Dicas, truques, tutoriais, reviews, promoções e informação

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Top 20: Melhores extensões para Chrome e Firefox

melhores extensões chrome 2013 firefox
Google Chrome e Firefox são, de longe, os navegadores que mais suportam o uso de extensões, além de serem os mais utilizados da Internet. As extensões são componentes adicionais que visam dar mais praticidade ao usuário, seja qual for a função de cada uma.

Reuni 20 extensões das quais considero muito interessantes.

E você, gosta muito de uma extensão que não está aqui? Compartilhe conosco!

TOP 20 Extensões


1. Desprotetor de Links (Firefox e Chrome)
Extensão muito útil para quem tem o hábito de fazer download na Internet, especialmente de filmes e seriados. O Desprotetor de Links burla automaticamente os inconvenientes protetores de links presentes em praticamente todos os links. Com esta extensão você nunca mais precisará cadastrar seu celular para continuar o download. Você também estará isento de ter que se dirigir a outro serviço para desproteger o link. Ler tutorial.

2. Timeline Remove (Firefox e Chrome)
Se você odiou aquela Linha do Tempo implantada no Facebook e deseja se livrar dela, o Timeline Remove é a solução desse problema. A extensão faz com que seu perfil na Rede Social retorne ao visual antigo, sem alterar quaisquer dados do seu perfil. É só instalar a extensão e fazer login no Facebook. Veja aqui um tutorial.

3. Youtube Center (Chrome e Firefox)
Extensão que deixa o carregamento dos vídeos do Youtube mais rápido desativando o DASH - recurso recentemente implantado pelo Google. O DASH faz com que o pré-carregamento dos vídeos não seja possível. E o resultado disso é a lentidão para que o vídeo seja reproduzido na íntegra. O Youtube Center não oferece suporte apenas a Firefox e Chrome, mas como vários outros browsers também. Leia um tutorial de como usar.

4. Greasemonkey (Firefox)
Um dos add-ons mais utilizados pelos Firefox users. Com o Greasemonkey adicionado ao seu Firefox, você poderá desfrutar de qualquer script disponível no site Userscripts.org. Para quem não sabe o que é isso ou como funciona, leia este tutorial. Nota: você pode usar os scripts no Chrome também, porém, não há necessidade de instalar o Greasemonkey.

5. Silver Bird (Chrome)
O Silver Bird nada mais é do que um cliente para o Twitter. Com esta extensão você poderá utilizar os recursos do Twitter diretamente do Google Chrome, e sem estar logado no site. Com ele é possível: ler/enviar tweets e retweets, retweetar algo, ser notificado de novos tweets/retweets, enviar/receber DMs, seguir alguém, favoritar, criar Listas, encurtar links automaticamente, e muito mais. Leia um tutorial do Silver Bird.

6. WOT (Firefox e Chrome)
Acrônimo de Web Of Trust, a extensão WOT é um adicional de segurança. A extensão classifica a reputação dos sites da Internet e lhe informa se o site que você está visitando é seguro, suspeito ou altamente perigoso à segurança do seu computador. Se o site for perigoso, a extensão rapidamente emite um alerta e apresenta um ícone vermelho. Se o site é seguro, o ícone fica verde.

7. X-Notifier (Chrome)
Seja notificado em tempo real e automaticamente sobre novos e-mails com esta extensão. O X-Notifier suporta os principais serviços de e-mail, dentre eles Hotmail, Yahoo, Gmail e AOL. Após instalá-lo e configurar seus dados de e-mail, a extensão verificará no tempo pré-definido por você, se há e-mails novos em sua caixa de entrada.

8. Download FB album (Chrome)
A função desta extensão é baixar as fotos de todos os álbuns do Facebook. Se você quer baixar as fotos de um álbum seu ou de seu amigo de uma só vez, o Download FB é uma mão na roda. Muito melhor do que fazer o download das fotos uma por uma. Leia um tutorial aqui.

9. Groove Shredder (Firefox)
Quem gosta de ouvir músicas no site Grooveshark, certamente vai gostar do Groove Shredder. Trata-se de um add-on para Firefox que pode baixar as músicas reproduzidas no Grooveshark em um clique. Acompanhe um tutorial sobre esse add-on aqui.

10. Youtube Auto Buffer/Remove Ads (Firefox e Chrome)
Só Deus sabe como aquelas publicidades e anotações no meio dos vídeos do Youtube são chatas. Sem contar a perda de carregamento quando acionamos a tela cheia. Mas eis aqui a solução para todos estes problemas. Com o Youtube Auto Buffer/Remove Ads você nunca mais verá qualquer propaganda ou perda de carregamento nos vídeos, entretanto, a extensão ajuda a acelerar o carregamento. Leia um tutorial aqui. Nota: usuários do Firefox devem instalar o Greasemonkey antes.

