quarta-feira, 11 de novembro de 2020
Transformar áudio em texto sem instalar programas
Se você está procurando uma solução para transcrever áudio em texto, mas está perdido(a) com as inúmeras opções de programas existentes no mercado para este propósito, vou lhe apresentar uma alternativa mais simples e prática: Google Docs.
Sim, o Google Docs fornece uma ferramenta que reconhece o áudio reproduzido no computador e o transcreve em texto. Porém, antes, vale destacar os habituais prós e contras quanto a eficiência da ferramenta.
Prós
- É gratuito e ilimitado
- Reconhece mais de 100 idiomas
Contras
- Como todo programa do tipo, não é 100% (algumas palavras sairão incorretamente)
- A ferramenta não coloca as pontuações (vírgulas, pontos, etc). Isso precisa ser corrigido depois, manualmente
A única obrigatoriedade é ter uma conta Google, claro, independente do serviço associado, seja Gmail, Youtube, Blogger, Docs, ou qualquer outro.
1º Passo
Acesse a página principal do Google Docs. Você pode acessá-la através do menu superior do Google, selecionando a opção Documentos (vide imagem abaixo); ou acessando esse link direto.

2º Passo
Crie um novo documento clicando na opção "Em branco".
3º Passo
No menu da página que abriu, clique em Ferramentas e depois em Digitação por Voz. Um pequeno botão, com ícone de um microfone, será aberto à sua esquerda.


4º Passo
Selecione o idioma que a ferramenta terá de reconhecer no pequeno menu que fica abaixo do 'x' da janelinha. Em seguida, prepare o áudio que será transcrito.
5º Passo
Reproduza o áudio e imediatamente clique no botão com ícone de microfone. A ferramenta fará o reconhecimento e a transcrição no documento. Para parar, basta clicar novamente no botão (que estará vermelho).


Artigo escrito por Marcelo
Sou formado em Sistemas de Informação pela UFMG e pós-graduado em Segurança da Informação. Trabalho com TI há mais de 5 anos e sou professor particular de inglês. Nas horas bem vagas costumo arranhar uma guitarra e sou fã do bom e eterno rock'n'roll.
Receba as atualizações automaticamente
0 comments:
Postar um comentário