Dicas, truques, tutoriais, reviews, promoções e informação

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Substituir várias palavras ao mesmo tempo sem baixar programas

tricks notepad - 2015 - truques bloco de notas windows
Um procedimento simples e às vezes vezes cotidiano, mas que eu já vi muita gente baixando inúmeros programas para isso. Na verdade, não há necessidade de baixar nada.

O próprio Windows oferece, desde a 'primitiva' versão 95, o tradicional Bloco de Notas (Notepad). Trata-se de um recurso já integrado no sistema que, além de ser um editor de texto, claro, possui uma ferramenta para a substituição de palavras simultaneamente com apenas um clique.

Vejamos um exemplo:

Você precisa substituir a palavra "abc" (que foi usada repetidas vezes em um texto) pela palavra "cba". Como fará isso? Editando uma a uma na mão? Baixando programas? Recorrendo ao Office Word? Não! Você precisa apenas abrir o Bloco.

Passo a Passo


1 - Abra o Bloco de Notas. Para isso, abra o Menu Iniciar e digite o nome dele no campo de busca.

2 - Copie todo texto que contém a palavra que precisa ser alterada e cole-o dentro do Bloco.

3 - Vá no menu Editar > Substituir.

como substituir varias palavras mesmo tempo

4 - Na caixa "Localizar", você deve colocar a palavra que será substituída no texto. Na caixa "Substituir por" você deverá inserir a nova palavra que será colocada no lugar. Em seguida, clique no botão SUBSTITUIR TUDO, à direita da janela, e pronto.

trocar palavras simultaneamente bloco de notas

O efeito é imediato e altera a palavra no texto completo.

Lembrando que você ainda pode usar as opções como "Diferenciar maiúsculas de minúsculas", caso haja essa diferença entre as palavras que serão substituídas.

13 comentários:

  1. muito bom. obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelos comentários, Anônimo e Rosam@r.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Peço desculpas mas, ainda há gente que não saiba destes procedimentos? rsrsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim, hehehe.

      Acho que é devido ao fato de o pessoal não utilizar o notepad como uma opção de ferramenta em si, mas sim como editor de texto apenas.

      Inclusive, várias pessoas já me perguntaram a respeito de qual programas fazia essa tarefa, e nunca imaginaram que o próprio notepad faz.

      Assim como muitos ainda não sabem que o Windows possui também um gravador de áudio embutido por padrão.

      http://www.seututorial.com/2013/04/como-gravar-o-som-do-pc-sem-instalar.html

      Abraços

      Excluir
  4. Ah! essa dica eu também já conhecia. Na verdade, eu descobri há uns bons anos, e foi fuçando mesmo. Hehehe!

    Tudo bem com você por ai? Espero que sim.

    Bateu agora um saudosismo dos nossos papos cabeça...

    Beijos da Helena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helena,

      Tudo bem sim. E você?

      Pois é, faz tempo que não batemos um papo como antigamente. Mas eu não uso mais aquele e-mail que eu usava pra conversar com você, por motivos "burocráticos" da Microsoft (pediam meu ID Particular o tempo inteiro daí eu cancelei a conta lá, hehehe). Como eu não salvei os endereços que estavam lá, acabei perdendo o seu.

      Depois me passa novamente por comentário (eu não publicarei aqui, claro). Daí a gente volta a conversar! =)

      Grande abraço

      Excluir
  5. Eu não sabia e me foi útil um dia desses, precisei editar com o bloco de notas um arquivo de idioma de um programa e com esse processo fiz isso rapidinho, valeu Marcelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza, caca. Fico feliz que tenha ajudado.

      O bloco de notas é uma das ferramentas que considero mais intuitivas do Windows. Dá para criar programas e sites através do bloco de notas, claro, se você souber programar linguagens como C++, PHP, Javascript, entre outras. Eu mesmo programo através dele. Não preciso de mais nada.

      Abraços

      Excluir
  6. Solução mais prática é apertar as teclas Ctrl+L (para apenas Localizar Palavras), ou apertar as teclas Ctrl+U (para Localizar e substituir por: ) dentro do próprio editor de texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu Bloco de Notas nenhum dos dois comandos funcionou.

      Excluir
  7. Quanto tempo da minha vida perdi! Por cinco anos andei de charrete (Word) enquanto havia uma ferrari (bloco de notas) no meu quintal. rsrs. Desde setembro de 2012 venho editando textos acima de 700 mil palavras no Word! Acabei de fazer testes com palavras inteiras e até com letras. Em ambos os casos o bloco de notas levou 2 segundos e meio (contados de verdade. rs).
    Primeiro, testei um arquivo (a Bíblia) com 700 mil palavras. Gostei do resultado. Depois testei outro com 8 milhões de palavras (várias traduções da Bíblia em um único arquivo). Fiquei atônito quando fiz um ousado teste substituindo a letra 'a' por 'XXXX'. Em 2 segundos e meio ele trocou tudo!! E pensem: eu trabalho editando (para uso particular) livros aos montes, ajuntando-os, em alguns casos, em um único arquivo do Word. Quantas vezes o Word travou! Ultimamente tenho editado texto noite e dia, sem parar.
    Também outro recurso que acidentalmente encontrei no bloco de notas hoje: encontrar linhas por número. Isto não sei fazer no Word e deixou de adiantar vários dos meus trabalhos de edição.

    Muito obrigado por esta dica. Inicia-se agora uma nova etapa nos meus trabalhos de agora em diante. Obrigado mesmo pela dica! :)

    ResponderExcluir