Dicas, truques, tutoriais, reviews, promoções e informação

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Como gravar as músicas do Spotify e salvar no PC

spotify replay music 5

Há alguns meses atrás publicamos aqui no site um tutorial de como criar uma conta no melhor streaming de música do mundo, o Spotify.

Para quem não é familiarizado com o software, trata-se de um excelente programa de streaming de música com uma linda interface, onde encontram-se milhões e milhões de artistas, músicas, discografias completas totalmente à sua disposição. É cadastrar-se, baixar, instalar e sair ouvindo a sua música predileta com ótima qualidade de MP3 e sem esperar carregar nada!

Hoje mostraremos como capturar/ripar/baixar/gravar as músicas tocadas no Spotify. Mas não só do Spotify. Com este software você pode gravar músicas de rádios online, do PC, e etc. Existem alguns aplicativos preparados para isso na Internet a fora, porém, testamos praticamente todos eles e não obtivemos resultados positivos com nenhum deles.

O único que conseguiu esse façanha foi o Replay Music. E hoje o tutorial é dedicado a esse grandioso software.

Tutorial Relacionado:
Como gravar músicas sem instalar nada

Compatibilidade

Windows XP, Vista, 7 e 8 - x86 ou x64

Download

Link 1
Link 2

OBS: se os links ficarem offline, por favor, comunique-nos através dos comentários.

Instalação do Replay Music

Extraia os arquivos do rar e siga os passos do arquivo LEIA-ME. Nele constam as instruções.

Configurando o Replay Music

I. Abra a interface do Replay Music e clique no botão Settings (canto direito inferior do programa).

baixar-musicas-do-spotify

II. Abrirá uma janelinha das configurações do programa. Na aba Input selecione a pasta onde as músicas gravadas serão salvas pelo RM e selecione a opção Audio Driver.

gravar as musicas do spotify no pc

III. Agora clique na aba Output. Nesta área encontra-se as principais opções de configuração. Por isso é preciso atenção com cada opção.

— Mantenha a opção Record to MP3s marcada para salvar os arquivos em MP3.
— Ajuste a qualidade que a gravação do arquivo terá. Recomendo a qualidade 192 Kbps.
— Marque as opções VBR e Identify Songs Automatically.
— Ajuste o volume de gravação das músicas. Não deixe muito alto, pois senão o som ficará distorcido.

Então clique em OK após a configuração.

como-posso-ter-as-musicas-do-spotify-no-pc

Gravando as Músicas com o Replay Music

1 - Primeiramente, abra Replay Music e clique no botão Start Recording. Abrirá uma janela de pré-configuração.

capturar-as-musicas-do-spotify

ripar-as-musicas-do-spotify

Nesta janela acima você poderá definir as tags da música: nome, artista e gênero.Também pode dar um nome para a pasta que a música será salva, e adicionar a música na biblioteca do seu WMP, iTunes (caso utilize) e etc. Caso não utilize o iTunes, desmarque a opção "Add tracks to iTunes".

Agora clique em OK e a gravação terá início.

2 - Então abra o Spotify e reproduza a música que deseja gravar.

musicas-do-spotify-no-computador-pc

3 - Quando quiser parar a gravação, primeiramente pause a música no Spotify. Então volte ao Replay Music e clique em Stop Recording.

baixando-musicas-do-spotify

4 - Caminhe até a pasta onde decidiu salvar os arquivos gravados e reproduza tranquilamente o seu áudio.

Gravação não funciona

Se o som não estiver sendo gravado, é provável que o problema esteja relacionado ao dispositivo de áudio do seu PC. Como cada sistema pode ter drivers de áudio distintos, não posso sugerir uma correção global.

Mas observe se a barrinha azul do Replay Music se move quando o áudio é reproduzido. Se ela não estiver se movendo, o programa não está conseguindo identificar o dispositivo correto. Neste caso, verifique nos dispositivos de áudio do seu computador (como Mixagem Estéreo ou algo do tipo) e também efetue a modificação do driver nas configurações do RM (explicado anteriormente na etapa II do item "Configurando o Replay Music").