11. Change Colors (Chrome)
Mude as cores de qualquer site com esta extensão do Chrome. Muitas vezes, as cores de fundo ou de algum objeto presente no site nos faz forçar demais a visão. Isso chega a ser prejudicial para a saúde dos olhos, na verdade. Então facilite a visualização das páginas com o Change Colors. Tutorial aqui.

12. WhatFont (Chrome)
Gostou de alguma fonte e não sabe qual é? Instale o WhatFont e descubra o nome dessa fonte em segundos. Basta instalar a extensão, acessar a página desejada, clicar no ícone da extensão e colocar o mouse sobre a fonte.

13. Lyrics (Chrome)
Veja a letra das músicas executadas no Youtube, Grooveshark, Last.fm e Google Play sem ter que buscá-las. Esta extensão do Chrome coloca um ícone na parte superior de cada mídia, agilizando a identificação da letra. Ao clicar nele você terá a letra na íntegra, sem janelas pop-up ou redirecionamentos.

14. DownThemAll (Firefox)
Este add-on promete acelerar seus downloads no Firefox em até 600%. Você ainda pode pausar e continuar os downloads quando quiser. Porém, o mais interessante é que você pode fazer o download de todos os links de uma mesma página.

15. WAB (Chrome e Firefox)
O WAB, Webmail Ad Blocker, é um complemento que remove todos os intrusivos banners de publicidade exibidos nos serviços de e-mail Hotmail, Yahoo e Gmail. Clique aqui para baixar este add-on para Firefox. Leia um tutorial de como usar.

16. NoScript (Firefox)
Um dos complementos de segurança mais importantes para uma navegação mais segura. O NoScript previne a execução automática de scripts nos sites. Esta ação pode evitar que seu PC corra risco de ser infectado por um script malicioso, autoinfect ou qualquer outro tipo de ameaça que envolva scripts, uma vez que todo site possui scripts ativos.

17. NetVideoHunter (Firefox)
Baixe vídeos de praticamente qualquer site da web com esse add-on para Firefox. Após instalar e reiniciar seu browser, acesse qualquer página e reproduza um vídeo para que o add-on intercepte a mídia automaticamente. Além de suportar sites populares como Youtube, Vimeo e cia, a extensão também reconhece vídeos reproduzidos a partir de blogs hospedados pelo Blogger, Wordpress e outros sites.

18. Windows Live Messenger Extension (Chrome)
Já pensou em ter o MSN diretamente na interface do Chrome? Além de ser mais prático, você não precisa nem instalar o programa MSN. Basta ter esta extensão em seu Chrome para conversar com todos os seus contatos tranquilamente.

19. Facebook Notifications (Chrome)
Receba atualizações do seu Facebook em tempo real, sem precisar ir até o site. Sempre que surgirem novidades, você será automaticamente notificado por esta extensão.

20. Stylish (Chrome e Firefox)
Dê mais estilo aos seus sites favoritos. Inserir um plano de fundo no Facebook ou Orkut, por exemplo, é uma das coisas que você pode fazer com esta extensão. Para que esta customização seja feita, você pode buscar por um script de estilo no site Userstyles.org. Stylish para Firefox.

27 comentários:

  1. Boas sugestões.
    Deixe-me acrescentar dois complementos que eu uso muito (no Firefox):
    · WebMail Notifier → com um clique eu leio meus e-mails;
    · Reminder Fox → Calendário e organizador dentro do FF.

    E para quem não quer ter sua navegação rastreada para fins publicitários, o Do Not Track Plus, da americana Abine.

    ResponderExcluir
  2. Show de bola, Alex. Ótimas sugestões. Só não conhecia o Reminder Fox. O WebMail Notifier realmente é uma mão na roda, já o Do Not Track Plus é um aliado forte para proteger nossa privacidade. Inclusive, há uma extensão mais ou menos parecida com o Do Not Track Plus, porém, evita o rastreamento do Facebook (que, por sinal, é uma verdadeira falta de respeito com o usuário).

    Abração e obrigado amigo

    ResponderExcluir
  3. Show!!
    Já conhecia algumas, mas outras ainda não, e vão ser de grande valia!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo comentário Eilson. Espero que as extensões sejam úteis.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Top 20 incrível, Parabéns!
    Confesso que não conhecia a maioria, mas gostaria de citar algumas que uso no Chrome:
    - Relógio Digital: mostra a hora, realiza contagem regressiva, etc.
    - PanicButton: esconde todas as suas abas com apenas um simples clique e as restaure quando quiser.
    - BBC Notícias Brasil e Superinteressante: ideal para quem gosta de notícia.
    Essas extensões podem ser baixadas gratuitamente na Chrome Web Store
    https://chrome.google.com/webstore/category/home

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas também, amigo Gideoni. Já cheguei a usar o PanicButton também e realmente é extremamente útil. As outras que você citou eu não conhecia. Show de bola.

