Dicas, truques, tutoriais, reviews, promoções e informação

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Tutorial VirtualBox - Configurações e Utilização

O que acha de navegar sem medo na Internet? Poder executar qualquer programa ou arquivo sem receio? Até mesmo executar um vírus e brincar com ele? Tudo isso é possível com o intermédio de uma Máquina Virtual - MV (ou Virtual Machine - VM).

O que é uma Máquina Virtual e como funciona?  Você pode saber mais sobre este software lendo este artigo. Brevemente explicando, uma máquina virtual é um software de virtualização que permite a criação de um ambiente virtual isolado no PC. Dentro desse ambiente, é possível instalar quaisquer outros sistemas operacionais (como XP, Vista, 7, 8, Linux, Mac e etc). É um emulador de sistemas, onde você pode criar quantos sistemas operacionais desejar e utilizá-los como um segundo PC - um 'PC cobaia'!

O funcionamento de uma máquina virtual consiste em emular um outro SO virtual dentro do SO real. Contudo, qualquer atividade, perigosa ou não, pode ser realizada dentro de SO virtual sem que atinja o SO real. Isto é, seu PC real estará protegido e isolado de qualquer ação que ocorra dentro do ambiente virtual.

Hoje aprenderemos a trabalhar com a VM gratuita VirtualBox.

SUMÁRIO

Requisitos Mínimos
Compatibilidade
Download
Instalando o VirtualBox
Criando uma VM
Configurando a VM
Instalando o SO
Como Utilizar a VM
Como transferir arquivos entre as máquinas
Deixando a VM em Tela Cheia
Como Criar uma Snapshot
Como Fazer Backup das VMs




Requisitos Mínimos

  • 512 MB de memória RAM
  • 80 GB de HD
  • Processador 1.6 GHz
  • Ter o CD ou a ISO de instalação do SO que deseja colocar na VM


Compatibilidade

Windows
Linux
Solaris
Mac OS


Download



Instalação do VirtualBox

1. Depois de baixar o arquivo de instalação do programa, execute e inicie a instalação. Vá clicando em Next em todas as opções e prosseguindo normalmente.

2. Mensagens como essa abaixo aparecerão no decorrer da instalação. Sempre clique em Instalar.

como instalar o virtualbox 2013

OBS: Não se preocupe, o software não irá danificar o seu computador.

3. No final da instalação, a sua conexão com a Internet pode cair temporariamente e voltar rapidamente. Isso ocorre porque o VirtualBox instala os drivers de rede, os quais são necessários para que você possa aceder à Internet através do ambiente virtual.


Criando a Máquina Virtual no VirtualBox

Logo depois do fim da instalação, a interface principal do VirtualBox se abrirá.

como configurar o virtualbox 2013

1. Primeiramente, deveremos criar o ambiente virtual (o qual receberá o sistema operacional virtual).

2. Clique no botão Novo.

3. Na tela que será aberta, dê um nome à VM e escolha a plataforma e o sistema operacional que será instalado no ambiente.

criar maquina virtual no virtualbox 2013

No nosso tutorial utilizamos, como exemplo, o Windows 8. Mas você pode escolher o sistema operacional que quiser. Porém, para plataformas Unix e Mac OS o processo é diferente. 

4. Depois de escolher o sistema e dar um nome, clique em Próximo.

5. Na próxima tela, defina a quantidade de memória RAM que a VM terá e clique em Próximo. É importante ressaltar aqui que se você for instalar o Windows Vista, 7 ou 8, eles requerem uma configuração superior. Seria interessante dar uma olhada em releases que mostram os requisitos mínimos para a instalação destas versões do Windows, pois são mais pesadas do que as demais versões.

como colocar o windows no VirtualBox

Outro detalhe importante: defina a memória de acordo com a memória do seu computador real. Por exemplo, se seu PC possuir 2 GB de RAM, não defina 2 GB de RAM para a máquina virtual. Coloque, no máximo, metade de sua memória real para não deixar o PC ocioso quando abrir a VM.

6. Na sequência, marque a opção "Criar um disco rígido virtual agora" e clique em Criar.

tamanho do hd da maquina virtual

7. Na tela seguinte, selecione o item VDI (VirtualBox Disk Image) e clique em Próximo.

tipo de armazenamento disco rigido virtualbox

8. Agora teremos de decidir o tipo de armazenamento do HD virtual. Você verá essa tela abaixo.

windows 8 virtualbox 2013

Sugiro que você escolha "Dinamicamente alocado". Porém, deixo abaixo as características de ambas as opções, para que você decida o melhor para si.

Dinamicamente alocado => Escolhendo esta opção, o sistema operacional irá ocupar um espaço pequeno no HD e irá crescer dinamicamente até o tamanho especificado a medida em que o sistema operacional exigir mais espaço.

Tamanho Fixo => Escolhendo esta opção, o HD já será preenchido por completo com o tamanho que você definir logo após a criação da máquina.

Após escolher clique em Próximo.

9. Na tela seguinte, estipule o tamanho do disco rígido virtual e clique em Próximo. Lembrando que a opção configurada anteriormente se baseará na quantidade de HD disponibilizada aqui.

disco rigido do virtualbox 2013

Volto a ressaltar, defina um tamanho de disco virtual de acordo com o seu HD real. Por exemplo, se seu HD é de 80 GB, não estipule o mesmo tamanho para a máquina virtual.

Não aconselho deixar menos de 20 GB de espaço, especialmente se trata-se de SO's mais atuais.

10. Ao término, você verá a VM que acabou de criar na tela principal do VirtualBox.

como criar uma maquina virtual no virtualbox

como usar o virtualbox 2013 tutorial


Configurando a Máquina Virtual

Clique no botão Configurações da tela inicial do VirtualBox. A tela abaixo será exibida.

configuração do virtualbox

Nesta área você poderá realizar a configuração que julgar necessária para o funcionamento da sua VM. Entretanto, se pretende modificar o tamanho de memória e HD, isso deverá ser feito agora indo na opção Sistema. Depois de instalado o sistema, não é possível alterar essas especificações. Portanto, se quiser alterá-los, esta é a hora!

Não vou entrar em detalhes acerca de cada opção. Informarei apenas as configurações e opções ideais para que você tenha um ambiente estável e seguro.

1. Clique na guia Rede, ao lado esquerdo. E em "Conectado a" escolha a opção Placa em modo Bridge e clique em OK.

modo bridge virtualbox

Por quê? Com a placa de rede em modo bridge, o sistema virtual terá um IP distinto do seu IP nativo. Ou seja, a VM terá um IP próprio. Isso manterá seu PC seguro caso acesse conexões suspeitas ou perigosas. Se você escolher o modo NAT, a máquina virtual irá compartilhar do mesmo IP da máquina real.

Todavia, tenha em mente que, tanto Bridge quanto NAT, podem vir a oferecer riscos ao computador real (seja através de um bug no programa ou qualquer outra coisa mais complexa) -- embora seja algo raro de acontecer. No entanto, em modo Bridge a segurança, de fato, é maior.

2. Se você quiser compartilhar alguma pasta do sistema real com a máquina virtual, clique na guia Pastas Compartilhadas e adicione a pasta desejada.

qual é a melhro máquina virtual

3. Na guia Monitor você pode configurar as opções do monitor, memória de vídeo, aceleração 3D, entre outras coisas.

tutorial virtualbox 2013 completo

Por experiência própria, recomendo que você altere a memória de vídeo somente se você possui uma placa de vídeo offboard.

4. Na guia Sistema você pode definir a ordem de boot, recursos do processador virtual e etc.

boot da maquina virtual virtualbox bios

5. Depois de realizar todas as modificações e definições desejadas, dê um OK para voltar à tela principal do VirtualBox.


Instalando o Windows no VirtualBox

A instalação do Windows na VM é similar a uma instalação real. Mas a parte interessante é que você pode instalar diretamente via uma imagem ISO.
Eu não vou mostrar como instalar o sistema, pois também varia de SO para SO. Vou mostrar apenas a preparação para iniciar a instalação.

1. Insira o CD do Windows no drive de CD-ROM do seu computador, ou, se for uma ISO, deixe-a no desktop para facilitar.

2. Inicie a VM. A janelinha abaixo será mostrada. Se for um CD/DVD, aponte para a unidade do seu drive de CD. Se for uma ISO ou DMG (Mac OS X), clique na pastinha ao lado e selecione a respectiva imagem. Clique em Iniciar para começar.

como instalar o windows no virtual box 2013

3. Se porventura a pop-up não abrir, clique no menu Dispositivos > Dispositivos de CD/DVD. Selecione "Drive do Hospedeiro" se for uma mídia, e "Selecione um arquivo de CD/DVD virtual" se estiver trabalhando com uma ISO.

instalar mac no virtualbox 2013

4. Então reinicialize a VM clicando em Máquina > Reinicializar.

how to use virtualbox

5. O VirtualBox irá reiniciar a máquina e logo o processo de instalação do SO terá início.

Qualquer problema ou dúvida a respeito da instalação, é só postar nos comentários que tentarei ajudá-lo com o maior prazer! :)


Como Utilizar o VirtualBox

Depois de instalar o SO no VirtualBox, você estará visualizando o sistema virtual em uma pequena janela.

tutorial completo do virtualbox

Pronto! Agora é só utilizar o programa normalmente. Pode conectar-se à Internet, baixar seus softwares favoritos, acessar qualquer site. O seu sistema real não será afetado por nenhuma modificação ou configuração que você realizar no sistema virtual.

windows 8 sem internet virtualbox 2013

Quando você der um clique dentro da tela do sistema virtual, perceberá que o mouse ficará movimentando-se apenas dentro da tela virtual.

Para sair de dentro da tela do VirtualBox aperte a tecla CTRL do lado direito do teclado. O CTRL do lado esquerdo não funcionará.


Compartilhando Arquivos no VirtualBox

É possível transferir um arquivo da máquina virtual para a real e vice-versa. Porém, cuidado! Se o ambiente virtual estiver contaminado, dependendo da infecção, o malware pode pegar 'carona' nessa transferência e você acabar infectando o sistema host.

Sugiro que crie uma pasta de fácil acesso no desktop do computador real, e coloque todos os arquivos que deseja compartilhar dentro dela. Se a transferência vai ser feita da virtual para a real, crie apenas uma pasta vazia no desktop real. Isso vai facilitar!

OBS: O procedimento aplica-se à transferências de Windows para Windows.

