Como criar uma pasta invisível no Windows



Já publiquei aqui no Blog uma dica sobre como colocar senha em uma pasta sem utilizar programas, o qual pode ser lido abaixo.





A proposta deste post é diferente; Vou ensinar vocês a criar uma pasta invisível no Windows. A partir do momento em que a pasta estiver invisível, ela não poderá ser visualizada nem ativando a opção de ver pastas e arquivos ocultos.

Este truque é útil no caso de você querer esconder seus arquivos no computador como forma de privacidade.


Criando Uma Pasta Invisível

1. Primeiramente, crie normalmente uma Nova Pasta em seu desktop, clicando com o direito do mouse em uma área vazia e selecionando Novo > Pasta.

deixar pasta invisivel windows

2. Agora apague o nome pré-definido (Nova Pasta) e ao invés de escrever outro nome, pressione e segure a tecla Alt e simultaneamente pressione as teclas 255. Solte as teclas e dê um Enter para salvar. Você observará que a pasta ficará sem nome.


3. Clique com o direito do mouse sobre a pasta sem nome e selecione Propriedades.


4. Por fim, clique na guia Personalizado e depois no botão Alterar Ícone. Na lista de ícones procure pelos ícones sem imagem -- eles estarão próximos ao ícone da árvore -- e selecione um deles.



5. Dê um OK para salvar e veja que a pasta se tornará invisível! Porém, você pode clicar sobre ela e abrí-la normalmente.

DICA: Coloque esta pasta em um outro diretório de preferência, cujo não seja tão acessado no PC quanto a Área de Trabalho, Meus Documentos e etc.

Como Localizar a Pasta

Para localizá-la no respectivo diretório, basta pressionar as teclas Ctrl  A. Todas as pastas e arquivos que houverem no diretório serão selecionados, no entanto, é só prestar atenção na pasta que está sem ícone.

Observações

Isso pode ser feito em pastas já existentes no sistema também, para quem estiver em dúvidas, e não se preocupe pois você não perderá os arquivos que estiverem dentro dela. Neste caso, você deve seguir o tutorial a partir do passo 2.

Só ressaltando que a pasta apenas está invisível, mas ela pode ser deletada ou acessada tranquilamente por qualquer usuário. É por isso que você não deve escolher um diretório óbvio para deixá-la. Você pode inserir uma senha na mesma, se achar conveniente.

Todavia, de qualquer forma, não deixe de ser uma dica legal e útil para quem quer mais privacidade.

12 comentários:

  1. Muito bom esse Tutorial...testei e funcionou certinho...mas também gostaria de saber como faço pra desfazer e conseguir desocultar o nome da pasta de novo!

    ResponderExcluir
  2. Nildo, é só desfazer tudo. Vá em Propriedades e selecione um ícone para a pasta, depois clique sobre a pasta, pressione F2 e dê um nome para ela.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Otimo o Tutorial , só que está dando erro comigo na hora de mudar o nome da pasta ! seguro alt e aperto os numeros "255" mais quando aperto enter a pasta fica com o nome " Nova Pasta " , do resto está tudo certo .

    ResponderExcluir
  4. Comigo acontece o mesmo que com o camarada aí de cima. Esse truque funciona com notebook também, Marcelo?

    ResponderExcluir
  5. Opa Thamyres, agora você me pegou! Não testei no notebook. No entanto, realmente pode ter relação. Talvez, o atalho "255" do PC desktop pode ser diferente do atalho destinado a um notebook.
    Vou conferir isso em meu note.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. naao conseguiu, achei isso super interessante, e vai ser muito util pra mim, por causa dos meus irmaos e primos .. eu nao entendi a parte do 255 ;x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem segredo amigo(a)!

      Pressione as teclas 255 do teclado.

      Excluir
  7. nao consigo deixar o nome invisivel tbn...uso notebook.

    ResponderExcluir
  8. Segundo o mapa de caracteres aqui, o espaço que anula a nomenclatura da pasta é ALT+0160, mas comigo não funcionou. Alguém que tem notebook tenta aí e posta o resultado por favor.

    ResponderExcluir
  9. Galera acabei de resolver isso em notebook! Cliquem no botão iniciar e digitem "mapa de caracteres" daí procurem o espaço que anula a nomenclatura da pasta,é só um espaço, em seguida cliquem em copiar agora selecionem a pasta ou o arquivo, pressionem F2 e depois Ctrl+v! Dúvidas postem aqui.

    ResponderExcluir

 
Seu Tutorial © 2012 | Tema por BTemplates - Customizado por Marcelo