Dicas, truques, tutoriais, reviews, promoções e informação

sábado, 17 de novembro de 2012

Toolbars: Cuidado e Como Remover

Sem perceber ou por desconhecimento, muitos usuários instalam toolbars (barra de ferramentas), também chamadas de Adwares, no navegador de Internet. Mas o que poucos sabem é que, ao aceitá-las, você estará colocando sua privacidade na "vitrine", para que empresas suspeitas e desonestas use-a de maneira ilícita.

Exemplos comuns: HomeTab/TBUpdater, Facemoods (Funmoods), Certified Toolbar, Iminent Toolbar, Ask Toolbar, Babylon Toolbar, Desk 365, 22find, SweetIm, PSafe, V9.com, Conduit Search, MyStart (Incredibar), DealPly, Browser Updater/Manager, Relevant Knowledge, Search Settings, MyWebSearch, Dealio Toolbar, entre várias outras. Demonstrações:

como-remover-adwares-2013

como remover hometab TBUpdater.dll

programa-remover-todas-toolbars

Problemas com vírus no Facebook, lentidão constante do PC, erros sem sentido, problemas com o MSN, e pop-ups de publicidades surgindo na tela são, por exemplo, apenas alguns dos muitos sintomas dos adwares.

Abaixo deixo um resumido FAQ de explicações sobre o assunto (clique em Mostrar FAQ), caso tenha interesse, e a seguir mostro como removê-los dos seus navegadores.

Mostrar FAQ

GUIA COMPLETO DE REMOÇÃO


Dividi em quatro partes devido ao fato de existir adwares/spywares mais resistentes.

NOTA: Se não estiver conseguindo ou estiver em dúvidas, poste nos comentários ou no fórum que eu terei enorme prazer em ajudar.


1ª Parte — Remoção simples

1. Feche todos os navegadores. Clique no Menu Iniciar e depois em Painel de Controle (Control Panel).
2. Clique em Desinstalar um programa (Uninstall a program).
3. Agora desinstale, sem medo, todas as toolbars e programas suspeitos que houverem na lista. Se tiver dúvidas, comente!

program-remove-all-toolbars

Algumas certamente não estarão listadas, mas não se preocupe.

2ª Parte — Remoção automatizada

1. Baixe os dois programas a seguir: AdwCleaner | Toolbar Cleaner
2. Primeiro, execute como administrador o AdwCleaner e clique em Delete e OK.
3. Se pedir para reiniciar o PC, reinicie-o.

tutorial-remover-psafe-babylon-ask-toolbar-browser-updater

4. Agora instale o Toolbar Cleaner e abra-o.
5. A ferramenta mostrará as toolbars e extensões (se elas ainda estiverem aí) que estão instaladas em cada navegador do seu PC.
6. Marque a caixinha de todas as extensões dos adwares (exceto plugins como Java e Flash Player) e clique em Remove Selected Toolbar(s)/BHO(s).

excluir-hometab-tbudater-facemoods-asktoolbar-sweetim-babylon-programa

3ª Parte — Navegadores

Resquícios de algumas barras, as mais resistentes, ainda poderão estar presentes em seus navegadores, seja como parte de extensões, página inicial ou motor de busca. Neste caso, terás de remover manualmente.

GOOGLE CHROME

1 - Digite o endereço a seguir na barra: chrome://settings/extensions
2 - Veja se alguma toolbar existe no painel e clique no botãozinho de lixeira, à direita, para remover. Remova todas que estiverem lá. Não tenha receio pois não vai prejudicar seu navegador, pelo contrário.

excluir-barra-de-ferramentas

3 - Agora acesse este endereço: chrome://settings/settings

4 - Em "Inicialização" clique em Configurar páginas. Remova a homepage da toolbar, clicando no X ao lado direito, e adicione a página inicial que desejar.

o-que-é-adware-facebook-como-remover

excluir-v9-toolbar-browser-manager-mywebsearch

5 - Agora em "Pesquisa" clique em Gerenciar mecanismos de pesquisa. Remova, clicando no X da direita, todas as pesquisas das toolbars que houverem lá. Depois adicione um mecanismo de sua preferência, se quiser.

programas-que-instalam-toolbars-barra-ferramentas

como-remover-mystart-firefox-incredibar

MOZILLA FIREFOX

1 - Pressione as teclas Ctrl + Shift + A para visualizar os add-ons.
2 - Exclua todas as extensões de toolbars que houverem lá. Se estiver em dúvidas, pegunte nos comentários.