1 - Abra o ambiente virtual com o Windows.
2 - Na janela do VirtualBox, clique na opção Dispositivos > Pastas Compartilhadas.
3 - Na lateral direita da janelinha que abriu, clique no botão compartilhar arquivos virtualbox - pc real ou aperte a tecla Insert.
4 - No item "Caminho da Pasta" selecione Outro no menu. Após isso, escolha a pasta que deseja compartilhar.
5 - Marque a opção "Tornar Permanente" e clique em OK nas duas janelas.
6 - Execute o prompt de comando do Windows virtual.
7 - Digite o comando a seguir e prima ENTER: net use z: \\vboxsvr\nome-da-pasta (clique aqui pra copiar o comando). Para colar no prompt, clique com o direito na janela dele e escolha 'Colar'.
8 - Altere a parte "nome-da-pasta" pelo nome da pasta que está sendo compartilhada - aquela que você criou no desktop.

Por exemplo: net use z: \\vboxsvr\Games

9 - Se o Windows virtual for o 7 ou 8, feche o prompt e reinicie o ambiente virtual. Se for XP não precisa.
10 - Agora acesse a raiz (C:\) do Windows virtual e observe que a pasta compartilhada estará presente como unidade lá.
11 - Pronto! Todos os arquivos que estiverem presentes nessa unidade estarão sendo compartilhados de uma máquina para outra. Portanto, basta mover o arquivo para a pasta (se for do real para o virtual, é só colocar os arquivos dentro daquela pasta criada no desktop)

Para desfazer o compartilhamento, siga os passos 1 e 2. Chegando na janelinha, delete o caminho da pasta compartilhada.


Como Aumentar a Tela do VirtualBox

Não há como maximizar a tela do VirtualBox clicando no botão maximize da janela.

Para aumentar a tela do VirtualBox e fazer com que o mouse fique livre -- sem a necessidade de apertar Ctrl toda hora para voltar ao sistema real -- será necessário instalar um complemento chamado Adicionais para Convidado.

Com o ambiente virtual aberto, clique no menu Dispositivos > Instalar Adicionais para Convidado.

adicionais para convidado virtualbox

Instale o complemento normalmente seguindo o assistente.

com aumentar a janela do virtualbox mouse livre

Após a instalação do complemento, reinicie o sistema virtual e pronto. Quando o sistema iniciar novamente, clique no botão maximizar da janela do VirtualBox (duas vezes se for preciso). Agora a tela do SO ficará em fullscreen no VirtualBox, e você não precisará mais teclar CTRL para sair da janela.

NOTA: No caso Windows 8, talvez voce não consiga instalar o Adicionais. Porém, há um método alternativo no qual usamos um comando via prompt para expandir a tela no Win8. Portanto, se não conseguir instalar o Adicionais no novo SO da Microsoft, faça um comentário que eu lhe ajudo.


Como Criar uma Snapshot  no VirtualBox

Antes de realizar qualquer atividade no ambiente, recomendo que você crie uma snapshot do estado atual do sistema. Isso será útil para que você possa restaurar o sistema para este estado limpo se caso algum vírus infectar a máquina, ou algo que prejudique o andamento do sistema.

Com a snapshot você não precisa formatar o SO toda vez que ele for danificado. Bastará restaurar a snapshot, e em menos de segundos você terá o Windows clean de novo.

1. Com a VM aberta, clique no menu Máquina > Criar Snapshots .

como criar snapshot no virtualbox

2. Dê um nome para a snapshot e insira uma descrição se quiser. Depois clique em OK e a snapshot já estará criada.

snapshot virtualbox

3. Quando quiser restaurar a snapshot mais tarde, clique no X para fechar a janela da VM. Na janelinha que aparecerá, marque a opção Restaurar o snapshot e dê um OK.

como restaurar snapshot no virtualbox

4. Aguarde a máquina ser restaurada e já pode utilizá-la novamente.


Clonando as VMs

Se estiver prestes a formatar seu PC real, ou instalar suas VMs em outro computador, é possível cloná-las. Com isso, você estará isento da tarefa de ter que reinstalar tudo de novo.

1. Feche todas as VMs que estiverem abertas, e deixe somente o VirtualBox aberto.

2. Clique em Arquivo > Exportar Appliance.

backup máquina virtual virtualbox 2013


3. Selecione a VM que deseja exportar (faça com uma de cada vez) e clique em Próximo.

4. Vá seguindo as orientações de assistente de exportação e guarde o arquivo que ele irá gerar. O arquivo certamente ficará grande, dependendo do SO.

5. Para importar a VM em outro PC ou no PC pós-formatado, faça o mesmo procedimento do segundo passo. Mas, dessa vez, escolha Importar Appliance e selecione o arquivo exportado anteriormente,


Conclusão Final

Uma máquina virtual como o VirtualBox é um excelente ambiente para testes com softwares, malwares, vírus e sites suspeitos. Se você pretende realizar tarefas cujas podem vir a comprometer um sistema, a melhor coisa a fazer é utilizar uma VM mesmo.

Contudo, você pode navegar pela web tranquilamente, alterar as coisas no SO à vontade ou qualquer outra coisa, que não terá efeito algum em seu sistema real.

Qualquer dúvida ou problema é só postar nos comentários!

222 comentários:

  1. E as entradas USB? Como habilita?

    ResponderExcluir
  2. Como faço para instalar um programa dentro da minha máquina virtual?

    ResponderExcluir
  3. Basta baixar o programa através da máquina virtual, amigo.

    Máquina virtual é como um PC normal. Inicie o navegador da máquina virtual e baixe o seu aplicativo normalmente. Depois instale-o!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. USB: dispositivos> dispositivos usb

    selecione e ativo o driver.
    veja figura 14 ou 18.

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcelo,Você poderia ensinar como deixar o Ubuntu 11.04 em tela cheia. Instalei os Adicionais para Convidado,apareceu uma imagem de um cd e nada a tela continuo do mesmo jeito. tudo pra linux e difícil!

    ResponderExcluir
  6. Eu posso instalar o sistema operacional emulando uma imagem no formato " ISO " ou só é possível com o cd?

    ResponderExcluir
  7. Olá Felipe, seja bem-vindo!
    Estou sem o Ubuntu aqui atualmente. Então tive de pesquisar para você. Encontrei este tópico (em inglês), que foi resolvido. Veja se lhe ajuda também.

    http://forums.virtualbox.org/viewtopic.php?f=2&t=22289


    Olá Dário
    Que eu saiba, não é possível instalar um SO emulando a imagem na máquina virtual. Já tentei fazer isso uma vez e não tive sucesso algum. A MV não reconhece a imagem emulada.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marcelo, apenas para fins de Conhecimento. O Virtual Box reconhece sim imagens Emuladas. Já instalei o Windows XP e o Ubuntu 12.04 atrves de ISOs. Ele não vê diferença entre Driver real(D:) e virtual (E:)(F:)(G:). É tudo driver!

      Excluir
    2. é pessoal,dá sim instalar com imagem ISO, fiz isso a dois dias atrás e instalei o win 8

      Excluir
  8. Bom, procurei bastante em muitos sites sobre virtualbox. Achei este tutorial e ele me ajudou especificamente es três pontos: Placa de Rede, Snapshot e Adicionais para SO Convidado. Gostaria de parabenizar por este tutorial. Tks! :D

    ResponderExcluir
  9. É possivel sim instalar diretamente de uma imagem no pc,demorei mais consegui....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor... Mostre o caminho das pedras. Tb tentei instalar de uma imagem do meu Note e não consegui.

      Excluir
    2. 1. Abra o VirtualBox e inicialize a máquina criada.
      2. No topo da janela clique em Dispositivos de CD/DVD > Selecione um arquivo de CD/DVD virtual.
      3. Escolha o arquivo da imagem (ISO) e pronto.

      Excluir
  10. tenho o windows XP na máquina virtual e ele paroou de funcionar, tem como restaurar ele com o CD do windows ou perdi tudo o que tinha instalado na máquina virtual?

    ResponderExcluir
  11. tenho o XP instlaado na máquina virtual e ele parou de funcionar, tem como restaurar ele de alguma forma ou perdi tudo o que tinha dentro da máquina virtual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parou de funcionar como? A máquina emite alguma mensagem de erro? Geralmente, nestas situações, não há como restaurar. Só formatando mesmo!

      Excluir
  12. Como eu instalo o windows xp 64bits no virtualbox?

    ResponderExcluir
  13. Ué meu amigo, instalando normalmente! Insira o CD, configure o VB para dar boot pelo CD e instale.

    ResponderExcluir
  14. manos tem como intalar o windows xp na mv sem cd ?

    ResponderExcluir
  15. Se você tiver a ISO de instalação do XP pode.

    ResponderExcluir
  16. legal seu tutorial... ja uso o virtual box a um tempo. meu primo me pediu p eu ensinar ele a instalar. mais como n tenho paciencia. seu tutorial vai quebrar moh galhao. rsrs

    ResponderExcluir
  17. Opa, valeu amigo. Espero que ajude mesmo. Qualquer dúvidas estamos aí.
    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Muito bom seu tutorial! Mas, venho encontrando um problema: ao utlizar a rede em modo bridge o ip das duas máquinas permanece o mesmo.
    Uso roteador, gostaria de saber se tem alguma solução para que os IPs fiquem diferentes.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  19. Olá Anderson, seja bem-vindo!

    Amigo, este é um problema que está incomodando muita gente. Alguns utilizadores de máquinas virtuais que utilizam roteador, estão reclamando deste mesmo empecilho mencionado por ti. Inclusive, eu mesmo passo por isso também.

    Com a placa em modo bridge, um IP distinto do IP do host deveria ser distribuído à MV automaticamente. Já tentei mexer nas configurações do meu roteador para ver se descobria algo, mas nada!

    Mandei um e-mail para o suporte do VirtualBox e do VMware (máquina virtual que utilizo também), e nada deles me responderem.

    Se eu conseguir encontrar alguma solução quanto a isso, atualizarei imediatamente o tópico acrescentando os detalhes. Peço que, caso descubra também, não hesite em me informar, por gentileza.

    Agradeço sua visita e seu comentário.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no modo brigde eu coloquei o IP manualmente e funcionou.

      Phil

      Excluir
  20. Obrigado pela atenção!E resposta rápida!

    Então, a única maneira que consegui para utilizar um ip diferente foi usando o T.O.R, mas não sei se é seguro para netbanking e etc.
    Fora este método, não consegui também!
    Tomara que alguém consiga algo!Vou pesquisar, quem sabe!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  21. Opa Anderson, obrigado pelo feedback!

