Dicas, truques, tutoriais, reviews, promoções e informação

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Como bloquear sites em qualquer navegador gratuitamente

Tem certas ocasiões que decidimos manter determinados sites da Internet inacessíveis, bloqueados contra qualquer tipo de acesso. Principalmente quando o PC é compartilhado por várias pessoas, e dentre elas, há crianças ou jovens irresponsáveis que sempre acessam sites indevidos/impróprios, que podem trazer um risco alto para o computador.

Mas não só isso. Existem "N" motivos para um usuário querer bloquear um site, e não vamos perguntar a razão disso, pois é uma preferência pessoal. Se o usuário quer, é ele quem decide.

Contudo, para este tipo de bloqueio, recomendo fortemente o aplicativo Any Weblock. O programa é gratuito, pequeno e bloqueia o site que você quiser, incluindo os subdomínios do site, independente do navegador que estiver instalado no PC. Ou seja, uma vez adicionada a URL do site ao Any Weblock, será impossível acessar o site, seja através do Firefox, Internet Explorer, Google Chrome, Opera, ou qualquer outro navegador existente.

Seu uso é simples, efetivo e seguro. O aplicativo solicita uma senha - a qual você criará logo após a instalação - sempre que ele for aberto. Isso evita que qualquer pessoa acesse a interface do programa e desbloqueie o(s) site(s).

Compatibilidade

Windows 2000/XP/Vista e Seven

Download

http://download.cnet.com/Any-Weblock/3000-2648_4-10714266.html?part=dl-104510&subj=dl&tag=button
http://download.cnet.com/Any-Weblock/3000-2648_4-10714266.html

Como Bloquear Sites com o Any Weblock

1. Depois de baixar o software, instale e execute-o. Logo na inicialização, a mensagem abaixo surgirá.

bloquear-qualquer-site-sem-limite

Clique em Sim para criar uma senha e uma pergunta de segurança.

2. Na janela que aparecerá, digite duas vezes a senha que você deseja (forte de preferência), e logo abaixo invente uma pergunta e uma resposta secreta.

como-bloquear-sites-no-firefox

OBS: é muito importante que você crie a senha e a pergunta e resposta de segurança. Isso deixa o software mais portegido contra acessos não autorizados às configurações.

3. Após isso, a interface do programa será exibida. Infelizmente o idioma português (BR) não está disponível no produto. O idioma padrão é o Inglês. Mas você pode modificar se quiser apenas clicando no botão Languages.

como-bloquear-sites-no-internet-explorer

4. Clique no botão Add para aceder ao console de configuração, para adicionar os sites que deverão ser bloqueados.

como-bloquear-sites-no-google-chrome

5. Abrirá uma pequena tela com alguns campos essenciais para preencher.

como-bloquear-sites-no-opera

- No primeiro campo "Block this website" insira o nome do site, sem o www. Por exemplo: site.com.br

como-bloquear-sites-porno


Se você marcar a caixinha "Do not block this, but its domains below", o programa não irá bloquear a homepage do site, apenas os subdomínios do mesmo.

Portanto, se você quer bloquear o site completamente, independe do subdomínio, não marque esta caixa, e clique em OK para finalizar.

- No campo "Additional subdomains to block" você deverá inserir os subdomínios do site, sem o www., se preferir bloquear apenas os subdomínios Porém, você deverá preencher este campo apenas se marcou a opção Do not block this, but its domains below

Os subdomínios de um site são aquelas áreas para cada respectiva categoria. Por exemplo: um site de downloads possui um subdomínio chamado Antivirus (onde encontra-se apenas downloads de soluções antivirais). Se você quer bloquear apenas este subdomínio Antivirus do site, acrescente apenas a palavra antivirus e clique no botão Add, à direita.

bloqueando-sites-da-internet

Você pode adicionar os subdomínios que desejar.

- No último campo "Remark" você pode acrescentar o motivo por estar bloqueando o site. Mas é opcional.

6. Após concluir a configuração para bloquear os sites, clique em OK.

7. Voltando à tela do programa, clique no botão Apply changes para finalizar o bloqueio do(s) site(s). E pode fechar o Any Weblock.

any-weblock-bloqueie-sites

8. Após isto, é preciso que você reinicie o navegador (feche e abra-o) para que o bloqueio entre em vigor.

Quando o navegador abrir novamente, tente acessar a página bloqueada por qualquer navegador, e um erro de conexão será retornado por todos os browsers. Lógico, cada um com uma mensagem distinta.

how-to-block-sites

como-impedir-acessos-a-sites


Informação Importante

  • Sempre que você executar o Any Weblock, você deverá digitar a senha criada e clicar em Login, para acessar o programa.