Conclusão

O Replay Music não grava músicas apenas do Spotify, mas também de rádios online, players e qualquer tipo de som que passe pelo seu computador. Isso faz dele um excelente software.

Todavia, lembramos que existe ainda mais três programas que podem ser úteis na gravação das músicas do Spotify ou de qualquer outro streaming. São eles: Gilisoft Audio Recorder, Total Recorder Professional e Gravador do Windows.

44 comentários:

  1. Ainda acho que o FreeCorder 4 é a melhor opção, tanto na fidelidade do som gravado, quanto na instalação e funcionalidade. A única restrição é que só funciona no Firefox.
    O programa, uma vez instalado, ocupa uma faixa na Barra de Ferramentas do navegador, mas pode ficar oculta, bastando desabilitar no menu EXIBIR. Clicando no ícone de configurações (chave de boca), escolhe-se a pasta para guardar as músicas. Para gravar, basta clicar no ícone que tem um botão em vermelho (Record Audio Tool). A telinha de gravação abre e fica esperando a música tocar. Assim que começa a tocar, o FreeCorder passa a gravar. Não precisa ficar atento à música para saber quando ela termina, vez que o FreeCorder aciona automaticamente o Stop assim que a música chega ao fim. Terminada a gravação, clica uma vez no nome da mesma (que aparece em forma de data) para habilitar a renomeação (ou clica com a recla direita no nome e escolhe a opção "Rename). Tendo digitado o nome da música, tecle em ENTER, e pode fechar a telinha. Depois, basta ir à pasta que foi indicada nas configurações, e ouvir a música no padrão mp3 128 bits. Grava inclusive em estéreo.

    ResponderExcluir
  2. Sim, o FreeCoder é bom. Mas e quem não usa o Firefox? Hoje em dia os usuários todos já migraram para o Chrome. O FreeCoder na verdade é um excelente adware. Essas toolbars só fazem deixar o navegador e a navegação lenta.

    O Spotify pode ser usado por qualquer pessoa, independente do navegador, sistema operacional, ou gosto musical.

    Contudop, ainda considero o Spotify o melhor streaming de música. Aliás, já é considerado o melhor!

    ResponderExcluir
  3. Pessoal,

    meus parabéns pelos posts relacionados ao Spotify!!!

    Conheço, já a bastante tempo, o Spotify e o Replay.

    Sugiro, para um próximo tópico, análise de algum destes programas (um que funcione) que possa renomear automaticamente as músicas baixadas com o Replay Music.

    Abraços,
    Renato.

    ResponderExcluir
  4. Olá Renato, seja bem-vindo e obrigado pelo comentário, meu amigo :)

    Sempre fui grande fã de ambos os programas, tanto pela qualidade quanto pela eficiência magnífica.

    Realmente seria interessante esta sua sugestão. Se o próprio Replay não oferecer esta opção, né, pois tem que dar uma fuçada, seria bem mais prático mesmo.

    Daremos uma pesquisada e, caso encontremos algo útil, criaremos um artigo a respeito. E peço que, igualmente, se você encontrar ou descobrir algo do gênero nos informe, por gentileza.

    Abraços e ótimo semana!
    Atenciosamente,
    Marcelo

    ResponderExcluir
  5. Não consegui alterar o nome da música na gravação...

    ResponderExcluir
  6. Um pouco difícil de configurar... no começó da música o programa sempre acaba cortando um poquinho.

    Meu anti-virus, o Kaspersky, detectou um tipo de ação que pode ser perigosa, PDM.RootShell, sempre quando ele termina de gravar. O que será?

    ResponderExcluir
  7. Eiras, eu uso o KIS 2012 aqui e ele nunca emitiu este tipo de alerta. Nem mesmo para o crack do programa, que está devidamente limpo de vírus e malwares.

    Sinceramente, não sei o porquê dessa detecção.
    Aqui nunca aconteceu isso. Nem na época que utilizava o KIS 2010.