    Quanto ao netbanking, você pode utiliá-lo com a MV pura mesmo, sem o T.O.R. O perigo de usar um IP compartilhado fica mais por conta de baixar alguma infecção ou acessar algum website comprometido. Mas para netbanking não há riscos, a não ser que você acesse uma página fraudulenta do banco.

    No entanto, o T.O.R. infelizmente não vai evitar uma contaminação via compartilhamento de IP. Mesmo utilizando-o, muito cuidado!

    Estou pesquisando todo dia aqui para ver se encontro solução. Qualquer novidade eu posto.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  22. Fala amigo,
    O meu windows XP corrompeu um arquivo do system, tem como reparar?

    ResponderExcluir
  23. Olá,

    Se você tiver o CD ou a ISO do Windows, basta dar o boot com um deles e, em vez de selecionar formatar, você seleciona Reparar no menu.

    Caso você tenha criado uma snapshot com o VirtualBox também basta restaurá-la.

    Do contrário, talvez com uma distribuição LiveCD do Linux você consiga, mas é um passo mais complexo.

    Fora estes métodos, desconheço qualquer chance de reparação!

    ResponderExcluir
  24. Perfeito! Ficarei "ligado aqui" para qualquer novidade!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  25. Anderson, não sei se você notou amigo, mas mesmo com o IP compartilhado, a máquina real não reconhece as conexões feitas na MV, já reparou nisso?

    Só para lhe apresentar um exemplo: com a MV em modo bridge, baixe o arquivo EICAR no site abaixo (trata-se de um simulador de vírus, mas não é vírus, é apenas um arquivo de teste).

    http://eicar.org/86-0-Intended-use.html

    Veja se o antivirus da sua máquina real irá interceptar o arquivo. Após isso, realize este mesmo teste em sua máquina real e observe que o antivirus identificará.

    Pelo que pude perceber, mesmo com o IP compartilhado, a conexão não está interferindo no sistema host. Porém, é extremamente desconfortável saber que ambas as máquinas estão compartilhando do mesmo IP!

    De qualquer forma, estão em constante pesquisa.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  26. Opa, desculpe pela demora!!!

    Realizei o teste que vc disse, e realmente, não há reconhecimento do vírus na máquina virtual!
    Como os IPs podem ser os mesmos, mas sem existir "compartilhamento" de dados? A placa de rede virtual atua como um host, porém sem alterar o IP??

    Ah, tenho outra pergunta
    Na configuração da máquina virtual, em compartilhamento de pastas, na aba Geral > Avançado > "Área de Transferência compartilhada", tem algum risco em colocar a opção de compartilhamento "bi-direcional"? Há o risco de algum vírus afetar a máquina virtual e infectar o Host através desta pasta, ou vice-versa?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  27. Anderson, estranho né? Até hoje me pergunto como isso é possível... inclusive, já fiz vários testes de penetração com as várias samples de malwares reais que tenho aqui, e nenhuma das infecções afetou a máquina host (mesmo com o IP compartilhado).

    Quanto ao compartilhamento bi-direcional, não vejo riscos significativos, a não ser que algum bug possibilite algum ataque. Sempre usei esta opção para manter o texto copiado entre as máquinas no clipboard. Claro que riscos podem existir sim, afinal, o universo sombrio dos malwares é sempre imprevisível! Mas acredito que não haja tanto perigo assim.

    Abraços e obrigado pelo feedback!

    ResponderExcluir
  28. Vai entender... XD

    Abraços!

    ResponderExcluir
  29. Tentei estala windows 8, mas qando entro no virtual.ele abre tudo,mais fica pedido pra reinicia
    da um erro ajda

    ResponderExcluir
  30. Excelente !!!!! Parabéns

    ResponderExcluir
  31. Ola,baixei e instalei o virtual box no meu mac,e quero instala o windows xp,quando eu coloco o CD e clico em Inicar no virtual box aparece essa mensagem:
    Falha ao abrir uma sessao para a maquina virtual windows
    Failed to load VMMR0.r0(VERR_SUPLIB-WORLD_WRITABLE)

    ResponderExcluir
  32. Muito bom!!! Descobri seu tuto por acaso. Não conhecia MV. Formatei o computador e já estava me conformando de não rodar mais os games que precisam do XP porque instalei o Seven Ultimate. Então só para confirmar...posso jogar na Máquina Virtual? Muito Obrigada. Tá nos meus favoritos.

    ResponderExcluir
  33. Lana, você pode fazer o que quiser na MV. Porém, quanto a jogos, tudo vai depender da configuração que você deixou na MV. Por exemplo, se você quer rodar um jogo que exige uma configuração pesada, a configuração que você colocou na MV deve corresponder aos requisitos do jogo.

    Mas, a princípio, pode rodar normalmente.

    ResponderExcluir
  34. Obrigada por responder tão rápido.Eu formatei porque fiz um up em toda a máquina e não aprovei o processador e trocarei ele de novo, então será formatado de novo e quando voltar é que criarei a MV. Aí se tiver alguma dúvida voltarei a te incomodar...rsrsrsrs. Ainda estou fazendo outros testes.Quanto a configuração eu entendi. Ótimo o seu tutorial. Vou adicionar o G+1 pra vc.Abraço e até mais.

    ResponderExcluir
  35. Lana, não é incômodo algum. Sinta-se sempre a vontade para perguntar, criticar ou tirar dúvidas aqui.

    Obrigado pela visita e compartilhamento. Volte sempre que puder e quiser.

    Abraços e ótima semana para você!

    ResponderExcluir
  36. Obrigada e boa semana pra vc também. Até mais.

    ResponderExcluir
  37. Olá sobre compartilhamento de pasta real com a virtual
    fiz tudo conforme descrito mais nao consegui fazer o compartilhamento acusa que ha um compartilhamento mais nao consigo visualiza-lo como faço para resolver esse problema. sendo que ja instalei e desistalei o programa e nao resolveu.

    ResponderExcluir
  38. Olá,

    Agora mudou. Para compartilhar arquivos entre a MV e o host, você deve ativar o compartilhamento pelo VirtualBox e digitar o seguinte comando abaixo no prompt de comando da MV:

    net use z: \\vboxsvr\nomedoarquivo

    Em "nomedoarquivo" você deverá colocar o nome da pasta ou do arquivo que será compartilhado entre ambas as máquinas.

    Abraços

    ResponderExcluir
  39. Nossa, seu tutorial é realmente muito bom. Simples e direto.
    Estou com um problema e gostaria de saber se vc pode me ajudar.
    Eu uso muito o MSN no VB com Windows XP que instalei no meu MAC. O microfone estava funcionando normalmente, até que parou de funcionar. Já tentei de tudo mas não consigo fazer ele voltar a funcioar.
    Eu consigo ouvir normalmente as outras pessoas, mas elas não me ouvem. Quando vou em Painel de Controle no XP e clico nas configuraçòes de áudio, ele não encontra o microfone e na janelinha de volumes ele aparece ticado e não consigo desmarcar esta opção.
    Pode me ajudar? Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentando auxilia-la nesse problema de Som, posso dizer que já passei por isso(inclusive tentando instalar o IBM Via Voice TBM) e o que se passa é que nas Configurações da sua Maquina Virtual(No painel principal do programa ou na Tela da maquina virtual) voces devem selecionar
      AUDIO como:
      Driver do Hospedeiro: Windows Direct Sound
      Controladora: ICH AC 97
      Esses comandos usam os Drives da maquina real não precisando instalar mais nada(caso não funcione, o problema é realmente no PC Real!)
      Agora reinicie a maquina Virtual e é quase certo que dará Certo! Abraços e respondam se funcionou!

      Excluir
  40. Olah Marcelo! primeiramente quero dar os PARABENS pelo tutorial, foi um achado mesmo! =))
    Gostaria de sua ajuda, instalei o VirtualBox, meu SO eh XP, segui a risca TODOS os tutoriais que achei, inclusive o seu (O MELHOR), mãasss, não consegui de forma alguma configurar a rede em modo Bridge, não conecta mesmo, (conexão nula ou limitada), jah tentei vários procedimentos e "neca de pitibiriba!!".. vc pode me ajudar? existe uma luz no fim do túnel??

    Um abraço, Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Soow, veja bem, este é um problema que pode ocorrer mesmo. Ainda não sei a causa, mas no meu computador antigo a rede bridge também não realizava a conexão com a Internet, já em meu PC atual ela conecta normalmente. Acredito que seja algo relacionado ao tipo de conexão que você utiliza ou com o sistema host, mas não tenho certeza.

      Na época eu pesquisei sobre o problema no próprio fórum do VirtualBox -- percebi que muitos lá estavam com este problema -- porém, não encontrei solução eficaz. Realmente não sei como ajudar.

      Abraços

      Excluir
    2. Caro Colega Use em Modo NAT que ele se conectará automaticamente!

      Excluir
  41. aah!! hunf... mesmo assim MUITO OBRIGADA por responder, achei legal isso, além de tudo vc eh simpático e muito solicito!! SUCESSO SEMPRE!!! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Soow, muito obrigado pelo elogio. Se eu descobrir como corrigir isso, pode ter certeza que atualizarei o artigo.
      Volte ao blog sempre que quiser, será muito bem-vinda!
      Abraços

      Excluir
  42. Primeiramente obrigado pelo tutorial, esclareceu muito coisa acerca do funcionamento.

    Aqui instalei o Windows 8 com sucesso, mas a tela 4:3 estava me incomodando, então realizei o procedimento de "Instalar Adicionais para Convidado", a imagem corrigiu ficando na tela toda em 16:9, porém notei que a tela inicial (que mostra o relógio) passou a demorar mais de 1 minuto para exibir a tela de escolha de usuário. Dentro do menu "Metro" não funciona direito como se parasse de responder a cada 5 segundos.

    Usei a opção desinstalar dentro do próprio W8 e tudo voltou ao normal, incluindo a tela 4:3, com exceção da demora para tela inicial.

    ResponderExcluir
  43. eu formatei vm e dvd foi pro brejo ele abre + não le nada ele é novo

    ResponderExcluir
  44. Sensacional o seu site. Sobre a VM, trabalho numa empresa que tem muitos sites bloqueados. Voce saberia dizer se conseguindo instalar a VM, conseguirei acessar esses sites, msn, etc? Grato. Parabens pelo site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo, não tenho certeza, mas acho que não tem jeito. Pode até ser que em modo bridge, talvez, você consiga burlar a restrição em questão. Porém, um conselho de amigo: tome cuidado com a instalação de uma VM em um PC corporativo. Este tipo de software modifica informações importantes no sistema. Se alguém da área de TI descobre isso, sua situação ficará complicada.

