Dicas, truques, tutoriais, reviews, promoções e informação

segunda-feira, 21 de março de 2011

Como otimizar seu computador e deixá-lo mais veloz - Parte 1

Daremos início hoje a um guia de dicas sobre como otimizar o seu sistema e deixá-lo mais rápido. O guia foi divido em duas etapas — "Parte 1" e "Parte 2"  — para manter uma melhor organização dos artigos.

O guia mostrará quais são os melhores métodos de evitar que seu computador torne-se lento (ou se já está, como resolver), e como mantê-lo mais protegido e otimizado. Claro, os métodos aplicados aqui podem não resolver o problema de todos, mas com certeza vai ajudar um pouco mais! Na verdade, nós reunimos as melhores dicas de otimização da Internet para ajudar você a dar uma turbinada em sua máquina.

Limpeza do Hardware

Segundo estudos na área da tecnologia, a limpeza interna e externa do computador pode deixá-lo mais rápido e evitar erros.

Do mesmo jeito que uma casa requer faxina diariamente para não ficar inabitável, com o computador é a mesma coisa.

Quanto mais sujeira vai juntando nas peças do PC, mais lento e instável ele pode se tornar ao longo de sua utilização. E uma limpeza (no mínimo mensal) dentro e fora do gabinete é fundamental. Lógico, a cautela para não danificar alguma peça é importantíssimo.

Por isso acompanhe um passo a passo de limpeza interna e externa acessando os links abaixo


Limpeza do Sistema

Uma das dicas mais recomendadas é a limpeza do disco rígido onde encontra-se o sistema operacional. Do mesmo jeito que a limpeza do hardware é importante, a limpeza do sistema também é.

Sempre após utilizar a internet e o computador em geral, efetue uma limpeza rápida dos arquivos temporários, logs do Windows, e etc. Não custa nada e pode deixar seu sistema mais "alegre".

O Windows oferece uma ferramenta para a limpeza de disco que fica localizada em: IniciarProgramasAcessóriosFerramentas do SistemaLimpeza de disco. Porém, ela é um pouco limitada!

Para esta tarefa, recomendamos bastante o uso do programa CCleaner, que roda em todas as edições do Windows, ou algum outro programa de sua preferência. Leia um tutorial completo do aplicativo com link para download incluído logo abaixo.


Desfragmentação do Disco

Chegamos em uma das partes mais importante do guia. Desfragmentar o disco rígido é o processo mais indicado para quem deseja dar uma boa otimizada no sistema. Não só porque ele corrige erros no sistema, mas principalmente porque ele coloca todos os dados em ordem.

A função trivial de um desfragmentador de discos é arrumar a "bagunça" no sistema. Sempre que você instala/desinstala programas, utiliza um programa, realiza alguma modificação no sistema, joga um game, enfim, faz qualquer coisa no computador, os dados ficam desorganizados, podendo causar travamentos, lentidão e outros detalhes desagradáveis.

Por exemplo

Imagine que a ordem correta dos dados seja esta: A, B, C, D... imaginou?
Ao longo do tempo, os dados passam a ficar assim: C, A, D, B ou D, C, B, A.

Conclusão: Na hora que você pede para o sistema realizar alguma ação, ele tem que percorrer toda bagunça até encontrar o dado correto para executar a ação solicitada por você.

Neste caso, o melhor jeito de resolver isso é desfragmentando o disco duro. A Microsoft fornece um desfragmentador integrado no Windows, que fica localizado em IniciarProgramasAcessóriosFerramentas do SistemaDesfragmentador de disco.

Porém, muitos, assim como eu, preferem utilizar um desfragmentador de terceiros por serem mais avançados. Dois desfragmentadores que eu recomendo bastante é o Auslogics Disk Defrag e o JkDefrag.


Limpeza do Registro

O Registro do Windows é o "cérebro" do sistema operacional. Qualquer má configuração ou problema nele, pode prejudicá-lo gravemente e deixar o sistema inoperante. Por isso, ele também requer cuidados especiais.

Antes de qualquer coisa, recomendo que você faça um backup completo do registro com o ERUNT, em caso de eventualidades.

O CCleaner mesmo, mencionado anteriormente, possui uma ferramenta para a limpeza do registro, a qual pode ser utilizada sem problemas. No entanto, se você quer uma ferramenta própria para isso, abaixo deixo duas sugestões gratuitas.


