Dicas, truques, tutoriais, reviews, promoções e informação

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Como gravar músicas de rádios online, do computador, do Spotify e outros streamings



Eu sou um usuário completamente viciado em música, e você? Não há nada melhor do que estar navegando em nosso PC, ouvindo aquela rádio predileta, ou aquelas músicas preferidas da Internet em streaming, ou até mesmo em jogos instalados na máquina. Porém, o que você acha de gravar as músicas diretamente em seu computador com formato MP3?

Com o pequeno programa Gilisoft Audio Recorder você pode gravar qualquer som que passa pelo seu computador. O Gilisoft é 100% gratuito e permite gravar qualquer som emitido a partir do microfone do PC, de streamings de áudio da web (rádios, Spotify, Grooveshark, Youtube, Last.fm, etc), ou músicas que estão sendo reproduzidas em seu próprio computador, como áudio de jogos, de players (Winamp, Windows Media Player, QuickTime, RealPlayer, etc), de VoIP (Skype), e diversos outros.

O aplicativo ripa as músicas e salva-as em formato MP3 com ótima qualidade. Além de ser muito fácil de usar, não exige nenhum tipo de configuração para usufruir.

Tutorial Relacionado:
Como gravar o som do PC sem instalar nada

Compatibilidade

Windows XP, Vista, 7 e 8

Download


Como Utilizar o Gilisoft Audio Recorder

1. Depois de baixar o programa, inicie a instalação. No meio da instalação, o utilitário RealPlayer será oferecido. Você pode recusá-lo clicando em Decline.

gravar musicas do grooveshark

2. Após o fim da instalação, abra a interface do programa.

gravar músicas de streaming da web

3. Primeiramente vou explicar cada uma destas opções.

Audio device => é o dispositivo de áudio principal do seu computador. O Gilisoft seleciona o dispositivo correto já por padrão. Mas se não estiver correto, altere para o dispositivo adequado.

como gravar músicas de radios online
como gravar as músicas da internet

Input lines => trata-se do meio principal de gravação que o Gilisoft deverá utilizar. Existem três itens nesta opção: Volume microfone (serve para que você grave através do mic, como Skype por exemplo); Volume de linha (serve para gravar diretamente do sistema interno da máquina, como jogos, players, e etc); e o principal Mixagem estéreo (que serve para gravar áudio da Internet, como rádios, Youtube, e etc).

como gravar músicas do last.fm

baixar musicas internet

Volume => é a regulagem do volume que o Gilisoft usará para gravar as músicas. Eu geralmente deixo o volume do Gilisoft no máximo, e o do computador razoável. Mas deixe numa altura proporcional a você.

Output Directory => é a pasta na qual os arquivos gravados serão salvos em MP3. Selecione a pasta que quiser. Para alterar o diretório, clique em Modify. E para visualizá-lo clique em View.

baixar músicas de radios online

Gravando as Músicas da Web

1. Para dar início à gravação dos áudios provenientes da Internet (rádios, Grooveshark, e companhia), você deve primeiramente selecionar a opção Mixagem estéreo.

como baixar as músicas de streamings

2. Vá até o site da rádio, do Youtube, ou qualquer outro que tenha a música que você quer ouvir, e reproduza o áudio antes de mais nada.

3. Com o áudio já em andamento, volte ao Gilisoft Audio Recorder, aumente o volume no máximo e clique no botão RECORD.

download de músicas de radios online

O Gilisoft começará a reproduzir o áudio tocado através de algum site, e a gravação já estará acontecendo.

baixar audio de radios online

4. Quando quiser parar a gravação, antes de tudo, pare a reprodução do áudio do site antes de parar no Gilisoft. Depois que parou a música no site, vá até o programa e clique em Stop.

copiar musicas de radio online

5. O programa automaticamente salvará a música no local que você definiu para ele salvar. O arquivo estará em formato MP3, e com o nome da data atual. Por exemplo:

ano/mês/dia/outros números.mp3.