      De qualquer maneira, boa sorte!
      Abraços

      Excluir
  45. Boa noite,exelente tutorial eu estou com uma duvida eu coloquei uma placa que só tem drive para o xp e na minha maquina virtual com o xp não é reconhecida tem como fazer ele aceitar a placa.
    em outro hd com o xp normal funciona bem a placa.

    abraços Euclides

    ResponderExcluir
  46. Parabens pelo tutorial, mas ainda tenho 2 d~uvidas. Preciso utilizar um sistema de seguranca no meu winxp instalado...(firewall e anti virus)- outra duvida eh que estou precisando gravar um cd.dvd mas nao enxergo o drive D, o que normalmente eh que usamos para cds e dvds. Como fazer para criar ou tem alguma outra maneira. Desculpe a acentuacao mas meu teclado do Mac no ambiente Windows nao descobri ainda os acentos heheheh. Obrigado desde ja. Fernando Rojas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rojas,

      Antivirus nem sempre é necessário em uma MV, pois ela estará isolada do seu sistema real. Firewall já é algo que eu recomendo instalar sim. Porém, os dois são mais instalados quando o usuário quer testar este tipo de software, vírus, malwares, e etc. Se quiser, pode instalar os dois, mas o que eu quero dizer é que não é obrigatório ou necessário, se você configurou a MV como bridge. Eu, por exemplo, não uso nenhum dos 2 em nenhuma MV que tenho aqui.

      Para que você enxergue o drive de CD/DVD na MV você deve criar o disco virtual dessa unidade. Para isso, inicie o sistema virtual e, na parte superior da janela, clique em Dispositivos > Dispositivos de CD/DVD > Drive do Hospedeiro 'D:'. Então o drive D surgirá no disco local de seu sistema virtual.

      Abraços

      Excluir
    2. oi, sobre os acentos, te adianto que é só trocar o idioma do teclado para ABNT 2

      Excluir
  47. Muito Bacana o seu Tutorial, Parabéns!

    Carlos

    ResponderExcluir
  48. Olá Marcelo. Obrigado pelo tutorial e pela simpatia em responder às perguntas. Eu tenho uma dúvida que não consigo resolver. Como compartilhar uma pasta entre a VM e o hospedeiro? Tenho a pasta configurada, e a troca nos dois sentidos, mas como faço agora para trocar ficheiros dessa pasta nos dois sentidos? Na VM não vejo a pasta em lugar nenhum, apenas no hospedeiro. Pode explicar me pormenor como se faz essa troca?
    Obrigado pela resposta que der. E obrigado tambem por toda a simpatia e disposição ao nosso serviço. Você é demais, como dizem os brasileiros.. :) (sou português)
    Nando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Fernando,

      Prazer em receber nossos primos lusos aqui no blog. Seja bem-vindo!

      Bom, Fernando, o processo de compartilhar arquivos entre a VM e o host é um pouquinho diferente. Abaixo deixo o passo a passo do que fazer para que ambas as máquinas compartilhem arquivos entre si.

      1 - Abra seu ambiente virtual.
      2 - Na parte superior da janela do VirtualBox, clique em Dispositivos > Pastas Compartilhadas.
      3. Na janelinha que se abre, clique no botãozinho com sinal de "+", à direita, e escolha a pasta que deseja compartilhar. Em seguida, dê um nome para a pasta no campo "Nome da pasta".
      4 - Marque a opção "Tornar Permanente" e dê um OK em ambas as janelinhas.
      5 - No ambiente virtual ainda, rode o prompt de comando do Windows.
      6 - Digite o comando abaixo:

      net use z: \\vboxsvr\nomedapasta

      Observação: No comando acima, troque o "nomedapasta" pelo nome que você deu para a pasta compartilhada, mencionada no passo3.

      7 - Tecle Enter.

      Um drive virtual será criado na raiz do disco rígido do seu ambiente virtual. Basta mover os arquivos para esta pasta para compartilhar com o host. E no caso do host, mova os arquivos para a pasta em questão do seu host.

      Lembrando que, se você estiver virtualizando o Windows 7 na VM, será necessário reiniciar o sistema virtual para que a alteração tenha efeito. Se for o Windows XP, a pasta é criada na mesma hora (não há necessidade de reiniciar).

      Grande abraço para você e todos os amigos portugueses, Fernando.

      Excluir
  49. Caro Marcelo. Show de bola teu blog. Estou iniciando agora com máquina virtual. Muito em breve voltarei para conversarmos mais. Um grande abraço. Cláudio Barbosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudio,

      Beleza. Tenho certeza que você vai gostar, visando os benefícios que a VM nos traz.

      Qualquer coisa estamos aí.
      Abraços

      Excluir
  50. Marcelo estava pesquisando sobre algo relacionado a maquina virtual e encontrei seu tutorial que por ventura é muito bom.
    Estou com um problema quanto a instalar o microfone. Não consigo instalar nenhum drive de som, pois todos que tentei da erro, tipo o idt hda. Queria muito qu eo microfone funcionasse mas nao consegui e quero instalar o IBM Viavoice 9, que so da certo no xp. O audio do xp ta tudo ok, consigo instalar o prograna tudo normal. O grande problema é quanto ao microfone, que no meu siostema real funciona blz.
    Agradeceri amuito se puder me ajudar, claro se tiver ao seu alcance. VLw.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria,

      Infelizmente esse problema de som é um grande empecilho em uma máquina virtual. O som geralmente é reconhecido automaticamente quando criamos o ambiente virtual, uma vez que ele reconhece os dispositivos da máquina real para isso. Tenho o mesmissimo problema em meu XP virtual, porém, até hoje não encontrei solução!

      O som do player e da internet saem normalmente em sua máquina virtual?

      Abraços

      Excluir
    2. Cara Maria e marcelo, tentando auxilia-los nesse problema de Som, posso dizer que já passei por isso(inclusive tentando instalar o IBM Via Voice TBM) e o que se passa é que nas Configurações da sua Maquina Virtual(No painel principal do programa ou na Tela da maquina virtual) voces devem selecionar
      AUDIO como:
      Driver do Hospedeiro: Windows Direct Sound
      Controladora: ICH AC 97
      Esses comandos usam os Drives da maquina real não precisando instalar mais nada(caso não funcione, o problema é realmente no PC Real!)
      Agora reinicie a maquina Virtual e é quase certo que dará Certo! Abraços e respondam se funcionou!

      Excluir
  51. Olá Marcelo.
    Já consegui, obrigado pela dica, e por todo o trabalho em responder. Desejo-lhe muitas felicidades. Continue sempre assim e muita sorte para este seu simpático site.
    Um abraço meu e em nome de todos os portugueses.
    Fernando Martins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza Fernando. Que bom que conseguiu.
      Volte sempre que puder!
      Grande abraço a todos os colegas portugueses.

      Excluir
  52. Ola Marcelo.
    Obrigado pelas explicações. Já consegui.
    Muitas felicidades para o seu site e, claro, tambem para a sua vida pessoal.
    Um abraço meu e em nome de todos os portugueses.
    Nando

    ResponderExcluir
  53. Olá Marcelo
    Muito bom seu tuto.
    Fiz tudo direitinho, parecia que tudo estava correndo bem, mas o curioso do meu maridão mexeu e desconfigurou alguma coisa, por que agora o meu som na Máquina virtual, não está mais funcionado. Meu sistema é o Win7
    e eu coloquei o XP. Será que você poderia me orientar como resolver esse problema?
    Me desculpe, pelo desconhecimento do assunto. Tenho um pouco de dificuldade pois comecei tem pouco tempo, e já sou uma vovozinha de 65 anos, mas tenho muita vontade de aprender.
    Se puder me ajudar, agradeço muito
    Um abraço
    Maria José

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria José,

      Veja bem, aprendizado não tem idade. Todos nós, independente da idade, aprendemos a cada dia que passa. Portanto, não se incomode em perguntar ou tirar dúvidas!

      Bem, já verificou o sistema de áudio da máquina? Às vezes seu marido pode ter mutado o som, sem perceber. Se estiver tudo certo, dê uma verificada se o driver de áudio da máquina está ok.

      Abraços

      Excluir
    2. Cara Maria e marcelo, tentando auxilia-los nesse problema de Som, posso dizer que já passei por isso(inclusive tentando instalar o IBM Via Voice TBM) e o que se passa é que nas Configurações da sua Maquina Virtual(No painel principal do programa ou na Tela da maquina virtual) voces devem selecionar
      AUDIO como:
      Driver do Hospedeiro: Windows Direct Sound
      Controladora: ICH AC 97
      Esses comandos usam os Drives da maquina real não precisando instalar mais nada(caso não funcione, o problema é realmente no PC Real!)
      Agora reinicie a maquina Virtual e é quase certo que dará Certo! Abraços e respondam se funcionou!

      Excluir
    3. Caro amigo, somente a colega Maria está com o problema em questão. Eu apenas estou tentando ajudá-la.

      De qualquer forma, agradeço a sugestão.

      Excluir
  54. Olá meus anjos
    Primeiro, agradeço todo carinho e atenção de todos; vocês são uns amores!
    Vim agradecer a ajuda que me deram, consegui resolver o meu problema do som na máquina virtual, mas agora é o teclado que não funciona, lembrando que minha máquina física tem o Win 7 e a virtual o Win XP
    O que será que estou fazendo de errado?
    Se puderem me ajudar nisso também, ficarei ainda mais grata.
    Por favor, perdoem tanta amolação.
    Um abraço carinhoso a todos vocês.
    Maria José

    ResponderExcluir
  55. Olá meus anjo da guarda!
    Acho que agora fui eu quem fiz alguma besteira e das piores.
    Minha pasta de compartinhamento não estava mais aparecendo no XP, então fui tentar fazer algo para que ela voltasse, mas danei toda! Agora o XP não entra por nada.
    Entra uma tela preta, que diz:
    FATAL: NO BOOTABLE MEDIUM FOUND! SYSTEM HALTED.
    E Agora, o que faço? Não sei nem como desinstalar para reinstalar.
    Nossa! Estou toda enroladinha.
    Me perdoem tamanha amolação.
    Desde já agradeço.
    Abraços
    Maria José

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria José,

      Dê uma olhada no vídeo do link abaixo e veja se ajuda.

      http://www.youtube.com/watch?v=n9sDfUXsXjo

      É uma possível solução para o problema que está enfrentando.
      Ajudando ou não, volte para nos informar, por gentileza.