remover-search-settings-dealply-adwares

3 - Feche essa tela e clique em Ferramentas > Opções. Na aba "Geral", em Página inicial, remova o endereço que estiver lá e coloque um de sua preferência. Ou clique em Restaurar o padrão.

excluir-conduit-todas-toolbars

4 -Vá até a pasta onde o Firefox está instalado, em C:\Program Files\Mozilla Firefox, e acesse a pasta searchplugins. Exclua (com Ctrl + Alt + Delete) os arquivos com os nomes das toolbars (exemplo abaixo).

remover-babylon-toolbar-mystart-dealio-psafe

INTERNET EXPLORER

1 - Clique em Ferramentas (Tools) > Gerenciar Complementos (Manage Add-ons).
2 - Em "Ferramentas e Extensões" (Toolbars and Extensions), vá clicando nas toolbars (uma por vez) e clicando no botão Desabilitar (Disable). Faça isso até não sobrar mais nenhuma!

excluir-desk-365-remover-22find-2013

3 - Agora, ao lado esquerdo, selecione "Provedor de Pesquisa" (Search Providers), vá selecionando os motores dos adwares e clicando em Remover (Remove).

remover-desk 365-22find-chrome

4 - Clique em Ferramentas (Tools) > Opções de Internet (Internet Options). Na aba "Geral" (General), apague o endereço que está em Página Inicial (Home page) e coloque o endereço da página inicial que você quer > OK. Ou clique em Usar em branco.

4ª Parte — Toque final

Seu computador provavelmente estará bem limpo dessas pragas nesse momento. Porém, deixarei abaixo algumas recomendações importantes para eliminar outros vestígios que possam existir desses adwares, mas que somente com programas apropriados é possível limpar.

Alguns programas para finalizar a faxina:

CCleaner => Limpeza de arquivos temporários, cookies, e etc
Free Windows Registry Repair => Faça um Full Scan e delete apenas as entradas das toolbars removidas (cuidado para não remover entradas legítimas. Em caso de dúvidas, pergunte nos comentários)
Malwarebytes => Efetue uma Verificação Completa e remova as ameaças

Dê uma olhada também na pasta C:\Program Files ou Arquivos de Programas, e confira se a pasta de alguma das toolbars não ficou lá. Em caso positivo, delete-a manualmente!

Volto a frisar: cuidado quando for instalar um programa gratuito. Basta prestar atenção no processo de instalação, e recusar essas barras de ferramentas.

É isso, pessoal!

Ainda com dúvidas ou problemas?
Comente!


103 comentários:

  1. Parabéns, belo post, mesmo eu não tendo nenhuma praga dessas aqui, tenho certeza que vai ajudar muita gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Erilson. Obrigado pelo comentário.
      Grande abraço

      Excluir
  2. Eu tinha o tal do ASK SEARCH aqui e nem sabia que era perigoso. Segui o tutorial e agora to limpo =))

    So uma duvida..não sei a quanto tempo esse ASK ta aqui, preciso alterar minhas senhas?? o pc é compartilhado.

    Beijuksss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuela, não há necessidade de modificar as senhas. Embora os adwares sejam ameaças, não são keyloggers. Eles apenas monitoram seus hábitos de navegação, mas não gravam senhas e nem usernames.
      No entanto, se estiver receosa, sinta-se livre para alterar.

      Abraços

      Excluir
    2. esse ASK é uma verdadeira praga dos infernos ! Me livrei também.

      Excluir
  3. Muito obrigada pelas excelentes dicas, ha dias instalei qualquer coisa, nao me lembro o quê e fiquei com uma peste da "babylon" q me deu cabo da cabeça.
    bom fim de semana
    rosamaria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ros@mar,

      Fico feliz que o tutorial tenha ajudado você.
      Forte abraço e uma ótima semana para você!

      Excluir
  4. Oi Marcelo, graças a você consegui me livrar da praga do Babylon and others. Muito obrigado
    Paulo Sperandio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo,

      Que bom que conseguiu. Fico feliz que o guia tenha sido útil para você também. O Babylon é um dos adwares mais chatos e comuns na web.

      Grande abraço e ótima semana amigo!

