terça-feira, 2 de novembro de 2010
InstallWatch Pro: Monitorar instalação de softwares
Descrição
Saber o que um programa está instalando em nosso computador é essencial. Além de ser uma atividade cuidadosa do usuário, pode evitar problemas com a desinstalação de algum software mais tarde, afinal, você saberá onde estará exatamente todas as entradas do registro e os arquivos criados pelo programa.
O melhor aplicativo para isso é o InstallWatch Pro. Ele gera facilmente um log de informações completíssimo de qualquer instalação que ocorrer em seu computador. Se uso é simples e o programa não consome nada de memória em seu PC.
Compatibilidade
Windows 2000/XP/Vista e Seven
Download
Server 1
http://www.4shared.com/file/7vH6PZP0/IntallWatch_Pro.html
Server 2
http://www.softsea.com/review/InstallWatch.html
Como Usar
1. Extraia o arquivo da pasta zip (caso baixe pelo 4shared) e instale-o normalmente seguindo o processo de instalação. Se baixar pelo Softsea basta dar um duplo clique em InstallWatchPro25.exe Ele é instalado por default em Arquivos de programas\Epsilon Squared.
OBS: este software é totalmente livre de vírus, spywares e adwares.
2. Após instalado, execute-o. Clique em um botão chamado Snapshot. Então o programa fará um backup do estado atual de seu sistema. Aguarde! É rápido.
Importante: procure não mexer no sistema enquanto o backup estiver sendo feito, pois senão tudo será registrado, e constará no log, podendo lhes confundir.
3. No término do bakup, instale o programa desejado. Depois de instalá-lo, retorne ao InstallWatch e clique no botão chamado Analyze. Uma análise do que o programa criou no sistema será feita para comparar com o estado anterior da instalação. Aguarde!
4. Quando a análise terminar, uma janela abrirá pedindo um nome para o log de comparação. Dê o nome que desejar.
5. Ao ser concluído, basta ir ao InstallWatch e verificar tudo o que foi modificado no sistema com a instalação do programa. No meu caso, utilizei como exemplo o software Unlocker.
Clique nas imagens para ampliá-las


Ressalvo que independentemente do tamanho do programa a ser instalado, ou do tanto de arquivo que ele cria, o InstallWatch monitora completamente tudo. Também independe do tipo do programa, seja ele um antivirus, um jogo, um otimizador, um mensageiro instantâneo, um player, e etc.
O backup e o log de modificação ficam salvos na pasta do InstallWatch, portanto, você pode fechar o programa sem problemas. Eles ficam na seguinte pasta grifada em verde:
Arquivos de programas\Epsilon Squared\InstallWatch Pro\Databases
Os nomes dos arquivos são: Default.iwc (é o backup do sistema) e example.iwx (é o log dos arquivos criados pelo programa que você instalou).
Você não conseguirá abrí-los dando 2 cliques, apenas pelo próprio InstallWatch. Para isso, abra-o e clique em File > Open. Abra um dos arquivos e analise.
O resto é com vocês. Se quiserem desinstalar o programa que instalaram, já saberão onde estão todos os arquivos que ele criou, e poderão removê-los sem correr o risco de deletar algo legítimo.

Artigo escrito por Marcelo
Sou formado em Sistemas de Informação pela UFMG e pós-graduado em Segurança da Informação. Trabalho com TI há mais de 5 anos e sou professor particular de inglês. Nas horas bem vagas costumo arranhar uma guitarra e sou fã do bom e eterno rock'n'roll.
Receba as atualizações automaticamente
Ótimo tutorial, mas faltou as fotos!
ResponderExcluir