Verificação de Erros

Os HDs não são isentos de falhas e erros. Muitos usuários esquecem que eles existem pois não estão tendo problemas no sistema, mas, sabia que mesmo que o sistema esteja rodando normalmente, o HD pode conter erros? Sim, é verdade. O que pode lhe prejudicar num futuro próximo.

Por isso, mensalmente, é apropriado que você realize uma verificação e correção de erros no Windows para garantir um melhor desempenho e estabilidade.

O procedimento pode ser feito manualmente pelo ScanDisk (ou Checkdisk) do Windows, ou através de programas como o excelente Advanced System Care.

Efeitos visuais, gadgets e personalizações

Evite colocar muitos efeitos visuais, instalar inúmeros gadgets no desktop, e personalizar demais o sistema. Sei que muitos adoram customizar seus computadores e deixá-lo mais bonito. No entanto, isso faz com que o sistema perca um pouco no desempenho.

Claro que não há necessidade de deixar o PC vazio, sem nada instalado. Pode instalar, sim. Mas evite exagerar na customização. Mesmo você tendo uma super configuração física.

O Windows 7 e o 8 definem, por padrão, o sistema com a melhor aparência. Mas é preferível zelar pelo desempenho. No entanto, isso já é uma opção pessoal de cada user.

Inicialização do Sistema

Acho que uma das mais frequentes reclamações dos usuários de Windows, é a lerdeza na hora de o sistema iniciar.

Esta é uma dica bem básica e manjada, mas é sempre bom relembrar.

Controle os programas que estão iniciando com o Windows. De preferência, deixe somente o antivirus e outro aplicativo de extrema importância, iniciarem junto com o sistema. Eu, por exemplo, deixo apenas o antivirus iniciando com o Windows. Nada mais!

Para isto, basta fazer o seguinte:

No XP Vá em Iniciar ► Executar ► Digite msconfig e tecle Enter.
No 8, 7 e Vista Na caixa de pesquisa do menu Iniciar, digite msconfig e tecle Enter.

guia para otimizar windows 8 xp 7 vista

Clique na guia Inicializar e desmarque os aplicativos desnecessários para carregar com o sistema.

tutorial-como-deixar-meu-windows-mais-rapido

Para saber o que cada um dos aplicativos representam, utilize o Google.

Contudo, posso adiantar que, com exceção do antivirus e de aplicativos diretamente ligados à sua conexão (como de modem e etc), nenhum dos programas iniciados são importantes para carregarem junto ao sistema. E podem ser desmarcados sem problemas.

Se você utiliza o CCleaner, ele possui uma ferramenta para isso também, a qual pode substituir o msconfig.

Isso dará um reforço na inicialização rápido do seu Windows.

Otimização da Memória

Bem como o HD e todas as demais peças do computador, a memória também deve ser tratada com total cuidado e carinho.

Liberar e otimizar o consumo de memória no sistema é uma medida significativa que ajuda na prevenção de erros, travamentos e lentidão. Principalmente se você costuma executar varios softwares simultaneamente.

Leia o tutorial abaixo e saiba como gerenciar melhor sua memória.


Antivirus e Outros

Segurança. Este é um assunto polêmico e que gera grandes discussões em torno da web. No entanto, é uma questão de extrema importância no quesito desempenho do PC.

Escolher uma solução de segurança que respeite a configuração do nosso computador e que dê a segurança necessária para o sistema, é um fator decisivo e delicado. Obviamente que a segurança de nossos dados não depende inequivocamente dos programas, mas, também de nós mesmos.

O antivirus é indiscutivelmente um dos aplicativos que mais pesam em um computador, e se utilizado e/ou configurado de maneira incorreta, pode atrapalhar o desempenho da máquina e da conexão.

Antes de adquirir qualquer solução de segurança, leia os requisitos mínimos e máximos nos sites dos desenvolvedores, pesquise no Google para saber se algum deles não são incompatíveis, dê preferência para antivirus leves.

Evite também a instalação de uma infinidade de programas deste gênero. Hoje muitos passaram a adotar o uso de suites — soluções que integram vários outros aplicativos de segurança em um mesmo software. E, na minha opinião, valem muito mais a pena embora a maioria sejam sharewares. Recomendo a leitura do artigo abaixo.


Vírus e Malwares

Depois desse resumo sobre os aplicativos de segurança acima, vamos comentar um pouco das pragas digitais que rondam a web.