      Excluir
  5. Cara fantastico. Esses dias peguei o tal do Facemoods achando que ia melhorar meu face. Mas no final me ferrei.

    Consegui remover com a ajuda desse tutorial.

    Vc poderia dizer quais são os programas que colocam essas toolbars pros menos providos de informatica como nós instalar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, o "poder" de persuasão que essas toolbars têm é muito grande. Elas querem, de qualquer maneira, fazer o usuário acreditar que são fundamentais para a instalação do programa -- o que não é verdade.

      Quanto aos programas que instalam toolbars, acredite, praticamente TODOS os programas gratuitos oferecem toolbars. É só ficar atento!

      Em breve postarei uma lista de programas que oferecem isso.

      Abraços

      Excluir
  6. Mais um ótimo artigo Marcelo. Tenho notado que de um certo tempo pra cá o número dessas pragas subiu muito então achei muito oportuno esse seu atigo o que eu já peguei de PCs onde a pessoa reclama que não consegue mudar a página inicial do navegador e quando vou ver o navegador está igual daquela imagem acima,foram muitos. Agora os programas free estão ocultando esses toobars colocando as opçoes INSTAÇÃO NORMAL que no caso colocam como recomendada e instalação personalizada mas se instalar o programa como simples todos os toobars entrarão então tem que seguir pela OPÇÃO PERSONALIZADA pois aí sim mostrará quais as opções e toobars quer instalar. E esse V9 uma vez soei a camisa como diz pra tirar ele de um PC só depois de muito tentar foi que descobri que ele altera o endereço dos atalhos dos navegadores incluindo o endereço dele no atalho. Outro dia até rir de um comentário que vi na net onde dizia que Babylon é Babilônia quer dizer, nem Deus gosta dessa porcaria kkkkkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caca, poxa, você lembrou de um fator importantíssimo que eu esqueci de descrever no post. Muitos adwares são instalados via "Instalação normal" realmente. No caso, a "Instalação Personalizada" é a única maneira de driblar as toolbars. Vou adicionar isso ao post direitinho. Obrigado.

      E, com certeza, o crescimento desse tipo de praga está frequente. Mas, sobretudo, eu acho um absurdo eles colocarem adwares como MyWebSearch e Relevant Knowledge no meio disso. Eles são spywares/adwares bem perigosos, os dois piores da lista que eu citei no post.

      Enfim, daí entra aquela questão: privacidade x direito (que já foram discutidas no meio da segurança digital). Pelo fato de o programa ser gratuito, o desenvolvedor coloca-se no direito de inserir tais toolbars em seu programa como forma de lucrar, já que seu software não requer "remuneração". Porém, fazendo isso, o desenvolvedor está atingindo a privacidade de quem irá utilizar o programa, e especialmente, não sabe como evitar a instalação dessas pragas.

      P.S.: Essa da Babilônia foi boa, hehehe.

      Abraços

      Excluir
  7. Muito bom o post! Vai ajudar muita gente por aí.

    Sempre tive o cuidado de, ao instalar algum programa, desmarcar as caixinhas que mandam instalar essas barras. Mas, no passado, fiz uso de uma delas que acho que não é considerada adware, a do 4shared. Mas, nesse caso, eu é fui até o site deles e a instalei. Depois de um tempo, desinstalei-a.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa André,

      Na verdade, qualquer ferramenta voltada a toolbars são consideradas adwares -- segundo dados técnicos. Embora algumas sejam parcialmente úteis, como essa do 4shared, elas realizam o monitoramento dos hábitos de navegação do usuário.

      Acho que todo usuário já instalou uma dessas barras no PC.

      Abraços

      Excluir
  8. Marcelo muito bom msm o post cara. Me ajudou a remover o tal Conduit daqui. Mais tenho 2 perguntas.

    1) Existe algum programa que evita a instalação dessas toolbars automatico?
    2) Aquelas toolbars instaladas por anti-virus como Avg, Avast e Avira também são perigosas?

    Agradeço desde já
    Jean

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jean,

      1) Conheço um site chamado Ninite, cujo permite ao utilizador baixar alguns programas free sem as toolbars. O serviço não possui todos os programas, mas é útil. Já comentei do Ninite aqui no blog.

      Site: http://ninite.com/
      Tutorial: http://www.seututorial.com/2011/03/baixe-e-instale-varios-programas-de-uma.html

      2) Sim, são tão 'nocivas' quanto qualquer outra. O Avira AntiVir, por exemplo, instala a Ask Toolbar disfarçada no componente WebGuard. Já o AVG instala um motor de buscas.

