segunda-feira, 7 de novembro de 2011
Como proteger seu pen drive e HD externo de vírus
O pen drive e o HD externo são dispositivos extremamente essenciais e úteis na vida de muitas pessoas, incluindo na minha. Costumo carregar meu pen drive para todo local que vou, seja faculdade, trabalho ou qualquer outro lugar. Porém, penso um milhão de vezes antes de conectá-lo em PCs alheios por causa de um "pequeno" detalhe: os 'maledetos' vírus!
O pen drive deveria se chamar "vírus drive" ou "pen vírus"... eita dispositivo para pegar vírus, viu! Já ouvi gente dizendo que apareceu vírus no pen drive sem ao menos ter conectado-o em um computador, ou seja, o vírus brotou lá!
Mas, agora falando sério, há muito tempo adotei um método que, pelo menos pra mim, sempre deu certo, no entanto, queria primeiro fazer alguns testes na prática para depois postar aqui.
Este método, até agora, tem sido bem funcional - não peguei um vírusinho sequer neste tempo - e gostaria de compartilhar a dica com vocês.
Protegendo o pen drive e HD externo contra vírus/malwares
Importante! Você deverá formatar seu dispositivo. Portanto, faça um baclup completo dos seus documentos e arquivos presentes no mesmo.
1º Passo - Formatando
Plugue o pen drive na máquina e vá até a unidade dele em seu disco local.
Clique com o botão direito do mouse sobre a unidade dele e escolha Formatar. Na janelinha que será aberta defina sistema de arquivos como NTFS e clique em Iniciar para começar a formatação.
2º Passo - Criando nova pasta
Logo após o término da formatação, abra a unidade do seu pen drive e crie uma nova pasta lá com o nome que desejar.
OBS: Esta nova pasta será o diretório em que você guardará todos os seus documentos de agora em diante.
Volte em Meu Computador e clique novamente com o direito do mouse sobre a unidade do seu dispositivo, porém, selecione Propriedades agora.
3º Passo - Configurando
Na janela que abriu clique na guia Segurança e depois no botão Editar.
Na pop-up que abrir selecione a opção Negar no item Controle Total. Todas as opções do Negar serão marcadas, é normal.
Ainda nesta janela, selecione agora a opção Permitir no item Ler & Executar. Mais duas opções serão marcadas permitidas, somente a opção Gravar deve estar setada como Negar. A configuração deve estar exatamente como na imagem abaixo.
Depois de configurar clique em Aplicar e OK em todas as janelas abertas para salvar e fechar.
4º Passo
Entre na unidade do seu pen drive. Clique com o direito do mouse na nova pasta que você criou (como explicado no 2º Passo) e selecione Propriedades.
Clique na guia Segurança e depois no botão Editar.
Marque a opção Permitir no item Controle Total. A opção Modificar será marcada automaticamente.
Clique em Aplicar e OK em todas as janelas.
Pronto!
Faça o teste
Tente criar ou copiar qualquer pasta ou arquivo para a raiz do pen drive ou do hd externo, não na nova pasta, na raiz do dispositivo e veja o resultado.
Quando o vírus tentar ter acesso e infectar o seu aparelho ele será barrado pois não conseguirá permissão para se alojar lá.
Sempre que você precisar copiar ou criar qualquer arquivo em seu dispositivo, faça isso na nova pasta que você criou anteriormente.
Conclusão
Claro, isso pode não funcionar 100% com todos os vírus, afinal, vírus é vírus!
Você pode negar a gravação de dados na nova pasta também, porém, nesse caso você não poderá copiar nada para lá. Deverá ser apenas uma medida preventiva quando não necessitar de mover as coisas para o seu dispositivo.
É sempre aconselhável que você desative o autorun da máquina com o AutorunFix e imunize o dispositivo com alguma ferramenta alternativa, como USB Doctor, Panda USB Vaccine, USBFix, dentre outros tantos.

Artigo escrito por Marcelo
Sou formado em Sistemas de Informação pela UFMG e pós-graduado em Segurança da Informação. Trabalho com TI há mais de 5 anos e sou professor particular de inglês. Nas horas bem vagas costumo arranhar uma guitarra e sou fã do bom e eterno rock'n'roll.
Receba as atualizações automaticamente
Olá bom dia, gosto dos seus posts e queria saber se, dando-lhe os devidos créditos, poderei postar eventualmente alguns de seus artigos em meu blog?
ResponderExcluirOlá Sebastian, boa tarde!
ResponderExcluirObrigado pela visita e comentário, fico feliz que goste dos posts.
