Dicas, truques, tutoriais, reviews, promoções e informação

domingo, 4 de dezembro de 2011

Configuração simplificada do Windows XP e 7

Tutorial criado e enviado por: Tiago Manzini
Blog ou Site: Não possui ou não informado
Conteúdo original do tutorial: Enviado por documento via e-mail

Olá pessoal! Meu nome é Tiago Manzini tenho 19 anos, sou professor de informática e programador de softwares há mais de 6 anos.

Bom, neste tutorial eu estarei ensinando a todos como fazer uma rápida configuração em computadores. Estarei abordando alguns programas como o MSCONFIG do próprio Windows (todos os computadores que possuem o Windows como Sistema Operacional terá), o Desfragmentador de discos que também já vem com o Windows, o CCleaner e um bom anti-vírus gratuito que ambos iremos pegar da internet.

Primeiramente, devemos entender como o Windows funciona antes de fazermos uma configuração, então neste tutorial também abordarei toda a parte teórica necessária para a compreensão e como consequencia uma configuração bem feita.

A primeira coisa que eu costumo verificar em um computador antes de configurá-lo é a velocidade da inicialização. Quando ligamos um computador ele leva um tempinho até que fique “no ponto” para que seja possível trabalhar com ele sem que trave alguma coisa. Este período chamamos de inicialização, na inicialização são carregados vários programas que possibilitam o Windows funcionar perfeitamente. Quando temos muitos programas desnecessários sendo carregados na inicialização ela fica lenta e, notamos então que possivelmente o computador pode estar desconfigurado. Ai que entraremos usando o editor MSCONFIG da Microsoft. Entre em “Iniciar (Start) > Executar (Run)”, escreva “msconfig” e tecle “Enter”, se usa o Windows 7 simplesmente escreva “msconfig” e aperte “Enter”. A seguinte tela surgirá:

configurar-msconfig

ostaria de alertar, não mexa em nada desde programa ainda, somente pule para a aba que está em destaque na imagem, seria “Inicialização de Programas”. Digo para fazer isso porque há configurações que não devemos alterar de maneira alguma, pois pode fazer com que o computador piore ou até mesmo não inicialize mais. Pulando para a aba “Inicialização de Programas” você verá uma tela similar a esta:

como-configurar-windows-7

Note que temos várias linhas, cada linha dessas corresponde a um programa que poderá ser inicializado com o Windows. Todos os que tiverem marcados serão iniciados, os outros não. No meu caso podemos ver que ao meu Windows carregar, ele inicializará os seis programas listados com um “check”, isso inclui o meu antivírus, meu dispositivo de áudio e outras coisas mais. Você terá que ter certo senso ao modificar essas informações, nunca desative drivers ou coisas do tipo, e é claro um programa que você sempre precisará dele, como o seu antivírus.

Uma dica muito valiosa quando se modifica as coisas por aqui é sempre fazer uma pesquisa no Google para saber com qual programa estamos lidando e se podemos realmente desmarcá-lo. Com o tempo e a prática terá em mente vários programas que podem ser desmarcados sem maiores consequencias.

Depois de desmarcar alguns programas, o utilitário de configuração do sistema (msconfig) irá perguntar se você deseja reiniciar o seu micro, responda sim a questão. Veja se o seu PC já está um pouco mais rápido, começando a contar a partir do momento em que você consegue ver o seu plano de fundo. A inicialização do seu PC antes de aparecer o seu plano de fundo depende de outras coisas que não irei abordar aqui.

Feito isso, vamos agora desfragmentar o disco rígido (HD) usando o “Desfragmentador de discos”. Vá em Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Desfragmentador de discos. Se você usa Windows XP verá uma tela semelhante a esta:

configurar-windows-xp

Se você usa o Windows 7 verá esta:

como-desfragmentar-windows-7

O desfragmentador de disco é uma ferramenta que vai, digamos, organizar os arquivos no seu computador, de forma que facilite a leitura e a escrita no seu disco-rígido (HD) e com isso deixá-lo mais rápido. Na tela do programa visualizaremos as partições ou HDs que temos (no caso de ter mais de uma HD), selecione o HD que corresponde ao seu HD principal, geralmente é o HD “C:”.

Clique em “Analisar disco” para saber se este passo será necessário, mas é quase sempre aconselhável clicar em “Desfragmentar disco” de uma vez, assim evitamos perder tempo. Feito isso aguarde, pode levar desde alguns minutos até várias horas!