      Abraços

      Excluir
  9. Mto boa a dica. Tava com o ask toolbar e com o browser manager aqui e nao sabia.

    Brigadao cara

    ResponderExcluir
  10. Depois da bomba nuclear,esse ask toolbar é uma verdadeira desgraça humana na net.

    ResponderExcluir
  11. RESOLVEU MEU PROBLEMA COM O MALDITO PSAFE E COM O MALDITO SWEETIM
    VALEU DEMAIS BROTHER

    ResponderExcluir
  12. Meus problemas com o Facebook continuam, tentei todos os passos sitados, porém ele continua pedindo o tempo todo para fechar e abrir o navegador! enquanto o Twitter e até o Orkut funcionam normalmente vc poderia me ajudar?
    Obs: estou como anonimo pois não possuo conta! Maurício da Silva Bento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e o que isso tem a ver com o post?

      Excluir
  13. AAAH detalhe que é em todos os navegadores! e ele não tem nenhuma estenção exclui todas, porém ele continua com o problema de pedir pra fechar o navegador, em todos os navegadores! Chrome IE e Firefox

    ResponderExcluir
  14. Cara tentei executar tudo isso ai, só que eu nao consegui remover o browser manager do meu pc, toda hora meu AVG acusa ameaça detectada e eu não sei mais o que fazer. Poderia me ajudar por favor??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda,

      Posso ajudar sim.

      Peço somente que abra um tópico no fórum do blog (link abaixo), pois lá será melhor e mais prático ajudá-lo com eficiência.

      http://www.seututorial.com/p/forum.html

      Abraços

      Excluir
  15. Olá Marcelo,
    Faço minhas as palavras de vários comentaristas: estas toolbars só servem pra consumir memória, atrapalharem o Windows e deixar o usuário nervos. Pude perceber que, principalmente qdo se usa o Baixaki, o usuário leigo é induzido a instalar esta porcarias. Tudo bem que o site em questão, ou qualquer outro que utilize deste recurso, precisa gerar receita. Mas fazer isto a custa da boa fé do usuário, é ilegal. Já retuítei este post. COntinue com o seu ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  16. obrigado consegui me livrar de um toobar que ficou mesmo eu ja tebdo desistalado o programa.

    ResponderExcluir
  17. Obrigado amigo vc me ajudou muito eu estava com virus no meu facebbok,enviaram muitos aquivos em meu nome e me adicionaram e paginas como se fosse eu,queria tambem ajuda pra mim remover essas pessoas que estão me seguindo no face,eu desativei mas eles continuam lá,fiz o que vc falou segui o passo a passo,agora quero remover essas pessoas,por favor me ajude,desde te agradeço!!

    ResponderExcluir
  18. Obrigado.

    Esse tutorial me ajudou a excluir o Desk 365 e o 22find. Acho que eles vieram atraves de uma atualização do Chrome. Malditos virus.

    Mas com esse tuto removi eles rapidinho.

    Valeu mesmo brother.

    ResponderExcluir
  19. me ajudou tb a tirar o 22find daqui.. =)
    vlw hein

    ResponderExcluir
  20. já removi o avira dos meus programas,mas quando vou abrir o mozilla aparece o avira, como faço pra tirar essa página do Avira?

    ResponderExcluir
  21. Obrigado..me ajudou mto com o 22find

    ResponderExcluir
  22. Estou com um sério problema no meu PC. Entrou um tal de FASTSAVEAPP (Browser to save) e fica abrindo anúncios e tudo que é lugar. Abre nos meus e-mails, nos meus blogs, páginas e até alguns nomes referentes aos anúncios quando voce encosta o cursor do mouse aparece o anúncio maldito. Já tentei de tudo e não consigo nada. Vários programas de antivirus ou adwares ou malweres já foram tentado e não consigo tirá-los. Como posso resolver isso?
    Obrigado.
    João

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tentou o sugerido no artigo e não resolveu, seu problema é maior do que uma simples toolbar amigo.

      Crie uma conta em nosso fórum e poste seu problema na seção "Remoção de vírus e malwares". Lá nós poderemos proporcionar uma assistência melhor.

      http://techsuporte.forumup.com.br/

      Excluir
  23. Lamentàvelmente estou retornando para alertar a todos que fui fazer um download de um determinado programa no site Baixaki, e no Superdownloads e depois de ter penado por vários minutos para desinstalar essas desgraças de barra Toolbars. Quero deixar claro que os sites citados acima estão como o resto de Brasil, Emporcalhados. Não se pode confiar mais como antes, só me restou o Techtudo e não tive problema quanto as barras.Excelente post, Marcelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz,

      Obrigado pelo alerta. O Baixaki e seu Instalador maligno sempre causando esse problema. Para render uma graninha extra para o dono do Baixaki, ele inseriu toolbars no Instalador do site. Eu sinceramente nunca confiei no Baixaki. Confiava mais no Superdownloads, mas ainda assim não baixava por lá.

      Sempre baixei e baixo através do site do próprio desenvolvedor.

      Mas, enfim, que fique o alerta realmente a todos!

      Abraços

      Excluir
  24. Só um lembrete que pode ser importante: Essa ferramenta, Free Windows Registry Repair, limpa "até demais". No meu computador um programa legítimo e que eu uso bastante parou de funcionar.
    Tive que restaurar o computador, desmarcar os itens relacionados a esse programa e limpar de novo. Mas isso pode dar trabalho ou até ser impossível, dependendo do conhecimento que a pessoa tem.
    Ou seja, lembrem-se de sempre usar a função 'Criar Backup do Registro', que existe no próprio programa, ou a do windows.

    Marcelo, será que a ferramenta Auslogics Registry Cleaner não limpa o suficiente? Você recomendaria ela?

    ResponderExcluir
  25. Seu texto e pertinente já que hoje em dia isso tá virando praga. O Foxit tem um desses que travou o computador de muitos, mas o principal problema e o UBC (Usuário Burro no Computador) que vai instalando tudo o que os sites manda fazer.

    ResponderExcluir
  26. Excelente postagem! Baixei os Finalmente consegui me livrar do maldito find22 ! Tentei até refazer o script dessa praga mas ele não aceita edição! Ganhei meu dia, Obrigado Eduardo

    ResponderExcluir
  27. Marcelo, fantástico estes dois programas. Conseguí remover o conduit. Valeu

    ResponderExcluir
  28. Parabens...Tudo muito bem explicado de forma didática; algo difícil de se ver nos tutorias disponíveis na internet. Ajuda até mesmo quem entende pouco de informática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Silva.

      E obrigado por adicionar o blog nos favoritos, como você salientou no comentário do post do Avast,

      Grande abraço

      Excluir
  29. Muito obrigado MArcelo!!!!!!!!! Eu já tava tive um ataque de nervos, perdi o controle e xinguei todo mundo por terem instalado essa bosta de ask search no meu chrome.
    Funcionou certinho! Tô super aliviado =]

    ResponderExcluir
  30. Show de tutorial.

    Finalmente consegui me livrar daquele FDP do Clickmein.

    Valeu mesmo cara.
    Obrigado por compartilhar seus conhecimentos aqui.

    ResponderExcluir
  31. Parabéns pelo excelente post, pois foi o único que ajudou a me livrar do ASK. Muito obrigada mesmo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Renata. Fico feliz que resultou.
      Abraços

      Excluir
  32. Fantástico amigo, me ajudou a me livrar do maldito Iminent , ótimo post, e muito bem explicado e detalhado.

    ResponderExcluir
  33. Cara, parabéns pelo post... certamente é muito útil pra todos... pelo menos pra mim foi.
    Que bom que existe pessoas assim como vc, dispostas a ajudar sem qualquer recompensa em troca.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  34. estou com uma toolbar_log gravando tudo em modo txt na pasta temp. Tem como saber qual é. O arquivo de txt chega a 800MB Obrigado

    ResponderExcluir
  35. Marcelo, tudo bem?

    Então, fiz conforme o seu post, porém ao clicar em gerenciar complementos no IE - Provedores de Pesquisa - ao clicar em Funmoods não aparece a opção remover.. na verdade ela aparece porém não está para ser clicada!! Neste caso teria como me ajudar? Pois somente no IE aparece esse funmoods e é chato demais.

    Obrigado pela ajuda! e parabéns pelo trabalho!

    Att
    Danilo

    ResponderExcluir
  36. Use o AdwCleaner, descrito na "2ª Parte", que o Fundmoods será removido automaticamente.

