domingo, 5 de dezembro de 2021
Como ver os Dislikes no Youtube (por enquanto)
Em sua última atualização de novembro, o Youtube passou a não exibir mais o número de Dislikes ("Não gostei") dos vídeos publicamente. Somente os criadores de conteúdo têm acesso ao número através do painel de controle.
A página apenas mostra o texto "Não gostei".

Porém, um grupo de desenvolvedores criou uma extensão de código-aberto com um nome autoexplicativo chamada "Return YouTube Dislikes", que exibe a contagem de dislikes dos vídeos. A extensão obtém os dados da própria API do Youtube, que ainda mostra os dislikes quando é usada para dados públicos, e restaura o layout antigo que estávamos acostumados a ver em vídeos antes que o Youtube decidisse ocultar tal função no mês passado para resolver problemas que, de acordo com a empresa, geravam “bullying e ataque de dislikes".
A extensão está disponível para os navegadores Google Chrome, Firefox, Edge, Opera e Brave. Se você é um(a) usuário(a) do iOS, os desenvolvedores também têm uma versão para você, mas com jailbreak, então eles aconselham os interessados a “usarem por sua própria conta e risco”.
COMO USAR
1. Acesse a página oficial da extensão: https://www.returnyoutubedislike.com/
2. Clique na opção INSTALL, no menu superior do site, e selecione o navegador que você utiliza. Vide os círculos amarelos na imagem abaixo.

3. Após a instalação, caso já esteja no Youtube, recarregue a página (F5) e confira se os dislikes estão sendo exibidos. Se ainda assim não estiverem aparecendo, limpe o cache do seu navegador.
OBSERVAÇÃO
Em sua página no Github, no entanto, os desenvolvedores informam que o Youtube removerá o campo de dislikes de sua API em 13 de dezembro. Isso significa que os números de dislikes não poderão ser acessadas por meio da API após essa data, que, de acordo com os desenvolvedores, “tira qualquer capacidade de julgar a qualidade do conteúdo antes de assisti-lo”. Eles também afirmam que estão salvando os dados no banco de dados do projeto e que eles têm um plano para quando o Youtube remover de fato a função, embora não esteja claro como e se isso funcionará ainda. Portanto, aproveite enquanto pode.

Artigo escrito por Marcelo
Sou formado em Sistemas de Informação pela UFMG e pós-graduado em Segurança da Informação. Trabalho com TI há mais de 5 anos e sou professor particular de inglês. Nas horas bem vagas costumo arranhar uma guitarra e sou fã do bom e eterno rock'n'roll.
Receba as atualizações automaticamente
0 comments:
Postar um comentário