segunda-feira, 11 de novembro de 2013
Redes Sociais mais acessadas de 2013
Eis aqui a lista das redes sociais mais populares de 2013. Os dados técnicos foram extraídos de websites especializados em análises — como Mashable, Global Web Index, Hitwise — e o conteúdo elaborado por mim. Alguns detalhes mais precisos também foram retirados de reviews feitos pelas próprias redes sociais em questão.
Leia Também:
As redes sociais mais acessadas de 2012
Faça backup completo de todas as suas redes sociais
A lista de 2013 não mudou muito em comparação com a do ano passado. Poucas novidades, no entanto, novas informações.

Total de Usuários: Mais de 1 bilhão e 300
Usuários Ativos: 720 milhões
Total de Páginas (Fan pages): 60 milhões
Número de Aplicativos: 10 milhões criados até hoje
Fundador: Mark Zuckerberg
Co-Fundadores: Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes
Origem: Estados Unidos
Lançamento: 2004
Maior público alvo: Américas, Europa e Ásia
Posição Alexa Rank: 2º {pode sofrer oscilações}
Homepage: www.facebook.com
Como acontece nos últimos anos, o Facebook permanece na liderança do ranking. Sobretudo, é impossível acessar um site hoje em dia e não ver o famoso botão "Curtir" em algum canto da página. Aliás, no quesito divulgação, há 73% de chances de um post compartilhado tornar-se mundialmente popular em menos de 5 horas. Enfim, o FB prevalece unânime entre as redes sociais ― atraindo e entretendo simplesmente 80% dos internautas.
Por outro lado, uma realidade preocupante do site é o crescimento absurdo da proliferação de vírus e malwares. Estatísticas divulgadas por algumas empresas de segurança alertam para frequentes ameaças, provenientes da rede, que roubam informações pessoais do usuário. O número de comentários com reclamações e solicitações de ajuda do post abaixo é prova da expansão desse agravante.
Removendo vírus do Facebook

Total de Usuários: Mais de 130 milhões
Atualizações: 63 fotos são postadas a cada segundo
Total de Fotos: Mais de 16 bilhões de fotos já publicadas
Fundador: Burbn, Inc.
Dono Atual: Facebook (comprado em 2012)
Origem: Estados Unidos
Lançamento: 2010
Posição Alexa Rank: 39º {pode sofrer oscilações}
Homepage: www.instagram.com
Verdade seja dita, o Instagram é mais um exemplo do clássico ditado "Filho de peixe, peixinho é". Depois que Zuckerberg anunciou a compra do Instagram, no dia 09/04/12, o peso que o serviço ganhou foi uma consequência da alta relevância do Facebook. Isso contribuiu para um maior reconhecimento do compartilhador de fotos, uma vez que ambos foram integrados após a aquisição. Mas não só por este motivo. O site conquistou os usuários pelo intuitivo recurso de compartilhar as fotos em tempo real. Inclusive, é comum encontrar uma pessoa com uma câmera fotográfica nas mãos hoje.
O Instagram atualmente encontra-se na briga entre os grandes do ranking, como Twitter e Google+. Sobretudo, é o compartilhador de fotos mais usado do momento.

Total de Usuários: Mais de 500 milhões
Usuários Ativos: Mais de 288 milhões mensalmente
Fundadores: Jack Dorsey, Evan Williams e Biz Stone
Origem: Estados Unidos
Lançamento: 2006
Maior público alvo: América do Sul e do Norte
Posição Alexa Rank: 9º {pode sofrer oscilações}
Homepage: www.twitter.com
O Twitter ainda assume uma posição notável no topo do ranking. Embora muitos achem o contrário, o Twitter tecnicamente é uma das redes sociais que mais cresce anualmente. Ao lado do Facebook, é o serviço que mais recebe integrações em sites e programas. Muitos artistas já revelaram que preferem o Twitter ao Face. Além disso, especialistas reforçam a ideia de que virar "Trend Topic" no Twitter pode ser um detalhe mais valioso do que ter centenas de curtidas na Fan Page.
Para algumas pessoas, a simplicidade do serviço é um fator que desagrada. Porém, há uma grande diferença entre simplicidade e praticidade — que é o que microblog oferece. Um lado bem positivo do Twitter é que o suporte técnico consegue controlar com mais eficácia a propagação de spams, e acredito que talvez seja essa a razão pela qual o site não forneça aquela miríade de funções que, em muitas circunstâncias, fogem do controle do próprio usuário!

Total de Usuários: Mais de 500 milhões
Usuários Ativos: Mais de 343 milhões mensalmente
Fundador: Google
Origem: Estados Unidos
Lançamento: 2011
Maior público alvo: Américas e Europa
Posição Alexa Rank: N/A
Homepage: www.plus.google.com
O Google+ mostra, de fato, a verdadeira potência da gigante Google. Com apenas dois anos de existência, o site está quase alcançando a média de usuários que o Twitter levou 7 anos para conseguir. Além disso, ainda é apontado como o futuro 'carrasco' por uma possível baixa do Facebook. Mas um fator que contribuiu para levar mais usuários à plataforma, foi a junção das contas de todos os serviços pertencentes ao Google.
O site cresce de maneira absurda regularmente com o seu arsenal de ferramentas de produtividade, como motor de busca e e-mail. Em Maio, a rede social ultrapassou os 500 milhões de utilizadores, no entanto, a quantidade de pessoas que usam diariamente é motivo de debate! Para donos de blogs e sites, o G+ pode ser um ótimo aliado: Testes comprovaram que, ao compartilhar no Plus, a posição do respectivo site no ranking de busca orgânica aumentou consideravelmente ― enquanto o compartilhamento em outras redes não resultaram de modo tão vultoso. Todavia, empresas e marcas populares já estão aderindo ao serviço e confirmam um retorno trivial para seus negócios.

Total de Usuários: Mais de 70 milhões
Usuários Ativos: Aproximadamente 38 milhões
Desenvolvedores: Paul Sciarra, Evan Sharp e Ben Silbermann
Proprietário: Cold Brew Labs e Investidores
Origem: Inglaterra (hoje sediada nos EUA)
Lançamento: 2010
Maior público alvo: América do Norte e Europa
Posição Alexa Rank: 28º {pode sofrer oscilações}
Homepage: www.pinterest.com
Eu sinceramente achava que o Pinterest não ganharia tanta força assim, especialmente concorrendo com o Instagram. Apesar de o site ainda não ter conquistado muitos brasileiros. Comparativamente falando, o Pinterest de longe oferece opções mais interessantes aos usuários do que o Instagram. Porém, os desenvolvedores pecam na interatividade do site, pois muitos consideram a interface bem confusa. E certamente isso afasta boa parte dos curiosos.
Com grande afluência em popularidade pouco tempo após seu lançamento, o projeto dos três fundadores ainda tinha muito trabalho a fazer. No início, o site era preenchido pela interface Buggy, logo, o painel UI não era muito intuitivo e as funções globais eram isentas de características importantes. Até que o projeto começou a mudar sua fórmula e hoje está bem mais agradável. As alterações no design foram sutis. Mas também foram realizadas mudanças mais radicais, como remover as hashtags e os pin-links.

Total de Usuários: Mais de 238 milhões
Fundadores: Reid Hoffman, Allen Blue, Konstantin Guericke, Eric Ly e Jean-Luc Vailant
Origem: Estados Unidos
Lançamento: 2003
Maior público alvo: Américas, Europa e Oceania
Posição Alexa Rank: 14º {pode sofrer oscilações}
Homepage: www.linkedin.com
Uma das redes sociais mais antigas da web, depois do StumbleUpon, que rende bastante até hoje. Dois terços da receita do LinkedIn vêm dos EUA. Porém, segundo relatórios estatísticos, o Brasil está ligeiramente se emparelhando a esta margem. Não é à toa que o país tornou-se o segundo que mais gera visitas à rede social. Sua proposta ortodoxa de fornecer um espaço inteiramente voltado aos negócios, permite que o usuário ou a empresa apresentem seus currículos profissionais virtualmente.
Talvez a figura mais interessante de relacionamentos profissionais esteja associada ao crescimento das relações 'cara a cara' que o LinkedIn proporciona. Isso é certamente uma característica única da rede. Quando se trata de negócios, o elemento mais importante do LinkedIn é a confiança. 87% dos utilizadores confiam nas informações que encontram no site. Além disso, os usuários acreditam na influência mútua da rede, o que certamente não deve ser deixada de lado.

Visualizações: Mais de 4 bilhões de vídeos são vistos diariamente
Atividades Mensais: Mais de 800 milhões
Origem: Estados Unidos
Desenvolvedores: Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim
Proprietário: Google (comprado em 2006)
Lançamento: 2005
Maior público alvo: Global (todos os continentes)
Posição Alexa Rank: 3º {pode sofrer oscilações}
Homepage: www.youtube.com
Lembro até hoje de ter tido a oportunidade de assistir, na semana da postagem, o primeiro vídeo upado no Youtube, em seu lançamento (2005), por um dos fundadores, Jawed Karim. O link do histórico vídeo é esse aqui. Na época, eu estava procurando por vídeos sobre intercâmbios, afinal o Youtube ainda nem era conhecido, até que indiretamente fui levado ao vídeo do Karim. Foi quando descobri o site que ironicamente se tornaria a maior referência em vídeos da Internet nos dias atuais!
Depois do Facebook, o Youtube é a rede social mais visitada do Brasil ― e a terceira do mundo. O serviço de streaming cresce diariamente e é a primeira opção para o compartilhamento de vídeos. Só que de uns tempos pra cá o site vem realizando mudanças naturais, mas pouco apreciáveis: Trocou o layout várias vezes, renovou as funções, passou a inserir publicidade no meio dos vídeos e implantou um recurso conhecido como DASH — o qual não gera tantos benefícios para nós. Devido a isso, as críticas por parte dos utilizadores foram inevitáveis.
Enfim, o fato é que o Youtube não requer muitos comentários. Trata-se do maior portal de vídeos da Internet, com uma das maiores margens de crescimento diário da web.

Total de Usuários: Aproximadamente 70 milhões
Usuários Ativos: Cerca de 32 milhões mensais
Fundadores: Mark Terebin e Ilja Terebin
Origem: Estados Federados da Micronésia
Lançamento: 2010
Maior público alvo: Américas, Ásia e Oceania
Posição Alexa Rank: 141º {pode sofrer oscilações}
Homepage: www.ask.fm
A ideia principal do fundador não era fazer do site uma rede social. Afinal, sites do tipo 'Ask Form' existem aos montes na Internet. Mas depois que a rede ganhou reconhecimento mundial rapidamente, Mark Terebin decidiu mudar os planos. O Ask.fm deixou de ser apenas um simples portal de perguntas e respostas, e começou a agir como uma verdadeira rede social. A proporção que o site tomou levou o principal concorrente, Formspring, a perder usuários e posição no ranking. Inclusive, segundo dados da Hitwise, aqui no Brasil o Ask.fm já superou audiências de Twitter e Orkut. O site, que já virou 'modinha', tem 1,96% da participação total, contra 1,83% do Twitter e 1,54% do Orkut.
Porém, assim como acontece com sites similares, a realidade do Ask.fm não é tão boa. O nome do site está envolvido em terríveis tragédias, onde dois jovens morreram após sofrerem Bullying na rede. Hannah Smith, de 14 anos, e Joshua Unsworth, de 15, cometeram suicídio após serem atacados virtualmente por anônimos em seus perfis. Isso evidentemente resultou num furor a nível mundial e muita polêmica. Consequentemente, fez com que milhares de pais se opusessem ao uso de sites como este.

Total de Usuários: Mais de 350 milhões
Usuários Ativos: Aproximadamente 34 milhões
Desenvolvedor: David Karp
Proprietário: Yahoo! (comprado em 2013)
Origem: Estados Unidos
Lançamento: 2007
Maior público alvo: Américas, Europa e Ásia
Posição Alexa Rank: 25º {pode sofrer oscilações}
Homepage: www.tumblr.com
Desde que o Yahoo! anunciou a compra do Tumblr, em fevereiro, por 1,1 bilhão de dólares, as especulações por trás do negócio têm abundado. Uma análise feita pela Forbes, revela que a medida gerou resultados positivos para ambos — monetização para o Tumblr e relevância para o Yahoo. Sobretudo, nasceu uma certa curiosidade sobre como seria a reação da rede social pós-aquisição. Entretanto, o site tem um dos dados demográficos mais jovens nas mídias sociais e, de acordo com a análise, a tendência é aumentar daqui pra frente.
O Tumblr ainda é um forte 'oponente' na categoria intermediária, que tem como plataformas de peso Blogger, Wordpress e Twitter. A rede agrada bastante fornecendo um sistema de personalização que enfatiza a facilidade de uso, e permitindo o uso de tags especiais para criar Themes. Americanos e brasileiros são os que geram mais da metade da receita do site. Embora não seja tão utilizado quanto os concorrentes, a previsão de especialistas é de que a rede fique mais forte. E a expectativa cresceu após o Yahoo adquiri-la. Bom, a faca e o queijo a empresa já tem!