    ResponderExcluir
  37. Olá, Marcelo. Gostaria de saber se a Barra de Ferramentas Google, que uma vez eu a instalei, pode ser considerada um adware?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Não, a barra do Google é confiável e não causa problemas.

      Abraços

      Excluir
  38. Parabéns pelo tutorial, Marcelo. É um dos melhores tutoriais sobre adwares que eu encontrei na internet até hoje e olha que eu navego desde 1995. Gostaria de ver os outros que você produziu, que com certeza vão se muito úteis.

    ResponderExcluir
  39. adorei mto bom, obrigada !!!!

    Graziele

    ResponderExcluir
  40. Olha cara baixei um programa ae veio com o tal do PSafe e depois meu PC focou lerdo d++ mais , ja tentei tira-lo peli "desinstale um lrograma " mas ele demora , é assim mesmk ou ele ja esta super dentro do meu PC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leva um tempinho pois ele ele cria muitos arquivos na máquina. Mas também não demora tanto assim.

      Excluir
  41. Oi...obrigada pela ajuda...valeu mesmo...
    Tá tudo mais leve aqui... :)

    ResponderExcluir
  42. Olá, dentro da pasta Temp tem uma pasta do iminent que deleto e ela sempre está de volta, ele não aparace para ser deletado dom nenhum program anti-virus, simplesmente roda ao ligar o pc e não consigo identifica-lo para parar o processo. Como posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá estou com o mesmo problema... ficou uma pasta dentro do chrome que eu não consigo apagar. Além disso ficou um popup que abre a toda hora mesmo qdo o chrome está fechado. Este popup informa que preciso finalizar a instalação do iminent. Alguém pode me dar uma ajuda?? estou como anonimo porque desinstalei todas as contas da minha máquina. Grato

      Excluir
  43. Muito obrigada mesmo!!!! Pela primeira vez alguém me ajudou de verdade aqui na internet! Meu pc estava lento, e do nada fechava os programas , o google chrome não aparecia mais...nossa! Você me ajudou muito, e suas orientações são fáceis principalmente pra quem não tem muita intimidade com informática! Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  44. Você pode me dizer o que é Baidu PC Faster? Apareceu aqui no meu pc mas não instalei isso...

    ResponderExcluir
  45. Olá Marcelo, sei que você pode me ajudar ! Eu estou com um "wlcomm32.exe" E não consigo tirar ! Já utilizei o Malwarebytes ele disse que tinha 78 arquivos infectados ! eu excluiu e reiniciei, porém ele continua, me ajude... !

    ResponderExcluir
  46. Parabéns o post é muito bom e já aprendi a fazer varias coisas nesta página, porém não consegui baixar o adwcleaner. Será que você pode me ajudar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Otávio,

      Ao entrar no link do AdwCleaner, ao lado direito (um pouco abaixo), você verá um botão com uma seta verde apontada pra baixo e um outro botão chamado "Mirror". Qualquer um desses botões iniciam o download do programa.

      Abraços

      Excluir
  47. Gostei dos seus tutoriais , muito bem explicado!Nota Dez para este site

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Benê. Fico feliz que tenha gostado.
      Agradeço sua visita e comentário também.
      Abraços

      Excluir
  48. Esse Funmoods tá no meu computador. Não tem vestígio dele no internet nem no chrome mas eu fui em "desinstalar ou alterar um programa" e ele tá lá e toda vez que eu tento desinstalar aparece "Erro ao tentar desinstalar Funmoods. Ele já pode ter sido desinstalado. Deseja remover Funmoods da lista de programas e recursos?" Aí eu aperto sim e aparece "Você não tem acesso suficiente para remover Funmoods da lista de programas e recursos. Contate o administrador de sistema."
    Eu já tentei usar o Malwayrebytes e depois da varredura e que eu fui excluir quando eu reiniciei o pc ainda continuava lá, ainda continua! Me ajudem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi o tweet de vocês pra mim, por favor, me ajudem!!

      Excluir
    2. Amanda, como respondemos pelo Twitter, pedimos que abra um tópico em nosso fórum, e siga as instruções desse link abaixo.

      Procedimentos

      O programa vai gerar dois relatórios, os quais informarão os exatos locais do Funmoods em seu PC. A partir daí, instruiremos você a fazer a remoção dele de maneira permanente.