Depois de tudo feito, feche o seu Desfragmentador de disco. Faça o download do CCleaner, você pode encontrá-lo em várias sites de downloads como o Baxaki, por exemplo, basta apenas fazer uma pesquisa. Para instalá-lo também não há mistério nenhum, é o mais simples e rápido sistema de “Next-Next-Finish”!

Com ele em nosso sistema, vamos fazer algumas coisas voltarem ao normal, já que este aplicativo irá limpar o seu sistema de “erros” que muitas vezes o próprio sistema cria e se esquece consertá-los, muitas vezes esses erros por mais bobos que sejam podem ao longo prazo, deixar o nosso sistema lento.

como-deixar-meu-pc-mais-rapido

Na primeira tela temos a “Limpeza”, ela é responsável por liberar espaço em disco, ela irá remover arquivos temporários do computador. É importante se seu HD não tem muito espaço livre e você está precisando de alguns espaçinhos a mais para gravar um novo CD do seu artista predileto. Simplesmente clique em “Executar limpeza” e confirme as opções que surgirão. Agora, a segunda parte “Registro” é a mais complicada. O Registro é um banco de dados do Windows, nele ficam armazenadas várias configurações importantes, tanto do próprio Windows quanto dos programas que nele ficam instalados. Como é uma parte delicada para se configurar e executar alguns consertos, antes, criar um ponto de restauração no sistema para evitarmos dores de cabeça futuramente.

Leia também: 
Para criar um ponto de restauração

1. Para abrir Sistema, clique no botão Iniciar, clique com o botão direito em Computador e clique em Propriedades.
2. No painel esquerdo, clique em Proteção do sistema. Se você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação.
3. Clique na guia Proteção do Sistema e clique em Criar.
4. Na caixa de diálogo Proteção do Sistema, digite uma descrição e clique em Criar.
É claro que tudo foi projetado para que nenhum erro aconteça, mas é sempre bom estarmos preparados. Clique então em “Registro > Procurar erros > Corrigir erros selecionados”, confirme tudo! Reinicie o seu computador.

Nosso último e não menos importante passo, atualize ou instale um bom antivírus. Se você já tem um antivírus instalado busque na internet como atualizá-lo. Mas se ainda não possui um aconselho instalar o Avira Free Antivirus.

Primeiramente vá até o famoso Baixaki e digite na procura “Avira”, faça o download do software. Instale-o e atualize-o. O processo de atualização é super simples! Veja:

configurando-o-windows-7-e-xp

Clicando no botão “Atualizar” é só aguardar que ele atualizará a base de dados do Avira. Depois temos que fazer uma busca por vírus em nosso computador, clique em “System Scanner”, depois clique com o botão direito do mouse em “Complete system scan” e depois em “Start scan (admin)”. Veja a imagem:

como-configurar-o-windows

Bom, agora é só esperar para que não encontre nada de tão supremo que não possa ser removido pelo Avira... Haha! Ao encontrar alguma coisa, tome cuidado, verifique antes se este arquivo, quando apagado pode trazer problemas adicionais no seu sistema. Como o objetivo do tutorial não é esclarecer dúvidas de segurança, não irei me aprofundar aqui, mas por via de dúvidas faça quantas pesquisas forem necessárias antes de apagar um arquivo de seu computador, principalmente se este se encontra em pastas como “C:\Windows\System32”.

Você pode estar se perguntando agora, e se por acaso acontecer algum erro no meu sistema. Como devo prosseguir?

Fácil. Vá em “Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Ferramentas do sistema > Restauração do sistema”.

deixar-windows-seven-mais-rapido

Selecione o ponto com a descrição que inseriu quando o criou. Clique em “Avançar” e “Restaurar”. Aguarde, todo será feito automaticamente e seu computador será reiniciado. E tudo deve estar normal.

É isso que temos por hoje! Espero poder estar ajudando e contribuindo para um bem maior.

2 comentários:

  1. Tiago,

    Muito bom seu tuto, mas afim de troca de conhecimentos executaria primeiramente o CCleaner limpando, reiniciaria, CCleaner Registro, reiniciaria e aí o desfragmentador.

    Quando limpamos o HD ficarão espaços vazios no nosso HD, q logo o desfragmentador amenizará!

    Abraços
    Red

    ResponderExcluir