Total de Usuários: Aproximadamente 90 milhões
Fundadores: Steve Huffman, Alexis Ohanian e Yishan Wong
Origem: Estados Unidos
Lançamento: 2005
Maior público alvo: América do Norte e Europa
Posição Alexa Rank: 86º {pode sofrer oscilações}
Homepage: www.reddit.com
O Reddit é uma rede social destinada ao compartilhamento de notícias, reviews e etc. Não é tão usada no Brasil, visto que a maioria das notícias são provenientes de sites estrangeiros. No entanto, sua elevada popularidade atual está conseguindo igualar a de vistosos adversários, como StumbleUpon e Delicious. Segundo especialistas em marketing digital, compartilhar algo no Reddit é um fator de suma importância. A probabilidade de um post receber milhões de acessos é de 35%. Embora o Reddit não esteja em um patamar tão significativo quanto as demais redes sociais citadas nesse artigo, análises técnicas mostram que o site vem logo na sequência dos grandes, e que tende a crescer, uma vez que o site adicionou suporte a vários outros idiomas além do inglês.
Contudo, bem como todo site que funciona a base de votos, para que uma notícia mantenha-se entre os 'Tops', é necessário ter uma boa quantidade de votos (tarefa não muito fácil). Porém, o social bookmarks é um dos sites mais indicados para que donos de sites e blogs possam disseminar seus conteúdos.

Artigo escrito por Marcelo
Sou formado em Sistemas de Informação pela UFMG e pós-graduado em Segurança da Informação. Trabalho com TI há mais de 5 anos e sou professor particular de inglês. Nas horas bem vagas costumo arranhar uma guitarra e sou fã do bom e eterno rock'n'roll.
Marcelo excelente artigo cara. Tava precisando disso pra um trabalho da facul = ]
ResponderExcluirSó uma curiosidade, quem é o 1º desse Alexa Rank? Pq vi q o Face é o 2º e o Youtube 3º, fiquei na dúvida.
Obrigado já compartilhei no Face.
Abração meu querido
Olá Alexandre,
ExcluirFico feliz que o artigo tenha ajudado você.
O primeiro do "Alexa Rank" é o Google - que não foi citado por não se tratar de uma rede social, como seu serviço Google+.
Abraços
Ótimo artigo Marcelo. Foi impressionante a queda que o falecido Orkut teve depois que todo mundo começou a usar o Face. Antes ele seria um dos tops dessa lista, hoje nem entra nela. Mas acho que rede social é tudo assim. O dia que o povo enjoar do Face vai ter abandono em massa também.
ResponderExcluirNão conhecia esse Reddit. Acessei e me interessei mas como vc disse e é verdade, tem mais notícias em inglês (e meu inglês não é dos melhores hihihih).
Beijos
Mari
Obrigado, Mariana.
ExcluirPois é, o Facebook tomou conta de tudo. E olha que ambos foram lançados exatamente no mesmo ano, 2004. O Orkut teve reconhecimento rápido: em 2005 já tinha mais de 10 milhões de usuários e era usado no mundo inteiro, enquanto o Face não tinha nem 2 milhões e era conhecido apenas nos EUA.
Abraços
Parabéns cara. Muito bem escrito e estatístico.
ResponderExcluirNão conhecia o tal Alexa Rank. O q na realidade seria isso? Um rank mundial de sites?
Exatamente, Silvio.
ExcluirÉ um dos mais conceituados ranking mundial de sites da Internet. É um índice que realiza o monitoramento e apresenta a relevância dos sites frente a web. Praticamente todos os sites da internet estão presentes no índice do Alexa.
Abraços
Caramba. Muito bem escrito esse artigo Marcelo. Parabéns. Me ajudou demais numa tese pra facul.
ResponderExcluirEu gostava bastante do Orkut pq foi a primeira rede social que usei na vida. Acho que era até mais viciada do que no Face.
Uma vez ouvi dizer que o Google poderia vender o Orkut. Vc sabe de algo?
Beijos e parabéns novamente.
Andressa
Obrigado, Andressa.
ExcluirOlha, não ouvi falar que o Google venderia o Orkut, não. E sinceramente? Acho bem difícil eles venderem. Embora o Orkut não tenha mais tanto peso hoje em dia, muitas pessoas ainda utilizam ele. Há centenas de comunidades ativas por lá e acredito que o rendimento que o Orkut ainda gera para o Google é interessante.
Abraços
Eu honestamente prefiro o Google+ do que o Facebook. Ao meu ver, quando o site começa a bombar muito (como o Face) e não sabe lidar com aquilo, o site vira uma zona. O Orkut foi a mesma coisa. Foi só os "índios" que não sabem utilizar uma rede social começarem a participar do site que o Google meio que perdeu o controle e jogou a batata quente pra filial do Google aqui no Brasil.
ResponderExcluirO próprio Mark Zuckerberg já declarou que os brasileiros são um problema para o site, em rede nacional, e os brasileiros continuam lambendo e dando bilhões de dólares pra ele todo ano. Eu amo o Brasil, mas alguns brasileiros não sabem se portar em um site de relacionamento. Ou vira uma P%¨$%#$ ou começa a surgir vírus aqui e ali.
O G+ até agora está me satisfazendo mais e me deixando com vontade de acessar. Infelizmente a maioria ainda gosta mais do Face. Mas como dito no post, com certeza o G+ futuramente derrubará o FaceTruque.
O povo não sabe o que tá perdendo... G+ dá um banho no Face em questão de funções mais interessantes, estabilidade e civilização.
Att,
Agnaldo
interessante saber disso q o google plus tem funções melhores
Excluirmas o facebook eh um vicio cara kkkkkkkkk
nao tem como largar ele ^^
Perfeita matéria Marcelo. Meus parabéns.
ResponderExcluirAs 2 redes que mais gosto estão na lista:vamos lá g+ e Tumblr. Vamos vencer essa batalha...
Hj todo mundo paga pau pra facebook mas o site é simplesmente horrível. Como dizem meus amigos geeks... FaceBUG. O site tem mais falhas que recursos e o povo lambe.
ResponderExcluirEnquanto vivermos num planeta onde sites do nível baixo de facebook são idolatrados, o negócio vai ser virar programador mesmo e criar sites ridículos. Pq o cara tá ganhando bilhões com um sitezinho de 5ª categoria.
Artigo bem escrito, detalhado e de forma simples! Gostei muito, parabéns!
ResponderExcluirOlá, gostaria de saber a respeito do Orkut, o que me diz?
ResponderExcluirEu gosto muito mais do Orkut do que do FaceBUG e acho ele ainda muito mais interessante em questões de funções.
ExcluirMas tenho que concordar que o Orkut não podia estar nessa lista de 2013.
Os paga-paus de americanos tudo foram para o Face só pq virou modinha nos EUA. E como brasileiro gosta de copiar tdo que os gringos fazem (se pá até o peido deles), Orkut perdeu espaço.
Eu to feliz da vida com o Orkut e não vou me rebaixar ridiculamente indo pra Faceburro.com.
Eu gosto mais do Tumblr e do Face. Mas admito que usava mais o Orkut. É uma pena uma Rede Social boa daquela ser deixada de lado pelos usuários que a aclamavam. Sempre que posso visito meu perfil no Orkut, mas como ninguém mais usa, acaba ficando difícil conversar por lá.
ResponderExcluirÉ aquela velha história de época....a popularidade de um site vai variando com o passar dos anos. Um dia, o Face tbm cairá no esquecimento. A única que eu acho que permanecerá por mtos anos ainda é o YouTube.
Beijukas
Excelente conteúdo.
ResponderExcluirNoooooossa, vc arrebentou, hein!!!! Parabéns e muito obrigadaaaaaaaaaaa...bjo!
ResponderExcluirhttp://escritoradrikkk.blogspot.com.br
Bom menos um, no Facebook, pois deixou de ser confiável!
ResponderExcluir