Dicas, truques, tutoriais, reviews, promoções e informação

domingo, 13 de maio de 2012

Como criar uma pasta invisível no Windows

Já publiquei aqui no Blog uma dica sobre como colocar senha em uma pasta sem utilizar programas, o qual pode ser lido abaixo.

Coloque senha em pastas sem usar nenhum programa

A proposta deste post é diferente; Vou ensinar vocês a criar uma pasta invisível no Windows. A partir do momento em que a pasta estiver invisível, ela não poderá ser visualizada nem ativando a opção de ver pastas e arquivos ocultos.

Este truque é útil no caso de você querer esconder seus arquivos no computador como forma de privacidade.


Criando Uma Pasta Invisível

1. Primeiramente, crie normalmente uma Nova Pasta em seu desktop, clicando com o direito do mouse em uma área vazia e selecionando Novo > Pasta.

deixar pasta invisivel windows

2. Agora apague o nome pré-definido (Nova Pasta) e ao invés de escrever outro nome, pressione e segure a tecla Alt e simultaneamente pressione as teclas 2 5 5. Solte as teclas e dê um Enter para salvar. Você observará que a pasta ficará sem nome.

criar pasta invisivel windows 2012

3. Clique com o direito do mouse sobre a pasta sem nome e selecione Propriedades.

como esconder meus arquivos windows

4. Por fim, clique na guia Personalizado e depois no botão Alterar Ícone. Na lista de ícones procure pelos ícones sem imagem -- eles estarão próximos ao ícone da árvore -- e selecione um deles.

truque pasta invisivel windows 7

deixar meus documentos invisiveis windows

5. Dê um OK para salvar e veja que a pasta se tornará invisível! Porém, você pode clicar sobre ela e abrí-la normalmente.

DICA: Coloque esta pasta em um outro diretório de preferência, cujo não seja tão acessado no PC quanto a Área de Trabalho, Meus Documentos e etc.

Como Localizar a Pasta

Para localizá-la no respectivo diretório, basta pressionar as teclas Ctrl  A. Todas as pastas e arquivos que houverem no diretório serão selecionados, no entanto, é só prestar atenção na pasta que está sem ícone.

Observações

Isso pode ser feito em pastas já existentes no sistema também, para quem estiver em dúvidas, e não se preocupe pois você não perderá os arquivos que estiverem dentro dela. Neste caso, você deve seguir o tutorial a partir do passo 2.

Só ressaltando que a pasta apenas está invisível, mas ela pode ser deletada ou acessada tranquilamente por qualquer usuário. É por isso que você não deve escolher um diretório óbvio para deixá-la. Você pode inserir uma senha na mesma, se achar conveniente.

Todavia, de qualquer forma, não deixe de ser uma dica legal e útil para quem quer mais privacidade.

39 comentários:

  1. Muito bom esse Tutorial...testei e funcionou certinho...mas também gostaria de saber como faço pra desfazer e conseguir desocultar o nome da pasta de novo!

    ResponderExcluir
  2. Nildo, é só desfazer tudo. Vá em Propriedades e selecione um ícone para a pasta, depois clique sobre a pasta, pressione F2 e dê um nome para ela.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deu Tudo certo aki mais pq aparece as musicas na biblioteca????
      e vlw pelo tuto muito facil de assimilar parabens!!!

      Excluir
  3. Otimo o Tutorial , só que está dando erro comigo na hora de mudar o nome da pasta ! seguro alt e aperto os numeros "255" mais quando aperto enter a pasta fica com o nome " Nova Pasta " , do resto está tudo certo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aperta o botao do windows digita caracteres, clica em mapa de caracteres e procura um caractere invisivel (sem nada) no meio da lista que tem, os do final nao funcionam porque nao sao caracteres sao espacos de sobra.

      Excluir
  4. Comigo acontece o mesmo que com o camarada aí de cima. Esse truque funciona com notebook também, Marcelo?

    ResponderExcluir
  5. Opa Thamyres, agora você me pegou! Não testei no notebook. No entanto, realmente pode ter relação. Talvez, o atalho "255" do PC desktop pode ser diferente do atalho destinado a um notebook.
    Vou conferir isso em meu note.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. naao conseguiu, achei isso super interessante, e vai ser muito util pra mim, por causa dos meus irmaos e primos .. eu nao entendi a parte do 255 ;x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem segredo amigo(a)!

