sexta-feira, 9 de outubro de 2020
Roteadores Mesh: A nova tecnologia para rede sem fio
Manter o sinal de Wi-Fi estável para jogos, streaming de vídeo e dispositivos domésticos é importante, ainda mais agora que tantas pessoas estão trabalhando em casa sem fim à vista, mas também é preciso considerar novas ferramentas e diferentes modos de omunicação de trabalho, especialmente para videoconferência. E o sistema Mesh é a tecnologia mais nova e recomendada nos tempos atuais.
O que é uma tecnologia Mesh?
O Wi-Fi Mesh é uma nova tecnologia de redes sem fio, que utiliza uma topologia de malha (no original em inglês, mesh) onde todos os terminais são conectados entre todos, agindo como uma única rede sem fio com vários pontos espalhados. Parece com o conceito de usar repetidores, mas funciona de forma totalmente diferente. A instalação é extremamente fácil e a configuração é toda feita por smartphone, além de você ter total controle sobre os dispositivos que se conectam à sua rede.
Vantagens e Desvantagens
Dentre as vantagens, podemos destacar:
- A possibilidade de utilizar o máximo de velocidade de sua rede Wi-Fi o tempo todo
- Cada conexão pode carregar sua própria carga de dados
- Uma falha é facilmente diagnosticada
- Oferece segurança e privacidade
- Preço (o custo do cabeamento é maior no caso de uma Mesh totalmente conectada; a média de um kit com três pontos de acesso pode custar entre R$ 400 e R$ 1 mil)
- A instalação e configuração podem ficar mais difíceis se a conectividade aumentar
Rede Mesh ou repetidor Wi-Fi?
Apesar de terem o mesmo objetivo — aumentar o sinal da rede de Internet produzida pelo router, de forma a abranger mais pontos da casa — a tecnologia Mesh e aquela de um repetidor ou extensor Wi-Fi, é diferente.
O repetidor Wi-Fi apenas capta o sinal do router principal, amplificando e propagando o mesmo. Apesar de ser uma opção viável, existe um limite à amplificação do sinal Wi-Fi, o que prejudica a conexão à Internet em alguns pontos da casa em que o sinal enviado é mais fraco.
Isto já não acontece com a rede Mesh, criada precisamente para solucionar este problema. Nesta rede os aparelhos funcionam como routers, distribuindo eles mesmos o sinal Wi-Fi sem perda de potência. O utilizador pode, assim, afastar-se do dispositivo principal sem que perca a conexão a nenhum dos pontos de transmissão.
Além disso, a tecnologia Mesh é capaz de analisar e adaptar as melhores rotas que a rede deve fazer entre os seus dispositivos de forma a chegar mais rápido e com a menor perda de informação até o usuário. Mesmo que exista alguma falha de conexão, esta rede rapidamente se reorganiza para que não fiques offline.

Artigo escrito por Marcelo
Sou formado em Sistemas de Informação pela UFMG e pós-graduado em Segurança da Informação. Trabalho com TI há mais de 5 anos e sou professor particular de inglês. Nas horas bem vagas costumo arranhar uma guitarra e sou fã do bom e eterno rock'n'roll.
Receba as atualizações automaticamente
0 comments:
Postar um comentário