70% dos internautas que reclamam de lentidão e instabilidade no computador estão infectados por algum tipo de malware, sem saber do motivo. É simples de explicar, os malwares e vírus projetados hoje em dia são muito avançados. Não é mais como antigamente, que podíamos detectá-los simplesmente olhando no gerenciador de tarefas, no registro ou no msconfig. Mesmo eles estando presentes nestes locais, a remoção dos mesmos passou a ser bem mais complicada.

Os antivirus e outros softwares não estão conseguindo acompanhar o crescimento diário de pragas virtuais, e com isso, nosso sistema torna-se muito mais vulnerável na rede, independentemente se o usuário é cauteloso ou tem bom senso.

Todavia, várias pesquisas apontam que o responsável pelas contaminações é o próprio usuário. Daí, tiramos a conclusão de que os usuários ainda não estão tendo consciência dos riscos e métodos prevenção. Inclusive, muitos programas conhecidos da Internet instalam os famosos adwares (toolbars, barra de busca, e etc) no computador da vítima.

Portanto, sempre antes de clicar em algo, baixar ou instalar algo, acessar algum site... tenha o máximo de cuidado. Você pode instalar complementos adicionais de segurança em seu navegador, e enviar arquivos para uma análise com mais de 40 antivirus no VirusTotal.


Sistema Operacional Desatualizado

Acredito que todos têm ciência de que o Windows é o sistema operacional mais vulnerável da área tecnológica.

Não adianta nada ter um ótimo antivirus e um excelente bom senso,  se o sistema encontra-se desatualizado. É a mesma coisa que trancar as janelas da sua casa para os ladrões não invadirem, e deixar as portas abertas. Ou seja, o perigo é o mesmo! É só uma questão de tempo para ter o computador explorado por hackers e malwares.

Entretanto, muitos usuários ficam com medo de atualizar devido ao sistema operacional ser pirata. Esqueçam disso! Atualizar um SO pirata não vai deixá-lo inoperante. 95% dos usuários de Windows têm Windows pirata no PC, e atualizam-no sempre que surgem novos updates no Windows Update.

Porém, ter um sistema desatualizado também pode causar instabilidade no computador.

Não precisa deixar o recurso de Atualizações Automáticas totalmente ativado. Basta configurá-lo para avisar você de novas atualizações apenas. Para fazer isso, siga os procedimentos a seguir.

Vá em Iniciar ► Painel de Controle ► Central de SegurançaAtualizações Automáticas. Marque a opção "Notificar-me de atualizações, mas não baixá-las ou instalá-las automaticamente". Dê um OK depois. Pronto! Sempre que novas atualizações forem lançadas pela Microsoft, você será avisado e poderá instalar apenas as atualizações que lhe convir.

dicas para otimizar meu pc lento

Drivers e Programas Desatualizados

Muitos não sabem, mas drivers desatualizados podem causar instabilidade no computador, afinal, são eles que fazem a comunicação direta dos periféricos de hardware com o sistema operacional.

O mesmo vale para os programas que você tem instalados no PC. Todos requerem atualização para corrigir possíveis bugs e futuras explorações.

Para atualizar os drivers referentes a cada periférico, você deve saber a marca e o modelo do periférico em questão. Porém, é uma tarefa muito árdua e chata ter que percorrer o site do produto inteiro até encontrar o driver certo. Por isso, para facilitar o trabalho todo, você pode utilizar um software para atualização automática dos drivers.

E para atualizar os programas instalados automaticamente você também pode utilizar um ótimo software.

Leia os tutoriais abaixo para saber mais sobre estas atualizações e quais softwares usar.

9 comentários:

  1. òtimas dicas,,para quem assim como eu é leigo essas dicas são perfeitas,,abraço e por favor continue nos ajudando.

    ResponderExcluir
  2. vlw por compartilhar essas informações...são, sem dúvida nenhuma, excelentes...abraços

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito e fiz uma tremenda limpeza no meu pc! obrigado pelo tuto

    ResponderExcluir
  4. Valeu Marcelo. Muito útil suas dicas. Obg

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela dica meu Professor Marcelo. Que DEUS lhe abençõe muito!

    ResponderExcluir
  6. TB sou leigo e admito tenho muita dificuldade e falta de tempo quanto o assunto é cuidado com o PC. Por isso deixo todo o serviço de manutenção e segurança para softwares. Atualmente estou usando Advanced SystemCare e estou muito satisfeito, essa é minha dica para quem quer melhorar o desempenho do computador mas não tem muito tempo disponível.

    ResponderExcluir