      Pressione as teclas 255 do teclado.

      Excluir
  7. nao consigo deixar o nome invisivel tbn...uso notebook.

    ResponderExcluir
  8. Segundo o mapa de caracteres aqui, o espaço que anula a nomenclatura da pasta é ALT+0160, mas comigo não funcionou. Alguém que tem notebook tenta aí e posta o resultado por favor.

    ResponderExcluir
  9. Galera acabei de resolver isso em notebook! Cliquem no botão iniciar e digitem "mapa de caracteres" daí procurem o espaço que anula a nomenclatura da pasta,é só um espaço, em seguida cliquem em copiar agora selecionem a pasta ou o arquivo, pressionem F2 e depois Ctrl+v! Dúvidas postem aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. m0b5t3r a tua resposta foi a melhor de todas. Isso de Alt+255 ou Alt+0160 só funciona em teclado numérico no notebook é como vc descreveu. mapa de caracteres>selecionar o caractere invisível>copiar>ir na pasta que se deseja tornar o nome invisível>propriedades>renomear>colar e pronto a gora só fica faltando a parte do ícone invisível que todo mundo já sabe. ►Ѧ♫∑☼♂♪♣◄

      Excluir
    2. Dica preciosa a do m0b5t3r, há dias que venho pesquisando, vendo vídeos e todos indicam usar Alt+255 ou Alt+0160, mas como o Richard falou simplesmente não funciona no meu notebook, tentei várias vezes sem obter êxito, só depois de seguir a sugestão do m0b5t3r é que finalmente consegui. Muito obrigada por ter compartilhado seu conhecimento. ;)

      Excluir
  10. Olha,eu adorei,Marcelo! Adorei o tutorial,me ajudou muito ^^
    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  11. Alt+ U + 2009 no not... deu certo!

    ResponderExcluir
  12. nao consegui nao entendi a parte do "pressione e segure a tecla Alt e simultaneamente pressione as teclas 255" , como faço isso? ja tentei de tudo ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, sério?! Poxa, uma coisa tão fácil dessa.

      Segure a tecla Alt e digite os números 2 5 5 do teclado.

      Simples assim.

      Excluir
  13. Dá pra guardar fotos de mulheres e esconder atrás do gadget relógio pra ngm por a seta em cima, euaheuaheu.

    ResponderExcluir
  14. Blog estupendo. Apaixonante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço suas palavras.
      Grande abraço

      Excluir
    2. Boa noite,
      fiz a pasta em propriedades (geral, compartilhamento, segurança, versões anteriores) mas não aparece "personalizado"
      Tentei fazer sem nome não deu certo seguir a dica do m0b5t3r e deu, mas tem esse problema.

      Excluir
    3. Gente tem que ser com teclado o teclado númerico que fica do lado direito, no note esse teclado só dá pra usar apertando a tecla "Fn", então fica Alt+Fn+255
      Só isso, tão óbvio .-.

      Excluir
  15. legal deu tudo sertinho!!!valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  16. agora entendi tem que ativar o num lock apertando fn e insert

    ResponderExcluir
  17. Nossa muito bom o tutorial parabéns.

    ResponderExcluir
  18. Galera, em questão aos notebooks, no caso do nome da pasta tem que ser digitados em teclado numérico, então pra digitar o nome vocês coloquem "alt+fn+255"(no caso os números pequenininhos que tem provavelmente nas teclas "U" "I") no meu notebook fica "alt+fb+KII" espero ter ajudado :D

    ResponderExcluir
  19. Muito Bom o site continua assi man vai longe

    ResponderExcluir
  20.  
    na linha anterior eu usei o alt 2 55 ou é uma vazia?

    ResponderExcluir
  21. oi marcelo nao consigo fazer com que a pasta fique sem nome. nos teclados do meu pc so tem uma tecla 5. como faco? ajuda-me

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pressiona a tecla 5 duas vezes.

      Excluir
  22. eu fiz tudo deu certinho mais as musicas aparecem na biblioteca pq???

    ResponderExcluir
  23. PARA FACILITAR NOSSAS VIDAS, PRINCIPALMENTE USUÁRIOS DO ANDROID E OUTROS AI VAI (          ) SÓ COPIAR QUE ESTA NO INTERVALO DOS PARENTESES E RENOMEAR EXTENSÕES, ARQUIVOS E PASTAS. BOA DIVERSÃO ��

    ResponderExcluir