Quanto a postar em seu blog, pode sim. Sem problemas!
Abraços
funciona msm galera
ResponderExcluirusei esse tutorial hj pra ir levar umas paradas pro pc da minha irmã q ta cheio de virus e o meu pendrive nao pegou uma praguinha se quer
mto bom msm champz
parabens =)
Obrigado Marcelo, pela dica em seu post! E, como sabemos... existirá sempre um vírus novo para cada defesa criada mas enqto não é criada vamos aproveitar o hd/pen drive. Está muito bom o tutorial, e bem explicado.
ResponderExcluirAbço
Anônimo
ResponderExcluirObrigado pelo comentário e pela visita. Realmente, vírus novos são criados diariamente, e cada vez mais sofisticados. Nem toda defesa é 100% mesmo. Mas do jeito que pudermos evitar, evitaremos!
Abraços
Ótimo tutorial, assim diminui mais o medo de colocar o pendrive no meu computador.
ResponderExcluirÓtimo tutorial. Só fiquei com uma dúvida: comprei um HD Samsung cujo sistema de arquivos já é NTFS e ele ainda nem chegou. Ainda assim devo formata-lo?
ResponderExcluirPergunto porque ele vem com dois softwares (Samsung SecretZone e SafetyKey)
Antonio, não conheço estes softwares da Samsung (que devem ser ótimos porque as ferramentas da Samsung são excelentes). Mas acho que sem formatar não dará certo. Pois arquivos e programas deverão estar salvos na nova pasta que você criar.
ExcluirNão tenho certeza disso. Se quiser tentar seguir os passos do tutorial mesmo assim só para comprovar, você fique à vontade - uma vez que o HD já estará em NTFS.
Abraços
Ótimo tutorial, já usava ele em um pen drive e
ResponderExcluiragora comprei um HD Externo e resolvi bloquiar a raiz também.
Parabéns!
Obrigado amigo. Espero que seja útil para seu HD externo também. Qualquer dúvida é só postar.
ExcluirAbraços
Excelente dica Marcelo, certamente se todos soubessem fazer isto, não teríamos tantos vírus distribuídos.
ResponderExcluirObrigado pelo comentário. Realmente, se as pessoas se preocupassem mais com a segurança de seus dispositivos móveis, o número de infecções via estes dispositivos seria reduzido significativamente.
ResponderExcluirAbraços
Olá gostaria de saber se tem como ser revertido esse processo se eu quiser?
ResponderExcluirÉ SÓ Entrar na unidade do seu pen drive. Clique com o direito do mouse na nova pasta que você criou (como explicado no 2º Passo) e selecione Propriedades.
ExcluirClique na guia Segurança e depois no botão Editar.
E depois marque a opção Permitir no item Controle Total e já está, mas agora permitirás o alojamento de vírus.
15 de setembro de 2012 22:31
Olá,
ResponderExcluirNunca tentei reverter, mas acredito que tenha como sim.
Ola Marcelo, não consegui fazer o download do Autorunfix pelo link e o link do USB Fix o avast identifica como URL com malware (apesar de todos dizerem que eh errado ter dois antivirus ligados no mesmo pc) mas o norton não aponta nada.
ResponderExcluirSam, vou dar uma olhada para ver se o Autorunfix não foi descontinuado. Em caso negativo, posto um novo link dele.
ExcluirJá o Avast estar interpretando o USBFix como ameaça, trata-se de um falso positivo (detecção errônea). O USBFix possui scripts, o que fez com que o Avast, incorretamente, o identificasse como perigoso.
Desative o Avast para baixar e rodar o USBFix. Pode confiar pois ele é 100% seguro.
Muito obrigado Marcelo.
ResponderExcluirMarcelo, Adorei seu blog!!! Parabéns por compartilhar conosco seus conhecimentos!
ResponderExcluirFiz o procedimento no pendrive de todos aqui de casa e ainda no meu HD Samsung onde guardo todo meu material didático!
Obrigada!
Olá Tamira, eu é que agradeço seu comentário.
ExcluirEspero que o procedimento seja útil para você e toda sua família.
Abraços
kara pelo jeito funciona até hoje! muito obridado pela dica.
ResponderExcluirvou fazer pra todo mundo em casa também valeu mesmo! :)
Tiro e queda esse tuto man. Obrigado
ResponderExcluirOlá Marcelo!
ResponderExcluirMeu HD externo pegou um troia e passou para meu notebook. Não tenho backup de nenhum dos dois. O que fazer para detonar o vírus sem ter que detonar meus arquivos? Vc pode me dar uma orientação?
