Que segredos esconde o WhatsApp sobre a sua vida pessoal?

Publicado em

Os seus contactos revelam mais do que pensa

O WhatsApp, tal como muitas outras aplicações de mensagens, requer o acesso à sua lista de contactos para lhe fornecer o seu serviço. Embora este pormenor possa parecer inofensivo, pode revelar informações valiosas sobre a sua vida pessoal. Desde as suas relações pessoais às suas ligações profissionais, o número de pessoas que tem na sua lista de contactos pode dizer muito sobre si. Por outro lado, o conteúdo das conversas pode ser fortemente indicativo dos seus interesses e actividades diárias.

O estado da ligação, uma testemunha dos seus hábitos

Os métodos para ocultar o seu estado online em WhatsApp não são infalíveis e, por vezes, sem nos apercebermos, deixamos vestígios das nossas ligações e desligamentos. Estes padrões podem revelar pormenores sobre os seus hábitos diários. Alguém que preste atenção a estes pormenores pode inferir informações sobre as suas horas de sono e de vigília, os seus horários de trabalho ou mesmo as horas em que costuma ter tempo livre.

O WhatsApp protege os seus dados… mas há excepções

WhatsApp fez um grande esforço para proteger os seus dados e manter as suas conversas seguras, incluindo encriptação de ponta a ponta em todas as conversas. No entanto, existem determinadas situações em que os seus dados podem ser comprometidos. Por exemplo, se não tiver configurado corretamente as definições de privacidade da aplicação, as suas fotografias e vídeos de WhatsApp podem estar a guardar-se automaticamente no seu dispositivo, deixando um rasto visível para qualquer pessoa que tenha acesso a ele.

LER  Porque é que se deve preocupar com a segurança das suas mensagens WhatsApp?

O seu perfil, uma janela para a sua vida pessoal

Quer escolha uma fotografia de perfil pessoal, um meme ou uma fotografia do seu animal de estimação, o que escolhe transmitir ao mundo através do seu perfil no WhatsApp pode dizer muito sobre os seus gostos e personalidade. O mesmo se aplica ao seu WhatsAppque permite que os seus contactos saibam o que pensa ou como se sente.

O conceito de #privacidade é frequentemente restringido à esfera do indivíduo, mas a maioria das pessoas é alvo de tratamento de dados enquanto membros de um grupo específico. Falamos de privacidade de grupo na nossa nova publicação no blogue.
▶ https://t.co/hyfthKRm0J pic.twitter.com/AWYqQtp8gC

– Agência Espanhola de Proteção de Dados (@AEPD_es) 19 de outubro de 2020

É possível manter a privacidade no WhatsApp?

Apesar do que foi dito aqui, nem tudo está perdido no que diz respeito à privacidade no WhatsApp. Aqui estão algumas medidas que pode tomar para salvaguardar as suas informações pessoais:

  • Defina as suas definições de privacidade para que apenas os seus contactos possam ver a sua imagem de perfil, o seu estado e a última vez que esteve online.
  • Desactive o descarregamento automático de imagens e vídeos para evitar que sejam guardados automaticamente no seu dispositivo.
  • Tenha cuidado com o que partilha nas suas conversas, especialmente se estiver num grupo com pessoas que não conhece bem.

Embora a utilização do WhatsApp possa revelar mais informações sobre si do que gostaria, também é possível tomar medidas para minimizar esta exposição e manter as suas conversas e detalhes pessoais tão privados quanto possível.

Photo of author
Olá, eu sou Aline, tenho 34 anos e trabalho na área de tecnologia há 12 anos. Sou redatora-chefe do Android We Blog, onde compartilho as últimas novidades sobre o universo digital.