      Abraços

      Excluir
  56. Boa tarde! Gostaria de saber como posso desinstalar o driver do Virtual Box bridged networking! Se puder ajudar, agradeço

    ResponderExcluir
  57. Como faço para expandir a memória da máquina virtual? a minha memória esta de 8 gb, mas preciso instalar um programa e preciso de mais espaço. Aguardo.

    Gabriel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma vez configurada ao criar a máquina, não há como expandir o tamanho tanto do HD quanto da memória.

      Excluir
    2. Muito obrigado! Sua resposta vai me ajudar! Abraço.

      Gabriel.

      Excluir
  58. Meus amigos eu instalei o MV no meu computador, agora quero usar um programa que esta no host mas pela VM como devo proceder para colocar um atalho do programa instalado no host na maquina virtual?

    ResponderExcluir
  59. O modo XP do Windows funciona da mesma forma?

    ResponderExcluir
  60. Estamos querendo implementar o seguinte projeto: instalar o W2008 num servidor de 16 GB RAM, e neste, instalar várias VM com W7. Cada VM será acessada por um Thin Client.
    Para não ficar instalando vários W7, qual seria a melhor opção para usar uma das VMs como modelo e, a partir desta, rapidamente "clonar" um outra VM. Agradeço antecipadamente a atenção dispensada.
    Sérgio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sergio,

      Na verdade, você mesmo já mencionou a opção mais viável: clonar uma das VMs e instalar nas novas. Para isso, após instalar uma VM com o W7, feche a janela do ambiente criado. Volte ao painel do VirtualBox, o qual lista as VMs instaladas, e clique com o direito do mouse sobre essa VM W7 recém-criada.

      Selecione a opção "Clonar" ou pressione Ctrl + O e dê prosseguimento na clonagem. Em seguida, faça o mesmo com as demais VMs que terão o W7 como guest.

      Abraços

      Excluir
  61. É aquele ditado né marcelo: "Quando a esmola é demais, o santo desconfia" nada é perfeito xDD hehe
    Então quer dizer que usando roteador, não é recomendável abusar dos prazeres que o VM pode proporcionar?
    Hora ou outra a gente precisa baixar: aquele programa* e enche o saco ficar procurando fontes aparentimente confiáveis xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, não entendi seu questionamento a respeito do roteador! É possível abusar da VM com ou sem roteador. Se você disse isso com base no caso do Anderson, embora o IP possa ser igual em ambas as máquinas, nada acontece no host se, por ventura, você baixar "aquele" programa. Uso roteador aqui, faço testes com malwares (das mais de 40 samples que tenho aqui) e nunca tive problema no host :)

      Enfim... usar uma VM é aumentar em 90% a segurança do seu sistema principal. Só não digo 100% porque todo software, seja ele pago ou free, possui alguma falha.

      Abraços e boas festas!

      Excluir
  62. Caramba Marcelo, não espera um retorno seu assim tão rápido. Parabéns pelo site!!! Fica aqui meu like (Y)
    Para sanar de vez com todas as minhas dúvidas, gostaria de saber se é possível se manter conectado utilizando o VM E o host ao mesmo tempo (com bridge e rede isolada). Pois quando utilizo o roteador, não consigo estabelecer conexão com a função: modo bridge,(VM).
    Sou leigo mas curioso xD
    Valeu marcelo, abraços e fique bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, como eu relatei anteriormente, também uso roteador e as máquinas (host e VM), com Windows 7 e 2008, conectam-se normal a Internet -- no caso dessas, em modo bridge mesmo. O único fator desagradável é que, mesmo em bridge, as máquinas usam o mesmo IP (o que não era pra acontecer).

      Por outro lado, eu tenho o Windows 8 instalado em um dos ambientes da VM, e também não consigo de modo algum conectá-lo em bridge. Ou é NAT ou fico sem conexão na VM. No seu caso, pode até ser alguma configuração do seu roteador que esteja interferindo nisso.

      Enfim, esse é um problema muito chato de resolver, se é que é possível resolvê-lo. Nunca vi ninguém dizer que conseguiu arrumar isso. Sinto muito mesmo em não poder ajudá-lo melhor, mas eu também passo por isso com o Win8 na VM.

      Por que não tenta outra VM talvez? Tem o Virtual PC (da Microsoft e, acredite, gratuito) e o VMware (pago).

      Abraços

      Excluir
  63. Ei Marcelo, tudo joia? Cara me diga uma coisa...o Virtualbox não trabalha bem com o windows 8? Digo isso em decorrência da tela ficar sempre pequena e eu não to conseguindo instalar o adicionais para convidados para expandir a tela em full.

    Sabe alguma a respeito disso?

    Desde já muito obrigado pela atenção.
    Norberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Norberto, isso realmente acontece quando há o Windows 8 instalado no VirtualBox.

      Mas há um workaround para isso. É possível configurar uma resolução customizada no VirtualBox para o Windows 8. Faça o seguinte:

      1) Vá até a pasta do VirtualBox em C:\Program Files\Oracle\VirtualBox
      2) Segure a tecla Shift e dê um clique com o direito do mouse em qualquer espaço em branco da janela. Selecione "Abrir janela de comando aqui".
      3) Digite o comando: VBoxManage.exe setextradata "nome da maquina" CustomVideoMode1 1680x1050x32 e tecle Enter.

      OBS: Altere "nome da maquina" pelo nome do Windows 8 virtual. Altere também os valores "1680x1050x32" para a resolução que você gostaria que o Windows 8 do VirtualBox tivesse. Aconselho colocar a resolução do seu monitor mesmo.

      4) Reinicie a máquina virtual e altere a resolução para a que você acabou de configurar a partir do Windows 8 virtual.

      Abraços

      Excluir
    2. Grande Marcelo. Simplesmente espetacular essa dica meu amigo.
      Resolveu meu problema 1000%. Foi a solução mais perfeita que já me deram.

      Muito obrigado meu caro
      Norberto

      Excluir
    3. Amigo

      tenho um programa q só em XP

      meu PC real é 7

      já tenho o XP dentro do virtualbox rodando perfeito

      como instalar o programa p/ rodar dentro do XP ?

      Excluir
  64. Estou com virtual box em um PC, mas estou com um problema, quando a máquina virtual abre, o teclado fica exclusivo dela, não consigo usar mais a máquina real, só a virtual toma conta e trava o o teclado e mouse não me deixando mais voltar. Vc sabe como resolvo isso? Obrigada pela atenção e por este excelente tutorial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Isso é normal. Você deve instalar o Adicionais para Convidados para que o mouse fique acessível em ambas as máquinas, real e virtual, do mesmo jeito.

      Faça o seguinte:

      1) Abra o ambiente virtual. Caso o mouse já fique dentro dele, pressione a tecla Ctrl do lado direito do teclado para sair.

      2) Na janela da máquina virtual aberta, clique em Dispositivos > Instalar Adicionais para Convidado e efetue a instalação.

      3) Reinicie a máquina e pronto!

      Abraços

      Excluir
  65. Olá Rafael,ótimo tutorial... na minha primeiro instalação o xp travou muito,então deletei e comecei tudo de novo,aumentei a memoria e deu tudo certo... porém estou tendo problemas quanto os adicionais,clico na opção e nada aparece...gostaria de deixar a área de trabalho do Xp do tamanho da área de trabalho do virtual box,não aquela janelinha no centro do programa com o SO Windows Xp...tem alguma dica?
    desde já fico Grato.

    ah! cabrinha arrogante esse tal de Rafael.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Marcelo!

      Você clica em Adicionais para Convidados e a janela de instalação não surge na MV?

      Excluir
    2. Desculpa Marcelo, li todos os post e achei arrogante o modo desse cara comentar ou ajudar... deve ser por isso que atrapalhei no post anterior.


      sim, sim, não aparece nada.. por questão de milésimo de segundos ainda aparece a ampulheta do lado do cursor do mouse, querendo processar algo, porém some depois e nada.

      Excluir
    3. Tranquilo Daniel. Esquenta não!

      Olha amigo, só tive esse problema com o Windows 8 no VirtualBox. No Windows XP, Vista, 2008 e 7 nunca tive tal problema.

      Mas já tentou instalar o adicionais manualmente? A ISO dele fica no diretório de instalação do VirtualBox, em C:\Arquivos de Programas (ou Program Files)\Oracle\VirtualBox\VBoxGuestAdditions.iso.

      Confesso que nunca realizei essa instalação manual. Porém, como ele cria o arquivo no momento da instalação, acredito que seja possível fazer isso.

      Excluir
  66. Boa noite,

    Gostaria de saber se tem como usar o teclado na maquina real enquanto a virtual estiver aberta? Eu criei uma VM e o teclado funciona bem nela, mais quando volto para a real ele não funciona. Bom trabalho com o tutorial.

    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane, não entendi muito bem sua dúvida.

      De qualquer maneira, acredito que sua dúvida possa estar relacionada ao Adicionais para Convidados. Ele permite a integração direta, somente do teclado e do mouse, entre ambos os ambientes (real e virtual).

      Abra o ambiente na VM e clique em Dispositivos > Instalar Adicionais para Convidados.

      Veja se isso tem a ver com sua dúvida.

      Excluir
  67. Olá Marcelo;

    Gostei muito do post, mas tenho uma dúvida, caso consiga me ajude por favor..

    Tenho um PC com XP que não aceita de jeito nenhum um dispositivo de som, já tentei de tudo, baixei o driver no site do fabricante da placa mãe, através de CD, já tentei atualizar driver's, e até já formatei a máquina umas 3X"s e NADA.
    Será que se eu instalar o Virtual Box eu conseguirei o som novamente em meu PC?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Robson, não sei lhe dizer se a reinstalação do VirtualBox irá solucionar o problema. Acredito que não resolva, não.

      No gerenciador de dispositivos do XP os drivers estão ok? Digo, não há algum ponto exclamação ou dispositivo faltante lá?

      Excluir
  68. Olá.
    Parabéns pelo excelente tutorial e princioalmente pela iniciativa em compartilhar conhecimentos, isso realmente é muito louvável.
    Goataria de tirar a minha virtual box, com todos os sistemas que estão instalados lá, e passar para outro computador. Já vi alguém instalando mas não sei como a pessoa fez para copiar a máquina toda, com os SO's já instalado.
    Agradeço quaisquer ajuda.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta clonar os SO's da VM.

      Abra o VirtualBox. Clique com o direito do mouse sobre um SO da lista e selecione Clonar. Siga tudo o que for solicitado. Ele criará um arquivo 'appliance' após a clonagem. Faça isso com os demais SO's e salve os arquivos em um HD externo ou pen drive.

