Dicas, truques, tutoriais, reviews, promoções e informação

sábado, 20 de outubro de 2012

Torrent: O melhor jeito de baixar hoje em dia

melhor site baixar filmes
Depois que o Megaupload foi oficialmente fechado (que agora virou Mega e do mesmo dono), os demais sites de hospedagem de arquivos recuaram e passaram a inserir regras mais duras aos usuários. Alguns limitaram a taxa de download radicalmente, outros só permitem o download com conta premium, ou então somente a pessoa que hospedou é capacitada a baixar o arquivo.

Com isso, muitas pessoas estão tendo de migrar para o bom e velho Torrent.

Portanto, deixo aqui alguns esclarecimentos acerca dessa tecnologia.

1 - O que é um Torrent?

Torrent é uma tecnologia ao estilo P2P, como eMule, Limewire e cia, só que bem melhor. Trata-se de um protocolo de compartilhamento de arquivos grandes, onde o usuário recebe e envia o arquivo em 'pedaços'. Dependendo do número de usuários que possuem o arquivo (Seeds), ele é dividido em várias partes e cada Seed contribui com quem está baixando.

2 - Como baixar e utilizar um Torrent?

Um arquivo no formato torrent, com exceção dos Magnet (explicado na parte 6 do artigo), pode ser baixado pelo navegador normalmente para seu PC. Um .torrent pesa menos que 1 mb. Mas para usá-lo é necessário um Cliente. Os Clientes são os programas que nos permitem baixar os arquivos que estão dentro do torrent (a parte que nos interessa).

Abaixo deixo a relação dos melhores Clientes.

µTorrent (uso e recomendo)
BitTorrent
Azureus
BitComet

NOTA: No caso do Magnet Link você só precisa clicar no link dele para que o torrent abra no Cliente. Ou seja, não precisa baixar o ficheiro .torrent para o PC.

3 - Velocidade de download dos Torrents

O questionamento mais comum entre novatos no mundo dos torrents.

Antes de mais nada, entenda o conceito básico e primordial dos torrents.

SEEDs => Usuários que possuem o arquivo completo no computador
PEERs => Usuários que estão baixando de você
LEECHERs => Usuários que estão na fila (baixando o arquivo ainda)
Tracker => Servidor que auxilia na comunicação entre os PCs


Quanto mais Seeds, maior será a velocidade do download.
Quanto menos Seeds, menor será a velocidade do download.
Quanto mais gente baixando (Leechers), melhor!


melhor programa para fazer downloads

Resumindo, o número de Seeds é altamente importante. Verifique o número de Seeds antes de baixar.

4 - Muitos seeds e a velocidade continua baixa. O que fazer?

Não há nada que você possa fazer, infelizmente. Se o Cliente está configurado corretamente, seu firewall ou antivirus não estiverem bloqueando, não há mesmo o que fazer.

Eu sempre digo que, nesse caso, é uma questão de horário. Visto que os Seeders são pessoas do mundo inteiro, tudo vai depender de o usuário estar online naquele momento.

Não há turno melhor. Para uns de manhã ou de tarde é melhor, para outros de noite ou de madrugada. Enfim... Eu aconselho sempre após às 21h00 da noite ou de madrugada em dia de semana. De manhã também não é tão ruim. Agora, de tarde é, de fato, o pior turno.

5 - E onde encontro o arquivo que desejo baixar?

Isso é relativo. Depende do que você deseja. Os torrents são mais utilizados para o compartilhamento de arquivos demasiadamente grandes. Pelo fato de o usuário ter a opção de pausar o download e continuar mais tarde, por exemplo, torna-se o meio mais viável.

Já escrevi aqui no blog um artigo sobre como pesquisar melhor no Google, que pode ser útil. Pesquisando, por exemplo, por "nome do arquivo + torrent" você já encontrará resultados satisfatórios.

6 - Diferença entre Torrents

Existem dois tipos de torrent: o Magnet Link e o Torrent normal. Vou colocar abaixo as vantagens e desvantagens de cada um. Pessoalmente, prefiro os torrents normais. Mas leia e tire suas conclusões.

