Dicas, truques, tutoriais, reviews, promoções e informação

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Panda ActiveScan: Como usar

Descrição

Panda é um antivirus pouco utilizado por usuários brasileiros, porém, é um excelente antivirus. Há tempos o Panda permaneceu sem participar de testes antivirais, como o da Av-Comparatives, por exemplo, e no ano passado o produto retornou aos testes independentes. Contudo, tem se saído bem nos testes, e tem sido merecedor de reconhecimento por parte dos internautas.

O Panda, assim como outros fornecedores de antivirus, oferece um serviço de scan online de seu produto, para que os usuários conheçam mais de seus softwares. Que por sinal é muito efetivo e fácil de utilizar, embora o scan seja bem demorado.

Requisitos
  • Navegador Internet Explorer
  • Java atualizado
Como Usar o Panda ActiveScan

1. Acesse a página do serviço e clique no botão

2. Aguarde até que apareça uma pop-up, na parte superior da tela, solicitando a instalação de um ActiveX. Quando aparecer, clique sobre a pop-up e selecione a opção Instalar este Complemento para Todos os Usuários deste Computador.

como-usar-panda-active-scan
3. Surgirá o complemento ActiveX e os componentes prontos para a instalação. Clique em Instalar.

escanear-com-panda
4. Aguarde a instalação dos componentes do Panda ActiveScan.

activex-panda-active-scan
componentes-antivirus-panda
Os componentes serão instalados em Arquivos de programas\Panda Security\Panda ActiveScan

5. Logo após isto, o serviço receberá as atualizações contendo as definições atuais de vírus.

atualizar-panda-active-scan
6. E na sequência, o scan terá início. Basta aguardar o término do scan!

scan-panda-antivirus
Recomendo que você não baixe nada durante o processo de escaneamento. Pois isso pode enrolar mais, e até prejudicar o andamento do scan.

Mas, você pode continuar normalmente seus afazeres no computador.

7. Se algum arquivo malicioso for identificado no decorrer do scan, você será informado e a tela ficará como na imagem abaixo.

tutorial-panda-active-scan


Por enquanto, não faça nada até que o scan termine. Pois pode haver outras infecções em outros diretórios.

8. Ao término do scan, as infecções encontradas podem ter sido removidos automaticamente pelo antivirus. Se elas não foram removidas, remova-as manualmente. 

11 comentários:

  1. Eu abro o IE e vou até a página do Panda Scan e quando clico em 'Análisar agora' aparece uma espécie de 'balãozinho' amarelho à esquerda superior da página, muito rapidamente, não dá nem pra ler, e não tem como aceitar a instalação do controle active x, porque já recarrega automaticamente a página de novo, e, enfim, não consigo escanear o pc com o Panda nunca. Tem alguma idéia de como me ajudar?
    Obrigado.

    Abs,

    Samuel

    ResponderExcluir
  2. Olá Samuel, boa tarde!

    Qual é a versão do seu IE? Tem algum outro navegador instalado em seu PC?

    ResponderExcluir
  3. Fala, Marcelo! Boa tarde.

    Então, tenho o Chrome também. E meu IE é o 8.

    ResponderExcluir
  4. Inclusive no Windows Update também vou lá pra verificar se não há atualização expressa recomendada, e ele não consegue completar a operação também.

    ResponderExcluir
  5. Oi Samuel, estranho essa de o Windows Update não conseguir completar a operação. Algo está errado aí mesmo!

    Bom, voltando ao assunto do scan, tente fazer pelo Chrome e veja se dá. Se não der, instale a extensão IE Tab no Chrome, reinicie-o e veja se consegue então.

    https://chrome.google.com/extensions/detail/hehijbfgiekmjfkfjpbkbammjbdenadd

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  6. Então, Marcelo, depois de uma certa luta para conseguir logar no msn hoje e também trocar minha senha no provedor, programa e página que estranhamente também não abriam, o lance de acessar o windows update voltou ao normal, assim como o adobe flash, cuja página de eliminação de cookies e tal também não abria corretamente, o mesmo para chats de web, conforme descobri investigando o que tava pegando.