      Quando for instalar em outro PC, abra o VirtualBox e clique em Importar Appliance. Selecione os arquivos da clonagem (um após outro, claro) e siga as instruções.

      Seus SO's serão restaurados para o novo PC.

      Excluir
    2. Como faço para conectar duas máquinas virtuais ?

      Excluir
    3. Explique melhor sua dúvida. Não entendi nada!

      Excluir
  69. O melhor tutorial que ja vi do Virtualbox. Artigo muito bem articulado, didático e distribuido. Fácil de compreender e totalmente esclarecedor para iniciantes como eu.

    Só uma pergunta e desculpa se ela já foi feita..mas não encontrei aqui nos comentários.

    Ha algum limite para o numero de vms criadas ou posso criar quantas quiser?

    Obrigado desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio! Fico lisonjeado em ler isso.

      Não há limite algum. Eu mesmo possuo 10 VMs, várias de diferentes plataformas e arquiteturas. A única necessidade é a de ter um HD com bastante espaço para armazenar esse 'mundo' de dados.

      Excluir
  70. Ola,mesmo após tentar o passo 3 e 4 para fazer funcionar a maquina nao deu certo. Existe alguma outra soluçao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quais passos 3 e 4? Tem vários no tutorial.

      Excluir
    2. "instalando o windows no virtual box"

      Excluir
    3. Você tem que ter o CD ou a ISO de instalação do Windows.

      Do contrário, impossível fazer com que a máquina funcione mesmo!

      Excluir
    4. Eu tenho a iso,porem aparece uma mensagem "Fatal:no bootable medium found! System halted" , mesmo após a indicaçao do local onde ela está. Eu baixei a iso da internet,será que há algum problema com ela?

      Excluir
    5. Acho que essa mensagem quer dizer que a ISO não é bootável. Se realmente for isso, o BIOS não a reconhecerá.

      Excluir
    6. Existe algum site que vc possa me indicar para baixar uma iso de windows xp ou mais recente que funcione?

      Excluir
  71. Há como eu utilizar o sistema operacional do proprio pc hospedeiro na maquina virtual(sem usar iso ou cd)?

    ResponderExcluir
  72. como faço para iniciar o xp ja instaldo no virtualbox, pois apos a instalação eu uso normal depois q desligo o xp não consigo iniciar novamente

    ResponderExcluir
  73. Como faço para configurar a placa de aceleração gráfica 3D na VM? pq não to conseguindo rodar nenhum jogo, a VM reinicia quando eu tento abrir qualquer jogo. Estou rodando Win Xp e já instalei as adições para convidado.

    Desde já, obrigado

    ResponderExcluir
  74. Olá colega, tenho uma duvida, eu tenho a VM no meu pc, e ta tudo ok, instalada certinho, porem quando eu deixo a maquina em Modo Bridge ela não recebe a internet, ja tentei de tudo, inclusive a VM enxerga a maquina real na rede, e vice versa, mas não tá compartilhando internet, ai se eu mudo pra modo NAT a internet funciona normal..o que pode ser ..... obrigado

    ResponderExcluir
  75. fala marcelo eu achei bacna o teu tutorial,mas infelizmente eu não conseguir fazer a maquina roda.Erro fatal.se vc puder ne ajudar ficarei grato.aislamjohanncollares@yahoo.com

    ResponderExcluir
  76. Ola!
    Queria saber se ha possibilidade de fazer conexao de area de trabalho do pc para a maquina virtual?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há sim. Basta compartilhá-la.

      Abra o sistema virtual e, na janela do VirtualBox, clique em Dispositivos > Pastas Compartilhadas. Clique no botãozinho com sinal de "+" e adicione a área de trabalho. Marque a opção "Tornar permanente" e clique em OK.

      Abra o prompt de comando do sistema virtual, digite o comando e pressione Enter:

      net use z: \\vboxsvr\nomedapastacompartilhada

      Troque o "nomedapastacompartilhada" pelo nome que ficou quando você adicionou a área de trabalho.

      Reinicie a máquina virtual e observe que em seu disco local da máquina virtual haverá um novo disco (é a área de trabalho do sistema host).

      Abraços

      Excluir
  77. Não achei nada na web de como se colocar corretamente 2 ou até mais sistemas operacionais de forma correta.
    Isto seria possíve?
    No meu caso queria Ubuntu e Debian
    Caso sim, poderia ensinar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Revoltado, é possível colocar quantos SO's quiser no VB. Porém, tudo depende de configuração. Cada SO possui uma configuração específica, que deve ser atendida senão não dá certo.

      Eu mesmo, utilizo 7 SO's no VB aqui, incluindo Mac OSX, Linux e Windows. No entanto, o Ubuntu, que eu uso aqui também, é muito simples de instalar.

      O que acontece quando você tenta colocar mais de 1 SO aí? Dá erro ou algo do tipo?

      Excluir
  78. Olá... comecei ontem a utilizar a VM. Meu SO é o Win8 e minha VM está com o XP porém não estou conseguindo instalar nela o framework... será que é alguma configuração errada? ele faz o download mas na hora de instalar ele abre a tela de instalação e não sai mais disso...

    ResponderExcluir
  79. Marcelo, eu baixei umas versões do OFFICE e Windows XP e 8. Já estava quase formatando meu note pra testar essas versões, pois até então eu não tinha conhecimento deste método de VM. Já baixei o programa, mas ainda não instalei, logo farei isso e deixarei um comentário. Parabéns pelo tutorial, que esta ótimo, bem detalhado nos pontos importantes e de fácil compreensão. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, agradeço o comentário.

      Teste e comente quando quiser. Qualquer dúvida estamos aí!

      Abraços e ótima semana.

      Excluir
  80. Animei-me cedo de mais (risos). Bom todo o procedimento foi feito como descrito acima. Um msg de erro aparece bem na hora da instalação do SO (Windows 8) e é a seguinte: “A aceleração de hardware VT-x/AMD-V não está disponível em seu sistema. Alguns sistemas operacionais convidados (por ex. OS/2 e QNX) exigem este recurso para serem iniciados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se isso resolve:

      1) Feche a janela virtual e deixe somente o VirtualBox aberto.
      2) Clique sobre a máquina criada e clique em Configurações.
      3) Clique na aba Sistema e marque a opção "Habilitar o IO APIC".
      4) Clique na aba Processador e marque "Habilitar PAE/NX".
      5) Agora clique na aba Aceleração e marque as duas opções lá ("Habilitar VT-x/AMD-V" e "Habilitar Paginação Aninhada".

      Dê um OK para salvar e tente instalar novamente

      Excluir
    2. Poxa!! Fiz o procedimento acima, mas a aba aceleração está desativada. Deve ser o processador que num da suporte pra virtualizar.

      Excluir
    3. Você está tentando instalar a versão 64 bits do Windows 8?

      A maioria dos BIOS possuem o recurso de virtualização, Rodrigo.

      Acesse o BIOS do seu computador (não da VM, do seu PC real mesmo) e procure pela opção "Virtualization Technology" ou "Tecnologia de Virtualização", algo do gênero, e habilite-a por lá.

      Qualquer coisa, veja no manual de sua placa-mãe se não há informações sobre tal recurso.

      A maioria das placas fornecem essa tecnologia. Mas algumas realmente vêm desativadas por padrão

      Excluir
    4. Infelizmente não tem nada la no BIOS relacionado.... Tentei com o XP e também nada feito. Da uma seguinte msg: "FATAL: no bootable medium found! System halted." Sobre o Windows 8 que estou tentando instalar tem as duas versões integrada. Li um tutorual que antes de criar uma maquina virtual tem que fazer uma copia do SO real com o Paragon Go Virtual. Voce sabe alguma informação sobre isso?

      Excluir
    5. Nunca ouvi falar disso, amigo Rodrigo. Acredito que seja boato isso.

      Tenho o Windows 8 x86 e x64 aqui no VirtualBox, além de outros vários SO's (6 no total), e nunca fiz qualquer cópia do SO real. E eles funcionam maravilhosamente bem.

      Poderia me dizer a configuração do seu PC?

      Excluir
    6. Semp Toshiba
      Pentium Dual-Core 2.0 GHz
      2 GB de memoria
      160 de HD
      IS 1412

      Excluir
    7. O LINK do tutorial que tinha mencionado antes... Criar uma VM a partir do seu SO real

      http://www.tecmundo.com.br/maquina-virtual/4801-crie-uma-maquina-virtual-a-partir-do-sistema-operacional-presente-no-computador.htm

      Excluir
    8. Esse artigo do Tecmundo mostra como criar uma imagem de instalação a partir do SO real, mas não que isso seja trivial para que tudo funcione. É apenas um outro método.

      Pelas configurações que você passou, Rodrigo, acho que é o seu processador que não fornece suporte a virtualização -- detalhe exigido para a utilização de SO's atuais. É possível ver neste artigo da Intel quais são as arquiteturas que dão suporte a tal tecnologia.

      Estranho a instalação não prosseguir, pois já consegui instalar o Windows 8 no VB de um notebook que também não oferecia suporte a virtualização. O SO ficou lento, mas funcionou normal.

      Mas se o VB está recusando a instalação ainda assim, infelizmente, acho que não terá o que fazer mesmo.

      Excluir
    9. Foi o que eu imaginei.... Mas assim mesmo, foi um ótimo trabalho... Parabéns e obrigado pela longa atenção..!! Abraço e uma ótima semana.!

      Excluir
    10. Sinto muito por não poder ajudá-lo mais, Rodrigo.

      Qualquer outra dúvida ou problema, não hesite em dizer. Nós temos um fórum também, justamente para a discussão de problemas e dúvidas de modo mais abrangente do que pelos comentários aqui. Se quiser dar uma passada por lá qualquer dia, será muito bem-vindo.

      Agradeço seu comentário e sua visita.
      Grande abraço e ótima semana para você também.

      Excluir
  81. quando inicio o programa aprece a seguinte mensagem FALTA: No bootable medium found system halted.
    o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arranje um outro CD/ISO de instalação ou modifique o BIOS da VM.

      Excluir
  82. Marcelo, por gentileza, navegar em uma máquina virtual, por exemplo comprar produtos com cartão de crédito ou efetuar operações bancárias, é um ambiente seguro, livre de hackers que utilizam vírus e spyware para ler seu cartão de crédito ou obter senhas bancárias?? Desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é seguro.

