Dicas, truques, tutoriais, reviews, promoções e informação

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

AskAdmin (antigo AppAdmin) - Bloqueie a execução de determinados programas no Windows

Às vezes, se faz necessário restringir a execução de certos programas em nosso computador - especialmente se o PC é compartilhado por várias pessoas - até mesmo por motivos de segurança.

O AskAdmin pode ser útil nesta situação. Trata-se de um aplicativo gratuito, standalone (não requer instalação), com uma interface simples e intuitiva. Com o AskAdmin você pode bloquear facilmente o executável principal de qualquer programa. Logo após adicionar o software desejado à lista de restrições, o programa em questão é bloqueado automaticamente.

O app suporta vários idiomas, dentre eles o português. E o melhor, não requer qualquer tipo de ajuste avançado.

Leia também:
Como bloquear sites em qualquer navegador gratuitamente

Compatibilidade


Windows XP, Vista, 7, 8 e 8.1 - 32 e 64 bits

Download


Página oficial:
http://www.sordum.org/7941/askadmin-v1-1/

Link direto:
http://www.sordum.org/dns_jumper/downloads26.php

Como Usar o AskAdmin


1. Extraia os arquivos do zip para o desktop e execute o arquivo AskAdmin.exe.

como-bloquear-programas-no-windows

2. Feche o programa que será bloqueado, caso esteja aberto.

3. Clique em Arquivo > Adicionar Arquivo. Caminhe até o diretório onde encontra-se o executável do programa que deseja bloquear. Ou simplesmente arraste e solte o arquivo (.exe) para a janela do AskAdmin. Se deseja bloquear vários programas, selecione um de cada vez. Geralmente, o executável dos programas instalados fica localizado na pasta Arquivos de programas/Program Files, em Disco Local.

restringir acesso aos programas

No meu caso, escolhi o Internet Explorer para demonstração. Fui em C:\Program Files\Internet Explorer e selecionei o arquivo iexplore.exe (.exe responsável pela execução do IE).

bloquear determinados programas windows

4. O programa aparecerá no painel central do AskAdmin.

como impedir pessoas usem programas instalados

5. Agora selecione o programa e clique em Editar > Bloquear para que o programa impeça sua execução. Se houver mais de um programa, clique em Editar > Bloquear todos.

tutorial-bloqueando-programas-no-windows-8-7

Pronto! O programa estará bloqueado. Ao tentar executá-lo, a janela do programa abre e fecha rapidamente. Sem chance de visualizar alguma coisa.

Se quiser, pode fechar o programa.

Desbloqueando os Programas


Para desbloquear o programa que você bloqueou, basta abrir o AskAdmin, marcar a caixinha de seleção do programa e clicar em Editar > Desbloquear.

bloquear exe execução dos programas

O programa sairá imediatamente da lista de bloqueio, e já poderá ser acessados novamente.

Informações Finais


Este é o programa mais efetivo, ao mesmo tempo simples, que eu já conheci. Não precisa instalar, não precisa configurar, funciona 100% nas versões mais recentes do Windows (incluindo o 8.1) e é extremamente fácil de manusear. A praticidade do app é, sem dúvidas, um fator que agrada muito. Sem mencionar a leveza: Menos de 1 MB de arquivo.

O AskAdmin pode ser protegido por senha para que os usuários não consigam rodá-lo e tentar desbloquear os apps bloqueados. Porém, essa função só fica disponível quando o usuário compra (registra) o programa - que por sinal é muito barato! Entretanto, as demais funções são totalmente gratuitas.

Portanto, se não pretende registrá-lo, sugiro que esconda o executável do AskAdmin ou coloque-o em um diretório protegido por senha. Deixo abaixo alguns tópicos que podem ajudar.

Coloque senha em pastas sem usar programas
Como criar uma pasta invisível no Windows

2 comentários:

  1. Valeu Marcelo!!

    Era exatamente o que eu precisava!!

    Obrigado pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Perfeito cara!
    Simples, prático, efetivo e roda lisinho no Win 8.1 x64.
    Simplesmente fantástica descoberta.

    ResponderExcluir