quinta-feira, 17 de janeiro de 2019
Psiphon: VPN prática e grátis
Costumo receber alguns e-mails e comentários pedindo sugestões de uma VPN gratuita para uso doméstico no Windows e, tendo em vista as inúmeras opções existentes no mercado, achei interessante comentar hoje a respeito de uma que, particularmente, considero excelente. Trata-se do Psiphon.
Uma VPN absolutamente simples de mexer, leve, com uma interface que oferece suporte a vários idiomas (incluindo o Português/BR), 100% gratuita e disponível para as plataformas Windows, Android e iOS. O programa não contém aquele painel repleto de configurações. São as mais básicas possíveis, na verdade, mas suficientes para cumprir o que promete.
Sobretudo, no caso do Windows, sequer é preciso instalar o programa: basta executar o arquivo e o software modifica as configurações de proxy automaticamente. Quando é desconectado, restaura ao seu estado original.
Apresentando o Psiphon
Faça o download a partir da página oficial e execute o arquivo "psiphon3.exe".
Ele se conectará ao servidor mais rápido e exibirá uma janela perguntando em qual navegador você deseja usá-lo. Ele é compatível com todos os browsers.


O navegador será aberto com uma página do Psiphon, ou de parceiros/afiliados ao programa. Digite o endereço que preferir e pronto, você estará navegando sob a VPN.
Alterando o idioma
Por padrão, o Psiphon roda em Inglês. Para alterar o idioma, encontre a opção "Language" ao lado esquerdo do painel, em seguida, escolha "Português (Brasil)". Não é preciso reiniciar o programa.

Mudando o servidor
Na tela inicial do programa, abra o menu inferior e escolha um dos países da lista. O servidor proxy será alterado para um IP de acordo com o país selecionado.

OBS: Sugiro que reinicie o navegador após alterar o servidor. Isso garante que a VPN estabeleça a outra conexão efetivamente.
Configurações (opcional)
Indo em "Configurações", um leque bem simples das opções será mostrado. As configurações são opcionais.

Caso faça alterações, clique no botão azul "Aplicar Mudanças" para concluir. Se algo der errado, é possível restabelecer às condições originais clicando no botão "Retornar à Configuração Padrão".
Ativando/Desativando ou Excluindo a VPN
No painel inicial, clique no botão "Desconectar" para desligar a VPN e feche o programa (se quiser sair), ou, "Conectar" para reativá-lo. Sempre que o programa for aberto, ele buscará estabelecer uma conexão automaticamente.
É importante ressaltar que o endereço IP pode mudar a cada vez que o programa for reconectado, mesmo que seja um servidor do mesmo país anterior, pois ele verifica se o último ainda está disponível e, caso não esteja, encontrará outro.
Para excluir o Psiphon, apenas delete o arquivo. Ele não cria registros ou dados permanentes no sistema.

Artigo escrito por Marcelo
Sou formado em Sistemas de Informação pela UFMG e pós-graduado em Segurança da Informação. Trabalho com TI há mais de 5 anos e sou professor particular de inglês. Nas horas bem vagas costumo arranhar uma guitarra e sou fã do bom e eterno rock'n'roll.
Obrigado pela descrição ;)
ResponderExcluirPor nada, Victor. Obrigado por comentar. Tenha um excelente 2020, meu amigo!
Excluir