      Mas tem o outro lado. Se a sua máquina real estiver infectada, a máquina virtual não estará isenta. Porém, você pode utilizar o teclado virtual para efetuar esse tipo de transação, uma vez que os keyloggers e bankers (que são malwares que roubam esse tipo de dado) monitoram apenas o teclado e não os cliques.

      Abraços

      Excluir
  83. Oi Marcelo, blz?

    Fiz a instalação do Windows 8, porém quando clico no Instalar Adicionais para Convidados não tenho resposta nenhuma. Vc disse que há um opcionais para instalar pelo prompt, pode me ajudar?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe, tudo joia?

      Como você já tentou ativar o Adicionais para Convidados, verifique se o instalador dele não consta no disco rígido do Windows 8. Pelo fato de o 8 ser um sistema muito recente, às vezes o Adicionais pode não emitir a janela de instalação.

      Faça o seguinte: acesse o disco rígido virtual do Windows 8 recém-instalado e veja se o ícone do VirtualBox não está listado na unidade D, E ou outra diferente do disco principal. O ícone certamente aparecerá como "VBOX".

      Se estiver, dê um duplo clique na unidade com o ícone do VB e veja se o instalador aparecerá para você.

      Abraços

      Excluir
  84. e as extensões como se instala?

    ResponderExcluir
  85. Boa tarde Marcelo,
    Possuo um dell inspiron 15Rse, ela veio com o win8 e todas os seus usb são 3.0. Instalei o Virtualbox e montei dias máquinas virtuais, uma com o xp64bits e outra com o xp 32 bits e em nenhuma delas consegui ter acesso ao usb. Você possui alguma solução para isso. Desde já agradeço e lhe parabenizo pelo seu site.

    ResponderExcluir
  86. Como eu ACho o CD/DVD Virtual, n estou consseguindo ;(

    ResponderExcluir
  87. qual é os comandos para instalar os adicionais no windows 8

    ResponderExcluir
  88. Caro amigo, eu tenho aqui um Windows XP mode pt-br, ele serve pra instalação do Windows XP no programa? Outra pergunta, tenho Diablo 1 instalado no HD e quero jogá-lo no WinXP do VirtualBox, eu posso executá-lo sem precisar baixar novamente? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for o CD ou uma imagem de instalação desse XP, sim, funcionará perfeitamente no VirtualBox.

      Quanto ao Diablo, você terá de instalá-lo na máquina virtual. Mas não precisará baixá-lo novamente. Se você ainda possui o arquivo de instalação do game, basta ativar o compartilhamento de arquivos entre o sistema host e o virtual. Coloque o instalador dentro da pasta compartilhada e pronto! Voc^o verá dentro do VirtualBox. Aí é só instalá-lo!

      Qualquer outra dúvida é só dizer.

      Abraços

      Excluir
  89. Boa tarde, Marcelo! Muito bom o post, vai me ajudar a criar a MV.
    Li praticamente todas as perguntas e comentários e não vi nada sobre o que eu estava pensando em fazer.
    Eu precisaria fazer a máquina virtual no Mac, mas por ter apenas 128Gb no ssd, gostaria de saber se há a possibilidade de usar um pen drive de 16Gb para a criação da máquina. Pois preciso dela somente para um programa que uso na faculdade que não tem suporte para o Mac Os, portanto não usaria mto espaço. Se não tiver como, vou ter que usar o espaço em disco mesmo.
    Desde já, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  90. Parabéns pelo tutorial, simples e eficaz, ele funcionou no Windows 8, deu tudo certo! Obrigado!

    ResponderExcluir
  91. Olá tudo bem ! Muito boa seu tutorial , muito obrigada me ajudou muito ! Mas me fala , como eu uso a pasta compartilhada que esta no desktop do Mac ? Como eu importo p Windows do VM ?

    ResponderExcluir
  92. É preciso fazer a instalações de drives além da instalação do windows? Pois numa instalação normal após a instalação normalmente se faz a instalação de drives individuais, como placas e adaptadores.

    ResponderExcluir
  93. Muito bom tutorial,com bastante imagem ,parabéns

    ResponderExcluir
  94. Boa Noite Marcelo, estou tentando deixar o SO Mac no Virtual em tela cheia mas não tive sucesso algum , pois da uma mensagem assim: Falha ao montar imagem de cd/DVD C:\program Files\Oracle\VirtualBox\VBoxGuestAdditions.isos na Maquina Mac OS . voce gostaria de forçar a montage desta midia?......mas aí nao tem a opçao de forçar e sim desmontar ....o que eu faço , por favor dê uma força aí ...Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com o mesmo problema. No MAC OS X os arquivos adicionais não rodam.
      Baixei o driver da minha placa de vídeo e instalei no MAC, mas nao consigo exibir em tela cheia. a janela do Mac continua do mesmo tamanho.

      Como alterar isso Marcelo?

      Excluir
  95. no Mue virtual Box , quando inicio o WinXP não aparece os comandos no rodapé do VM pois sem querer mudei uma opção de exibição para tela cheia, e a tela fica travando, só clicando fora que ela volta. Já tentei mudar a resolução mas não resolveu, fica travando mesmo assim. Será que é Memória de vídeo? No meu está com 128 MB. Não sei o que fazer se alguem puder ajudar.

    ResponderExcluir
  96. Excelente matéria. Mais claro do que isso é muito difícil. Parabéns.

    ResponderExcluir
  97. Olá Marcelo, muito bom seu tutorial. Ajuda, na minha maquina virtual instalei o windows 8 tudo blz deu tudo certo exceto a rede, só ta funcionando no modo NAT, quando eu escolho o modo Bridge aparece uma mensagem em baixo "configurações inválidas" e a mensagem" Adaptador 1, nenhuma placa de rede em modo bridge foi selecionada". O que pode ser? tem muito risco ficar usando em modo NAT? Abraços!!

    ResponderExcluir
  98. E como faz pra a expandir a tela no windows 8, já instalei o adicional para convidado, mas não funcionou. Valew!!

    ResponderExcluir
  99. Bem, Marcello pelo seu tutorial bastante esclarecedor e bem feito alem das respostas rápidas. Me ajudou bastante tanto o tutorial quanto as respostas, o bom na net é que agente sempre encontra pessoas dispostas a ajudar.
    Outra coisa, eu li vários comentários a respeito de uso d ip's, não sei se é a versão do VB que estou usando(4.2.18), mas aki estou usando um IP pra máquina real e um diferente pra VBox.
    Valeu e parabéns pelos seus tuto, ajudou e ajuda d+.

    ResponderExcluir
  100. Muito boa esta matéria, parabéns.

    ResponderExcluir
  101. Ótimo tutorial, ajudou muito

    ResponderExcluir
  102. Olá Marcelo,

    Tenho duas dívidas:

    1- Preciso ativar o sistema operacional que no caso eu irei instalar Windows 7 na máquina virtual para receber atualizações?

    2- Não preciso instalar antivírus né? Pergunta incoerente com o conceito e finalidade da Maquina virtual.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Peter,

      1 - Sim. O conceito de máquina virtual é o mesmo de um sistema real. Tudo que é preciso no real, é preciso no virtual. A máquina virtual só tem a maravilhosa diferença de proporcionar um isolamento seguro entre eles.

      2 - Realmente não há necessidade de antivirus. Mas recomendo criar uma snapshot antes de usar a máquina. Porém, se utilizará a máquina virtual para atividades bancárias, daí o conceito muda pois você terá de tomar cuidado. No mais, se é para uso casual ou teste, não precisa instalar nenhum programa de segurança.

      Abraços

      Excluir
  103. A função de Adicionar funções de convidado funciona no Win98? eu tentei mas nao foi..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não funciona nas edições 9x do Windows. Essa funcionalidade está disponível apenas a partir do XP.

      Excluir
  104. Mais algumas dúvidas:

    1- Como vou saber se a máquina virtual foi infectada por um vírus ( ao testar um arquivo contaminado por malware)?

    2- E se a Máquina virtual foi contaminado por um vírus ,como eu removo o vírus ou zero a Máquina Virtual? ( qual o processo ,procedimento?).

    3-A desinstalação(remoção) de programas testados é o mesmo processo que é feito na máquina real para zerar a virtual?

    4- O Programa Sandboxie é tão eficiente e seguro como a Maquina virtual? Ou há diferença de segurança?

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - Somente efetuando scan com alguma ferramenta de segurança. Se não houver antivirus instalado no ambiente virtual, você pode utilizar scans online - como esse da ESET, que não requer a instalação do antivirus. Ou instalar um programa para scans on-demand, como Malwarebytes Anti-Malware.

      2 - Para remover o vírus é necessário conhecimento, saber onde ele está alojado e utilizar ferramentas próprias para a remoção dele. mas, como eu falei no comentário anterior, crie uma snapshot logo depois que criar a máquina virtual. A snapshot faz com que, caso o sistema seja infectado ou corrompido, você possa zerá-lo - voltando ao estado limpo de quando criou a snapshot.

      3 - Sim, é o mesmo.

      4 - O sandboxie não é seguro como a máquina virtual, não. Você JAMAIS pode testar um vírus na sandboxie. O conceito de proteção dos dois é o mesmo: fornecer um ambiente isolado do sistema real. Porém, você não pode instalar um sistema operacional na sandboxie, como a máquina virtual permite. O sandboxie deve ser utilizado apenas para uma navegação mais segura (e ele fornece bem essa proteção). Mas a máquina é algo mais abrangente, porque você pode fazer o que bem entender com ela - desde instalar qualquer programa/jogo até testar vírus, ao contrário do sandboxie.

      Aliás, não é possível instalar programas que necessitam da reinicialização do computador no sandboxie, por exemplo.

      Conclusão:

      Se é para uma navegação casual, use o sandboxie.
      Se é para testar vírus e fazer inúmeras coisas em um sistema, use a máquina virtual.

      Abraçoas

      Excluir

  105. Valeu Peter.

    Preciso realmente atualizar alguns tutoriais. São mais de 300 postagens já publicadas no site e as que requerem atualização são as mais antigas. Mas aos poucos eu vou ajustando todas elas, pois se o programa ou serviço muda, o tutorial passa a ser comprometido também.

    Abraços

    Salve Marcelo,

    Sobre a atualização de posts antigos eu acredito que ficaria interessante(facilitaria para os leitores do site) se você fizesse um índice sobre o " upgrade"e comunicasse no Facebook,Twitter e por notificação por e-mails e Painel de Blogger do Google ,são as consultas q mais faço. Fica aí minha dica.

