Dicas, truques, tutoriais, reviews, promoções e informação

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Programe o blog para publicar as postagens com data e hora marcadas

Embora o Blogger seja um host gratuito, ele oferece recursos bastante interessantes para seus utilizadores. Não é à toa que é a melhor hospedagem free do mercado. A cada época que passa, novos recursos são adicionados no host.

Mas, sem dúvida alguma, um dos recursos mais interessantes do Blogger é a "publicção agendada". Este recurso tem por finalidade permitir ao usuário de programar um dia e hora para que a postagem escrita por ele seja publicada no blog automaticamente, sem a intervenção do dono do site. Todo processo é feito pelo sistema do Blogger, e você só precisa deixar o seu post 100% pronto e salvo como rascunho. O resto é com o Blogger.

Principalmente agora com o final de ano, festas de natal, ano novo, viagens e tudo mais, influencia também no blog, porque você poderá ficar dias, e até semanas sem atualizá-lo. Então deixar tudo agendadinho pode evitar que você perca leitores e assinantes fieis do blog.

Como Agendar as Postagens do Blog

O processo é bem simples e funciona perfeitamente. Você pode agendar quantos posts desejar.

1. Primeiramente, clique em Postagem > Nova postagem e crie o seu post normalmente. Não esqueça nenhum detalhe, visualize-o e revise-o se necessário. Adicione tudo o que tiver de aparecer.

como-programar-postagem-no-blog

2. Após finalizar o post, não publique-o! Coloque os marcadores (caso utilize-os) e clique no botão embaixo Salvar Agora para que o seu post fique "salvo como rascunho".

como-agendar-postagem-blogger

3. Depois disso, clique em Opções de postagem (na parte inferior do post).

postar-no-blog-data-e-hora-marcada

4. Um novo campo de recursos será aberto embaixo logo em seguida. Veja que ao lado direito tem uma opção chamada "Data e hora da postagem".

como-programar-publicacao-de-postagem-blogger

5. A opção padrão é Automático. Porém, esta opção faz com que o post só seja publicado quando você clicar em Publicar Postagem. Isto é, esta opção funciona mediante a vontade do usuário.

Se você marcar a opção Programado em, um pequeno painel com data e hora serão exibidos.

opcoes-de-postagem-blogger

6. Vocês certamente já devem ter percebido para que serve esta opção. É exatamente para que você programe/agende o dia e hora da publicação do post que você acabou de escrever. Portanto, coloque a data e a hora que deseja que o post seja publicado no blog. Lembre-se que o formato de data e hora deve ser exatamente do jeito que está configurado.

Por exemplo: Hoje é dia 03/12/10 (como mostra na imagem acima). Se você irá viajar daqui  a alguns dias, você pode trocar a data e hora para 08/12/10 às 17:20, por exemplo. Neste caso, o post não será publicado no dia 03. Mas sim no dia 08/12 às 17:20, tudo automaticamente pelo sistema do Blogger.

Agora clique no botão PUBLICAR POSTAGEM e pronto. Você verá a seguinte mensagem:

post-programado

Em "dia e hora" estará a data que você definiu para o post ser publicado no blog.

Seu post será publicado exatamente no dia e hora marcados por você. Nem um minuto a mais, nem um minuto a menos. Nem um dia a mais, nem um dia a menos.

Todavia, leia com atenção as considerações finais aqui abaixo.

Considerações Finais

Para que esta programação seja efetuada com sucesso, e corretamente, é preciso que a data e hora do seu blog estejam corretas. Muitos que possuem blogs esquecem de corrigir a configuração de fuso horário no Blogger, que por padrão vem incorreto.

Para configurar adequadamente, siga os passos a seguir.
  • Clique em Configurações > Formatação.
fuso-horario-correto-blogger
  • Desça até "Fuso horário" e coloque (GMT -03:00) São Paulo.
programa-blogger-para-publicar-artigo
  • Agora desça até o final da página clique no botão SALVAR CONFIGURAÇÕES para que a alteração seja efetuada.
Se o fuso horário estava incorreto, verifique novamente na postagem que você salvou se a data e hora estão corretos também, Para ir até o rascunho, clique em Postagem > Editar postagens.

    2 comments: