Dicas, truques, tutoriais, reviews, promoções e informação

domingo, 21 de novembro de 2010

Sandboxie: Opções e configurações

Navegar na Internet é sempre um 'tiro no escuro', você não sabe se o site que está acessando é seguro ou se o arquivo que está baixando contém vírus. Esta dúvida aflige muitos usuários. Mas pra que se torturar com esta angústia se há solução?

Neste caso, o recomendável é utilizar sempre uma Sandbox para navegar tranquilo e com segurança. E para isso, aconselho o uso do Sandboxie.

Veja também:
Tutorial sobre como utilizar o Sandboxie.

O que é uma Sandbox?

Em segurança da informação, sandbox (Caixa de Areia) é um mecanismo de segurança que é utilizado para separar os programas em execução no ambiente virtual do computador do usuário. Através da sandbox, é possível executar programas com códigos duvidosos e maliciosos, ou alterar algumas partes do sistema, sem afetar a sua máquina real.

Qualquer operação realizada dentro da sandbox, não tem efeito no computador.

O que é o Sandboxie?

Com nome bem semelhante, sandboxie ou caixa de areia, nada mais é do que uma sandbox. O sandboxie cria um ambiente seguro e isolado em seu computador, e permite que você execute programas através do espaço isolado, sem atingir o seu sistema real.

Todo o fluxo de conteúdo, incluindo os dados da navegação na Internet (histórico, arquivos temporários e etc) passado dentro da sandboxie, não é levado para o computador. Portanto, você pode navegar na web tranquilamente e instalar seus programas favoritos, sem se preocupar com a segurança e estabilidade de seu computador.

ATENÇÃO: Não é recomendável o teste com malwares e vírus por intermédio de uma sandbox. Para testes como estes, o aconselhável e mais seguro é a utilização de uma máquina virtual. Em breve, iremos postar artigos e materiais ensinando a como trabalhar e usar uma máquina virtual.

Para ficar por dentro de nossos materiais automaticamente, não deixe de assinar o nosso Feed RSS, seguir no Twitter e curtir no Facebook.

Compatibilidade

Windows XP, Vista, 7, 8 e 8.1 - 32 e 64 bits

Download

Homepage:
http://www.sandboxie.com/

Link direto (para x86 e x64):
http://www.sandboxie.com/SandboxieInstall.exe

Explicando as Opções do Sandboxie

Após baixar e instalar o sandboxie, ele integra automaticamente o seu navegador padrão na caixa. A interface do aplicativo é parecido com esta abaixo:

sandboxie opcoes review

Observe que ao executar a caixa de areia, um ícone amarelo ficará ativo na área de notificação (ao lado do relógio do PC). Você pode acessar a interface apenas dando dois cliques neste ícone ou clicando com o direito do mouse.

configurando melhor sandboxie

Na parte superior da janela do sandboxie, encontramos cinco menus. Os quais estão descritos logo abaixo.

Menu Arquivo

posso executar virus sandboxie

Neste menu encontramos cinco opções.

Terminar Todos os Programas -> clicar nesta opção faz com que todos os aplicativos que estiverem rodando sob a proteção do Sandboxie sejam fechados imediatamente.

Desabilitar Programas Forçados -> iniciar algum programa forçado 'X' fora da supervisão do Sandboxie, e depois todos os outros programas forçado iniciados por que o programa 'X' vai também começar fora da supervisão do Sandboxie.

A janela está numa caixa de areia? -> clicar nesta opção faz surgir uma pequena janela contendo um ícone ao lado esquerdo. Isso serve para que você comprove que os programas rodando no Sandboxie, estão realmente sob proteção do ambiente isolado. Para tal comprovação, arraste o ícone do lado esquerdo para a janela do navegador.

configuracao-sandboxie

Monitor de Acesso a Recursos -> apresenta as atividades que os programas rodados sob supervisão do Sandboxie estão realizando.

Sair -> fecha a janela da Sandboxie.

Menu Exibir

instalando-sand-boxie

Neste menu há apenas os modos de exibição da interface de seu Sandboxie, e o menu de conexto. Você pode alternar entre Programas ou Arquivos e Pastas.