Magnet Links
Vantagens:
Não precisam ser upados para um servidor (o que beneficia os donos dos sites);
Abrem automaticamente no Cliente (você não precisa baixar o arquivo torrent);

Desvantagens:
Velocidade de download mais lenta;
Menos controle sob a velocidade;
Não mostra o(s) arquivo(s) dentro do torrent antes de baixar;

Torrent Normal
Vantagens:
Conexão mais rápida;
Mais fácil de encontrar na web;
Mostra o(s) arquivo(s) dentro do torrent antes de baixar;

Desvantagens:
Os trackers são necessários durante um download. Se um tracker cair e não houver conexão existente, o download nunca será concluído;
Se o torrent foi armazenado na web há muito tempo, o tracker pode não existir mais;
Eles precisam ser upados para o servidor (um fator negativo para donos de sites);

7 - Esqueça os programas que prometem acelerar downloads

O título é auto-explicativo. A quantidade de "turbo accelerator's" na Internet é assustadora. O motivo é bem simples: eles não funcionam!

Além disso, são de origem desconhecida ou suspeita. Muitos possuem vírus e malwares, sem mencionar que deixam o sistema mais vulnerável a outras ameaças externas.

A velocidade de um torrent depende inequivocamente dos seeds do arquivo. Não há milagres.

8 - Seja generoso(a)!

Pode parecer algo dramático o que eu vou dizer, mas se você baixou um torrent, é porque algum usuário no mundo tem o arquivo no PC e optou em compartilhá-lo com os demais. Imagine se ninguém quisesse compartilhar o arquivo? Você ficaria sem ele!

Não custa nada manter o arquivo no PC por um tempinho, facilitando o compartilhamento. Não há risco de segurança ou de privacidade nisso. O user não pode invadir seu computador.

melhor programa baixar filmes

36 comentários:

  1. Show de dica hein Marcelão?? cara é impressionante. Acabei de pesquisar um filme que eu tava querendo ha muito tempo em torrent e achei em varios sites. E o melhor todos com link funcionando, e eu não achava nenhum link funcionando sem ser torrent. To baixando agora.
    Velho sua dica veio na hora certissima hehehe.

    Muito obrigado mesmo viu.
    Aquele abraço meu irmãozinho

    ResponderExcluir
  2. Eu só uso torrent. mais leve, rapido, facil de achar e seguro.

    Outra vantagem é que se der algum problema no pc ou na energia e ele desligar, o torrent é pausado automaticamente e vc não perde seu download. Diferente das porcarias de Rapidshare, Uploading, Hotfile, FileFactory e outros tantos hosts porcaria da atualidade. Hosts sempre foram um lixo e agora estão piores ainda.

    Torrent Forever!

    ResponderExcluir
  3. Ótima matéria Marcelo eu nunca fui muito de usar o torrent mas de um certo tempo pra cá só uso esse sistema para baixar filmes e programas maiores a vantagem é que baixo por eles filmes em 720p e 1080p mesmo com net de 1Mbps e dou preferência também para isos que no caso já vem a imagem do dvd pronta com menus e tudo. Uma pena que como você mesmo citou é um pouco complicado de achar filmes dublados. Muitos amigos meus também vem usando esse sistema para baixarem jogos principalmente de xbox360 e conseguem achar jogos com SEEDs bem altos. Para busca eu tenho usado este site:
    http://www.torrentcrazy.com/
    Valeu marcelo mais uma vez meus parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala caca!

      Uso torrent há mais de 5 anos -- desde a "Era" Megaupload -- e nunca tive problemas. Na minha opinião, sempre foi o melhor sistema de downloads, uma vez que não há tantas burocracias.

      A questão da dificuldade para encontrar filmes dublados é realmente verdadeira. Aqui no Brasil o torrent passou a ser mais valorizado pelos sites de download depois que o Megaupload fechou as portas. Uma pena!

      Obrigado pela sugestão de Torrent Crazy. Não o conhecia.

      Grande abraço, caca.

      Excluir
  4. Obrigada pela dica. Eu sempre ouvi falar de torrent mais não sabia como usar. Esse tutorial foi esclarecedor 100%.
    Kátia

    ResponderExcluir
  5. Cara pena que aqui demora mt pra baixar arquivos.
    Realmente Tim Web Modem imprde downloads e so o torrent baixa legal.

