Dicas, truques, tutoriais, reviews, promoções e informação

domingo, 5 de agosto de 2012

Redes Sociais mais acessadas de 2012

As redes sociais se tornaram itens expressivos na vida pessoal e profissional das pessoas. Sobretudo, o segundo meio de comunicação mais importante hoje em dia, depois da televisão, são os meios sociais na Internet. Empresas, artistas e marcas mundialmente conhecidas se adaptaram a este meio realmente incrível para firmar um contato mais sólido com seus amigos, fãs e admiradores.

Confesso que no início eu repudiava bastante as redes sociais, achava sem graça e uma perda de tempo. Porém, com o passar dos tempos, meu conceito mudou.
Cada rede social tem sua fase de ouro, seu ápice, mas com o passar dos anos novos meios vão sendo criados e conquistados. Enquanto isso, as opiniões sobre cada rede divergem.

Leia também:
As redes sociais mais acessadas de 2013


No post de hoje vou comentar das redes sociais que, segundo relatórios técnicos, foram mais acessadas em 2012. Algumas já fazem muito sucesso no Brasil, outras são mais conhecidas no exterior. De qualquer maneira, fica a dica para quem quer conhecer novos meios sociais.

Nota: Os dados técnicos (infográficos) das redes foram extraídos a partir de reviews fornecidos pelos próprios desenvolvedores e do website Mashable.

melhores-redes-sociais-2012

Facebook


Estimativa de Usuários: Aproximadamente 1 bilhão de utilizadores ativos
Origem: Estados Unidos
Fundador: Mark Zuckerberg
Co-Fundadores: Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes
Maior público alvo: Américas, Ásia e Europa
Lançamento: 2004
Homepage: www.facebook.com

Falar de rede social e não mencionar o Face é impossível. Trata-se do network mais usado nos dias atuais. O Face conquistou uma legião de admiradores e foi o principal responsável pela queda do Orkut, embora algumas pessoas utilizem os dois. O fato é que o site de Zuckerberg ganhou peso significativo em muitos países, principalmente no Brasil. Com a compra bilionária do Instagram, avaliada em US$ 1 bilhão, o apreço dos usuários pela rede social aumentou. Portanto, é com certeza a rede social mais popular do momento, além de possuir o maior número de membros cadastrados.

10 redes sociais mais acessadas 2012

Twitter


Total de Usuários: Aproximadamente 280 milhões de utilizadores ativos
Origem: Estados Unidos
Fundador: Jack Dorsey
Co-Fundador: Evan Williams
Maior público alvo: América do Sul e do Norte
Lançamento: 2006
Homepage: www.twitter.com

Acredito que o Twitter ainda seja o queridinho dos artistas. Com uma ideia intuitiva, simples e prática, o microblog é a segunda maior rede social da atualidade. O Twitter ganhou popularidade rapidamente aqui no Brasil, uma vez que a maioria das grandes empresas e artistas passaram a aderir deliberadamente o serviço. Todavia, o Twitter, além do Face, é o serviço que recebe mais integrações em programas e sites. Quando vamos usar programas e cadastrar em sites, é comum vermos um botão alternativo de login do Twitter.

top-redes-sociais-2012

Youtube


Estimativa de Usuários: Aproximadamente 207 milhões de utilizadores ativos
Visualizações Diárias: Estima-se 4,5 bilhões
Origem: Estados Unidos
Fundadores: Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karin
Dono Atualmente: Comprado pelo Google em 2006
Maior público alvo: Américas, Europa e Ásia
Lançamento: 2005
Homepage: www.youtube.com

E quem não conhece ou acessa, pelo menos uma vez ao dia, o famoso Youtube? É simplesmente o maior e mais acessado site para o compartilhamento de vídeos (streaming) da Internet. Encontrar vídeos, sejam eles raros ou novos, nunca foi tão fácil com esta ferramenta maravilhosa. No entanto, o Youtube ganhou mais notoriedade na web após a gigante da Internet (Google) anunciar a aquisição do serviço, em 2006. Contudo, o Youtube se tornou bem mais do que um simples canal para a visualização de vídeos, hoje ele é muito usado para a divulgação de trabalhos artísticos, em geral.

redes-sociais-mais-populares-2012

LinkedIn


Total de Usuários: Aproximadamente 220 milhões de utilizadores ativos
Origem: Estados Unidos
Fundador: Reid Hoffman
Diretor atual: Dan Nye
Maior público alvo: América do Sul e do Norte
Lançamento: 2003
Homepage: www.linkedin.com

A intenção do LinkedIn é fornecer um espaço voltado mais ao lado dos negócios. É uma rede de relacionamentos também, logo, utilizada mais por profissionais. Atualmente o LinkedIn abrange mais de 150 milhões de indústrias e 500 regiões econômicas, segundo dados do próprio serviço. No meio profissional, o website é sem dúvidas um dos melhores e mais procurados pelas pessoas.

conheça-novas-redes-sociais

Pinterest


Total de Usuários: Aproximadamente 20 milhões de utilizadores ativos
Origem: Inglaterra
Fundadores: Paul Sciarra, Evan Sharp e Ben Silbermann.
Maior público alvo: Europa e América do Norte
Lançamento: 2010
Homepage: www.pinterest.com

Aqui está, uma das mais recentes redes sociais, depois do Google+. O Pinterest é um site destinado ao compartilhamento de fotos, no entanto, também é possível comentar, criar coleções e realizar outras ações disponibilizadas pelo site. Ele começou a aparecer mais em 2012, inclusive, o site já tomou conta do terceiro lugar no ranking dos mais acessados nos Estados Unidos. Aqui no Brasil ele ainda está "cru", poucos sabem de sua existência. O Pinterest já está entre as 10 redes sociais mais acessadas de 2012, e a tendência é crescer muito mais, uma vez que acredita-se que o compartilhamento de imagens seja uma grande aposta para os próximos anos.

infografico-redes-sociais-2012

Google Plus


Estimativa de Usuários: Aproximadamente 220 milhões de utilizadores ativos
Origem: Estados Unidos
Fundador: Google
Maior público alvo: Américas e Europa
Lançamento: 2011
Homepage: www.plus.google.com

Muitos sites técnicos não citam o G+ como uma rede social em si, mas sim como um meio de "transporte" relacionado a publicidades e uma forma de contornar o rápido sucesso do Orkut, Wave e etc. Porém, pensando dessa forma, todas as redes sociais são assim. A realidade é que o G+, na minha opinião, é excelente. O Google está investindo bem no site e aos poucos conquistando mais e mais usuários. Lembrando que o G+ ganhou utilizadores ligeiramente. Antes mesmo de abrir o site ao público -- sendo disponibilizado apenas via convite -- o site já tinha mais de 5 milhões de users. Especialistas apontam que, futuramente, será o principal responsável por uma possível decadência do Facebook.

numero-usuarios-facebook-2012

Tumblr


Estimativa de Usuários: Aproximadamente 260 milhões de utilizadores ativos
Origem: Estados Unidos
Fundador: David Karp
Maior público alvo: Américas, Europa e Ásia
Lançamento: 2007
Homepage: www.tumblr.com

O Tumblr é considerado mais uma plataforma para blogs, bem como Blogger e Wordpress, por exemplo. O Brasil se tornou o segundo país que mais utiliza o serviço de microblog, ficando atrás apenas dos EUA (que retém quase metade do fluxo de usuários e visitantes). De acordo com o site Mashable, são publicados 38 mil posts por minuto no site, sendo que 42% deste número são fotos. O crescimento do microblog de quatro anos para cá foi assustador, tanto é que o Tumblr tornou-se concorrente direto do Wordpress e Blogger.