    Grande abraço e muito obrigado

    ResponderExcluir
  7. como sempre muito bom e de grande utilidade valeu

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Robersilva01. Eu que agradeço seu comentário.
    Grande abraço amigo

    ResponderExcluir
  9. Marcelo. Me tira uma dúvida? Sobre essas extensões, haveria algum problema de conflito entre elas, se baixadas várias para o mesmo navegador? Poderia acontecer do Chrome travar e 'congelar' na página inicial se algumas estiverem instaladas, por exemplo?

    Obrigada. Ótimo post, como sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thamyres, tudo bem?
      Não, não há qualquer problema em instalar várias extensões no mesmo browser. Conflito não haverá. Agora, pode ser que o browser fique um pouco sobrecarregado, dependendo da configuração física do seu PC.

      Porém, acredito que dificilmente ocorrerá problemas, mesmo tendo uma configuração física razoável, afinal, uso mais de 10 extensões no Chrome de um notebook antigo meu (fraquinho) e nunca tive problema. Pode usar as extensões em conjunto tranquilamente.

      Abraços

      Excluir
    2. Ah sim, obrigada pelo esclarecimento.

      Acontece que eu utilizava o Chrome normalmente, mas de umas semanas pra cá, necessariamente após a instalação de algumas extensões no navegador, ele começou a apresentar problemas que não existiam antes, como travamento da tela. Aí minha única opção foi usar o Mozilla.

      Sabe o que poderia estar causando isso?

      Excluir
    3. Entendi, Thamyres. Na verdade, isso é muito relativo, pois depende, além do que eu citei, de outros vários fatores. Isso inclui até mesmo o antivirus que você está usando, a versão do navegador, entre outras coisas. Não há como eu responder com exatidão qual é a causa do problema.

      No Firefox este problema também ocorre, ou é só no Chrome?

      Abraços

      Excluir
  10. A extensão PRINCEGONG PRINCE COMPARISON do meu google chrome é confiavel?

    ResponderExcluir
  11. Cara esse site é de mais,acesso todo dia para ver seus tutoriais e dicas,muito obrigado por ajudar grande professor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Wanyo. Fico feliz que goste do blog.
      Sinta-se sempre em casa, amigo.
      Forte abraço e ótima semana!

      Excluir
  12. vc sabe qual o nome do programa que pega a foto do fundo o twitter? e ajuda, por favor, eu tinha esse programa, mas esqueci o nome, é uma extensão

    ResponderExcluir
  13. Marcelo me tira uma duvida por gentileza , como eu salvo todos estas extensões no caso de formatação do notebook para não ter que reinstala-las ? Backup só do Chrome tem como ? Parabéns pelo Blog que é sem duvida o mais interessante da net .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiano, você pode usar o Google Chrome Backup.

      http://www.parhelia-tools.com/products/gcb/googlechrome.aspx

      Já usei ele uma vez e funcionou legal. Não sei se ainda é eficiente, mas se for, é um excelente programa.

      Qualquer dúvida é só dizer. Recomendo que você faça um teste antes, só para ver certinho.

      Obrigado pelo elogio ao blog. Fico feliz em ler isso.
      Grande abraço e um excelente 2013 amigo!

      Excluir
  14. oii marcelo meu nome é marvin e eu queria saber se ha como registrar o idm sem sem comprar o numero de serie ???
    gostei bastante do post
    vlwww

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja:
      http://www.seututorial.com/2012/11/acelere-seus-downloads-com-internet.html

      Excluir
  15. amigo seu site e 10 valeu tava procurando nome do plugin e não sabia ,valeu mesmo.

    ResponderExcluir
  16. Marcelo qual uma extensão parecida ou um complemento pro NetVideo Hunter funcionar no Google Chrome?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe, Sam. O problema do Chrome é justamente esse, a falta de uma extensão do tipo video downloader. Ha anos existia uma, mas hoje já foi retirada do ar pelo autor.

      Quando quero baixar vídeos pelo Chrome, utilizo o IDM mesmo.

      Excluir
  17. IDM? Aquele que não ta funcionado no pc do meu trabalho?

    ResponderExcluir
  18. o site esta legal , parabens

    ResponderExcluir