Dicas, truques, tutoriais, reviews, promoções e informação

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Skribit: Mande embora a falta de idéias em seu blog

A falta de inspiração para postar é algo que afeta a muitos blogueiros. Todos que possuem um blog ou site sabem que é muito difícil manter o mesmo atualizado diariamente, com conteúdos de qualidade sempre e posts interessantes aos visitantes e leitores. Se você ainda não passou por isso, sinto lhe dizer, mas um dia passará!

Há circunstâncias em que já postamos tudo que sabíamos e podíamos postar. Há toneladas de artigos em seu blog, e não há mais o que escrever, não nos vem nada de criativo à cabeça para deixar nossos amigos leitores satisfeitos.

Porém, é hora de eliminar esse branco de criatividade com o blog e postar sempre.

Conheça o serviço online Skribit. O Skribit é uma ferramenta gratuita que lhe ajuda a interagir melhor com seus visitantes e leitores. A ferramenta permite a você criar um espaço pessoal para o blog, onde as sugestões dos leitores e visitantes possam ser enviadas ao dono do blog/site. Aliás, não há nada mais gratificante para nós, blogueiros, do que ouvir uma sugestão de quem admira o nosso trabalho.

No final, o serviço fornece um widget para que você coloque na sidebar ou no topo do seu site para que os visitantes possam aceder o seu cantinho de sugestões facilmente.

Envie para a nós a sua sugestão

Mande sugestões de tutoriais para o Seu Tutorial. Escreva a sua sugestão no botão do Skribit na sidebar (barra lateral à direita do blog) ou acesse o Skribit oficial do Seu Tutorial e poste lá a sua sugestão.

Ela será muito bem-vinda sempre! :)

Como Utilizar o Skribit

Não tem segredo algum em sua utilização. Você deve apenas realizar um simples cadastro do seu blog no serviço, e usufruir gratuitamente do mesmo.

1. Acesse o site Skribit e clique no botão Sign Up.

2. Na próxima tela, escolha o plano Free e clique em Sign Up.

sem-inspiracao-para-escrever-blog

3. Na outra página preencha o rápido formulário e marque a opção "I have read and accept the terms of service" no final do formulário. Por fim, cllique em Create Account.

o-que-postar-meu-no-blog

4. Na página seguinte você deverá cadastrar o seu blog e clicar em Add Blog para concluir o cadastro.

nao-sei-oque-postar-no-blog

5. Agora chegou a hora de criar o seu widget. Na próxima tela você poderá personalizar seu widget, dar um título a enquete, ecolher se vai querer adicionar na sidebar ou no cabeçalho do blog, e finalmente pegar o código do widget.

enviar-sugestoes-ao-blog

Em General você encontra as seguintes opções.

- Em Header Text você poderá dar um título ao seu Skribit. Por exemplo: O que devo escrever?
- Em Background você poderá configurar a cor de fundo do seu widget.
- Em Border Color você poderá dar uma cor à borda do widget
- Em Border Width você poderá estipular o tamanho em pixels da borda do widget
- Em Row Color você poderá colocar uma cor do espaço dentro do widget

Nas demais categorias, Typography, Header e Footer, você tem a possibilidade de configurar o tamanho, a cor e a fonte do texto, o tamanho do widget e etc.

Realize as modificações que achar necessário.

6. Se preferir colocar o widget no cabeçalho do seu blog, ao invés da sidebar, troque a opção Sidebar Widget por Suggestions Tab e faça as alterações desejadas.

botao-para-sugestoes-blog

7. Depois de customizar o seu widget, e escolher o local onde quer colocar o widget, clique em Save Customizations e copie o código oferecido ao lado direito da página.

falta-de-inspiracao-blog


IMPORTANTE: os códigos do widget na sidebar e no cabeçalho são diferentes. Portanto, se for adicionar na sidebar, copie o código que está em Sidebar Widget. Se for no cabeçalho, deverá copiar o código de Suggestions Tab. 

Colocando o Widget em seu Blog

Sidebar

Se você escolheu por colocar o widget na sidebar, siga estes passos.
  • Copie o código do site do Skribit.
  • Em seu blog, vá em Design > Elementos de Páginas.
como-colocar-skribit-no-blog

  • Clique em Adicionar um Gadget e escolha o gadget HTML/JavaScript.
leitores-enviar-sugestoes-blog
  • Agora cole o código que você copiou no site Skribit dentro da área do HTML/JavaScript. Dê um título ao widget se quiser.
Header

Mas se decidiu que quer colocar no cabeçalho do seu blog (abaixo do título do blog), siga este caminho.
  • Copie o código fornecido em Suggestions Tab do site do Skribit.
  • Em seu blog, vá em Design > Editar HTML. Por precaução, faça um backup do seu template clicando em Baixar modelo completo.
sugestoes-de-leitores-blogger

  • Pressione as teclas Ctrl + F do teclado, e procure pela seguinte seção:
</head>
  • Agora cole o código fornecido pelo Skribit exatamente antes de </head> e clique no botão Visualizar primeiramente para ver como ficou. Se estiver tudo bem, clique em SALVAR MODELO.

Agora é só acompanhar as sugestões que chegarão em seu perfil do Skribit. No próprio widget, há um botão chamado "See all Suggestions". Este link te leva ao seu perfil do Skribit e também aponta o número de sugestões que já foram enviadas ao perfil.

Conclusão

O Skribit é uma ótima ferramenta para a sua interação com seus ávidos leitores e visitantes.

É claro que as sugestões não cairão do céu. É preciso que o visitante ou leitor veja que você oferece uma área exclusiva para sugestões em seu blog. Portanto, deixe o widget visível a todos. Tanto a sidebar quanto o cabeçalho são excelentes referências. Também tem o fato de o usuário se acostumar com aquilo. Espere até que a pessoa pegue confiança total em seu blog, e envie a sua sugestão.

O link para o seu perfil no Skribit é sempre uma URL do site com o final descrevendo o nome do seu blog.

http://skribit.com/blogs/seu-site

Skribit do Seu Tutorial: http://skribit.com/blogs/seu-tutorial

Se você quiser, você pode divulgar o seu perfil do Skribit em suas redes sociais. Assim, os seus contatos poderão interagir com seu blog também.

Bom proveito e ótimas sugestões !!!

5 comentários:

  1. Boa tarde, thaysoares*!

    De nada, estamos sempre às ordens!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de conhecer melhor esta ferramenta. para poder desenvolver meu blog que alias estava quaze desistindo. Grato

    ResponderExcluir
  3. oie, este site não aparece mais. o link está inválido.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post Marcelo! Boas dicas são sempre bem vindas, grande abraço.

    ResponderExcluir