melhor rede social 2012

Orkut


Estimativa de Usuários: Aproximadamente 70 milhões de utilizadores ativos
Origem: Estados Unidos
Fundador: Orkut Büyükkökten (funcionário do Google)
Dono: Google (após fazer sociedade com o fundador)
Maior público alvo: América do Sul e Europa
Lançamento: 2004
Homepage: www.orkut.com

Sim, o Orkut ainda é usado por muita gente. Com a fama devastadora do Facebook aqui no Brasil, a grande maioria migrou. No começo, os usuários optaram por manter perfil em ambos, mas com o tempo não teve jeito, houve abandono em massa do Orkut. O maior número de usuários ativos do Orkut, desde 2005, sempre foi proveniente do Brasil e Índia, embora o alvo inicial do desenvolvedor era os EUA. Verdade seja dita, a rede social do Google se manteve durante 4/5 anos em primeiro e segundo lugar no ranking. Alguns profissionais da área da tecnologia inclusive revelam que o Orkut conseguiu um feito que poucas redes sociais conseguiram por décadas: conquistar o gosto de opositores das redes sociais.

stumbleupon brasil

StumbleUpon


Estimativa de Usuários: Aproximadamente 38 milhões de utilizadores ativos
Origem: Inglaterra
Fundadores: Garrett Camp e Geoff Smith
Maior público alvo: América do Norte e Europa
Lançamento: 2001
Homepage: www.stumbleupon.com

Quer conhecer sites e conteúdos novos? O StumbleUpon é ideal para isso. Baseado em um social bookmarks, onde os conteúdos dos sites são avaliados (positiva ou negativamente) por votos dos internautas, o StumbleUpon, embora antigo, tem agradado milhões de ingleses e norte-americanos atualmente. No Brasil a rede social não é tão bem sucedida quanto na Inglaterra e EUA, os quais já aderiram o serviço como principal ferramenta para a partilha de informações entre amigos. É uma pena não ser tão valorizado aqui, uma vez que é um serviço muito interessante, se bem utilizado. De qualquer forma, está entre os 10 mais utilizados de 2012.

numero-usuarios-formspring

Formspring


Estimativa de Usuários: Aproximadamente 24 milhões de utilizadores ativos
Origem: Estados Unidos
Fundador: Ade Olonoh
Maior público alvo: América do Sul e Europa
Lançamento: 2009
Homepage: www.formspring.me

Rede social extremamente básica de perguntas e respostas, semelhante ao clássico Yahoo Respostas, com a diferença de que usuários não cadastrados podem enviar perguntas a membros registrados. Entretanto, a realidade é que grande parte dos brasileiros, na faixa dos 13 e 22 anos, encontram-se no Formspring. Especialistas não previam futuro, tampouco sucesso significativo da rede, mas sofreram uma enorme surpresa ao depararem-se com o crescimento precoce do site. Por outro lado, infelizmente, centenas de usuários do site são vítimas frequentes de bullying, visto que o indivíduo pode se manter no anonimato. Mas apesar deste fator desagradável, o Form é uma das 10 redes sociais mais "queridinhas" da comunidade teen.

22 comentários:

  1. Excelente Marcelo!!! Parabéns.
    Juro que nunca tinha ouvido falar desse Pinterest e StumbleUpon. Já fiz conta nos dois kkkk =)

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda,

    Então, o Pinterest é novo ainda. Agora que está começando a ganhar o gosto dos brasileiros. O StumbleUpon já é mais antigo, porém, é uma outra concepção de rede social -- como descrevi no artigo.

    Bom proveito com ambas.
    Grande abraço e obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir
  3. Ótimas explicações, Marcelo. Seu modo de dissertar sobre estes assuntos envolvendo tecnologia é simplesmente magnífico.
    É por isso que sou grande fã do blog. Leio cada tópico com precisão.
    Continue nos oferecendo esses conteúdos fantásticos, prezado amigo.
    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, caro Carlos. Fico lisonjeado em ouvir isso.
      Obrigado pela visita e principalmente pelos elogios.
      Grande abraço e uma ótima semana, amigo!