Programas -> selecionando este modo, será exibido apenas o ícone dos programas rodados sob supervisão do Sandboxie. O painel ficará assim:

como-configurar-sandboxie
Arquivos e Pastas -> pessoalmente recomendo este modo. Selecionando Arquivos e Pastas o seu Sandboxie exibirá os diretórios do sistema e os arquivos criados por programas que você instalar na caixa de areia. O painel então ficará assim:

configurar-melhor-sandboxie

Para visualizar os arquivos e pastas, basta expandir as chaves "Recuperação Rápida de Pastas" e "Todos os Arquivos e Pastas", clicando no sinalzinho de "+" (mais) ao lado das chaves.

OBS: a chave Recuperação Rápida de Pastas, é totalmente expandida somente se você instalar algum aplicativo na Sandboxie.

Menu de Conexto Shift+10 -> selecionando esta opção, a caixa de areia exibirá o menu de conexto do programa. É a mesma coisa que clicar com o direito do mouse sobre o ícone amarelo do Sandboxie na área de notificação (ao lado do relógio do computador).

abra-sandboxie



Menu Caixa

modo-configuracao-sandboxie

Neste menu encontraremos três opções, sendo uma delas, expansível.

DefaultBox -> colocando o mouse sobre esta opção, um segundo menu é aberto à direita, com outros recursos. Os quais explicaremos daqui a pouco.

Criar Nova Caixa de Areia -> selecionando esta opção, você poderá criar uma segunda, terceira, quarta, ou quantas caixas de areia quiser.

Localização das Caixas -> esta opção aponta o diretório no qual a pasta do Sandboxie está salva em seu PC. Você pode estar acessando esta pasta a qualquer hora. E mesmo depois de fechar e limpar o Sandboxie, a pasta continua. Porém, sem arquivos.

Mais sobre a opção DefaultBox

Como dito anteriormente, esta opção guarda um segundo menu com as demais opções.

aprenda-a-configurar-o-sandbox

Rodar nesta caixa -> com o mouse sobre esta opção, um terceiro menu é aberto com os seguintes itens.

1. Rodar o Navegador Web: executa o navegador padrão do seu computador dentro da Sandboxie.
2. Rodar o Leitor de Email: executa o Outlook ou qualquer outro gerenciador de e-mails que você possui instalado na máquina.
3. Rodar Qualquer Programa: executa qualquer programa ou pasta do seu computador através de um comando de linha. Ou seja, para utilizar este recurso, você deve digitar o nome do executável do aplicativo que deseja abrir, o nome de um console do Windows, o nome de uma pasta, ou . (ponto) para executar o Windows Explorer. Tudo será aberto dentro da Sandboxie. Por exemplo: para aceder ao Registro do Windows pela Sandboxie, você pode ir em Rodar Qualquer Programa e digitar regedit.
4. Rodar do Menu Iniciar: abre o menu Iniciar do Windows, só que dentro da Sandboxie. É útil caso você queira ou precise executar algum programa já instalado em seu PC, dentro da Sandboxie.
5. Rodar Windows Explorer: executa a janela do Windows Explorer dentro da Sandboxie.

Terminar Programas -> fecha todos os programas em execução no Sandboxie.

Recuperação Rápida -> com esta opção você pode transferir os arquivos do ambiente do Sandboxie para o seu computador. Suponhamos que você baixou um programa através do Sandboxie para testá-lo, e acabou gostando dele. Mas não quer baixá-lo novamente em seu computador. Basta recuperar o arquivo de instalação do programa para a área de trabalho do seu PC.

Apagar Conteúdo -> limpa toda a caixa de areia. Isto é, tudo o que está salvo no Sandboxie é apagado sem chance de recuperação.

Explorar Conteúdo -> abre o diretório que você selecionou e clicou com o direito do mouse.