bloquear-site-com-senha

  • Você poderá estar alterando ou removendo a senha quando bem entender. Basta clicar em Password e selecionar a opção desejada.

colocar-senha-em-site-bloqueado

  •  Você também pode importar/exportar sites para bloquear ou que foram bloqueados. Basta clicar no botão Import ou Export. A extensão do arquivo importado/exportado deve ser.XML. 

programa-gratuito-para-bloquear-sites

24 comentários:

  1. E se eu usar em uma rede que tem muitos computadores, o pessoal nao vai conseguir entrar nos sites?

    ResponderExcluir
  2. Marcelo, consegui instalar o software em uma das três máquinas. Mas, nas outras duas não consegui executar de jeito nenhum.
    "Aplicativo não inicializado corretamente (0x0000135). Clique em 'OK' para finalizar a execução."
    Já tentei desinstalar e instalar novamente, porém não adiantou. O erro persiste. Troquei o navegador pra fazer o download, e nada.
    Você sabe o que pode estar havendo? Poderia me dar uma luz? rs

    Obrigada, Thamyres.

    ResponderExcluir
  3. Thamyres, esse problema geralmente está relacionado ao .NET Framework. Você tem ele (no mínimo a versão 2.0) instalado nestas duas máquinas que geraram erro?

    Vá em Painel de Controle > Desinstalar um programa (ou Adicionar ou remover programas se for o XP). Verifique se há, e se houver, qual a versão do componente "Microsoft .NET Framework" listado lá. Se não houver, instale-o e observe se problema persiste.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Como diz o meu irmão, Você é o cara! rsrs

    Muuuuito obrigada pelo auxílio. Instalei o .NET Framework 3.5 e o programa já ta funcionando direitinho.

    Thamyres

    ResponderExcluir
  5. Beleza Thamyres. Que bom que deu certo :)

    Bom proveito com o programa e espero que seja útil.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Marcelo, o problema agora é o seguinte.
    Nas máquinas aqui da escola tem instalado o programa "Blok Free", e, como você deve saber, ele nega o acesso à qualquer janela ou site 'indevido'. Aí é que tá. Eu preciso modificar umas configurações no Painel de controle, mas não consigo devido à senha que é solicitada. Porém, o técnico que instalou este programa não trabalha mais conosco.
    Busquei a solução para o problema em tópicos e fóruns na internet, mas nada funciona. Já tentei entrar pelo Modo de segurança, ativar a opção Mostrar pastas ocultas, excluir a pasta do programa, finalizar o processo pelo Gerenciador de tarefas, forçar a desinstalação com o Revo no Módulo avançado, mas repito que nada disso adiantou. Assim que reinicio a máquina, a pasta volta milagrosamente a aparecer dentro do disco C e o programa fica ativo, impedindo que eu altere o que necessito.
    A pergunta é: Você sabe o que posso fazer pra resolver este problema?
    Quero desinstalar o "Blok Free" e instalá-lo novamente com outra senha que eu possa controlar.

    Desculpe por tomar o seu tempo, mas é que preciso mesmo desta solução.

    Obrigada de novo pela atenção,
    Thamyres

    ResponderExcluir
  7. Thamyres, o problema grave do BlokFree é exatamente este: desinstalá-lo. O programa foi muito mal desenvolvido. Ele cria restrições e permissões no registro do Windows e nos arquivos do próprio Windows. Já vi gente tendo que formatar a máquina para removê-lo de fato.

    A gente pode tentar uma remoção "brute force" por aplicativos auxiliares -- mais resistentes que o Revo, por exemplo. Mas ainda assim não e garantido. No entanto, estas ferramentas geram relatórios e, através dos relatórios, identificamos os arquivos, pastas e valores de registro do programa e removemos ele. Eu posso lhe auxiliar nisso, mas por comentário assim fica difícil, pois é muito limitado.

    Posso lhe ajudar de duas maneiras: pelo fórum do blog ou por MSN (caso prefira).

    http://www.seututorial.com/p/forum.html

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Entendi. E como faço pra falar com você, via MSN?
    Em que horários está disponível para me ajudar?

    ResponderExcluir
  9. Bem, entrei de férias do serviço segunda agora e ficarei até dia 31 de julho. Portanto, estou disponível a qualquer hora durante este período. Se quiser me adicionar, envie seu MSN por comentário, mas eu não publico o comentário no caso. Pode ser?

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Assim que chegar em casa dou uma olhada no MSN e aceito sua solicitação, agora preciso correr que estou bem enrolada aqui. rsrs

    Obrigada e até, Marcelo.

    ResponderExcluir
  11. Ok, Thamyres. Já te adicionei lá.