      O fundmoods cria chaves no registro do Windows, e essa é isso que faz com que, às vezes, ele não seja removido pelos métodos comuns.

      Abraços

      Excluir
    3. Pelo twitter vocês me instruíram a usar o AdwCleaner e eu usei e quando eu fui tentar desinstalar depois de fazer a 2º etapa direitinho ele excluiu. Obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!! Mil vezes!!!!!

      Excluir
    4. Que bom, Amanda. Fico feliz que tenha dado certo.

      Qualquer outro problema ou dúvida é só dizer.

      Abraços

      Excluir
  49. Muito bom, estava com vários desses aqui, mas gostaria de saber se baidu pc faster também é um virus

    ResponderExcluir
  50. Marcelo:
    Realmente o adwcleaner é uma ferramenta fantástica. Resolvi o problema de vários colegas com ele.
    Porem no PC de uma amiga, com windows 7 32 bits ele trava.
    Alguma sugestão?

    Bonadio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonadio,

      O programa trava durante o scan ou logo na abertura? Se for durante um scan, pode ser que haja algum malware provocando isso. Suponhamos que o PC de sua amiga esteja contaminado por um trojan ou rootkit, além dos adwares (toolbars), esses outros malwares podem estar interferindo na ação do AdwCleaner.

      Mas é só uma suposição.

      Abraços

      Excluir
  51. Já tentei de tudo para remover o PSafe Protege e não funciona. Seguindo suas instruções, o Psafe não aparece no ToolBar Cleaner. Também não aparece no Painel de Controle - Desinstalar um Programa. Outras tentativas foram com o Revo Uninstaller e também com o CCleaner, mas em ambos o Psafe também não aparece na lista de programas a serem selecionados para desinstalação. Segui também um instrução para apagar a pasta através do Regedit e também não resolveu. Tem como me ajudar?

    ResponderExcluir
  52. Oi Marcelo. Fui infectado ontem com um tal de "pesquisa-brasil". Essa praga não permite que eu acesse painel de controle, que remova programas, ficou na minha página inicial e não permite alterar, deixou meu computador muito lento... Uso Windows XP e não consigo eliminar essa porcaria... Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kildare,

      Posso ajudar, sim. Mas peço que poste seu problema no fórum do blog, pois aqui pelos comentários fica bem inviável. O fórum serve justamente para isso mesmo, e é muito mais prático para resolvermos isso.

      Abraços

      Excluir
  53. Eu peguei o funmoods (sem querer) esse programa mesmo desintalado e retirando como complemento fica abrindo paginas e deixando o computador lento, com esse post (que me ajudou bastante)me ajudou a tira-lo e não só ele havia vários que tinha no meu pc que estavam deixando lento.
    To dando uma geral agora
    obrigado pela publicação

    ResponderExcluir
  54. Olá, então eu não vi esse tutorial aqui e acabei por deletar as pastas do ask tool bar e para fazer isso antes encerrei seus processos. No entanto agora meu Google Crome não funciona mais. Abre porém não abre nenhuma pagina. Infelizmente não tinha ponto de restauração. Teria alguma ideia do que fazer. Não queria desinstalar o programa e reinstala-lo pois perderia os favoritos.

    ResponderExcluir
  55. Olá Marcelo, obrigado pelas dicas, mas o meu XP travou de vez depois que o ADW Cleaner reiniciou minha máquina, ele havia encontrado tudo q é bicho, tinha Iminent,ASK,Babylon,etc... foi usado, dei delete, ele iniciou e agora o XP para na tela de inicialização só fica a tela azul do iniciar do MicrosoftWndows XP (funciona o ponteiro do mouse só e mais nada) não atende control+Alt+Del, só resetando, e em modo se segurança para na mesma tela, tem como salvar o meu XP ?
    nao sei o q fazer,

    Obrigado desde já

    ResponderExcluir
  56. Mas como fechar o Chrome? por exigencia da desinstalação do ask. nem sei como fechar.

    ResponderExcluir
  57. Marcelo,
    Não vi no post comentários sobre o Baidu PC Faster, mas localizei nos comentários que seria vírus...realmente não sei como veio para no meu PC. Apesar de ficar atento quando instalo alguma coisa via internet, este passou despercebido. Hoje mesmo fui atualizar o Java e veio a perguntinha se não queria instalar a barra do Ask...Sua contribuição foi muito valiosa. Obrigado
    PS: teria como publicar um post falando sobre esse Baidu miserento. Romário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Romário, o Baidu também é um adware comum, assim como qualquer outro citado. É que se eu for citar todos eles, o post ficaria imenso, hehe.

