quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019
6 dicas para Android e iPhone que você talvez não saiba
O uso do aparelho móvel tornou-se um adereço quase que essencial na vida das pessoas. Apesar das já conhecidas utilidades, há em seu aparelho outras funcionalidades muito úteis que talvez você nem conheça.
Confira algumas delas:
1. Tire prints ao mesmo tempo em que grava vídeos
É possível fazer isso tanto em celulares do tipo Android, quanto iPhone.
No Android, basta tocar na tela enquanto grava o vídeo. No iPhone, toque no ícone que representa o obturador da câmera — um botão branco ao lado do botão principal de gravação do vídeo — e pronto.
Por mais que a qualidade fique comprometida, é uma opção para quem quer captar imagens que estejam ocorrendo no meio de uma gravação.
2. Ler textos e emojis
Seu celular pode ler em voz alta suas mensagens quando você estiver com preguiça.
Para Android, diga a frase "Google, leia meus textos"; para iPhone, basta falar "Siri" em vez de Google.
Nos celulares da Apple, essa opção serve também para ler emojis.
No caso do Android, você deverá usar um app específico. O ReadItToMe é uma boa opção.
3. Bloqueie seus apps
Você pode configurar seu celular para pessoas terceiras não consigam abrir determinados aplicativos, como seu WhatsApp, por exemplo.
No iPhone, você deve buscar a opção “Acesso Guiado” (em “Ajustes” e depois “Acessibilidade”). No Android, você vai encontrar a opção dentro de “Segurança e Localização”.
OBS: Os nomes das opções podem ser diferentes dependendo da versão do aparelho.
4. Detectar metais
Perdeu uma moeda, um brinco ou qualquer coisa de metal? O celular pode ajudá-lo(a) a encontrar!
No Android, tem o app Detector de metais, que usa o sensor magnético do seu telefone. Na App Store, é possível encontrar um aplicativo de mesmo nome para o iPhone. Para usar o app, basta abri-lo e mover o celular pela área onde você estiver procurando o objeto de metal. Quando for encontrado, um alarme vai soar.
5. Digitalizar documentos
Não há mais necessidade de utilizar um scanner para tal função. Em aparelhos Android, você pode abrir o Google Drive, clicar em “Adicionar” (ou no símbolo +) e escolher a opção “Escanear”. Assim que a câmera estiver ativada, enquadre o documento, tire a foto e recorte a área desejada. Ao clicar em “Aceitar”, sua imagem será guardada como um PDF.
No iPhone, você pode usar a função Notas. No ícone +, escolha a opção “Escanear documentos”. O restante dos passos é o mesmo que no Google Drive. No final, clique em “Guardar”.
6. Nivelar um objeto
Seu aparelho pode te ajudar a deixar aquele quadro ou estante na parede milimetricamente perfeitos.
No iOS, há uma opção dentro do aplicativo “Medir” chamada “Nível”. Basta acessar a opção e colocar o aparelho sobre o objeto que você quer nivelar. Quando estiver nivelado, a tela ficará verde. Enquanto isso não ocorrer, o aparelho exibirá qual é o desnível.
Já o Android não tem essa função nativa. Mas você pode usar aplicativos como Bubble Level, Level With Voice ou Clinometer.
E você, conhece alguma dica interessante?
Compartilhe nos comentários!

Artigo escrito por Marcelo
Sou formado em Sistemas de Informação pela UFMG e pós-graduado em Segurança da Informação. Trabalho com TI há mais de 5 anos e sou professor particular de inglês. Nas horas bem vagas costumo arranhar uma guitarra e sou fã do bom e eterno rock'n'roll.
0 comments:
Postar um comentário