixa sem limpar, o plugin permanecerá no ambiente virtual, isentando-o da tarefa de instalá-lo toda hora.

      Excluir
  14. será que voce poderia me mostrar como proceder para utilizar o netbanking do banco do brasil? é que quero passar longe daquele plugin GBUSTER mas na pagina do banco do brasil quando se tem que instala-lo pede-se que encerre todos os navegadores e deste ponto eu não sei mais como fazer e não quero correr o risco de fazer errado da primeira vez, ja que instalando esta praga, fica dificil desinstala-lo. obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  15. Olá, Marcelo! Vi e segui o passo a passo do seu tutorial pra desinstalar o tal de GBplugin! No entanto, eu necessito de utilizar o Internet Banking do Banco do Brasil! Posso utilizá-lo sem ter que instalar esse plugin através do Sandboxie? Grato pela resposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto,

      Você pode instalá-lo dentro da Sandboxie normalmente. Depois é só limpar a caixa de areia e pronto!

      O que é instalado na Sandboxie não interfere no sistema real.

      Abraços

      Excluir
  16. Uma dúvida sobre o Sandboxie:

    Li que ele é gratuito em alguns sites e outros ele é gratuito para testar. Qual a diferença entre os dois? do registrado e do não registrado?

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Peter

      O Sandboxie é gratuito apenas. Não existe versão trial. A única diferença de registrar o programa, é que você não terá mais de esperar 5 segundos para que o programa possa ser usado. Essa janela de espera só aparece depois que você já usou o programa por mais de 30 dias.

      Tirando isso, não há diferença alguma. O programa não perderá as funções ou deixará de proteger seu sistema.

      Abraços

      Excluir
  17. Bom Tutoria

    Eu queria saber se tem como eu rodar um jogo em duas caxas diferentes?
    eu consegui abrir em uma caixa normal mas na segundo o jogo não abre se tiver como me ajudar ^^

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Queria pergunta se vcs tem alguma atualização do Sandboxie,
    estou com um programa de defesa q ele não me permitir abri o msm duas vezes!
    deixa eu explica melhor, em um jogo tem um programa de Anti-Hack ele esta me dificultando abri dois janelas do jogo vcs tem alguma dica pra eu conseguir passa este programa?!!

    ResponderExcluir
  19. Oi Marcelo, tudo bem? Eu gostaria de saber se poderia disponibilizar o link da versão mais atual se possível desse mesmo programa, e como eu não posso usar o site nesses dias, a forma que poderá falar comigo mais facilmente é pelo meu e-mail: danielximenes65@gmail.com. Desde Já Agradeço pelas providências necessárias. Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Ola amigo! no meu pc estar dando toda vez que rodo um jogo ele diz que n tem espaço e dar esse erro "SBIE2102 este arquivo é muito grande para ser copiado para a caixa de areia.

    ResponderExcluir
  21. boa noite.gostaria de saber se da pra abrir duas caixas e usar o mesmo programa nas duas caixas no mesmo tempo

    ResponderExcluir
  22. oi Marcelo.
    gostaria de saber se posso retirar no win 8.1 todos os módulos de proteção dos bancos que pertencem a gás tecnologia(gbpsv).
    depois acessar novamente com o sandboxie e instalar todos os módulos dentro do sandboxie e marcar a configuração de não limpar a caixa de areia.
    assim no meu entender os módulos não causariam travamentos no pc quando eu acessasse a internet sem o sandboxie e poderia continuar acessando os bancos normalmente com o sandboxie.
    o meu raciocínio está correto?

    ResponderExcluir