    A tim nem abre a pagina do speed test

    Parabens pelo post

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post! Eu também sempre ouvi falar sobre torrents, mas não sabia por onde começar e tinha um certo receio. Explico:

    Há alguns anos, quando usava eMule pra baixar músicas, peguei um vírus que me fez formatar o pc (sorte que tinha backup de tudo). E, desde então, abandonei esse tipo de download. Minha dúvida sobre esse assunto é: há risco de se pegar vírus baixando torrents?

    Um abraço e, mais uma vez, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, não vou mentir, risco tem. Qualquer software de download do tipo pode carregar vírus, e torrent não está isento disso. Mas daí entra a questão do bom senso: antes de baixar, você deve ler os comentários e descrições a respeito do arquivo (que já revelarão boas informações), verificar o tamanho do arquivo (arquivos muito pequenos requerem desconfiança), visualizar quais arquivos estão dentro do torrent (sem ser o Magnet), usar sites confiáveis, e etc.

      Uma solução alternativa, é rodar o Cliente através de uma sandbox ou máquina virtual e baixar o torrent por eles.

      http://www.seututorial.com/2010/12/tutorial-virtualbox-configuracoes-e.html
      http://www.seututorial.com/2010/11/sandboxie-como-utilizar.html

      Ou ainda, usar o µTorrent Plus (que oferece proteção contra torrents suspeitos e maliciosos).

      Contudo, serei sincero, André. Sempre utilizei torrent e nunca fui infectado por um vírus/malware sequer.

      Abraços e obrigado pelo comentário!

      Excluir
  7. Uma outra coisa que eu sempre falo aqui e que é válido não só para torrents mas pra todo tipo de download é tentar baixar arquivos abosurdos que com certeza não existem tipo filme pornô da Sandy, o volume 3 do filme que acabou de passar no cinema o volume 1 e sempre desconfiem das extensões, torrents são .torrent músicas podem ser .mp3, .wma, wav e costumam também vir em .rar mas pra uma música só eu não recomendaria baixar ela compactada, filmes são .avi, .rmvb, .mpeg.wmv e nunca .exe pois aí pode ter certeza que é um vírus, filmes também podem vir em .rar mas eu também não recomendo, só baixo fimes compactados quando não encontro outro torrent do filme. Gostei dessa dica do virtalbox Marcelo ainda não havia pensado nisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente colocação, caca.

      Os torrent, com exceção dos magnet que abrem automaticamente, possuem a extensão .torrent no final do arquivo.
      Quanto aos downloads, o que conta na segurança é a atenção. Como você mesmo salientou, sempre atentar-se ao nome e tamanho do arquivo que está baixando.

      Um filme, por exemplo, não possui um tamanho pequeno. Mesmo que seja um FLV, MP4 ou RMVB, suspeite sempre do tamanho do arquivo. Se for muito pequeno, certamente é fake!

      Abraços

      Excluir
  8. Cara Parabéns eu também acho o torrent o melhor local para baixar jogos!!!

    ResponderExcluir
  9. Uso torrent já fazem 2 anos, e o esquema via p2m tbm é mt boa.
    Tenho acc nos melhores trackers do Brasil ( bj2,manicomio) haha.
    vlw

    ResponderExcluir
  10. Valeu pelo ótimo post marcelo,mas eu tenho uma dúvida sobre o utorrent,depois que eu atualizei ele,ficou aparecendo uma barra amarela na parte superior da janela,que parece mostar links diretos para downlods de parceiro do utorrent,e depois disso meu avast fica só bloqueando urls "maiciosas" toda vez que vou baixar qualquer torrent,tem solução pra isso?.Desculpa incomodar outra vez,mas você já deve ter acostumado com isso já que o seu site é sem dúvida o melhor do gênero,valeu aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wanyo, primeiramente, obrigado pelo elogio ao blog. É gratificante saber que você acha isso.

      Nunca vi essa barra amarela no uTorrent. Poderia tirar uma screen para eu dar uma olhada?

      Excluir
  11. Marcelo,disponibilizei meu print nesse link http://www.mediafire.com/?66rvqjj2a0lig4c ,se preferir eu posso disponibiliza-la de qualquer outra forma.