    Abraços

    ResponderExcluir
  106. Olá Marcelo,

    Tenho pensado muito sobre o uso da Màquina Virtual e surgiu outra dúvida:

    No Caso usando o Virtual Box em sites com vírus(códigos maliciosos),técnicas como Drive-by Download, Envenenamento de SEO, Autoinfect e Ataque XSS e assemelhados ,que causam exploites mesmo que eu não baixe ou execute nada,e assim ocorra infeção de Malware na Máquina Virtual , com o snapshot criado logo depois que criação da máquina virtual ele faz com que, caso o sistema seja infectado ou corrompido, eu possa zerá-lo - voltando ao estado limpo de quando criei a snapshot sem que no caso venha representar perigo ou possa danificar a Minha MÁQUINA REAL, no caso MEU COMPUTADOR ,deixando-o intacto ,limpo e ileso.É ISSO?

    Essa não seria melhor ferramenta para navegar com segurança em sites suspeitos ,desconhecidos com todos estes perigos?


    Desculpe o incômodo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  107. Olá Marcelo,

    Parte 02,

    Desculpe a prolixidade ou se está complicado entender o que eu perguntei é pq digitei rápido sem corrigir o texto.


    Sobre tudo que eu falei:

    Essa não seria melhor ferramenta ( Máquina Virtual)para navegar com segurança em sites suspeitos ,desconhecidos com todos estes perigos? E após cada navegação ao encerrar atividade do computador não seria ideal zerar a Máquina Virtual(voltando ao estado limpo infectado ou não)? Assim não manteria o computador Real seguro? Não seria uma medida a mais de segurança?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Peter Eu entendi.

      Sim, máquina virtual é a melhor ferramenta para navegar com mais segurança, sim. Ela pode evitar que o sistema real seja afetado, seja qual for o ataque (XSS, Drive-by, SEO Poisoning e qualquer outro). Embora possa haver falhas, isso raramente acontece. Mas nem todas as pessoas sabem da existência de uma máquina virtual. E algumas acham "incômodo" ter de instalar um outro sistema operacional nela para pode utilizar.

      Inclusive, empresas de segurança (antivirais, anti-malwares e etc) fazem testes com novos malwares sob uma máquina virtual. Portanto, sim, é o meio mais seguro. O sandboxie é uma alternativa mais fraca, em comparação com uma VM, porém, ajuda a barrar grande parte das proporções maléficas da rede.

      Eu costumo usar a máquina virtual somente para testes, pois uso Linux no sistema real - o que reduz praticamente 100% das chances de eu ser infectado.

      Abraços

      Excluir
  108. Olá Marcelo,

    Eu e minhas dúvidas,

    1-Queria saber qual procedimento para transferir arquivos da Maquina Real para Virtual e vice-versa.

    2-Ao transferir arquivos entre as máquinas real e virtual há Algum risco de deixar alguma porta ou canal aberto para infectar a Máquina real com vírus?


    Abraços

    OBS. Desculpa incômodo (importunação) e grato pela paciência ao tirar minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Peter.

      1 - Eu acabei de colocar uma parte dedicada ao compartilhamento de arquivos no artigo. Por favor, verifique lá no "Sumário".

      2 - Sim, como descrevi no artigo, se a máquina virtual estiver contaminada, dependendo da infecção, ela poderá passar para o sistema real sim. Embora eu nunca vi relatos de casos como este, o próprio FAQ do VirtualBox alerta para essa possibilidade.

      Abraços

      Excluir
  109. Grato por tudo Marcelo.

    Desculpa te torrar a paciência.

    Abraços

    ResponderExcluir
  110. Que isso, Peter.

    Pergunte o quanto quiser. Dúvida deve ser sanada. E a propósito, a sua dúvida pode ser a dúvida de muitos também.

    Portanto, sinta-se em casa!

    Abraços

    ResponderExcluir
  111. Ólá Marcelo,

    Mais uma dúvida sobre o Virtual Box.

    1- Eu posso copiar arquivos do pendrive para a Máquina Virtual e vice-versa? Ou seja,ao conectar o pendrive no computador a Máquina Virtual reconhece o Pendrive?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Peter, desculpe a demora em responder!

      O tempo está tão corrido que esqueci de responder aqui.

      Bem, é possível compartilhar a unidade do pen drive. Você deve rodar o ambiente virtual e em seguida clicar em Dispositivos > Dispositivos USB. Então é só identificar e escolher o pen drive nas opções.

      Abraços

      Excluir
  112. Olá Marcelo seu tutorial é perfeito, parabéns!
    Estou tendo dificuldades p/ compartilhar as pastas e ativar o arrastar e soltar bi recional. Já cliquei e habilitei as duas coisas, no entanto, não funciona. Aparece uma mensagem de erro. Tbm cliquei em instalar adicionais de convidado e nada aconteceu. Por favor me oriente e muito obrigada mais uma vez.

    ResponderExcluir
  113. Thiago

    No caso de uma maquina virtual com Mac os x não consigo ver a versão do Mac já tentei com 3 versões e nada, será que é pelo fato de também não ter conseguido instalar adicionais para convidados ? isso é possível ? ou não tem como porque o meu PC é tem o W7 e a maquina virtual é Mac os x e não tem compatibilidade para adicionar os adicionais para convidados ?

    ResponderExcluir
  114. Ola,gostei do programa,instalei o xp na maquina virtual e meus progamas antigos funcionaram.Mas tem um problema, basta desligar o note e ele não inicia mais,dá uma tela azul de erro.Aí só restaurando o sistema mas ai desinstala tudo denovo.Alguem sabe como resolver isso?

    ResponderExcluir
  115. Olá Marcelo ,

    Gostaria de tirar uma dúvida sobre a Máquina Virtual box configurações e utilização:
    http://www.seututorial.com/2010/12/tutorial-virtualbox-configuracoes-e.html
    Sobre a função “ snapshot” que faz com q ,caso o sistema seja infectado ou corrompido ,eu posso zerá-lo-voltando ao estado limpo de quando criou a snapshot.

    No caso essa função é similar criação ponto de restauração ou backup de imagem.
    Deixe eu dá um exemplo:
    Eu instalei o aplicativo Ccleaner, depois ativei o snapshot, quando eu usar o executar o snapshot o Ccleaner vai continuar instalado?
    Agora o inverso, quando eu ativar primeiro o snapshot primeiro e depois instalar o Ccleaner quando eu executar o snapshot ele vai desinstalar ,remover o Ccleaner?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Peter,

      Tudo que é instalado ou criado antes do snapshot, permanece. Tudo que vem depois da criação da snapshot, é eliminado assim que a snapshot é restaurada.

      Portanto, baseando-me em seus exemplos:

      1) Se você instalou o CCleaner e, em seguida, criou uma snapshot, sim, o CCleaner continuará instalado normalmente (e caso tenha utilizado o programa, as alterações que ele fez permanecerão também).

      2) Se o CCleaner foi instalado após a criação da snapshot, após restaurar, o CCleaner não permanecerá instalado.

      O correto é instalar tudo que for necessário para o sistema antes da snapshot (Java, Flash Player, CCleaner, NET Framework e etc). Só depois criá-la. A não ser que queira ter um sistema 100% 'liso', sem os programas adicionais.

      Abraços

      Excluir
  116. No caso eu posso instalar os programas paulatinamente( aos poucos,progressivamente,por etapas,de cada vez) sem ter problema de segurança né?

    Ou irei incorrer em algum risco neste sentido ou comprometer o desempenho do Sandbox?

    Não tem como deixar de manipular o snapshot ,ele precisa se adequar as suas atualizações do S.O.

    Pois muitos aplicativos precisam ser atualizados regularmente ,não tem como manter uma instalação única e fixa.Estou certo? Ou me corrija por favor se estiver errado!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está certo, Peter.

      Não há como editar o snapshot. O jeito é ir atualizando os aplicativos e criando outros snapshots, em vez de subscrever os já existentes. Assim você poderá selecionar para qual snapshot desejará restaurar a VM. É útil também caso a atualização de algum programa comprometa o ambiente.

      Abraços

      Excluir
  117. Ola Marcelo gostei bastante de seu tutorial e me ajudou muito com a maquina virtual
    porem gostaria de sabe como instalar o iatkos ml3u na maquina virtual, gostaria de fazer o procedimento em minha maquina real porem estou com medo de danifica-la de alguma forma por imperícia.

    ResponderExcluir
  118. Ola Marcelo, eu gostaria de ajuda com minha VM pois não estou conseguindo conectar a internet nela. Instalei o Windows XP e o molden nao esta alcançando a VM. Me ajuda pfavor. :*

    ResponderExcluir
  119. consegui, é um programinha bem fácil de ser utilizado, simples porém bom. Prefiro ele ao VM ware, pois tive um problema com ele no meu desktop(no pc antigo) ele tomou 40gb do hd desinstalei as maquinas virtuais fui na pasta dos SO deletei tudo e ele continuou tomando, ai era só formatando xD
    Com esse aqui é de boa ainda mais com esse incrível tutorial, se eu fosse escrever como esse site ajuda as pessoas passaria a noite digitando, mas resumindo em uma palavra, o site e o tutorial estão PERFEITOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Junior.

      É uma honra saber disso. Fico feliz que tenha gostado do conteúdo.

      Por favor, esteja sempre em casa aqui e, se houver qualquer dúvida, não hesite em comentar.

      Grande abraço e um feliz Natal a você e toda sua família!

      Excluir
  120. Ola Marcelo, otimo programa e otimo tutorial. O programa funciona perfeitamente mas basta desligar o computador real e ele não inicia mais, so no modo de segurança. Pode me ajudar? Instalei uma versão portable que tem no BAIXAKI e essa sim não da probema so que fico limitado ao tamanho do pendrive pois instalei ele em um de 8G.
    Quando tento ligar o note da uma tela azul e não inicia o windows 7.

    ResponderExcluir
  121. Parabéns pelo tutorial, excelente, sem ele minha maquina virtual estaria uma p....

    ResponderExcluir
  122. ola marcelo eu estalei o virtual box com windows 7 mais ele n ta pegando nem os draiver e nem a internet quero saber pq e com soluciona??

    ResponderExcluir
  123. Marcelo,

    Tenho um host com o Windows 7. Instalei o VirtualBox e, na máquina virtual criada, o Windows Server 2003 e SQL Server 2008 R2, com todos os atributos de servidor de rede e banco de dados. No host possuo uma aplicação que deve acessar (unidade mapeada) o banco de dados da máquina virtual. Como configurar o host e a máquina virtual para ter um ambiente de rede simulado?

    RBarata

    ResponderExcluir