Configurações da Caixa de Areia -> nesta área você pode configurar o Sandboxie a seu gosto. Por exemplo: através deste recurso você pode configurar a sua conta de e-mail no Outlook, remover o indicador (#) da janela do navegador executado no Sandboxie, restringir o acesso a Internet pelo Sandboxie, bloquear programas, transferir arquivos do computador para a caixa de areia, e etc.
Há muitas configurações que podem ser realizadas aqui. No entanto, não escreverei aqui porque são configurações pessoais.

Renomear a Caixa ->  você pode dar um outro nome para a caixa do Sandboxie, e para as demais caixas (caso tenha criado outras caixas de areia)

Remover a Caixa -> deleta a caixa selecionada. Utilize esta opção apenas se você criou uma outra caixa, e quer se desfazer da mesma.



Menu Configurar

how-to-configure-sandboxie

Neste menu encontramos 8 opções. Porém, este é o menu mais importante do Sandboxie - bastante cuidado ao mexer aqui.

Alertas de Programas -> adicionando um aplicativo neste painel, o Sandboxie emitirá uma mensagem de alerta sempre que o aplicativo adicionado for executado fora da caixa.

Integração ao shell do Windows -> aqui se encontra as opções de integração do Sandboxie com o sistema. Neste painel, você poderá decidir se o Sandboxie será iniciado junto com o Windows (ele já vem por padrão assim), se quer que apareça um ícone de execução do navegador no Sandboxie, dentre outras opções.

Compatibilidade de Software -> com esta opção você pode adicionar os softwares que tornarão a ser compatíveis com a Sandboxie. Por exemplo: você pode adicionar algum programa de segurança, que geralmente é incompatível com a caixa de areia. Vamos supor que o software que você está tentando executar no Sandboxie está gerando erros e não consegue executar-se. Você pode adicioná-lo ao recurso de Compatibilidade de Software. Mas isso às vezes não surte efeito algum.

Esquecer Mensagens Ocultas -> desabilita a opção "Ocultar" das mensagens de erros possam surgir no Sandboxie.

Dicas -> nesta opção encontra-se mais duas opções conjuntas.

1. Mostrar Todas as Dicas: lhe mostra sugestões para a resolução de erros que possam surgir
2. Ocultar Todas as Dicas: não lhe mostra sugestões para resolver possíveis problemas de erros

Proteger Configurações -> este recurso é útil no caso de seu computador ser compartilhado com outros utilizadores. Você pode aplicar regras no Sandboxie a partir desta opção. Por exemplo: se você é o administrador do PC, você fazer com que somente a conta de administrador mexa ou altere algo no Sandboxie.

Editar configuração -> abre o arquivo de configuração do Sandboxie chamado Sandboxie.ini (arquivo de texto). Este arquivo guarda as principais configurações para que o Sandboxie funcione corretamente. Qualquer modificação mal feita neste arquivo pode acarretar sérios problemas com a caixa de areia. Sugiro que você não mexa neste arquivo, a menos que saiba o que está fazendo.

Recarregar configuração -> recarrega toda modificação que tenha sido realizada nas configurações do Sandboxie. Por exemplo: se você alterou o modo de exibição da interface do programa, a opção "Recarregar configuração" irá restaurar toda a configuração da caixa - perdendo toda a configuração já feita.



Menu Ajuda

options-sandbox

Como todo software, este menu contém informações adicionais do programa.

Tópicos da Ajuda (Web) -> abre esta página web do Sandboxie com dicas de ajuda para a utilização do software.

Tópicos de Iniciação (Web) -> abre esta página web com um tutorial básico e simplificado de utilização da Sandboxie para iniciantes.

Verificar Atualizações -> varre a página oficial do Sandboxie para averiguar se existe versão nova para o programa. É importante manter a caixa de areia sempre atualizada. Isso previne os riscos de segurança e corrige bugs que possam existir no aplicativo.

Registrar o Sandboxie -> se você quiser adquirir uma licença paga do programa, após a compra, é só inserir o código de ativação através desta opção.

Sobre o Sandboxie -> exibe informações oficiais do programa.

22 comentários:

  1. Olá eu baixei o programa para poder logar com com dois usuarios diferentes no camfrog ao mesmo tempo, porém me deparei com um problema, a ´licença do camfrog de pro só permite que um logue de cada vez, sendo assim gostaria de saber se tem alguma solução, algo como instalar um novo frog dentro do sandboxier para que eu sempre pudesse usar por ali sem alterar o camfrog do meu pq para que eu nao perca a licança já que uma vez desativada so comprando outra...

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo!!!
    gostei do turorial falando a respeito dessa ferramenta tão util e tão interessante que é a sandbox. pretendo, talvez, fazer o download dela para aumentar a proteção do meu computador. no entanto gostaria de exclarecer algumas duvidas:

    1°Supondo que eu instale o programa (sandbox) e coloque ele para iniciar junto com o sistema, poderiasse afirmar tbm que os aplicativos (programas ou pastas) selecionados para serem virtualizados na caixa de areia rodariam tambem automaticamente nela sem precisar configurar novamente?

    2°De que modo a sandbox interfere na atualização do sistema ou dos programas, por exemplo, caso instale um navegador (ou qualquer outra coisa) dentro e outro fora da sandbox, ambos poderam ser atualizados normalmente - ou somente um deles tera o crédito das atualizações?

    3°Possui varios programas de segurança (antivirus, antimalware, antispyware, firewall, etc.) que me ajudam em uma navegação na web de forma mais segura, alguns, alias, como avast ou Malwarebytes Anti-Malware que possui sistema de bloqueio automatico de execução de links suspeitos - recurso que ajuda a prevebir clicks indevidos em sites contaminados -, a pergunta seria: suspondo que a sandbox trabalha num ambiente próprio (o virtual), os recursos de outros programas de segurança (como o citado anteriormente) instalados na maquina real funcionariam tbm em sincronia na caixa de areia - se sim, precisaria configuar algo para haver compatibilidade?


    Atenciosamente

    Veronica

    ResponderExcluir
  3. Olá Veronica, seja bem-vinda!

    1º - Se você configurar os programas na SandBoxie, e não apagar a caixa de areia nunca (o que eu não recomendo), eles não precisarão ser reconfigurados sempre. Agora, se os programas já estão configurados no sistema mesmo, eles funcionarão do mesmo modo na caixa.

    2º - O SandBoxie não interfere nas atualizações do sistema, somente dos programas. Porém, suponhamos que você atualizou o programa fora da caixa, dentro da caixa ele já estará atualizado assim que você limpar a caixa.

    3º - Gostaria de lembrar que o SandBoxie não trabalha muito bem com a instalação de soluções de segurança (antivirus, firewall, anti-spyware e afins). Mas veja bem, os softwares de segurança que estão instalados em seu sistema também estão vigiando as atividades dentro da caixa de areia, isto é, se algum vírus tentar penetrar na caixa de areia, seu antivirus conseguirá identificar a ameaça dentro da caixa. Resumindo: os programas de segurança que estão instalados no sistema monitoram a caixa de areia. Por outro lado, se o software de segurança estiver instalado na SandBoxie ele vai monitorar somente a SandBoxie.

    Espero que tenha entendido!

    Se quiser, pode adicionar a gente no MSN também: seututorial@yahoo.com.br

    Abraços e feliz páscoa!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Marcelo

    Tenho o Sandboxie instalado em 3 máquinas. Em uma delas, só consigo utiliza-lo com a opção de Administrador. O mais curioso é que nesta máquina, Além da pasta Sandbox, o Sanboxie criou uma pasta Default em um dos usuários. Esta pasta contém várias outras (User, Microsoft, Software, etc...). Você poderia me dizer por que isto ocorre só nesta máquina? Nas outras, foi criado apenas a pasta Sandbox.

    ResponderExcluir
  5. Olá, seja bem-vindo(a)!

    Somente esta máquina onde o SandBoxie criou o diretório Default é que existem um maior número de contas de usuário? Ou nas outras duas também há outras contas?

    Eu sinceramente nunca testei o SandBoxie em máquinas com mais de um usuário, além do administrador. Farei o teste o mais breve possível em minha máquina virtual, com outras contas de usuários, para ver.

