Dicas, truques, tutoriais, reviews, promoções e informação

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Como verificar se os links do seu site ou blog estão quebrados/offline

Quem tem um site ou blog sabe como é difícil mantê-lo 100% organizado. Requer bastante atenção, paciência e trabalho árduo.

Porém, uma das coisas que mais derrubam um site, principalmente sites de downloads, são os links quebrados. O visitante entra na esperança de encontrar o arquivo, ou acessar um conteúdo interessante, quando de repente se depara com uma página do tipo "Not Found". Especialmente links externos de arquivos upados em hosts como Rapidshare, Mediafire, Megaupload (hoje apenas Mega), Putlocker, 4shared, Imageshack e etc.

No entanto, uma página interna do seu site - imagem, feed, ou qualquer outra área importante - pode estar offline e você nem saber disso. E convenhamos, verificar post por post, link por link é inviável. Ainda mais se o seu site possui inúmeros posts.

O Xenu's Link Sleuth (XLS) é um aplicativo levíssimo e gratuito que pode verificar todos os links, internos e externos, do seu site com apenas alguns cliques. O programa realiza um scan em todo o seu site e lhe informa de todos os links e páginas que estão online ou offline. Mais do que isso, o programa ainda mostra todas as descrições dos links, backlinks e é facílimo de mexer.

Download

Link direto

Link 2

Compatibilidade

Windows XP, Vista, 7 e 8 - x86 e x64

Como usar o Xenu's Link Sleuth

1. Depois de baixar, extraia o arquivo e instale o programa normalmente.

2. Depois de instalar, clique no menu FileCheck URL.

saber-se-todos-os-links-do-meu-estão-online

3. No primeiro campo em branco, insira a URL completa do seu site ou blog. Mantenha a opção Check external links marcada e clique em OK.

checar-se-os-links-do-meu-blog-ainda-estão-funcionando

4. Após isso, o programa vai checar todos os links presentes em seu site. Isso pode demorar, dependendo do tanto de links localizados em seu site e fora dele, e do número de posts. Aproveite para ir tomar um cafezinho! :)

verificar-se-todos-links-do-meu-site-estão-funcionando

Para saber a quantas anda o scan, basta olhar na barra de status (parte inferior da janela do programa) e ver a porcentagem já realizada. Tem que chegar no 100% para acabar.

quais-links-do-meu-site-estão-quebrados

5. No decorrer do scan, o aplicativo vai informando o estado dos links. Os links que estiverem verdes, com um "ok" ao lado dos endereços, estão online (funcionando normalmente). Os que estiverem vermelhos, com um "timeout" ao lado, provavelmente estão quebrados (offline, não funcionam). No entanto, às vezes o programa erra, colocando um timeout em URLs que estão online. Por isso é bom dar uma conferida.

verificar-se-existem-links-quebrados-em-meu-site-blog

6. É preciso que você compreenda que o programa não informa apenas os links de downloads. Mas também links de imagens hospedadas em seu site, páginas internas de artigos, páginas externas, e posts editados (geralmente não são um problema, pois o programa intepreta como offline).
Você não precisa acessar todos os links. O que importa são apenas os links que estão vermelho, os quais estão quebrados ou possuem erros.

7. Para acessar a página que está offline ou que possui o link quebrado, basta clicar com o direito do mouse sobre a URL dela e selecionar a opção Open in Browser ou URL properties (ambas explicadas abaixo).

saber-links-offline-em-meu-site-2013-2014

links-quebrados-em-meu-blog

=> A opção Open in Browser abre a página completa em seu navegador padrão. 
=> A opção URL properties abre uma pop-up informando em qual página do seu site ou blog o link quebrado está.

Exemplo:

verificar-se-existem-links-offline-em-meu-site-blog

OBS: O link da página acima não está quebrado. Foi apenas uma demonstração.

8. Depois que o scan finaliza, o programa exibe uma pop-up perguntando se você deseja ver o relatório do scan. Na minha opinião, não há necessidade disso pois pela própria tela de scan dá para visualizar os links problemáticos tranquilamente. Mas caso queira acessar o relatório, clique em Sim e aguarde ele ser gerado.

tutorial-xenus-link-sleuth-como-usar-xenus-link-sleuth

links-online-e-offline-meu-site-blog

9. Clique em OK na próxima mensagem e o relatório será aberto no Internet Explorer em formato HTML.

7 comentários:

  1. Marcelão eu estava sondando o teu twitter quando encontrei essa maravilha de tutorial. Pra falar a verdade, nem sabia que existia um programa que realizasse essa maravilha. Você me ajudou a encontrar a solução de um baita problemão que existia no meu blog que era problemas com links off lines. E ainda mais essa beleza de tutorial tudo explicadozinho... cara demais nota 1.000.000 pra vc.
    Gostaria de saber se vc tem mais algum turorial que vc me recomendaria para usar em meu blog de seriados. Além desse e dos menus em drop donw que você me ensionou. Parabéns e tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá MORRIS
    Obrigado pelo comentário!
    Neste link abaixo encontram-se outros posts interessantes sobre o Blogger. Se quiser dar uma olhada:

    http://www.seututorial.com/search/label/Blogger

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, é muito bom estar sempre aprendendo, parabéns pelo conteúdo.

    ResponderExcluir
  4. Olá Procure aqui
    Obrigado pelo comentário e pela visita.
    Fico feliz em saber que gostou do artigo.

    Abraços, sucesso com o blog e volte sempre

    ResponderExcluir
  5. Opa me ajudou bastante para verificar algumas coisas aqui. Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Eu de novo rsrs... Esse aplicativo é bom mesmo...
    So estou com uma duvida. Os links aqui estão tudo 100%, mas aparece algo escrito em vermelho not found e aparece uns links, mas os verifiquei e estão tudo funcionando... é normal o programa aparecer escrito isso... Esse meu blog novo, faz só 3 dias de vida e ja ter problema seria osso rsr. Obrigado pelo tutoriais estou usando algumas dicas suas :)

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo Tutorial!

    ResponderExcluir