    ResponderExcluir
  12. Marcelo é verdade que a nova versão do utorrent limita a velocidade de downloads?e se for tem alguma maneira de resolver isso sem voltar para a versão antiga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mentira Wanyo. E quanto ao print do seu comentário anterior, você provavelmente instalou algum aplicativo extra (adware) que os programas gratuitos oferecem. Pois aquilo não faz parte do uTorrent.

      Excluir
    2. Então nesse caso,reinstalando o utorrent irá resolver?

      Excluir
  13. obrigado. foi muito esclarecedor

    ResponderExcluir
  14. Muito bem explicado e util.

    Fui ler aquele do baixaki do tecmundo e que coisa horrivel. O povo do baixaki não sabe nada de pcs. Site monopólio da internet esse baixaki.

    Parabens cara.

    ResponderExcluir
  15. excelente..achei um filme q tava a dias procurando em mediafire,4shared e tal em 3 minutos..esses torrents foram feitos por DEUS =)

    ResponderExcluir
  16. Olá cara apesar dos downloads torrents já serem bem tradiocionais sou novo nesse ramo. Em relação aos downloads torrents que faço no pc posso deixar por causa disso o pc mais vulnerável. Mesmo tendo sistema e antivírus atualizados e após os downloads não abrir os arquivos antes de escaneá-los nos antivírus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, você está vulnerável só de estar na Internet, amigo. A rede é vulnerável. Todo software que visa fazer downloads traz riscos à máquina, independente de ser torrent ou não. Os torrent também podem vir com vírus, sim. Mas as chances disso acontecer são bem menores do que por programas P2P (eMule, Ares e cia).

      No entanto, se o arquivo vier com vírus, durante o download já é bem provável que seu antivirus apite.

      Sempre utilizei torrent aqui, e posso garantir que nunca baixei qualquer arquivo com vírus por ele. Por isso é importante ler os comentários de quem baixou o arquivo no site do torrent.

      Excluir
  17. Bom dia Marcelo, estava usando o utorrent e verifiquei que o meu PC esta reiniciando sozinho, pesquisei na net e tem mas pessoas como o mesmo problema... Vc sabe como posso resolver o problema. Muito Obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Nunca ouvi falar disso. Tem certeza de que é o uTorrent? Acho difícil ele estar causando isso! Já verificou a memória RAM, placa-mãe e processador? Está usando a última versão (estável) do programa?

      Excluir
  18. Meu pc reinicia sozinho quando eu uso o Utorrent! Alguém sabe resolver?

    ResponderExcluir
  19. otimo post....bem explicado......show de bola parabéns.

    ResponderExcluir
  20. Perfeito! Sua exlicação foi excelente! Obrigado!

    ResponderExcluir
  21. Marcelo vc sabe como tirar aquelas publicidades do utorrent?
    Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim.

      1) Abra o uTorrent e clique em Opções > Preferências.

      2) Na janela que abrir clique em Avançado, à esquerda.

      3) No filtro à direita, escreva a seguinte palavra: "upsell" (sem aspas) e altere o valor de "gui.show_plus_upsell" de true para FALSE.

      4) Agora escreva a palavra "sponsore" e altere o valor de "offers.sponsored_torrent_offer_enabled" de true para FALSE.

      5) Dê um OK na janela e reinicie o uTorrent.

      Abraços

      Excluir
  22. melhor dica até agora foi a sua
    :)
    parabens!!!

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pelas dicas. Você é ótimo. Uso o torrent e adoro. O que fazer quando baixo um filme pelo torrent o audio está em inglês mas não existe legenda em português. O que devo fazer para resolver este problema? Como colocar legenda em português?
    Desde já obrigada. Célia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Obrigado pelo comentário.

      O correto seria procurar a legenda antes de baixar o filme, assim evita esse transtorno. Dual Audio também seria opção, pois contém dublado e legendado num só arquivo. Mas, no seu caso, infelizmente não há o que fazer. Se a legenda não foi publicada, acho difícil resolver o problema.

      Abraços

      Excluir
    2. querida busca suas legendas aqui http://www.legendasbrasil.org/ nao existe site melhor

      Excluir
  24. Boa tarde Marcelo. Quando busco algum arquivo pelo torrentz.eu onde aparcem os sites que tem o arquivo aparece uma opção download direct (Sponsored Link). É seguro baixar desforma ou é melhor usar o TPB por exemplo? obrigado

    ResponderExcluir