Dicas, truques, tutoriais, reviews, promoções e informação

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Como abrir duas versões do Firefox ao mesmo tempo



Nível de Dificuldade 2


Sempre que surgem versões novas dos navegadores, nós ficamos com aquela dúvida cruel: "e agora, atualizo ou não?"

Principalmente com o Firefox, devido aos inúmeros complementos e extensões que o navegador suporta e que todos os usuários costumam utilizar. Não temos muita certeza se determinada extensão será compatível com a nova versão do browser e etc.

Neste caso, seria interessante usar duas versões (ou mais) distintas do browser simultaneamente não é verdade? Mas isso é possível! Não é brincadeira. Leia este tutorial e aprenda como fazer.

OBS: Para este tutorial, nós utilizamos as versões 3.6.13 e 4 Beta 10 do Firefox como exemplo. Mas a dica também funciona para versões anteriores do navegador (como 3.5, 3.0, 2 e etc).

Abrir 2 Versões Simultâneas do Firefox

Importante! Antes de seguir este tutorial, recomendamos que você realize um backup da pasta Profiles em C:\Documents and Settings\[user]\Dados de aplicativos\Mozilla\Firefox\Profiles, para o caso de algum problema.

1. Acreditando que você já tenha uma versão do Firefox instalada em seu PC, baixe a outra versão que deseja do navegador.

Em nosso caso, já possuimos o Firefox 4 Beta 10 instalado e baixamos o 3.6.13. Portanto, iremos nos basear nisso para o tutorial.

2. Dê um duplo clique sobre a versão que você baixou e dê início à instalação. Porém, na tela "Tipo de Instalação" escolha a opção Personalizada.

como-instalar-2-firefox-no-pc

3. Na próxima tela, dê um nome diferente para a pasta de instalação deste outro Firefox. Por exemplo: se o Firefox que já está instalado em seu PC possui o nome C:\Arquivos de programas\Mozilla Firefox 4 Beta 10, dê o nome de C:\Arquivos de programas\Mozilla Firefox 3 para esta nova instalação.

como-rodar-duas-versões-do-firefox-no-pc

4. Na tela final, mantenha a opção "Na área de trabalho" marcada. Se quiser, pode deixar as outras duas marcadas também.

Siga o resto da instalação e aguarde o fim dela.

como-abrir-duas-versões-diferentes-do-firefox-simultaneamente

5. Ao término da instalação, dois atalhos estarão presentes em seu desktop. O do FF 4 e o do 3.6.

executar-dois-firefox-ao-mesmo-tempo

Caso os seus atalhos não estejam dessa forma, basta editá-los e colocar a versão de cada um.

6. Agora clique com o botão direito do mouse sobre o atalho do Firefox 3 ou do 4 e selecione a opção Propriedades. Clique na aba Atalho e no campo "Destino" vá até o final da descrição, dê um espaço (apertando a tecla Barra de Espaços) e acrescente o seguinte código "-ProfileManager" (sem aspas). Dê um OK depois. Vide imagem de demonstração.

firefox-3-e-4-juntos-ao-mesmo-tempo

7. Após isso, dê um duplo clique no atalho que acabou de modificar e abrirá a janela Perfil de usuário.

firefox 3.6 e 4 beta rodando simultaneamente

8. Clique no botão Renomear e renomeie o perfil "default" para Firefox 4 ou Firefox 3 (coloque a versão na qual você alterou o atalho).

Depois clique no botão Novo perfil e crie um novo perfil com o nome da versão do outro Firefox. Por exemplo: se você renomeou o default para Firefox 4, crie este novo perfil como Firefox 3.

Os perfis deverão estar assim.

dois-firefox-diferentes-ao-mesmo-tempo-simultaneos

9. Clique em Sair para fechar esta janela.

10. Agora vá novamente até aquele atalho que você acrescentou -ProfileManager e remova este código.

11. No lugar de ProfileManager, acrescente agora o código abaixo nos atalhos dos dois Firefox:

-no-remote -p firefox3
-no-remote -p firefox4

O primeiro código você deverá colocar no atalho do Firefox 3.6. E o segundo deverá ser colocado no atalho do Firefox 4 Beta. Igual ao das imagens abaixo.

2-firefox-simultaneamente-3-e-4-beta

Clique em OK em ambas as janelas para concluir a configuração.

Pronto!

Rodando os dois simultaneamente

Sempre que você for abrí-los agora, a janelinha de Perfil de usuário será executada antes.

Tudo o que você deverá fazer é escolher qual das duas versões irá executar, ou as duas juntas.

Para abrir as duas simultaneamente, execute o atalho do Firefox 4 e escolha o perfil Firefox 4 e clique em Iniciar Firefox. Depois execute o atalho do Firefox 3 e selecione o perfil Firefox 3 e clique em Iniciar Firefox.

Imagem das duas versões abertas simultaneamente.

Clique para ampliar

duas-versões-firefox-ao-mesmo-tempo-simultaneamente

Conclusão

O mais interessante nisso tudo, é que você pode fazer isso com várias versões. Não apenas duas. Se você deseja utilizar o Firefox 2, 3 e 4 juntos, basta seguir este guia fazendo as alterações necessárias para cada versão é claro.

Outro detalhe importante de frisar é que você pode manter ações diferentes para cada versão. Isto é, você pode ter uma lista de favoritos em uma versão, e outra lista distinta no outro. Enfim, tudo o que ocorre e que você faz em uma das versões, não afeta a outra.

Neste caso, se uma extensão não é compatível com certa versão, a outra está ali para resolver este empecilho.

4 comentários:

  1. Caro Marcelo, apesar de seu tutorial estar um pouco velhinho (huahuahua...) funciona perfeitamente. Acabei de usar sua dica para rodar as versões 16 e 17 no meu PC. Valew mesmo. Danilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei muito satisfeito com a sua experiencia. Será que funciona também com o 18.01 ?
      Obrigado. sskrdlik@yahoo.com.br

      Excluir
  2. A explicação é uma beleza. Parabéns. Só tenho uma dúvida: Posso instalar o 3.6.11 e o 18.01 ao mesmo tempo, sendo duas séries distintas? Faço esta pergunta porque, no momento a Java invalidou o 18.01 e não consigo acessar completamente alguns sites, principalmente Bancos, o que é lamentável. Fui obrigado a instalar o IE, que é um desastre (para mim).. Muito obrigado. Saúde!
    >> Stanislav Skrdlik << - >> sskrdlik@yahoo.com.br <<

    ResponderExcluir
  3. Senhô! Finalmente! Obrigada pelo tutorial. Depois de horas tentando instalar o Selenuim no FF, vi que ele ñ é compatível com a nova versão [55], baixei algumas antigas fui até a 52 e nada. Na versão 30 consegui o selenium. Mas, como usar a versão nova [ZapWeb] e a velha [Selenium] do FF? Aqui está! Oh... ThanksGod.... [Ana Paula]

    ResponderExcluir