    ResponderExcluir
  8. Marcelo, deve ser falso positivo mesmo, porque o próprio KIS lê e PERMITE... Mas isso não é problema.

    Porém, estou com algum probleminha. Alguma faixas, sempre são cortadas logo no começo... ou seja, os primeiros 3 segundos não são gravados. Tem músicas que logo no primeiro segundo já tem algo, aí corta e fica ruim.


    Como faço para configurar o programa para não cortar o começo?

    (Um jeito que descobrir é: Play, Grava, e depois de alguns segundos, volta a música no começo e deixa gravar. Mas aí depois tenho que usar um programa de áudio, tipo Sound Forge, pra cortar a primeira parte... e depois salvar de novo) Tem uma maneira mais prática e certa?

    ResponderExcluir
  9. Eiras, posso dar uma sugestão boba?

    Primeiro, clique em Start Recording no Replay Music, dê o nome à música e clique em OK.
    Logo em seguida, reproduza a música e veja se ainda assim será cortada.

    No tutorial eu coloquei o contrário. Expliquei que você deve reproduzir o áudio e depois gravá-lo com o RP.

    Tente fazer exatamente o contrário. Acabei de fazer aqui e deu certinho. A música não foi cortada nem nada disso. O fato é que, quando testei o RP pela primeira vez, quando eu cliquei em Start Recording primeiro ele não gravou. Porém, agora gravou normalmente.

    Faça esse teste aí e poste aqui dizendo se deu certo ou não, por gentileza. Pois neste caso, editarei o tutorial na mesma hora.

    Agradeço seu comentário e seu report!
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Bom... Valeu Marcelo, o certo seria mesmo fazer exatamente ao contrário. Primeiro clica em Gravar e depois seleciona a música e clica no Play.

    Esse programa também grava o áudio do computador, em geral, como Media Player, Youtube e outros sites? Porque comigo ele só consegue "ler" o áudio do Spotify. De outros programas e Site, ele não grava e não "lê" nada. A barrinha de áudio não mexe...

    ResponderExcluir
  11. Eiras, tem como sim. O Replay Music, segundo o próprio desenvolvedor, foi programado para capturar o som do computador de modo geral mesmo, não especificamente do Spotify. Quando li sobre o Replay Music no site do fabricante, pensei, se captura qualquer som do PC, certamente capturará o do Spotify também. Foi quando baixei e comprovei sua eficácia.

    Aqui, no meu sistema, ele captura qualquer som da Internet (Youtube, rádios e afins) automaticamente, sem eu ter feito nenhuma configuração no mesmo. Já para que ele capture o som do player, eu tenho de habilitar o recurso Mixagem Estéreo no Windows. Depois ir ao Replay, clicar em Settings e em Input Source (na aba Input) ativar a opção "Mixagem estéreo". Só assim o som do player, dos jogos ou do próprio sistema são capturados com êxito.

    ResponderExcluir
  12. Olá Marcelo... infelizmente não consegui fazer o Replay Music funcionar com o som do computador, apenas do Spotify. Mas isso era o objetivo mesmo, e consegui.

    Pena não que não consegui gravar de outra fonte.

    Mas obrigado!

    ResponderExcluir
  13. Poxa, que pena Fernando. Dá uma procurada no Google sobre esta questão. Vou dando uma pesquisada aqui também e caso encontre eu lhe informo.
    Abraços e feliz natal

    ResponderExcluir
  14. Tenho um Script que faz o captura direto da saida de audio das musicas do Spotify. Só tem que colar no script as "URI" de cada musica que você quer baixar, informação que pode obter clicando com o botão direito sobre a musica. O problema principal é que para obter a musica, o script tem que executa-la toda, a vantagem que tu pode colocar uma lista de musicas, e ele vai tocando sozinho, quando termina cada musica ele cria um arquivo .mp3. Atualmente o script só funciona no linux. No final das contas é melhor do que ter ficar dando play e stop a cada musica.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo,

    Existe um script semelhante para Mac OS. Eu tenho um script que faz isso no Linux também de autoria minha. Mas como não trabalhamos com tal plataforma no blog, é desnecessário postá-lo.