    Obrigado pela visita e comentário.

    ResponderExcluir
  6. Olá Amigo!

    Eu estou com problemas com o sandboxie...
    jogo um jogo Online (Ragnarok).
    Tento entrar en duas acc e nao da...
    da asssim: Haxed Alterado!
    Pod me ajudar ?

    ResponderExcluir
  7. toda horaa q faço o download do sanboxed !! fala q tem q ter login e senha? oq eu faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não é administrador da máquina!

      Excluir
  8. Olá Marcelo,

    Eu tenho instalado na minha máquina o Avast versão 7.0.1466 que contém o AutoSandbox e aconteceu algo que nunca havia acontecido antes, pois tenho um Pen drive da Kingston que possui um auto executável o urDrive que sempre funcionou normalmente e, desta vez o Avast o reconheceu como um programa mau intencionado e o enviou direto para o AutoSandbox sem perguntar qual ação deveria ser tomada e os arquivos do Pen drive ficaram todos ocultos e não consegui mais acessá-los desde então, inclusive em outros computadores, como faço para recuperá-los?

    Desde já obrigado pela atenção.

    Gilmar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gilmar,

      Infelizmente não posso ajudá-lo pois não uso o Avast.

      Sinto muito, amigo!
      Abraços

      Excluir
  9. Não tem problema Marcelo, continuarei pesquisando e assim que encontrar a solução comunico você para que possas ajudar outras pessoas com o mesmo problema.

    Abraços, amigo!


    Gilmar.

    ResponderExcluir
  10. Olá Marcelo, tudo bem!

    Encontrei a solução para recuperar os meus arquivos do Pen drive, segue o link para você analisar e publicar se achar conveniente.

    http://www.tecmundo.com.br/virus/6544-como-remover-virus-de-pendrive-que-converte-arquivos-e-pastas-em-atalhos.htm

    Abraços amigo!

    Parabéns pelo site, é muito bom! Sucesso.


    Gilmar

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber porque quando acesso um jogo dentro da caixa como um mmorpg, e quando clico fora da caixa o jogo "pausa", tem como configurar para "não pausar" o jogo?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renie,

      Honestamente, não faço ideia do por quê. Porém, não me espanta muito, pois aplicativos como games e antivirus, por exemplo, não rodam muito bem numa sandbox. E quando rodam, certamente possuem algum tipo de empecilho, como o que você está enfrentando.

      Se tiver como configurar algo referente a isso, eu desconheço, infelizmente.

      Abraços

      Excluir
  12. Olá, esses dias instalei o sandboxie para jogar 2 gta sa multiplayer ao mesmo tempo e quando eu abro o gta samp normal ele entrar numa boa mais quando eu abro o samp pelo sandboxie ele da um erro e vai para o gta normal, oque fazer por favor me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Rodar jogos, antivirus e softwares mais complexos assim dentro do Sandboxie não é uma boa opção. Ele não possui compatibilidade 100% com esse tipo de processo. No seu caso, o procedimento mais adequado seria usar uma máquina virtual mesmo.

      Mas veja se isso ajuda: Abra o Sandboxie e clique em Caixa > DefaultBox > Configurações da Caixa de Areia > Restrições > Redução de Privilégios e desmarque a opção "Reduzir privilégios dos grupos de Administradores e Usuários Avançados" > OK.

      Não garanto que vá solucionar o erro. Porém, vale a pena tentar.

      Abraços

      Excluir
    2. Tem que mover o save game pra pasta do sandboxie, ele cria uma pasta padrão para save game é mesma padrão do windows mas dentro do sandboxie

      Excluir
  13. oi meu sandiebox da erro de defalut,exe como arruma isso ???

    ResponderExcluir
  14. e werfalut.exe n sei o q e isso mais n q roda nada na caixa

    ResponderExcluir
  15. eu posso ter o sandboxie instalado em meu pc junto com o meu antivirus? nao vai dar conflito nos dois????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar sem problema algum. Não dará conflito.

      Excluir