Grata,
Ana Pires
Olá,
ExcluirTudo isso depende do tipo de vírus. Se for, por exemplo, um file infector será uma tarefa árdua limpá-lo e deixar seus arquivos intactos, pois esse tipo de praga contamina arquivos legítimos (isso inclui exe, doc, pdf e cia).
Mas se for um worm comum de pen drive, ou outra ameaça distinta da citada acima, acho que há boas chances de limpar a máquina sem afetar seus arquivos.
É difícil dar uma orientação aqui via comentários, porque é um pouco ruim. Mas tente utilizar as ferramentas anti-malware que irei sugerir a seguir.
ComboFix (use-o com o HD externo conectado ao USB)
Kaspersky Virus Removal Tool
Malwarebytes Anti-Malware
Utilize um de cada vez e veja se terá resultados positivos.
blz, isso não pode ser feito no xp, mas se eu fizer no vista e colocar o hd em um xp, funcionará da mesma forma? o hd vai recusar os arquivos como se fosse em um vista ou 7
ResponderExcluirvlw muiito boM....(y)
ResponderExcluirResolveu um problema que eu tinha, meu pendrive é novo, e eu queria usa-lo pra reproduzir filmes na minha tv. Quando eu plugava o pendrive, mesmo sendo o formato permitido pela tv, aparecia uma imagem na tv dizendo que o formato era inválido, e quando removia o pendrive e plugava no notebook, lá tinha um maldito arquivo criado. Segui todos esse procedimentos e resolveu esse problema. Muito obrigado por essa postagem.
ResponderExcluirCARA, PERFEITO. SIMPLES ASSIM... Prof. Ramão
ResponderExcluirOlá, Marcelo, gostei muito do seu post, mas tenho uma dúvida. Nas propriedades de meu HD não aparece um perfil para 'todos', o que aparece são 'usuários autenticados', 'SISTEMA', 'usuários administradores' e 'usuários', sendo que neste último aparece entre parenteses (o nome do meu PC e usuários). Gostaria de saber para qual desses perfis terei que fazer a alteração. Grata.
ResponderExcluirParabens! Muito bom seu post!
ResponderExcluirSIMPLES E EFICIENTE PARABENS PELO POST!
ResponderExcluirOi, Quero agradecer, pois seu artigo me ajudou muito :)
ResponderExcluirParabéns pelas dicas.
Digno de aplausos, não aguentava mais contaminar, fazer de tudo pra tirar e continuar na merda porque o pc pegava! kkkkk
ResponderExcluirobrigado cara!
Caraca. Parabéns pelo post. Muito útil e fácil de fazer pois está bem explicito.
ResponderExcluirParabéns. posso criar mais de uma pastas e protege-lás?
ResponderExcluirNunca tinha pegado um só virus no Pen Drive... Pelo menos não que eu soubesse, mas eis que peguei o malefico virus criador de atalho! Só agora testei este método e é muito bom, deve funcionar! Uma duvida, se colocar o pen drive no computador infectado este método barrara a entrada do virus?
ResponderExcluirQual a vantagem de passar o sistema de arquivos para NFTS? Na minha tv o pen drive só funciona como FAT32.
ResponderExcluirTOPPPPP.... Funcionouu.
ResponderExcluirMUITO BOM MARCELO, MAS QUANDO CLICO NA OPCAO CONTROLE TOTAL PELA SEGUNDA VEZ, A OPCAO GRAVAR ABILITA NOVAMENTE, E DESABILITANDO , A OPCAO CONTROLE TOTAL DESABILITA TAMBEM, O Q FAÇO??
ResponderExcluirDesculpe, eu estava fazendo errado !!!!
ExcluirMuito boa a ideia amigo, pagabens pelo post.
ResponderExcluirOlá Marcelo, se eu bloquear a raiz do HD, mas copiar um arquivo de um PC com vírus o HD também pegará o vírus???
ResponderExcluirOlá Marcelo! Primeiramente muito obrigado pela dica!
ResponderExcluirGostaria de saber se a formatação do dispositivo é indispensável para o processo, ou se é possível aplicá-lo em um HD externo já em uso, uma vez que as transferências de arquivos nunca são feitas na raiz do dispositivo, e sim em uma pasta.
Obrigado!
gostei da dica ajudou me muito
ResponderExcluirBoa noite, oq fazer quando clico com o botão direito no pen drive, e não aparece a opção "segurança" ?
ResponderExcluirParabens camarada,testei aqui e blz...podem confiar!!
ResponderExcluirPerfeito.
ResponderExcluir