Dicas, truques, tutoriais, reviews, promoções e informação

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Como fazer backup da ativação do Windows e do Office

Se você pretende em breve, ou futuramente, formatar seu computador e está com medo de perder a licença do seu Windows ou do Microsoft Office, o que é fato pois a formatação apaga todo o HD, vou apresentar a solução para este problema.

Advanced Tokens Manager é um aplicativo gratuito e portátil que pode fazer um backup completo da ativação do Windows e do Microsoft Office 2010, e restaurá-los quando você quiser. Tudo com apenas um clique. É um programinha facílimo de usar, leve e realmente útil para quem vai reinstalar o Windows, ou se um dia simplesmente perder a licença.

Ele funciona até mesmo se o computador e/ou notebook ainda estiver na garantia, ou possua a mesma instalação de quando você comprou da loja com a licença original, por exemplo, e você não deseja perdê-la após a formatação.

INFORMAÇÕES DO PROGRAMA
Licença Download Compatibiilidade Requisitos
Gratuito
Windows 7, Vista, Server 2008, 2011 Family - 32 e 64 bits
Microsoft Office 2010 (todas as edições)
.NET Framework 3.5

Como Funciona


Antes de mostrar como usar o programa, convém explicar melhor o seu funcionamento para sanar qualquer tipo de dúvida ou suspeita sobre o mesmo.

O Adavenced Tokens identifica o product key do Windows e um arquivo chamado Tokens.dat, que é um arquivo assinado digitalmente que armazena as informações de ativação do Windows e do Office, e faz backup deles para a pasta do programa. Com estes arquivos em mãos, você poderá guardá-los em outro dispositivo móvel para, assim, ativar os produtos quando bem entender.

Porém, você não pode fazer backup da ativação em seu sistema e restaurá-la em outro computador, pois há um ID de hardware armazenado no arquivo Tokens que não vai permitir tal ação. Você também não pode utilizar a ativação em produtos diferentes dos quais o backup foi feito. Por exemplo: se você fez backup da ativação do Windows 7 Home Basic SP1, você só poderá restaurar a ativação no Windows 7 Home Basic SP1. O mesmo vale para as edições do Office 2010.

Como Usar


1. Depois de baixar o aplicativo, extraia para uma pasta em seu desktop e execute-o como administrador (caso seu Windows seja o Vista ou o 7).

2. Abrirá a janela do aplicativo.

backup ativação windows 7

3. Tudo o que você deve fazer agora é clicar no botão Backup Activation e aguardar o backup ser feito com sucesso. Para fazer o backup do Office, após finalizar o processo anterior, clique no botão inferior Office Activation Backup e depois em Backup Activation também.

tutorial advanced tokens manager
Backup do Windows

backup licença office 2010
Backup do Office

4. Após o rápido backup, vá até a pasta onde o programa está e você verá uma sub-pasta chamada Windows Activation Backup (se fez backup da ativação do Windows) e/ou Office Activation Backup (se fez da ativação do Office 2010).

salvar licença windows para restaurar
Diretórios com os backups das ativações

Os arquivos contidos em ambas as pastas são simplesmente o backup completo, portanto, não delete-as.

5. Agora você deve salvar a pasta do Advanced Tokens Manager inteira (incluindo as pastas de backup e o programa) para um CD, pen drive, HD externo ou qualquer outro dispositivo móvel.

Pronto! Quando quiser formatar seu PC a partir desse momento, pode fazer despreocupado(a) que a ativação estará segura.

Restaurando o Backup


Para restaurar, após uma reinstalação, não tem segredo algum.

1. Coloque a pasta do Advanced Tokens (contendo as pastas do backup e o programa) em sua Área de trabalho.

2. Execute o aplicativo como administrador e clique em Restore Activation para restaurar a ativação do Windows. Para o Office, clique em Office Activation Backup e depois em Restore Activation.

3. A licença será re-inserida no produto e ele continuará ativado como antes.

backup da ativação windows -backup ativação office
Para restaurar

11 comentários:

  1. Ótima dica Marcelo. To precisando reformatar esse pc e só não fiz isso pq penei pra achar um ativador do OFFICE 2010 PLUS.
    Agora posso fazer de boa então.
    Valeu brother

    ResponderExcluir
  2. Maravilha cara.
    Estava mesmo precisando de algo assim.

    ResponderExcluir
  3. Rapaz minha opinião sobre esse programa: FANTÁSTICOOOO!

    Eu precisei formatar meu pc hoje e eu tava com muito medo de perder a ativação do meu Office Professional pq achar um serial válido pro Office é muuuuuito mais dificil do que pro Win7. Pelo menos pra mim sempre foi.

    Eu ja havia usado outros programas para backup dessa ativação antes e tomei na cara pq enhum funcionou e até virus eu peguei tentando encontrar uma ativação valida pro Office :\

    Fiquei com medo de usar esse do tutorial e não funfar tb mas dei credito pq curto muito o site de vcs e depois que vi o trem correr realmente meus creditos com o site apenas aumentaram.

    To com meu Office bonitinho, funfando que é uma blza e com a ativação de antes. Recomendo demais esse tutorial!!!

    Muito obrigad pela dica Marcelo

    T+ meu velho

    ResponderExcluir
  4. Marcelo me tira uma duvida. Pelo q entendi tem q ser um back-up do serial do mesmo SO q eu vou instalar depois certo?! mais isso conta mesmo com ou sem o service pack?! pq eu tenho o cd pirata do windows 7 pro x86 e to pra formatar, mais o cd nao vem com o sp.

    Valeu desde ja

    ResponderExcluir
  5. Andrézinho, na verdade, é isso que eu não sei muito bem! No teste que eu fiz, criei um backup de um sistema com o SP1, mas restaurei sem o SP1. Contudo, no site do desenvolvedor, ele cita o SP1 como parte das regras do aplicativo. Não sei se meu caso foi uma exceção, porém, no artigo eu mencionei conforme está no site do criador.

    Tente restaurar sem o SP1 e observe se terá sucesso. Se você também conseguir, o Service Pack, de fato, não influência nesta questão.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá, possuo um office professional plus 32bits original. vou formatar o disco e gostaria de saber, se o serial dele, vale para a mesma versão do office, só que 64 bits. grato

    ResponderExcluir
  7. Olá, comprei outro computador com sistema windows 7 e queria transferir o office 2007 do computador antigo. tenho a chave original mas não tenho o office em CD. Será de dá para fazer backup do antigo e instalar no novo. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Não, não é possível. Como descrito no tutorial, só é possível fazer backup e restaurar a licença de versões idênticas.

      Excluir
  8. Ao usar o programa ele reativa o numero de confirmação passado pela Microsoft ou teria que ligar novamente e pedir o numero? Grato!

    Obs.:

    Número de identificação da instalação - Número de ID gerado com base na chave do Certificado de Autenticidade digitada durante a instalação do Windows.

    Número de identificação de confirmação - Número que permite a conclusão do processo de ativação.

    ResponderExcluir
  9. Funcionou que foi lindo viu. Horas e horas economizadas.
    Vlw parcero

    ResponderExcluir
  10. Bom dia. Eu gostaria de saber se tem essa opção para Office 2007?

    ResponderExcluir