Hoje a música será salva assim: 20101224****.mp3 - onde "*" são números aleatorios gerados pelo Gilisoft. Você pode alterar o nome do arquivo quando quiser.

download musicas de sites

6. A única desvantagem é que os áudios ficam todos juntos no mesmo arquivo. Ou seja, se você gravou dez músicas, as dez estarão num mesmo arquivo. Porém, você pode editar e separá-las facilmente com o MP3DirectCut - Tutorial.

Gravando o Áudio do Próprio Computador

Se você quer gravar o som de algum jogo que esteja jogando, de programas de streaming (como o Spotify), de algum filme que esteja rolando no player, ou de qualquer outro som emitido internamente pelo seu PC, siga estes passos.

1. Selecione a opção Volume de linha em Input line.

baixar musicas grooveshark

2. Reproduza o áudio que quer gravar no computador.

3. Aumente o volume do Gilisoft e clique no botão RECORD.

gravar musica qualquer site internet

4. O Gilisoft já estará gravando o áudio do seu PC.

5. Para cancelar a gravação, repita o procedimento anterior. Primeiramente pare de reproduzir a música no computador, e depois clique em Stop no Gilisoft.

Gravando o Som do Microfone

Você pode gravar conversas no Skype, no MSN e etc com este recurso.

No entanto, não preciso explicar. Tudo o que você tem de fazeré selecionar Volume do microfone, aumentar o volume do Gilisoft, reproduzir o áudio pelo microfone e clicar em RECORD.

baixar músicas spotify

Informação Adicional

Caso o programa não esteja gravando, verifique se o volume de gravação no Windows está alto. Para isso, vá em Iniciar > Painel de Controle > Sons e dispositivos de áudio. Clique na aba Áudio e em "Gravação de Som" clique no botão Volume.

gravar-música-radio-online

Verifique se a barra do volume não está no mínimo e se a opção "Sem áudio" está desmarcada.

pegar-musica-da-web-streaming

Porém, não coloque essa barra de volume no último, pois senão o volume da gravação ficará muito alto e ruim. Sugiro que deixe esse volume bem baixo e regule o volume do Gilisoft.

Conclusão Final

O Gilisoft Audio Recorder é um programa básico de gravação de sons. Ele é isento de configurações avançadas, bem como opções avançadas. Ele não permite uma edição completa dos arquivos gravados. Mas a qualidade de sua gravação é excelente.

Portanto, se está procurando por um programa de gravação e edição avançado, o Gilisoft não é ideal.

Todavia, se você deseja apenas gravar as músicas da Internet e do computador, com alta qualidade, o Gilisoft é a melhor opção gratuita. Inclusive, são poucos os softwares de gravação de streaming gratuitos.

Eu uso e recomendo o Gilisoft. Vale a pena testá-lo! É leve, prático, efetivo e seguro.

5 comentários:

  1. Programa ruim, instalou uma barra e um tradutor sem eu autorizar, de fato. Uma porcaria, e no final nem quis executar, ficou dando erro! Instalei o Real Music, mas ele não grava da internet ou grooveshark, só grava do Spotify. Alguma outra dica

    ResponderExcluir
  2. Replay Music você quis dizer, né? Não existe Real Music. Aqui ele grava normalmente tanto as músicas do Spotify como a de qualquer outro streaming. Que eu saiba ele funciona para todos. Você certamente fez algo errado aí.

    Tem o Streaming Audio Recorder também.
    http://www.mediafire.com/?3h51z7k7eyixyk9

    Já vai com o ativador incluído e, pela descrição do desenvolvedor, grava o áudio de qualquer streaming - rádio, Youtube, Spotify, Grooveshark e cia. Agora se é eficaz, já não sei dizer!

    ResponderExcluir
  3. Olá Náufrago,

    Este tutorial não é mais útil. Utilize o programa abaixo agora, pois é melhor e sem erros.

    http://www.seututorial.com/2012/03/como-gravar-o-audio-de-qualquer-site-e.html

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. olá,
    Eu gostaria de gravar o program "A voz do Brasil", eu tenho o Audacity+Lame instalado no meu PC, será que tem como eu automatizar ele pra gravar no modo auto este programa tão importante pra nós? Por que eu trabalho a noite e não consigo ouvi-lo!
    Se alguém suber de algo, por favor me indique, obrigado!

    ResponderExcluir