Dicas, truques, tutoriais, reviews, promoções e informação

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Psiphon: VPN prática e grátis

melhor vpn gratis 2019
Costumo receber alguns e-mails e comentários pedindo sugestões de uma VPN gratuita para uso doméstico no Windows e, tendo em vista as inúmeras opções existentes no mercado, achei interessante comentar hoje a respeito de uma que, particularmente, considero excelente. Trata-se do Psiphon.

Uma VPN absolutamente simples de mexer, leve, com uma interface que oferece suporte a vários idiomas (incluindo o Português/BR), 100% gratuita e disponível para as plataformas Windows, Android e iOS. O programa não contém aquele painel repleto de configurações. São as mais básicas possíveis, na verdade, mas suficientes para cumprir o que promete.

Sobretudo, no caso do Windows, sequer é preciso instalar o programa: basta executar o arquivo e o software modifica as configurações de proxy automaticamente. Quando é desconectado, restaura ao seu estado original.

Apresentando o Psiphon

Faça o download a partir da página oficial e execute o arquivo "psiphon3.exe".

Ele se conectará ao servidor mais rápido e exibirá uma janela perguntando em qual navegador você deseja usá-lo. Ele é compatível com todos os browsers.

proxy gratis psiphon windows linux
best vpn software

O navegador será aberto com uma página do Psiphon, ou de parceiros/afiliados ao programa. Digite o endereço que preferir e pronto, você estará navegando sob a VPN.

Alterando o idioma

Por padrão, o Psiphon roda em Inglês. Para alterar o idioma, encontre a opção "Language" ao lado esquerdo do painel, em seguida, escolha "Português (Brasil)". Não é preciso reiniciar o programa.

como usar psiphon tutorial

Mudando o servidor

Na tela inicial do programa, abra o menu inferior e escolha um dos países da lista. O servidor proxy será alterado para um IP de acordo com o país selecionado.

freeware proxy server vpn windows 10

OBS: Sugiro que reinicie o navegador após alterar o servidor. Isso garante que a VPN estabeleça a outra conexão efetivamente.

Configurações (opcional)

Indo em "Configurações", um leque bem simples das opções será mostrado. As configurações são opcionais.

servidores endereco ip psiphon acessar pandora

Caso faça alterações, clique no botão azul "Aplicar Mudanças" para concluir. Se algo der errado, é possível restabelecer às condições originais clicando no botão "Retornar à Configuração Padrão".

Ativando/Desativando ou Excluindo a VPN

No painel inicial, clique no botão "Desconectar" para desligar a VPN e feche o programa (se quiser sair), ou, "Conectar" para reativá-lo. Sempre que o programa for aberto, ele buscará estabelecer uma conexão automaticamente.

É importante ressaltar que o endereço IP pode mudar a cada vez que o programa for reconectado, mesmo que seja um servidor do mesmo país anterior, pois ele verifica se o último ainda está disponível e, caso não esteja, encontrará outro.

Para excluir o Psiphon, apenas delete o arquivo. Ele não cria registros ou dados permanentes no sistema.

4 comentários:

  1. Muito bom!!! Obrigado! Ja peguei muitas e muitas dicas aqui ao longo dos anos. Abraco. Marcio Siviero - Inglaterra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa. Muito obrigado pelo comentário. Fico imensamente feliz em ler isso. Sinta-se em casa. Se quiser enviar sugestões, dicas, críticas, por gentileza, fique a vontade. Um grande abraço

      Excluir
  2. Obrigado pela postagem.
    Considerando que eu tenha a possibilidade de pagar por um serviço como NordVPN, vc acha que é melhor do que o Psiphon? Em linhas gerais, quais são as diferenças?
    O Psiphon é eficiente em proteger meu IP no caso de baixar arquivos do The Pirate Bay, por exemplo?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leandro,

      Olha, serviços pagos de VPN disponibilizam recursos muito mais avançados e efetivos. O Nord é um excelente software, sem dúvida, e com muito mais opções de configuração acerca de todo processo que envolve sistemas assim. O Psiphon, apesar de fantástico (no meu ponto de vista), não dispõe de configurações avançados, algo que pode não ser tão eficaz no seu caso devido à precisão em querer manter uma proteção mais rígida. Mas nada lhe impede de testar. Afinal, o Psiphon não requer instalação (portanto, não corre riscos de haver conflitos entre arquivos caso você instale o Nord) e é extremamente leve. Acho que vale a pena você experimentá-lo, sim.

      Abraços

      Excluir