    De qualquer maneira, como estamos falando de Windows, o tutorial é mais que suficiente!

    ResponderExcluir
  16. Bom, estou com o Replay Music funcionando tudo ok. Mas tem um problema! Algumas músicas que já começam com instrumental no primeiro segundo, quando eu gravo, corta alguns segundos do começo! Me parece que ele não grava, demora alguns segundos para começar gravar de fato... e isso atrapalha bastante! Alguém mais com o problema?

    ResponderExcluir
  17. Eiras, esse problema está acontecendo com todos. Na verdade, é algo no próprio Spotify pois já utilizei outros programas para gravar e ocorre a mesmíssima coisa. O outro software que utilizei foi o Total Recorder Professional.

    http://www.seututorial.com/2012/03/como-gravar-o-audio-de-qualquer-site-e.html

    Estou tentando encontrar soluções plausíveis, porém, está complicado!

    O que eu faço aqui como solução provisória, é reproduzir uma outra música, iniciar a gravação no RM e logo após reproduzir o áudio que desejo gravar de fato. Dá certo, no entanto, o primeiro segundo da outra música é gravada. Entretanto, eu corto a introdução dessa outra música com o MP3DirectCut depois para deixar somente a música que quero.

    http://www.seututorial.com/2010/12/como-cortar-musicas-com-o-mp3directcut.html

    Peço que se alguém souber de algo relevante para solucionar este empecilho, que diga aqui por gentileza!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só colocar para gravar, e depois você dá play no audio do spotify, assim vai ficar alguns segundos sobrando para o início da música! ;)

      Excluir
  18. Bom, Marcelo, obrigado pela resposta. Parece mesmo que esse problema não tem solução fixa e o jeito mesmo é encontrar provisórias como essa. De fato, se iniciar a gravação com outra música e depois passar para a que deseja gravar, dá certo. Ruim é quando rola o comercial entre elas...

    Mas outra coisa que percebi é que nem sempre o Replay registra as informações da música, como Nome, Artista, Álbum, mas isso dá pra corrigir manualmente depois.

    Obrigado, Marcelo. Se eu conseguir algo melhor para se fazer, volto aqui. Valeu pela dedicação, forte abraço!

    ResponderExcluir
  19. Oi gente .......estou compartilhando a solução que tive testando um programa muito bom, e o resultado é até melhor que o Replay Music.

    O nome do programa é Wondershare Streaming Audio Recorder, ele é limitado por 7 dias, mas achei ele com um patc que crackeia ele e deixa ele full.
    Estou compartilhando pois esse site já me ajudou muito, o interessante desse software é que no caso do Spotify ele já nomeia a música e tudo mais.

    Abração galera

    ResponderExcluir
  20. Olá Negrets,

    Valeu pela indicação. Vou conferir o Wondershare. Por falar dos produtos Wondershare, recebi um contato de um dos responsáveis pelo desenvolvimento dos softwares da empresa, o qual me forneceu 5 chaves de licença do Wondershare vDownloader, e que irei sortear em um review que farei do programa.

    Aguardem!
    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Oi Marcelo, essa promoção já foi? Me interessei em participar! To sempre ligado no teu blog, que é sensacional. E sempre passando para meus amigos também, inclusive to agora mesmo ajudando um a baixar o Replay pra usar no Spotify! Tem ajudado muito a sua iniciativa.

    ResponderExcluir
  22. Fala Eiras, tudo bem? Então, eu pensei que as licenças seriam do Wondershare Ultimate, mas na verdade eram do Platinum -- que particularmente considero a versão mais fraca da empresa -- e por isso achei desnecessário pegar esse giveaway.

    Estou tentando negociar as licenças do Ultimate, que é uma suite bem completa, em troca do review. Mas ainda não obtive respostas.

    Estou para pegar um giveaway do TuneUp Utilities 2012, pois um dos comerciantes da empresa entrou em contato com o blog.

    Qualquer novidade eu faleo, meu amigo.

