Dicas, truques, tutoriais, reviews, promoções e informação

sábado, 26 de março de 2022

Como burlar os paywalls dos jornais

como burlar paywalls site de noticias jornais veiculos comunicacao A maioria dos grandes sites de notícias (O Globo, Folha de S.Paulo, Estadão, CNN, Exame, Isto É, entre outros) há tempos vêm usando paywalls, recurso que esconde o conteúdo e/ou limita o mesmo para quem não é assinante.

burlar paywalls jornais

burlar assinatura jornais

Se você não tem condições de fazer uma assinatura (ou não quer — vai de cada um), apresento aqui quatro dicas de como burlar esse recurso e ler normalmente os artigos.

1º Método - Extensão (para computador apenas)

Existem várias extensões que facilitam essa tarefa. Porém, algumas foram descontinuadas. Então apresento a mais usada no momento.

Posso Ler? — Esta é a extensão mais efetiva, atualmente, pelo menos das quais testei. Você precisa, primeiramente, instalar a extensão Tampermonkey em seu navegador (Chrome, Firefox, Opera, Safari, Edge, etc), em seguida, o arquivo da extensão. Para isso, basta acessar a página e descer até o item "Download". No menu, escolha a opção Desktop. Caso já tenha o Tampermonkey instalado, é só clicar no link do arquivo PossoLer.user.js, permitir a instalação e pronto.

ler noticias sem assinar posso ler
ler jornais sem pagar burlesco possoler

2º Método - Desabilitar o Javascript (para celular e computador)

Se você preferir não instalar nada, um método prático e 100% útil é simplesmente desativar o Javascript do seu navegador.

No Chrome, clique no ícone das três bolinhas (canto superior direito do navegador) e vá em Configurações.

desativar javascript google chrome

No computador, ao lado esquerdo, clique em Segurança e privacidade, ao lado direito clique em Configurações do site, desça até a opção Javascript e clique nela. Marque a opção "Não permitir que os sites usem JavaScript" e pronto. Basta recarregar a página da notícia.

bypass paywall chrome javascript

No celular, vá em Configurações do site, desça até a opção Javascript e desative a opção "Permitir que sites executem o JavaScript".

No Firefox, você precisa acessar as configurações digitando na barra de endereços about:config. Após isso, clique em Aceitar o risco e continuar. Na barra de pesquisa, procure por "javascript" (sem aspas), encontre e dê dois cliques na opção javascript.enabled para alterar o valor para false e pronto.

desativar javascript firefox
No Safari, basta entrar nas opções (Command + , (vírgula)), ir na aba Segurança e desmarcar a opção "Ativar JavaScript".

3º Método - Modo Leitura (para celular)

O modo leitura está disponível, por padrão, no Safari, no Firefox e em outros navegadores, exceto no Chrome. Ele praticamente funciona como o método anterior, desativando o javascript, exibindo apenas o texto e as imagens do artigo. Veja nas imagens abaixo como ativar.

ativar modo leitura iphone safari burlar paywall
Safari
o globo estadao folha uol gazeta correio braziliense
Firefox
4º Método - Sites Alternativos (para computador e celular)

Por fim, caso desconsidere mexer em seu navegador, é possível usar sites que mostram os artigos sem os paywalls. Basta copiar o endereço da notícia e colar no site. Abaixo deixo dois dos mais usados atualmente.

- Outlinetts.com
- 12ft.io

Vale uma ressalva ao 12ft.io. Ao invés de você ter que ir no site colar o endereço da notícia toda hora, você simplesmente pode usar este atalho: Na barra de endereços do navegador, antes do link completo da notícia, adicione https://12ft.io/ e carregue. Por exemplo:

https://oglobo.globo.com/url-da-noticia => Link normal, com paywall
https://12ft.io/https://oglobo.globo.com/url-da-noticia => Link da notícia sem paywall

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu ia comentar isso tb. Mas depois que vi q o q ele passou ali é o outlinetts, q vai substituir o outline, e esse tá funcionando normal

      Excluir
  2. top demais esse outline tts

    ResponderExcluir