    Bom trabalho aí.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Olha eu aqui de novo, Marcelo. rsrs

    É o seguinte. Consegui instalar o Any Weblock perfeitamente em 4 máquinas (incluindo um notebook) e até então o programa não me deu dores de cabeça. E hoje, tentei instalá-lo no notebook de uma das funcionárias que trabalha comigo, fiz tudo certinho, fiz o download do .NET Framework, criei a senha, adicionei os programas que não deveriam ser acessados e no fim, quando cliquei em "Apply Changes" a seguinte mensagem de erro surgiu: 'Unable to update system configuration to reflect the changes. This is probably caused by a security program, such as an anti-virus or anti-spyware program. Or you don't have sufficient user level.'

    Você sabe explicar porque isso ocorre?

    Se puder me salvar mais essa vez eu te agradeço. rs

    Obrigada, Thamyres Andrade.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Marcelo. Olha eu aqui outra vez. rsrs

    Bom, agora é o seguinte. Instalei o Any Weblock em 4 máquinas (incluindo um notebook). O programa funcionou perfeitamente em todas elas, e até então não tem me dado dores de cabeça.
    Tentei instalá-lo no notebook de uma funcionária que trabalha comigo, mas não consegui. Fiz tudo certinho, instalei o .NET Framework, adicionei os sites que não deveriam ser acessados, mas quando cliquei em 'Aply Changes' apareceu a seguinte mensagem de erro: "Unable to update system configuration to reflect the changes. This is probably caused by a security program, such as an anti-virus or anti-spyware program. Or you don't have sufficient ".

    O anti vírus instalado é o Avast (o mesmo das outras máquinas), e entro como Administrador. Então não entendo o porquê deste erro. Você saberia me explicar o motivo e a possível solução?

    Agradeço desde já, Marcelo.

    Obrigada pela paciência e empenho em me ajudar sempre que preciso.

    ResponderExcluir
  14. Oi Thamyres,

    De acordo com a mensagem que é emitida, acredito que o Avast (ou algum outro programa de segurança instalado e com real-time ligado) esteja bloqueando o script que gera o bloqueio.
    Faça apenas um teste: limpe o cachê do navegador e feche-o em seguida, desative o Avast temporariamente e tente bloquear o site novamente. Observe se assim a mensagem continuará aparecendo.

    A sua amiga utiliza firewall neste notebook? Ou ela está usando o Avast Internet Security?

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. E mais uma vez a mensagem de erro e a dúvida se minha resposta foi ou não. rs

    ResponderExcluir
  16. Thamyres, perdão, mas não entendi muito bem sua mensagem acima. Mensagem de erro no blog?
    Desculpe, é que não entendi mesmo, rs.

    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Viu? Não foi. rs

    Há uns dias, tentei comentar aqui no site, mas, depois de uma eternidade de espera pra página carregar, recebia uma mensagem de que o comentário não podia ser feito. Mas, isso não aconteceu mais. Foram duas vezes e só.

    Enfim, desculpe a demora em responder, Marcelo. Vi sua resposta apenas agora, quase um mês depois. rs

    Sim, minha amiga utiliza firewall o note dela. Mas também pensei que pudesse ser este o problema e já desliguei pra ver o que acontecia. E, mesmo assim, não deu certo. E sobre o anti vírus dela, creio que não seja o Avast Internet Security não. Tentarei realizar o processo de desativação do Avast pra ver se assim o Any Weblock funciona.

    Grata mais uma vez pela paciência e atenção. Beijo.

    ResponderExcluir
  18. Olá, Marcelo.
    Esse programa é compatível com google chrome ou somente internet explorer?
    Obrigada,
    Maura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é compatível com qualquer navegador.

      Excluir
    2. Olá marcelo!
      minha duvida é o seguinte: Instalei esse programinha no meu PC, pois compartilhamos o mesmo computador!
      Gostaria de saber como faço pra desbloquear um site no caso o Facebook, pois já desinstalei o programa, e ele não desbloqueou o face, instalei novamente coloquei a senha, depois removi a senha, fui na opção REMOVE para remover o facebook da lista e mesmo assim eu não consegui desbloquea-lo!!

      Por favor me ajude!
      Obrigada!

      Excluir
  19. Olá!
    Por favor,gostaria de saber se este programa interfere ou se tem riscos para pc que utiliza sites de banco? Quero instalar aqui na minha empresa,mas tem um pc que tem acesso ao banco,faz movimentações financeiras e boleto, daí tenho receio. Você pode me auxiliar?

    Abraço!

    Karina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Karina.

      Ele não traz risco algum para os dados. É totalmente seguro e confiável.

      Mas para empresa não sei se vai ser útil. Se sua empresa envolve computadores em rede, ele não vai adiantar muito, uma vez que ele só trabalha no computador que foi instalado. Para empresa que possui uma rede de computadores, é aconselhável outros meios para esta finalidade.

      Abraços

      Excluir