      O que pode ter acontecido em seu PC é seu antivirus/firewall/anti-spyware ter bloqueado a exibição da opção de instalação dele. Digo isso baseado no fato do último teste que fiz em minha máquina virtual - pois procuro sempre testando aqui para manter o post atualizado. Durante um dos testes, o KIS 2013 identificou e bloqueou a exibição de instalação do DealPly.


      Isso foi bom, mas foi inútil. Como as opções já vêm marcadas por padrão, o KIS bloqueou e escondeu o painel de instalação do adware, me impossibilitando de desmarcar as opções. Conclusão: o adware foi instalado normalmente.

      Então suponho que tenha sido isso que ocorreu aí em seu PC.

      Abraços

      Excluir
  58. Muito obrigada pelo post, me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  59. Fala Marcelo!

    Cara, utilizei o: Toolbar Cleaner, e no Chrome, foi detectado um tal de: Chrome In-App Payments service. "Joguei" no Google, e descobri que ele é tipo um App para compras na Web.
    Não desejo tê-lo, mas o programa o exclui e logo ele reaparece.

    Sabe dizer se ele é prejudicial, e como excluí-lo em definitivo?

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samuel,

      Pode exclui-lo, sim.

      Abraços

      Excluir
  60. Boa tarde...Já retirei vários desse no painel de controle e eles tornam a voltar, assim como também abre várias janelas de sites de compras,jogos,programa sendo instalado no meu not sem que eu tenha solicitado,vá propagandas no site em eu acesso, esem contar que meu not está muito lento não consigo mais assistir 1 vídeo se quer no you tube...já baixei o avast e nada mudou...por favor me ajude já não sei mais o que fazer.....

    ResponderExcluir
  61. Valeuuuu!!! Desistalei algumas ameaças, dentre elas o Dealply e agora tá tudo rapidinho, como novo. Obrigada. =)

    ResponderExcluir
  62. Obrigado. Me ajudou a livrar do tal facemoods.
    Abração

    ResponderExcluir
  63. __Bom Dia Marcelo!!! __ sempre estou com problema dessa natureza eu recorro seu tutorial.. como faço pra ter esse material sempre atualizado, sobre as pesquisa que voce tenha feito sobre os adwarew spaywares. Obrigadoo!!

    ResponderExcluir
  64. Não consigo desinstalar no meu windows 8.1. Eu entro em painel de controle e em desinstalar programas, e quando clico em desinstalar o "ask toolbars" ele mostra uma mensagem dizendo que eu devo fechar o aplicativo "google chrome" para poder continuar a desinstalação, porém o chrome já está fechado. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  65. cara,toda vez que o pc reinicia aparece de novo esse V9 como mecanismo de pesquisa: já deletei das extensões, tudo bem, depois reapareceu novamente, a e deletei ele da lista de "mecanismos de pesquisa" e deixei somente o google, mas toda vez que reinicio o meu pc ele aparece de novo!!! Espero que possa me ajudar, vlw

    ResponderExcluir
  66. muito obrigado limpei aqui os tal do QONE8 e agora vou ver o resultado se deu certo

    ResponderExcluir
  67. "ola parceiro eu tenho um anti vírus chamado baidu pc faster ! sabe me dizer se ele é bom , pois é o único que tenho no momento , outro dia fiz uma varredura ele encontrou 22 vírus e na hora de exclui -los ele apareceu falha o que você acha ? abraço! "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wellington

      Se eu fosse você, excluiria o Baidu PC Faster rapidinho da máquina. Trata-se de um programa completamente suspeito e não é considerado um antivirus de fato. No meio da segurança, ele é considerado um adware.

      Sugiro exclui-lo da máquina e optar por um antivirus de nome, como Avira, MSE, Avast, AVG - que são gratuitos - ou Kaspersky, NOD32, GData, BitDefender - que são pagos.

      Abraços

      Excluir
  68. boa noite muito obrigado mesmo estava com a pasta homen bast algo assim e nao conseguia deleta e foi pelo seu tutorial que tudo deu certo.muito obrigaado e uma boa noite abraços

    ResponderExcluir