Comissão sobre Inteligência Artificial prorrogada até abril: As últimas decisões e perspectivas

Publicado em

Extensão do Mandato da Comissão de AI Confirmada até Abril: Visão Geral e Futuro

Decisão Unânime para Continuação da Pesquisa Sobre AI

A Câmara Alta do Congresso Nacional decidiu, na última terça-feira, estender por mais quatro meses o período de funcionamento da Comissão Temporária Interna encarregada de estudar a Inteligência Artificial (AI). Sob a proposta número RQS 1.102/2023, formulada pelo líder do grupo, o Senador Carlos Viana, a prorrogação se deu pela necessidade de uma análise mais aprofundada em razão da complexidade inerente ao tema. A comissão deveria finalizar seus trabalhos nesta semana, mas com a nova resolução, suas atividades se estenderão até o mês de abril.

Em Pauta: Projeto de Lei e Regulamentação

  • PL 5.051/2019: Define princípios para a utilização de AI no Brasil.
  • PL 5.691/2019: Estabelece a Política Nacional de Inteligência Artificial.
  • PL 2.338/2023: Propõe regulamentação detalhada sobre o uso de AI.

O PL 2.338/2023, apresentado pelo Senador Rodrigo Pacheco e relatado pelo Senador Eduardo Gomes, é notório pelo seu conteúdo detalhado, estipulando definições, bases e diretrizes para criação e emprego de sistemas de AI, além de propor diretrizes para a classificação de riscos e mecanismos de avaliação preliminar.

Processo de Deliberação Profundo e Especializado

Com uma postura de meticulosa atenção aos detalhes, a Comissão realizou várias reuniões públicas e consultou por volta de setenta peritos no assunto. O Senador Viana enfatiza que, para a construção de um relatório detalhado e conclusivo, é imperativo considerar todas as contribuições de forma meticulosa. O objetivo é preservar os direitos tanto individuais quanto coletivos, introduzindo sistemas seguros e confiáveis, e ainda, promover avanços científicos e tecnológicos.

LER  Papa Francisco solicita tratado internacional para regular a Inteligência Artificial

Na Comissão, a função de vice-presidente é ocupada pelo Senador Astronauta Marcos Pontes, e o papel de relator continua nas mãos do Senador Eduardo Gomes.

Expectativas com a Prorrogação

A extensão do período concedido para a Comissão implica uma expectativa positiva para um encaminhamento mais apurado das diretrizes e políticas relacionadas à Inteligência Artificial no Brasil, assegurando uma abordagem que equilibre inovação e segurança.

Photo of author
Olá! Eu sou o João, tenho 23 anos e sou estudante de engenharia robótica. Nos meus tempos livres, também atuo como redator web.