      Excluir
  4. Deixa te falar uma coisa
    1-) O blog e de +
    2-) O blog e de +
    3-) O blog evde +

    Sou expet em pcs e aqui vale a pena para os novatos
    Parabens Marcelo por este blog continue assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Felipe! Poxa, obrigado pelo comentário. Fico muito feliz que tenha aprovado o blog. É sempre uma satisfação incrível receber comentários como este.

      Obrigado pela visita e volte sempre que quiser!
      Grande abraço

      Excluir
  5. Boa postagem,Marcelo.
    Redes sociais nem tanto acessadas também interessam.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Realmente, as redes sociais "pequenas" estão crescendo e, com o tempo, aos poucos vão ganhando espaço significativo na vida das pessoas. Foi assim com Orkut e com Facebook.
      Grande abraço

      Excluir
  6. Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Móveis corporativos!
      Abraços

      Excluir
  7. Não troco o orkut pelo face, não vejo nenhum sentido nisso, o orkut tem várias comunidades de apoio com tutoriais e dicas, algumas até parecidas com esse blog, é uma pena que isso esteja se perdendo por causa de uma modinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erilson, isso é verdade, o Orkut possui inúmeras comunidades interessantes e com muitos usuários ativos. Também considero o Orkut uma ótima rede social. Porém, é como eu disse no artigo, cada rede social tem seu momento de glória. O Facebook, embora mais antigo que o Orkut, começou a bombar mesmo em 2011, quando os americanos começaram a adotá-lo de vez.

      Abraços

      Excluir
  8. Cara, que texto fantástico. Meus parabéns. Qualidade imprescindível.
    Falow champz!

    ResponderExcluir
  9. valeu brother..
    estou fazendo um trabalho científico...
    tem como vc passar seu nome e sobrenome pra eu colocar lá como referencial???
    obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Ana Letícia Marfim21 de novembro de 2012 16:10

    Texto maravilhosamente bem escrito e bem articulado. Parabéns!
    Conheci o Pinterest através deste artigo e to gostando muito dele. Já até coloquei nos favoritos.

    Do jeito que você escreve bem, seria muito útil e legal se fizesse um artigo como esse sobre outras coisas de tecnologia, tipo sites de compras mais usados, notebooks mais comprados e etc. Eu sempre gostei muito de ler coisas desse tipo.

    Obrigada
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. E o Getglue? Cara, ele é tão bom. Por que ainda não se encontra nessas listas?

    ResponderExcluir
  12. Eu uso facebook.com o twitter.com meubuzz.com Flickr.com

    ResponderExcluir
  13. adorei ja entrei em uma

    ResponderExcluir
  14. é muito legal o google+, assim como o meubuzz e o facebook, é muito bom ver notificações e mensagens enquanto pode tecla com os amigos no batepapo

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito do artigo, sobretudo dos detalhes de cada rede, pois ando a fazer um estudo é a compilação dos dados é interessante.

    No entanto deixo um outro artigo que mostra bem que atualmente as redes chinesas já começam a ser das redes sociais mais usadas

    Aqui fica o artigo:
    http://www.amplitudenet.pt/blog/noticias/as-redes-sociais-mais-populares/

    ResponderExcluir
  16. Que texto cara! Parabéns. Precisava desses detalhes pra fazer um trabalho na facul e me baseei nele (dando os devidissimos créditos é claro).

    Adivinha minha nota? 100 (que era a nota que tava valendo).

    Nem sei como agradecê-lo por esse grande post.

    OFF: se puder fazer um de 2013 tb seria legal hein. Não pra trabalho meu, mas por curiosidade minha mesmo pq esse texto ficou muito bom hehe.

    Abração Marcelo
    Hudson Gouveia - ADMINISTRADOR

    ResponderExcluir