Dicas, truques, tutoriais, reviews, promoções e informação

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Encontre arquivos duplicados em seu computador com DuplicateFinder

Sem perceber, nós usuários de Windows costumamos manter muitos arquivos duplicados no HD, seja através de uma transferência de arquivos para uma mídia externa, movendo ou copiando para um outro diretório, e etc. Com isso o HD vai enchendo de arquivos duplicados desnecessários, e perdendo espaço sem que você saiba o motivo. Em certos casos, tem gente que perde mais de 5 GB do HD só por causa de arquivos duplicados que se encontram no sistema.

Resolva esse problema rapidinho com o software Bytessence DuplicateFinder. O DuplicateFinder (ou DF) é um programa poderoso e muito fácil de mexer, que pode ajudar você a encontrar os tais arquivos e diretórios duplicados de maneira rápida e prática. Segundo o desenvolvedor, o aplicativo usa algorítmos otimizados de detecção e suporta arquivos Unicode, com a opção de definir filtros para o scan de arquivos. Após a identificação de arquivos/pastas duplicados, eles podem ser movidos, copiados, deletados, ou mantidos no sistema.

Compatibilidade

Windows NT, XP, Vista e 7 - somente x86.

Download

Link zipado
http://www.bytessence.com/download/bdf/BDF.zip

Executável de instalação
http://www.bytessence.com/download/bdf/BDF.exe

Tutorial DuplicateFinder

1. Depois de baixar e instalar o programa, execute-o. É no idioma Inglês, mas nada complicado.

encontrar-arquivos-duplicados-no-windows-7

2. Primeiramente, clicando no botão Settings você pode realizar configurações básicas, como minimizá-lo no tray, colocá-lo no startup (pra iniciar com o Windows), estipular o idioma do programa, etc. Depois de configurar volte para a tecla inicial.

encontrar-arquivos-duplicados-no-windows-vista

3. Clique no botão Next para prosseguir. Na próxima tela, selecione os diretórios que serão escaneados pelo DuplicateFinder. Por padrão, a pasta WINDOWS já vem selecionada. Mas você pode removê-la se quiser.

encontrar-arquivos-duplicados-no-windows-xp-sp3-sp2

4. Após isso clique em Next para continuar. Na próxima tela você pode configurar opções mais avançadas, como procurar por arquivos a partir da data de criação, modificação. Procurar por arquivos com tamanhos específicos, dentre várias outras opções. Porém, se preferir, pode deixar a configuração padrão que é suficientemente adequada.

Clique em Next depois de configurar o que deseja.

encontrar-arquivos-iguais-windows

5. Agora é só aguardar enquanto o DF faz uma varredura nos diretórios que você escolheu.

pegar-arquivos-duplicados-sistema

6. Quando o scan terminar, clique em Next para visualizar os arquivos duplicados encontrados pelo DF.

encontrar-pastas-duplicadas-windows

Clicando no botão "+" ao lado de cada arquivo, um menu é expandido e os locais onde os arquivos duplicados estão são mostrados.

ver-arquivos-e-pastas-duplicadas-no-sistema-windows

7. Para definir o que será feito com o arquivo, marque a caixa de seleção do arquivo em questão, e clique no botão da varinha mágica, demonstrado na imagem abaixo. Depois selecione uma ação.

encontrar-diretórios-e-arquivos-duplos

Informação Importante

Tome cuidado com o diretório que você selecionar e com os arquivos que irá excluir/mover. Se você não conhece o arquivo pesquise sobre ele no Google e veja se não é importante para o bom funcionamento do sistema. Atenção principalmente com diretórios como system32, WINDOWS, drivers, Arquivos de programas, que são muito importantes para o sistema.

Lembre-se que a exclusão de um arquivo importante pode deixar o sistema inoperante.

1 comentários: