Dicas, truques, tutoriais, reviews, promoções e informação

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Como testar o seu antivirus e saber se ele está lhe protegendo realmente

Acredito que a maioria dos usuários de Windows têm ciência de que antivirus não é sinônimo de segurança 100%. Qualquer antivirus pode falhar; um pode detectar ameaças que outro não detecta, e vice-versa. Essa é a verdadeira natureza dos softwares antivirus.

Há quem prefira antivirus pagos do que gratuitos, outros são adeptos aos freewares. Porém, essa já é uma questão de gosto pessoal - a qual não discutiremos aqui.

Mas você sabe se o seu antivirus está realmente bem configurado e mantendo o seu PC protegido em tempo real? Faça os testes e descubra agora mesmo.


Testando o seu Antivirus

EICAR => O EICAR Test File é um projeto antigo, um dos vírus benígnos mais conhecidos na Internet. Sim, vírus benígno porque ele não é malicioso - serve apenas como uma espécie de simulação de infecção. No entanto, todos os antivirus, sem exceção alguma, devem detectar a intrusão dos arquivos do EICAR. Se o seu antivirus não identificar o download dos arquivos, algo está errado.

Portanto, acesse o site do EICAR e baixe os arquivos hospedados no final da página.

SpyCar => O SpyCar já é um teste mais profundo que o do EICAR, e visa observar se o seu antivirus é capaz de detectar arquivos de spywares, adwares e trojans que alteram o Registro do Windows. Entretanto, assim como o EICAR, os arquivos do SpyCar são totalmente inofensivos - não traz nenhum prejuízo para a máquina. Contudo, segundo especialistas, os arquivos do SpyCar também devem ser identificados por todo e qualquer antivirus. Neste caso, fique atento caso o seu antivirus não identifique-os.

Para realizar o teste, no final da página do SpyCar, clique em "Download".

Máquina Virtual => Agora trata-se de um tipo de teste mais avançado e profissional. Com uma máquina virtual você pode testar o seu antivirus baixando vírus e malwares reais, isto é, ameaças legítimas. É uma forma de testar a real proteção que o seu antivirus está lhe proporcionando. Recomendo bastante a instalação desse tipo de programa em qualquer PC, não só para fins de testes, mas também para a navegação casual.

Conclusão Final

Lembre-se que os dois primeiros testes, EICAR e SpyCar, são benignos. O seu antivirus deverá emitir um alerta de vírus/malware. Os arquivos não danificam o sistema e nem recolhem seus dados.

Já o teste com vírus legítimos através de uma máquina virtual não é brincadeira. Sugiro que você não insira dados pessoais na máquina virtual, se for utilizá-la com essa finalidade. Todavia, a máquina virtual é um ambiente isolado do seu PC real, portanto, nada do que acontece dentro do ambiente afeta o seu computador real.

9 comentários:

  1. Marcelo eu utilizo o avast 7 e ele passou por todos os testes do primeiro e segundo site, mas não testei o terceiro,pois não estou tão seguro que irá correr tudo bem.Marcelo você poderia me dizer qual o antivírus que você usa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wanyo, eu não uso antivirus.

      Por que não participa da discussão em nosso fórum?

      http://tirando-duvidas.19081.n6.nabble.com/Qual-o-melhor-anti-virus-da-atualidade-td4983310.html

      Excluir
  2. Amigo Marcelo, voce deu uma excelente aula, muito obrigado, vou seguir suas orientaçoes. Sucesso e que Deus lhe abençoe.

    Missivaldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, amigo Missivaldo.

      Obrigado pelo comentário e pela visita.

      Grande abraço e Deus lhe abençoe igualmente!

      Excluir
  3. Arthur Gonçalves27 de julho de 2013 13:59

    E ai, Marcelo! Tranquilo???
    A resposta que vc deu para Wanyo me intrigou d+! Como assim, pq vc não usa antivírus? Tipo, vc vive na Máquina Virtual? rs
    Fiquei curioso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arthur,

      Na verdade, sou usuário de Linux há anos - que é um sistema 100% mais seguro que o Windows e não requer qualquer programa de segurança.

      Mas quando uso Windows, realmente não costumo usar antivirus. Primeiro que eu tenho cautela na navegação e principalmente nos cliques; Segundo que, dependendo do que eu tiver que fazer, uso uma conta limitada do Windows (e não a de administrador); Terceiro que eu realizo algumas configurações mais precisas no sistema em geral, e altero algumas permissões, para isolar mais ainda o sistema operacional.

      Porém, como eu falei, sou adepto do Linux. E não lago ele nunca! rsrs

      Abraços

      Excluir
  4. Arthur Gonçalves30 de julho de 2013 19:23

    Na boa, Marcelo! Uma vez eu usei o Linux na escola e achei que era bem inferior ao Windows. Mas eh pq não sabia dessa parada do "100% mais seguro." rs
    Vlw por esclarecer! Tu eh o cara... kkkkk
    Abrçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arthur,

      Em questão de visual, programas, games, entre outras coisas, o Linux realmente é bem inferior ao Windows. Pelo fato de o mundo inteiro ser usuário de Windows, a facilidade em se encontrar algo para ele é enorme.

      Um outro detalhe que muitos criticam no Linux quando começam a usar, é que ele funciona praticamente a base de comandos. Isto é, o uso do terminal é essencial nesse sistema. E a maioria das pessoas que começam a usar acham isso inconveniente. Mas é questão de costume.

      Eu passei a ser usuário assíduo de Linux mesmo quando comecei a faculdade. Lá nós somos obrigados a usar esse sistema, trabalhar com ele, programar com ele e tudo mais. Então acabei de adaptando.

      Porém, gosto bastante do Mac também. Sou user do Mac Snow Leopard.

      Abração

      Excluir