    Aliás, agradeço bastante a sua iniciativa de divulgar o material do blog entre seus amigos, e também fico feliz em saber que você o acompanha. É sempre uma gratificação enorme ouvir isso. Nos dá uma sede maior de compartilhar e criar nossos artigos.

    Muito obrigado.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Eu gravo as musicas mais não salva o nome delas, ae qdo são executadas aparece somente track1 e artista não reconhecido. Oq pode ser feito?
    abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada pode ser feito. Você tem que alterar o nome manualmente. Infelizmente o programa não reconhece o nome das músicas. Ele somente as grava.
      Abraço

      Excluir
  24. Galera,

    Descobri um meio muito melhor para copiar as músicas do Spotify. Além de copiá-las, as músicas são salvas já com o nome do artista e da música automaticamente.

    Confiram:
    http://www.seututorial.com/2012/09/gravando-as-musicas-do-spotify-metodo.html

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas Marcelo. Sigo atentamente os v. comentarios acontece k colei o endereço no meu navegador e ñ deu nada.
      agradeço qual dica.
      Abraço

      AM

      Excluir
  25. Melhor tutorial ever! Eu que não manjo quase nada de pc ou softwares instalei o Replay music com o pé nas costas seguindo o seu tutorial!
    Muito obrigada!
    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maira, obrigado pelo comentário.
      Mas, como informei no começo do post, temos um tutorial mais atualizado e melhor que este.

      Leia:
      http://www.seututorial.com/2012/09/gravando-as-musicas-do-spotify-metodo.html

      Se o Replay Music não lhe atender satisfatoriamente de algum modo, sugiro que siga o tutorial do outro link.

      Grande abraço e valeu pela visita!

      Excluir
  26. Nao consigo gravar ...

    ResponderExcluir
  27. Opa,bom tutorial so tem um problema eu não estou conseguindo gravar,Eu dou Start mais nao grava eu ja tentei mudar o negocio do Audio Driver pra outro mais nada,lembrando que eu uso HeadSet.
    Bom se puder me ajudar eu agradeço.

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde. Ñ consigo baixar aqui o Replay Music 5.
    Por favor ajude-me.
    Agradecia tb se me explicassem como meter música do spotify no meu blog
    condor56.blogspot.pt.
    Obrg
    Abraço do tamanho do Atlantico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não está conseguindo, amigo? Simplesmente acesse o link e baixe-o.

      Excluir
  29. Boas. Baixei o Real Play 5 e ñ consegui passar a musica do spotify.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Real Play ou Replay Music? Pois são dois programas, porém, ambos distintos.

      Se você diz Replay Music, você não está conseguindo gravar as músicas ou colocá-las no blog? Porque se estiver gravando com a intenção de colocá-las no blog, não há como fazer isso diretamente. Você deve utilizar um serviço para hospedar a música gravada, em seguida colocar o widget no post.

      Aqui um tutorial sobre:
      http://www.seututorial.com/2011/02/como-colocar-audio-mp3-nos-posts-do.html

      Agora, se não estiver conseguindo gravar, você certamente está fazendo algo errado. Neste caso, preciso que me diga onde está com dificuldade, porque o processo é extremamente simples.

      Excluir
    2. peço desulpa. Baixei o Replay music.


      Excluir
  30. Boa noite. Baixei o Freecorder 7 mas ñ consigo po-lo a funcionar. Será k podia postar um tutorial?

    Obrg

    AM

    ResponderExcluir
  31. Por gentileza, poderia me passar o replay music? os links est~ao off

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. + Links atualizados
      + Nova versão do programa add
      + Tutorial atualizado

      Excluir
  32. Não estou conseguindo baixar o Replay music nos links do site.

    ResponderExcluir
  33. Boa noite Marcelo!
    Gostaria que vc enviasse novamente o link do "Replay Music", pois o programa foi removido por conta da formatação do meu HD.
    Grato,

    Minas Nicolas

    ResponderExcluir
  34. Eu estou morrendo de vontade de comprar este produto , mas não tenho cartão internacional. Como eu faço para comprar sem o cartão internacional ?

    ResponderExcluir