    Enfim, agora consigo acessar tudo mais no normal, mas lá no panda continua ocorrendo o que falei, quando o IE pede o active x, você precisa clicar naquela faixinha abaixo da barra de endereços pra aceitar o controle active x, correto? Então, só que no meu IE ocorre o seguinte: aparece aquele balãozinho amarelho dizendo que preciso clicar na barrinha amarela e aceitar o controle active x pro panda poder ser instalado, mas acontece que essa opção de aceitar e esse balãozinho, tal, aparecem tão rápido, que mal dá pra ler o que tá escrito, quanto mais clicar e aceitar, entende? Ele já mal deixa exibir aquele aviso e já recarrega a página. Não seria alguma coisa no IE que esteja configurada pra nem deixar exibir a opção pra aceitar active x?

    Então, quanto à extensào pro Chrome, já tinha tentado também, mas lá informa que esse plug-in tá indisponível no momento, mas depois vou dar uma olhada novamente.

    Se souber onde posso verificar nas opções aqui do IE pra ver se ele não tá configurado pra recusar avisos sobre active x e puder me dar um toque, agradeço novamente.

    Valeu mesmo!

    Abração,

    Samuel

    PS: Vi que também é músico. Massa. Bora fazer um projeto? Hehe. Abs

    ResponderExcluir
  7. Agora consegui também acessar o IE TAB lá pro Chorme e instalá-lo facinho, só que não funciona, hehe, é brincadeira? Quando tento escanear, clicando em 'analisar agora' ele vai pra página que manda instalar o IE Tab de novo, como se nada tivesse sido instalado.

    ResponderExcluir
  8. Opa Samuel! Caraca cara que estranho hein!!! Não creio que seja algo configurado para impedir o active x não, pois senão aquele balãozinho nem apareceria rapidinho.

    Contudo, posso lhe recomendar procedimentos alternativos? Se puder, sugiria que você tentasse um outro scan:

    ESET NOD32
    http://www.seututorial.com/2010/11/eset-online-scanner-como-usar.html

    Kaspersky Rescue Disk (o mais recomendável, pois escaneia o sistema antes de o sistema iniciar)
    http://www.seututorial.com/2010/11/tutorial-kaspersky-rescue-disk-10.html

    Ou ComboFix (no caso desses problemas ser um vírus dos brabos)
    http://www.bleepingcomputer.com/combofix/pt/como-usar-o-combofix

    P.S.: quanto à música, eu arranho viu Samuel. Não sou nenhum Steve Vai e companhia. Mas um delém-delém na guitarra sai, hahaha.

    Grande abraço e obrigado pelos comentários parceiro!

    ResponderExcluir
  9. Hehe, mas un 'delém-delém' é tudo que é preciso pra fazer um som mesmo, hehehe.

    Então, conheço esses procedimentos alternativos e foi bom você mencioná-los, porque preciso ver certo isso mesmo, o plug-in pro Chrome deu certo e tá fazendo o scan, e até agora não pegou nada. Ou é vírus dos brabo mesmo ou tem alguma coisa c/ erro que tá causando aquela impossibilidade de aceitar o active x.

    Abraço, e valeu aí por tudo!

    Samuel

    ResponderExcluir
  10. E aí Samuel, pois é, um delém-delém é o suficiente. Mas no meu caso, é só pra diversão mesmo, hehehe.

    Que bom que o plugin do Chrome deu certo. Espero que o scan não tenha encontrado realmente nada, que seja apenas um problema com o Windows mesmo (que infelizmente é até comum né, rsrs).

    Eu que agradeço e boa sorte aí!

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Valeu mesmo, Marcelo!

    Encontrou sim, cara, pior que encontrou... Três trojans entre vários falsos-positivos, e agora tô aqui lutando contra um maldito BOBA.exe. Os trojans eram do tipo que ofereciam risco somente quando os programas que os continham fossem executados, o mais chato tá sendo esse vírus agora mesmo, rootkits enchem o saco...

    Valeu aí mesmo!

    Abraço,

    Samuel

    ResponderExcluir